Como plantar e cultivar uvas na Rússia central

Pin
Send
Share
Send

Nas últimas décadas, as uvas nos jardins da Rússia central já se tornaram uma cultura bastante familiar. Nas áreas de amadores experientes, as primeiras variedades do sul, cuidadosamente protegidas durante o inverno, crescem e dão frutos com sucesso. Os criadores também criaram híbridos especiais com maior resistência à geada, cujo cultivo é fácil para um jardineiro iniciante.

Que uvas podem ser cultivadas na Rússia central

Por sua natureza, as uvas são uma planta termofílica do sul. Seu avanço para o norte a partir da zona de viticultura industrial é limitado por vários fatores ao mesmo tempo:

  • baixas temperaturas de inverno;
  • estação de crescimento curta;
  • falta de calor do verão.

No entanto, ao longo do último meio século, grandes êxitos foram alcançados nos jardins da Rússia central na cultura amadora das primeiras variedades do sul, e foram criadas variedades bastante resistentes ao inverno que podem invernar sem abrigo e trazer colheitas anuais estáveis.

Perto de uvas de Moscou em vídeo

As principais áreas de viticultura do norte são três:

  • cultivo de uvas em estufas;
  • cobrir a cultura das primeiras variedades de uvas em campo aberto;
  • cultivo de variedades não cobertas resistentes ao gelo.

A cultura de estufa não era particularmente difundida entre os amadores, devido à sua excessiva laboriosidade e alto custo.

As variedades de uva do sul podem ser cultivadas em estufas sem aquecimento

A cultura de abrigo das primeiras variedades do sul nos jardins da faixa do meio é bem possível, embora problemática.

Por quase meio século, minha vizinha jardineira tem cultivado várias variedades de uvas trazidas da Crimeia nos anos de sua juventude. Nossos sites estão localizados no topo de uma pequena colina com solo arenoso bem cultivado. No geral, nosso clima médio no Volga é muito próximo da região de Moscou, temos apenas um verão mais quente e seco e um inverno mais ameno. Obviamente, algumas das variedades importadas desapareceram por tanto tempo. Do restante, o mais valioso é Pearl Saba e Chasla White. É interessante notar que, em nossas condições, as variedades isabel de origem da Crimeia congelam de acordo com o nível de neve, crescendo novamente a partir da raiz a cada primavera, enquanto nossas uvas locais são do mesmo tipo (provavelmente é Alpha, amplamente distribuído na faixa do meio sob o nome incorreto de Isabella) invernos bem nas paredes e mandris, dando colheitas anuais sem qualquer cuidado.

Galeria de fotos de castas para a faixa do meio

Castas para a Rússia central (tabela)

TítuloTipoBerry colorAbrigo para o inverno e resistência ao geloResistência a doenças
Pearl SabaCasta européia clássicaBrancoCertifique-se de cobrir com muito cuidado (congela a -19 ... -22 ° C)Muito baixo
Chasla brancoCertifique-se de cobrir com muito cuidado (congela a -15 ... -18 ° C)
AlphaHíbrido de uva Labrusca com uvas costeiras americanasAzul escuro a quase pretoInvernos sem abrigo a -35 ... -40 ° CMuito alto
ZilgaHíbrido de uva Labrusca com uvas europeiasAzul marinhoInvernos sem abrigo a -23 ... -26 ° C
Concórdia russaHíbrido de uva Labrusca com uva AmurRosa escuroInvernos sem abrigo a -27 ... -30 ° CAcima da média

As uvas do tipo Isabel (labrusque) são híbridos complexos obtidos com a participação das uvas selvagens norte-americanas do labrus. Em suas características, os híbridos com a participação de uvas Amur silvestres, muitas vezes atribuídas ao mesmo grupo econômico de variedades, estão muito próximos deles. Suas principais vantagens:

  • aumento da resistência do inverno (até -35 ... -40 ° C sem nenhum abrigo);
  • frutificação regular e muito abundante;
  • alta resistência a doenças (em nossa região nas uvas do Médio Volga Labruscus não são pulverizadas com nada - simplesmente não há necessidade, não nos machuca);
  • resistência à filoxera (esta é a pior praga das vinhas do sul).

