Como propagar framboesas: sementes, estacas, camadas, dividindo o mato

Pin
Send
Share
Send

As framboesas são suscetíveis a muitas doenças, incluindo as de origem viral. Nos casos em que os sinais da doença não são perceptíveis, a propagação de framboesas usando várias partes de plantas infectadas levará à disseminação da doença. Se você decidir plantar uma nova variedade em sua casa de campo, é melhor comprar uma muda cultivada em um viveiro especial. Ao comprar material de plantio de outros residentes de verão, você corre o risco de não apenas obter uma planta infectada, mas também destruir os arbustos que você já possui. Se você decidir propagar as framboesas, leia atentamente nossas recomendações neste artigo.

Como as framboesas se reproduzem

Existem muitas maneiras de propagar framboesas: sementes, mudas, estratificação, divisão do mato ... Você pode usar vários métodos e escolher qual deles melhor lhe convém. Para plantar uma grande área com framboesas, basta um arbusto. Para a propagação, uma planta que cresce há 2-3 anos é adequada.

Como material de plantio, qualquer parte da planta pode ser usada.

Propagação de sementes de framboesa

Mais difícil de cultivar framboesas a partir de sementes. Este método é usado pelos criadores para produzir novas variedades.

Isso é feito da seguinte maneira:

  1. Colete o máximo de frutos maduros e grandes de arbustos bem cuidados e esmague-os cuidadosamente com os dedos no fundo da panela. A massa resultante é lavada várias vezes em água. Sementes adequadas para propagação estarão no fundo. A polpa é drenada e o precipitado é filtrado através de uma peneira.
  2. Para semear bem germinado, é preciso prepará-los. As sementes por um dia são deixadas em um copo de água. Depois disso, são misturados com areia úmida e dispostos em sacos de pano, que são armazenados por 3 meses na geladeira ou no porão em caixas cheias de musgo umedecido. O musgo é pulverizado com água a cada 2 semanas.
  3. Em março, sementes e areia são semeadas em caixas com solo a uma profundidade de 5 mm. Eles são polvilhados com areia por cima. Para criar um efeito estufa, as culturas são cobertas com vidro. As caixas devem estar em uma sala com temperatura de 20 a 22 ° C. A terra é umedecida 2-3 vezes por semana. É impossível que as caixas fiquem expostas ao sol, isso pode levar ao superaquecimento das culturas. Como regra, apenas metade das sementes germina.
  4. Quando várias folhas reais aparecem nas mudas, elas começam a temperar. Isso é feito para que as plantas estejam acostumadas a temperaturas extremas e luz solar direta. Mudas não endurecidas provavelmente morrerão. Em clima quente, caixas com mudas de framboesa são expostas na rua. Pela primeira vez, mantenha-os ao ar livre por 1 hora. Além disso, o tempo gasto pelas mudas na rua é aumentado em 1 hora por dia. Depois de uma semana, as caixas são expostas o dia inteiro.
  5. As mudas endurecidas são plantadas em terreno aberto quando o clima quente se aproxima (geralmente em meados de maio). Isso deve ser feito pela manhã. Cavar buracos com 10 a 15 cm de profundidade, colocar mudas ali junto com um pedaço de terra e polvilhar com o solo por cima, para que as raízes fiquem completamente no chão. As mudas são bem regadas e cobertas com um filme durante a noite por um mês. Após 2-3 semanas, será notável que os arbustos de framboesa começaram a crescer (novas folhas aparecerão).

O método de propagação de framboesas com sementes é o mais demorado

A primeira colheita de framboesas cultivadas desta maneira, você receberá em 2-3 anos.

Vídeo: propagação de sementes de framboesa

Propagação de framboesas por estacas

A propagação por estacas é o método mais popular entre jardineiros e jardineiros. É simples e permite obter plantas fortes com um sistema radicular desenvolvido. Existem várias maneiras de propagar por estacas.

Propagação por estacas lenhosas

  1. No outono, depois que as folhas caem, use tesouras de poda para cortar as framboesas. Os caules lenhosos se dividem em estacas de 25 a 30 cm de comprimento.
  2. Armazene o material preparado em areia úmida na adega, depois de embrulhar as estacas em papel e pano.
  3. Em fevereiro, a seção inferior é renovada e embebida em água por 12 horas. Para começar a cultivar raízes, as estacas são colocadas na água com mel. Dissolva 1 colher de chá em 1 litro de água fria ou morna. querida. O processo de formação das raízes será perceptível em um mês.
  4. Quando as raízes atingirem 1 cm, transplante as mudas em garrafas plásticas com terra. Faça poços profundos e largos, coloque cuidadosamente caules de framboesa e cubra-os com areia. Hidratar o solo regularmente. Observe que, com rega excessiva, as estacas podem apodrecer.
  5. Após 3 semanas, as raízes se formarão e as folhas já aparecerão nos caules.
  6. Em maio, mudas enraizadas são plantadas em caroços a uma profundidade de 20 a 25 cm.

