As uvas são uma das plantas cultivadas mais comuns na terra. Hoje, mais de 20 mil variedades são registradas oficialmente, das quais mais de 3 mil são cultivadas no território da ex-URSS. A maioria dessas variedades não é suficientemente resistente ao gelo e não é capaz de sobreviver ao inverno sem abrigo. Na primavera, é importante não esquecer a tempo de abrir a videira no inverno.
Quando abrir as uvas após o inverno
As uvas não são uma planta tão “estufa” quanto parece à primeira vista. É capaz de suportar geadas de curto prazo a -4 ° C. Portanto, o gelo nas poças não é um motivo para adiar a limpeza do abrigo de inverno para o próximo fim de semana até um tempo mais quente. É necessário abrir uvas quando as temperaturas diurnas atingem valores positivos e as geadas noturnas não atingem -4 ° C. Nesse caso, a neve já deve derreter completamente na área.
Também preste atenção à umidade do solo. O solo deve secar. Portanto, muitos jardineiros removem temporariamente seu abrigo em dias quentes e ensolarados para ventilar a videira. Esta medida preventiva reduz a probabilidade de doenças fúngicas.
Um erro comum de nossos jardineiros é que eles acreditam que o principal perigo para as uvas que amam o calor é a geada. Portanto, os cultivadores iniciantes estão tentando abrir a videira o mais tarde possível. Mas a planta não interrompe a falta de luz e, a uma temperatura de + 10 ° C, até os brotos cobertos começam a crescer com confiança. O problema será revelado quando você ainda abrir as uvas. Você verá caules jovens fracos, pálidos e sem clorofila. Tais brotos são chamados de chumbo. Se você os deixar desprotegidos da luz solar direta, eles sofrerão queimaduras e provavelmente morrerão. Se as mudas tivessem tais brotos, teriam que ser removidas. Para evitar isso, é necessário construir um abrigo temporário que crie sombreamento suficiente e removê-lo por uma hora por dia, dando à planta, assim, gradualmente se acostumando à luz do sol. A luz inicia a formação de clorofila e os brotos gradualmente se tornam verdes.
Vídeo: quando abrir uvas na primavera
Processamento de uvas na primavera após a divulgação
Após a remoção do abrigo de inverno, é necessário tratar a videira com fungicidas, a fim de se livrar de fungos patogênicos, que também são confortavelmente tratados no inverno sob o abrigo. São os fungos microscópicos que causam as doenças mais comuns das uvas de oídio e oídio. Hoje, nas prateleiras das lojas, você encontrará uma enorme variedade de medicamentos especializados, mas o sulfato de cobre, testado por décadas, continua sendo a medida preventiva mais popular.
- Para o processamento da primavera, você precisará de uma solução a 1%. Para fazer isso, dilua em 10 litros de água (1 balde) 100 g de vitríolo.
- A pulverização das videiras é realizada de maneira mais conveniente usando um spray de jardim. O sulfato de cobre não se dissolve completamente, portanto, antes de vazar, ele deve ser filtrado para evitar o entupimento dos bicos.
- Agora começamos a processar as videiras. A temperatura não deve ser inferior a + 5 ° C, sem precipitação.
- O processamento com uma solução a 1% deve ser realizado antes que os brotos da uva comecem a florescer, caso contrário, sofrerão queimaduras químicas.
Vídeo: processamento de uva na primavera
Liga de Primavera
Não amarre as videiras imediatamente após remover o abrigo de inverno. Dê à planta um pouco "acorde". Apenas espalhe os brotos, coloque-os na treliça e deixe-os ventilar assim por três dias. A liga de primavera da uva também é chamada de seca, pois lignificada, e não brotos verdes.
Até amarrar as uvas, você pode verificar como ele passou o inverno. Para fazer isso, corte um pequeno pedaço de broto com tesouras de podar. A fatia deve ter uma cor de limão saudável. Também inspecione os rins, espalhe as escamas por baixo deles devem estar vivendo primórdios verdes.
As uvas são tradicionalmente ligadas a uma treliça, que é cavada em dois metros a uma distância de três metros, entre as quais um fio é esticado. O primeiro fio é puxado a uma altura de 40 cm, subsequentemente à mesma distância um do outro. As mangas perenes e secas precisam ser amarradas no primeiro nível com um ventilador. Os demais rebentos são fixados no segundo fio em um ângulo de 45 a 60 graus em relação ao solo. É muito importante que os brotos não sejam amarrados verticalmente. Nesse caso, apenas os 2-3 rins superiores se desenvolverão e o restante crescerá fracamente ou não acordará. É mais conveniente amarrar os brotos com qualquer fio macio. Mais tarde, quando os botões começam a crescer, brotos verdes jovens são amarrados verticalmente a camadas mais altas.
Vídeo: Spring Garter
Características da divulgação de uvas nas regiões
Nosso país está localizado em quatro zonas climáticas e, portanto, é impossível determinar uma data única para a descoberta de uvas. Abaixo na tabela, você encontrará a data ideal para se livrar do abrigo de inverno para sua região.
Em nosso país, até uvas silvestres reais crescem. No Extremo Oriente, as uvas de relíquia Amur (Vitis amurensis) são encontradas. Embora essa espécie não seja ancestral de cultivares, é frequentemente usada para paisagismo, mesmo nas regiões mais severas do norte.
Tabela: data da descoberta das uvas nas regiões da Rússia, Ucrânia, Bielorrússia
Região | Data de divulgação |
Moscow region | final de abril - início de maio |
A faixa do meio da Rússia | início de maio |
Sibéria Ocidental | meados de maio |
Sibéria média | final de maio |
Sibéria Oriental | início de maio - meados de maio |
Chernozemye | início - meados de abril |
Ucrânia | início - meados de abril |
Bielorrússia | meados de abril - meados de maio |
Dependendo da zona climática e do microclima do seu jardim, a data ideal para a abertura da uva da primavera varia do início de abril a meados de maio. A neve derretida no jardim é um pré-requisito e o sinal mais óbvio de que é hora de remover o abrigo de inverno.