A verdadeira Isabella é uma variedade do sul com uma maturidade muito tardia. Na faixa do meio, outras variedades estão ocultas sob esse nome, geralmente Alpha, bem como mudas sem nome das variedades desse grupo.

Quanto ao sabor das bagas ... as variedades isabel têm um sabor e aroma muito peculiares que não podem ser confundidos com nada. Na forma fresca, eles não têm muitos fãs, mas para o processamento (vinho, compota, geléia, pode ser misturado com outras frutas e bagas), eles são muito bons.

Os rumores sobre o risco supostamente mortal das uvas isabella são disseminados ativamente pelos concorrentes - produtores europeus de vinho a partir de uvas tradicionais. Pelo menos, os próprios italianos que plantam seu famoso fragolino (variedade italiana do tipo isabel) continuam cuidando e cuidando, de maneira alguma se livrando deles. E em doses excessivas, em geral, qualquer álcool é prejudicial.

Uvas alfa em vídeo

Plantio de uvas na Rússia central

Com um plantio correto e bem-sucedido em um bom lugar, as uvas podem crescer e dar frutos por muitas décadas, sem reduzir o rendimento.

Seleção e preparação de uma parcela para uma vinha

Parcelas de vinha ideais no centro da Rússia:

  • as encostas do sul, sudeste e sudoeste são bem iluminadas e aquecidas pelo sol;
  • protegido dos ventos frios do norte pelas paredes de edifícios, cercas de capital ou densos cinturões florestais;
  • solo arenoso fértil e profundamente cultivado ou solos argilosos leves, facilmente permeáveis ​​à água e ao ar.

As uvas crescem bem nas encostas quentes e brilhantes do sul

Fortemente inadequado para a vinha:

  • encostas do norte;
  • áreas sombreadas por edifícios ou árvores grandes;
  • turfeiras com águas subterrâneas próximas;
  • planícies úmidas com solo argiloso pesado, onde a água estagna na primavera.

A acidez ideal do solo deve situar-se entre 6,5 e 7,2 para as castas europeias do tipo tradicional ou 5,5 e 7,0 para os híbridos complexos dos grupos Labruscus e Amur. É necessário analisar o solo o mais tardar um ano antes de plantar a vinha, para reduzir a acidez, se necessário, adicionando farinha de cal ou dolomita. Os materiais calcários são uniformemente espalhados pelo local antes de serem escavados em profundidade e incorporados ao solo. É impossível trazê-los diretamente para as covas durante o plantio, pois isso pode queimar as raízes das mudas.

Acidez ideal do solo para uvas de 5,5 a 7,2

O dispositivo de treliças e mandris

Para seu crescimento e frutificação normais, as uvas precisam de um suporte confiável, cuja estrutura é feita de tubos de metal duráveis ​​ou vigas de madeira embebidas em anti-séptico. Variedades resistentes ao inverno que não cobrem podem ser cultivadas em mandris de qualquer altura e configuração. Vários suportes anexados ao lado sul da casa são adequados para uvas.

Os suportes para uvas estão convenientemente presos às paredes do sul dos edifícios

Para uvas de cobertura, não é aconselhável arranjar suportes acima de dois - dois metros e meio. Ao planejar toda a estrutura, deve haver espaço suficiente para a colocação de videiras no chão no outono.

