Não há uma resposta definitiva para a questão de qual filme é melhor usado para uma estufa - cada espécie tem suas próprias forças e fraquezas. Decidindo qual filme escolher para a estufa, muitos jardineiros são guiados pelo custo do material de cobertura. E seu preço, por sua vez, dependerá do fato de o perene ser um filme para estufas ou não, e da qualidade e características técnicas do material.
- Filme para estufas: as principais características do material
- Tipos de filme para estufas
- Polietileno não estabilizado
- Estabilizado hidrofílico
- Retenção de Calor
- Filme de PVC
- Película reforçada para estufas
- Filme de copolímero de acetato de vinil etileno
- Filmes com aditivos
- Características básicas ao escolher um filme
- Como escolher um filme para estufas: consultoria especializada
Filme para estufas: as principais características do material
O filme estufa é uma boa alternativa ao vidro, e os revestimentos modernos têm muitas vantagens antes. Eles são mais baratos, mais fáceis de montar e substituídos em caso de danos aos fragmentos. Sua aplicação leva a um novo nível o cultivo de qualquer cultura devido a propriedades que estão ausentes no vidro - a capacidade de espalhar a luz solar e deixar entrar o ar.
Tipos de filme para estufas
O filme de polietileno é de vários tipos - filme não estabilizado e estabilizado que não permite calor, filme de PVC, reforçado, copolímero e filme com aditivos.
Polietileno não estabilizado
Filme de polietileno para estufas sem estabilização é um filme de capa comum, o mais acessível. O termo do seu serviço em estufas - até 4-6 meses, isto é, é uma temporada. O material simplesmente se torna obsoleto - esticado e rasgado. Além disso, o condensado se acumula em sua superfície interna - "gotas", prejudiciais às plantas, e poeira se instala no exterior, o que reduz a transparência e, como resultado, a falta de iluminação na estufa.
Estabilizado hidrofílico
A estufa feita de filme de polietileno com estabilizador UV é mais perfeita. Esse filme é resistente à radiação UV e não permite a radiação IR, o que significa que é mais durável e economiza calor. Além disso, sua diferença significativa é que o condensado resultante não cai nas plantas, mas desce - isso é uma grande vantagem. Além disso, é resistente a poeira e sua transparência é mantida durante toda a vida útil do dispositivo. Pode servir até 5 anos.Geralmente disponível nas seguintes cores: filme de estabilização verde para estufas, filme laranja, amarelo ou azul para estufas.
Retenção de Calor
Este filme frostproof é de cor esbranquiçada, capaz de reter calor em 2-3% melhor que os filmes convencionais. Também repele poeira e poluição, permanece transparente e tem um efeito hidrofílico. Sua menos - fragilidade, vida útil - 7-8 meses, mais - um aumento significativo na colheita em suas estufas interiores.
Filme de PVC
Hoje - o filme mais durável, elástico e mais usado. A vida útil é em média de 7 anos. O filme transparente transparente de PVC é permeável aos raios infravermelhos. Isso significa que a temperatura na estufa não diminui em geadas. Mas seu uso reduz a permeabilidade dos raios UV para 15-20%, também é relativamente rapidamente contaminado com poeira (precisa ser lavado com freqüência), pode ceder, o que requer ajuste e puxar periódica do filme.
Película reforçada para estufas
Este é um filme estabilizador com maior resistência - é reforçado com um fio de polietileno, que aumenta a vida útil para 1,8-2 anos. Mas, ao mesmo tempo, a sua permeabilidade à luz é reduzida em 12-13%. Nas regiões do sul isto não é muito importante, e para as regiões do norte será um menos.
Filme de copolímero de acetato de vinil etileno
Um dos filmes mais usados. O filme de cobre é bastante elástico, forte, translúcido, resistente ao gelo, hidrofílico e resistente ao desgaste. Ele mantém suas propriedades por até 3 anos. Disponível em larguras de 150 a 600 cm, espessura - 0,09-0,11 mm. Esta é a espessura ideal, que é recomendada. Um filme de polietileno mais espesso, em princípio, não é necessário, não será economicamente rentável.
Filmes com aditivos
Todos esses filmes, com exceção dos filmes usuais, são filmes com aditivos, baseados em um filme simples de polietileno. Além deles, existem também outros tipos de filmes. Então, um filme preto é um material para cobertura, é usado como cobertura morta. Revestimento de dispersão de luz para estufas - branco, pode dissipar os raios do sol, criando uma sombra parcial, e evitar o superaquecimento de plantas dentro da estufa. Filme acrílico - "respirável" e ao mesmo tempo poupadora de calor.
Características básicas ao escolher um filme
Selecione um filme para estufas com alta densidade na faixa de 160-230 mícrons. O tamanho pode ser diferente - de 1,2 a 6 m de largura e até 100 (!) M de comprimento. Escolha um filme de um vendedor de confiança e pegue o material de um fabricante comprovado. Porque é difícil determinar visualmente - se um produto de qualidade, com observância de todos os parâmetros que são oferecidos ou não. Hoje, a maioria dos especialistas recomenda o uso de filmes de fabricantes russos com uma excelente relação preço / qualidade.
Como escolher um filme para estufas: consultoria especializada
Especialistas aconselham ao escolher um filme para uma estufa para se concentrar em seu propósito funcional. Se for necessário para uma mini-estufa para mudas, então uma opção de orçamento único é bastante adequada - um filme usual.Será barato, e no próximo ano, sob as mudas, será possível comprar material novo. E se você precisa de um filme para uso contínuo durante todo o ano - então você precisa olhar para o preço e escolher um material mais resistente ao desgaste e agrotecnicamente perfeito. Além disso, ao escolher, a região (norte, sul) e o próprio local são necessariamente levados em conta - se esta for uma elevação e ventos frequentes, então é necessário levar um material mais durável. Se as condições climáticas são relativamente calmas ou o local da planície, isto é, protegido por alívio, então considere as opções de tamanho médio que são adequadas para o custo.
Que tipo de filme para sua estufa é melhor - você decide apenas. E dado que o desenvolvimento de novos revestimentos para estufas está em andamento, é melhor monitorar constantemente as inovações emergentes nessa área, a fim de reduzir a entrada de mão-de-obra, aumentar o rendimento e usar material mais econômico.