As uvas de cobertura para o inverno são removidas dos suportes e colocadas no chão

O suporte mais simples para as uvas é uma treliça de vários pilares com um fio esticado entre eles. A distância entre os postes vizinhos é de cerca de dois metros, eles são cavados no chão pelo menos meio metro e, para maior confiabilidade, é melhor o concreto. Em treliças longas, os postes extremos devem ser fortalecidos de uma das seguintes maneiras:

  • do lado de fora da treliça, pequenas colunas-âncoras são cavadas no chão com uma inclinação para fora, os postes externos são amarrados a eles por um fio grosso esticado;
  • os pólos extremos no interior da treliça são firmemente apoiados por postes de suporte inclinados adicionais, cujas extremidades inferiores são cavadas no chão.

A distância entre treliças adjacentes deve ser de cerca de dois metros. Eles estão localizados na direção norte-sul, para que os arbustos de uvas sejam melhor e mais uniformemente iluminados pelo sol ao longo do dia.

Os pilares extremos da treliça de uvas devem ser cuidadosamente reforçados.

O fio da treliça é puxado em três ou quatro fileiras paralelas, com uma distância entre elas de trinta a cinquenta centímetros. Se as uvas estiverem cobrindo, em vez do fio tradicional, você pode esticar uma corda sintética forte que possa suportar uma ou várias estações.

Para suportes de longo prazo, especialmente para uvas que não cobrem, todas as peças de madeira devem ser impregnadas com deterioração e as peças de ferro devem ser revestidas com ferrugem.

Seleção e plantio de mudas

No centro da Rússia, as uvas são melhor plantadas na primavera, do final de abril ao final de maio. Com uma aterrissagem posterior, ele corre o risco de não ter tempo de criar raízes durante o verão. As mudas devem ser compradas apenas em viveiros especializados de sua região.

Em nenhum caso, deve-se plantar mudas de origem duvidosa do sul: em primeiro lugar, elas têm dureza insuficiente no inverno e, em segundo lugar, nas mudas do sul é possível trazer para o jardim a mais perigosa praga de quarentena - filoxera, que ainda não existe na Rússia central. Quaisquer mudas de um bazar na estrada sem nome são uma fonte potencial de perigo.

Antes de comprar, verifique se as mudas estão vivas, não secas ou apodrecidas. Mudas com um sistema de raiz aberta podem ser tomadas apenas até que os botões se abram. As mudas de contêineres também podem ser com folhas frondosas; nesse caso, após o plantio, elas precisam de uma proteção fácil da luz solar intensa e de possíveis geadas de retorno.

Para plantar uvas, cavar buracos profundos com uma camada de drenagem na parte inferior

  • São necessários grandes caroços para as uvas, com uma profundidade de 60 a 70 centímetros e um diâmetro de 80 a 100 centímetros. Cavá-los melhor no outono. A distância entre os orifícios adjacentes não deve ser inferior a um metro. Para economizar energia, você pode cavar orifícios após dois a três metros e plantar duas mudas em cada um dos lados opostos do orifício.
  • No fundo do poço, uma camada de drenagem de tijolos quebrados, cascalho, fragmentos de ardósia e outros materiais semelhantes deve ser colocada. Especialmente necessária é a drenagem em barros e argilas onde é possível estagnar a água.
  • Do lado do poço oposto ao futuro local de plantio das mudas, é desejável colocar um segmento do tubo de cimento de amianto para que sua extremidade inferior encoste na camada de drenagem e a parte superior suba ligeiramente acima do nível do solo ao redor do poço. De cima, este pedaço de tubo deve ser fechado com uma tampa de uma lata ou uma garrafa de plástico cortada para evitar a formação de detritos diferentes. Este sistema permitirá, no futuro, regar adequadamente as uvas, fornecendo água a uma profundidade suficiente diretamente nas raízes. Você não pode colocar o tubo de irrigação muito perto das mudas: no inverno, é possível o congelamento das raízes. A distância ideal entre a muda e o cano é de cerca de 70 centímetros.
  • Uma camada de solo fértil misturada com húmus e fertilizantes deve ser derramada sobre a drenagem. Taxa estimada de fertilizantes por poço: 1-2 baldes de húmus ou composto decomposto, 200-300 gramas de superfosfato, 50-100 gramas de sal de potássio. Fertilizantes nitrogenados, cal e estrume fresco não devem ser introduzidos durante o plantio.
  • Durante o plantio, um pequeno monte de solo fértil preparado é derramado no poço, no qual é necessário colocar uma muda com uma ladeira na direção em que as videiras serão colocadas ao se abrigar durante o inverno. Variedades que não cobrem podem ser plantadas verticalmente.
  • As raízes das mudas devem ser espalhadas uniformemente para os lados e cobertas com uma camada de terra. Com o plantio adequado, a parte inferior das mudas (calcanhar) deve estar a uma profundidade de cerca de meio metro da superfície do solo.
  • Se os brotos de uma muda ainda não acordaram, você pode imediatamente cobri-la completamente com o solo para que um broto permaneça acima da superfície. Se uma muda com folhas florescendo, ela é plantada primeiro superficialmente e, depois, à medida que os brotos crescem, o solo é gradualmente adicionado. Durante o primeiro verão, toda a terra removida durante a escavação deve retornar ao poço.
  • As mudas plantadas devem ser cuidadosamente regadas com dois baldes de água de um regador com um spray, para que o solo assente e compacte uniformemente.
  • Após o plantio, você pode cobrir o buraco com as mudas com um pedaço de filme ou agrofibra, pressionando as bordas do material de cobertura com pedras no chão. Especialmente importante é esse abrigo durante o plantio precoce de mudas com folhas já frondosas.

Características dos cuidados com as uvas na Rússia central

Durante o verão, a principal preocupação na vinha é impedir que as uvas se transformem em selva impenetrável. Cresce muito rapidamente, e os tiros deixados sem vigilância são misturados de uma maneira completamente impensável.

Com variedades resistentes ao inverno, sem cobertura, tudo é simples: os brotos que crescem na direção certa, se necessário, são amarrados ao suporte, crescem em uma direção indesejável ou são dobrados imediatamente quando necessário e fixados no suporte, ou cortados ou beliscados. A principal tarefa neste caso é obter uma cobertura verde bonita e uniforme na parede do mirante ou em casa. As variedades de labrusque crescem muito rapidamente e produzem mesmo na ausência de formação.

As uvas Alpha resistentes ao inverno crescem rapidamente, formando um denso dossel verde

Ao trabalhar com variedades de cobertura, você sempre deve se lembrar de que no outono haverá trabalho duro para remover as trepadeiras dos suportes e colocá-las no chão. Na viticultura industrial, um sistema individual de formação de arbustos e normalização das culturas é usado para cada classe, levando em consideração o design da treliça, as características das variedades, a condição e o nível de desenvolvimento de cada arbusto em particular. Assim, eles alcançam rendimentos máximos da melhor qualidade comercial. Em condições amadores, especialmente para jardineiros iniciantes, é suficiente obter pelo menos uma pequena colheita de suas próprias uvas, o que é bastante possível sem sabedoria excessiva.

Por mais de quarenta anos, meu vizinho de verão recebe anualmente uma pequena safra de uvas do sul das pérolas brancas Chasla e Saba. Suas uvas amadurecem no final de setembro, os pincéis não são grandes, mas os frutos são muito doces e saborosos. Ao mesmo tempo, ela não faz nenhuma diferença no cuidado entre suas variedades (ela ainda cultiva alguma variedade de tipo isabel da Criméia, menos saborosa, mas mais produtiva, além de Lydia, que quase nunca amadurece), e toda a formação de verão é reduzida amarrar as vinhas com o princípio de “para que seja bonita e confortável”, além de um abrigo completo para o inverno (ela também abriga variedades isáveis ​​por causa de sua origem sulista).

As uvas Lydia são uma variedade tardia do sul do tipo isabel, quase nunca amadurecendo na faixa do meio

Nas condições climáticas da Rússia central, as uvas raramente precisam de rega, apenas com prolongada ausência de chuva. É melhor regar pelo menos dois ou três baldes de água por planta instalados com antecedência ao plantar um cano de poço, não mais que duas vezes por mês (para plantas muito jovens em calor extremo, regue um balde de água uma vez por semana). A rega rasa frequente das uvas é muito perigosa: em tais condições, os arbustos mudam para raízes orvalhadas que se encontram na própria superfície do solo, congelando durante as geadas do inverno. Você não pode regar durante a floração (devido ao excesso de umidade, a capacidade de atar a baga diminui) e durante o período de maturação da colheita (as bagas racham devido à umidade irregular).

As uvas florescem na primeira quinzena de junho. O clima úmido e nublado durante a floração interfere na polinização normal e causa a formação de pequenos frutos subdesenvolvidos (o chamado descasque de uvas).A maioria das variedades modernas tem flores bissexuais e não precisa plantar variedades polinizadoras adicionais. Flores e brotos jovens de uvas podem sofrer geadas de retorno, às vezes você precisa cobri-las com fibra de fibra, por isso é melhor colocar o fio de treliça inferior, não muito acima do solo.

Durante a floração, as uvas são muito vulneráveis, sofrem geadas e até chuvas.

O solo da vinha deve ser mantido solto e sem ervas daninhas durante toda a temporada. A cobertura do solo com agrofibras orgânicas ou especiais ajudará a se livrar das ervas daninhas.

Os primeiros dois - três anos após o plantio das uvas, fertilizante suficiente introduzido no poço de plantio ao plantar uma muda. Vinhedos adultos fertilizam anualmente na primavera. É mais conveniente organizar um curativo líquido (dosagem para 1 arbusto adulto):

  • 5 litros de água;
  • 30-50 gramas de superfosfato;
  • 15-20 gramas de sal de potássio;
  • 25-30 gramas de nitrato de amônio.

A solução de fertilizante preparada na hora é despejada em poços de irrigação duas vezes por estação:

  • 8-10 dias antes da floração;
  • 8-10 dias após a floração.

Em tempo chuvoso e úmido, em vez de uma solução de fertilizante, os fertilizantes secos são usados ​​nas mesmas doses, distribuindo-os uniformemente por toda a área do círculo próximo ao tronco e incorporados superficialmente ao solo.

Na primavera ou no outono, meio balde de composto ou húmus bem decomposto pode ser trazido para baixo de cada arbusto, usando-o para cobrir o solo ou cavar superficialmente o solo ao cavar.

As principais doenças das uvas:

  • oídio (oídio);
  • oídio (míldio);
  • podridão cinza.

Na faixa do meio, os dois primeiros são muito raros. Na prática, na maioria dos casos, os tratamentos químicos podem ser dispensados ​​se você comprar mudas inicialmente saudáveis ​​e manter os arbustos em boas condições, em local ensolarado e sem espessamento excessivo. Pincéis podres no outono chuvoso, basta cortar a poda e cavar mais fundo no chão fora do local. As variedades labruscas não ficam doentes. Não há filoxera terrível (pulgão da raiz da uva) na faixa do meio. Portanto, as uvas do norte podem e devem ser ambientalmente amigáveis.

Meu vizinho não usa pesticidas. Mas, graças a uma área ventilada bem iluminada e à ausência de fontes externas de infecção, todas as suas uvas são saudáveis ​​e limpas, até mesmo variedades com baixa resistência a doenças.

Abrigo de uvas para o inverno

No outono seguinte às primeiras geadas, as videiras de cobertura devem ser removidas dos suportes e colocadas no chão para se abrigar. As plantas mais jovens, mesmo as variedades Labrus resistentes ao inverno, também podem ser colocadas no chão e levemente cobertas para maior confiabilidade. O abrigo mais simples é um pedaço de fibra de vidro ou agrofibra, colocado no topo de uma videira e esmagado nas bordas por pedras, para não ser levado pelo vento.

O abrigo mais simples das uvas é colocar a videira no chão e cobrir com um pedaço de fibra de vidro, pressionando as pedras contra as bordas no chão

As variedades não resistentes devem ser bem cobertas:

  1. Retire a videira dos suportes; corte delicadamente e leve as folhas para uma pilha de compostagem se elas não se desintegrarem.
  2. Deite no chão perto do arbusto um revestimento à prova de podridão (plástico, fibra de vidro, ruberoide), coloque cuidadosamente a videira sobre ela sem quebrar.

    As videiras são colocadas em uma ninhada não apodrecida.

  3. Uvas seguras colocadas no chão com ganchos ou arcos baixos. Você não pode amarrar firmemente as videiras em um monte.

    As uvas cobertas devem ser fixadas no chão, para que as videiras possam ser bem amarradas

  4. Além disso, você pode aquecer as uvas com galhos de coníferas ou esteiras de junco. O isolamento não deve apodrecer devido à umidade ou atrair ratos, portanto palha e serragem não são adequados.
  5. Coloque arcos por cima e cubra com uma película plástica densa, para que um pequeno espaço de ar permaneça sob o abrigo. Pressione as bordas do filme com pedras e polvilhe com terra. Isso deve ser feito quando as temperaturas estáveis ​​são definidas para cerca de zero ou alguns graus mais baixas.

    Em seguida, as uvas são cobertas de arcos com polietileno denso, polvilhando suas bordas com terra

O degelo durante o degelo não é menos perigoso para as uvas do que as geadas. Portanto, você não pode correr para um abrigo e, durante longos degelos no inverno, pode ser necessário arejar, para o qual o filme é levemente levantado pelas extremidades.

Na primavera, o abrigo deve ser removido imediatamente após a neve derreter. Inicialmente, as uvas podem ser deixadas em aberto por um curto período de tempo, mas não amarradas, de modo que, se houver risco de congelamento, é fácil cobri-la com um filme ou agrofibra.

A poda de outono reduz a resistência do inverno das uvas. Na primavera, durante o fluxo de seiva (logo antes da abertura dos brotos), o corte também é perigoso - haverá um forte "choro" das videiras, o que esgota muito as plantas. O período ideal de poda para a faixa do meio é imediatamente após a brotação, quando o fluxo de seiva já terminou, mas as folhas e brotos ainda não começaram a crescer ativamente. Ao podar as uvas acima do rim, é imperativo deixar um toco de dois a três centímetros. O primeiro passo é cortar tudo seco, quebrado e apodrecido durante o inverno, além de brotos extras e fracos. Se restarem videiras saudáveis ​​boas o suficiente, muitas delas podem ser encurtadas e algumas das mais antigas podem ser cortadas completamente.

Após a poda, as uvas são amarradas a um suporte, tentando distribuir mais ou menos uniformemente em sua superfície, levando em consideração o crescimento esperado dos brotos no verão.

Comentários

Alpha e Zilgu podem ser cultivados como não cobertos, mas isso depende do microclima do local.

tamara

//forum.prihoz.ru/viewtopic.php?f=28&t=2343&start=15

Uvas Zilga. Nos subúrbios cresce com sucesso e dá frutos sem abrigo.

Mulher riga

//www.websad.ru/archdis.php?code=880383

Isabella é verdadeiramente uma uva do sul. E o que chamamos de "Isabella" por seu sabor de isabella, na verdade é "Alpha"

Cottager

//dacha.wcb.ru/index.php?showtopic=1495

O cultivo de uvas na zona central da Rússia não é particularmente difícil se você escolher a variedade e o local para o plantio. Uma enorme vantagem dessa região é a ausência de pragas perigosas em quarentena que incomodam as vinhas do sul. E as variedades de uva híbridas mais resistentes ao inverno crescem bem, mesmo entre jardineiros iniciantes, não necessitando de abrigo no inverno ou de cuidados complicados.

Pin
Send
Share
Send