Tais plantas começam a dar frutos no segundo ano.

Propagação por estacas verdes

  1. As estacas são colhidas no início do verão a partir de arbustos de framboesa, que crescem por 2-3 anos. Separe os brotos verdes ao nível do solo e divida-os em pedaços de 7 a 10 cm de comprimento.
  2. Mergulhe o material preparado por 12 horas no estimulador de crescimento radicular Kornevin: dilua 1 colher de chá. pó em 1 litro de água. Use apenas solução preparada na hora.
  3. Estacas de plantas em solo solto. A distância entre as plantas deve ser de 10 a 15 cm e cubra a cama com um filme.
  4. Mudas requerem rega regular.
  5. 2 semanas após o plantio das mudas, faça o molho por cima. Use verbasco como fertilizante orgânico. Para fazer isso, dilua um frasco de litro de chorume em 10 litros de água. Essa quantidade de fertilizante é suficiente para regar 2 m2 terra com mudas.
  6. Transplante plantas jovens para um local de crescimento constante após 1,5 a 2 meses. Para transplantar uma muda, cave-a junto com um pedaço de terra.

As estacas para propagação são colhidas no início do verão de arbustos de framboesa com 2-3 anos de idade

Em um jovem arbusto de framboesa, a colheita aparecerá no segundo ano.

Vídeo: propagação de framboesas com estacas verdes

Propagação por estacas radiculares

Na primavera, ao transplantar para outro local, as raízes dos arbustos são encurtadas. Isso é feito para que a planta se enraíze em um novo local. A poda estimula o crescimento das raízes laterais, resultando na formação de um poderoso rizoma.

Para tornar as raízes de framboesa ramificadas, elas são encurtadas antes do transplante

As raízes cortadas com uma espessura superior a 2 mm e um comprimento de 10 a 15 cm com vários ramos laterais são adequadas para propagação.

  1. Pegue turfa e areia em proporções iguais, misture e encha as caixas com a mistura, cuja profundidade deve ser de pelo menos 20 cm.
  2. Faça sulcos até 5 cm de profundidade.
  3. No fundo, coloque as aparas selecionadas das raízes e cubra cuidadosamente com o solo. Coloque as caixas na estufa ou cubra com papel alumínio.
  4. Plante plantas jovens no final de maio, quando o tempo estiver quente.

Você pode plantar mudas de raiz imediatamente no chão, em uma cabana de verão. Espere mudas 2-3 semanas depois.

  1. Faça sulcos com uma profundidade de 5 cm, coloque as estacas no fundo e despeje bastante água.
  2. Cubra a cama com papel alumínio para preservar o calor e a umidade.
  3. Quando as plantas crescerem, retire o filme.

Os jovens arbustos de framboesa começarão a produzir em 2-3 anos.

Vídeo: Propagação de framboesa por estacas radiculares

Propagação de camadas de framboesas

No outono, os topos de algumas hastes longas e finas inclinam-se para o chão e criam raízes. Na primavera, esses brotos são separados por tesouras de podar da planta principal e transplantados junto com um pedaço de terra.

Para obter as camadas apicais, faça o seguinte:

  1. Em maio, eles selecionam uma parte fina e flexível e prendem a parte superior para que as raízes laterais se desenvolvam.
  2. Um lote de terra destinado a formar uma camada é afrouxado. O solo superficial de até 15 cm de profundidade é misturado com turfa e areia. Para isso, a 1 m2 terras levam 1 balde de turfa e areia.
  3. Faça um sulco com 10 cm de profundidade e incline a haste para que a parte superior da parte aérea (10 a 15 cm da parte superior) toque o chão.
  4. A parte superior é fixada com um grampo de arame na parte inferior da ranhura.
  5. O buraco é coberto com solo e regado.
  6. Em setembro, o caule da planta uterina é separado por tesouras de podar a uma distância de 30 cm da planta jovem.
  7. Depois que as folhas caem, o restante da parte materna é cortado.
  8. Corte as partes superiores das camadas para estimular o crescimento de brotos laterais.
  9. As camadas são escavadas com um pedaço de terra e transplantadas para um local permanente.

Após 2 anos, o arbusto começará a dar frutos.

Propagação de framboesas com camadas horizontais:

  1. Em maio, eles desenterram sulcos nas laterais do mato principal. A profundidade do sulco deve ser de 10 cm e a areia é despejada no fundo.
  2. As hastes verdes são colocadas na parte inferior das ranhuras e fixadas com grampos de metal.
  3. Os ramos inferiores e laterais são cortados com tesouras de podar.
  4. Top brotos polvilhadas com terra. Os topos das camadas são cortados para que os botões laterais se desenvolvam.
  5. Para melhor formação do sistema radicular das camadas, despeje a solução Kornevin. Para isso, 5 g de pó são diluídos em 5 l de água. A rega repetida com um estimulador de crescimento é realizada após 3 semanas. No outono, as raízes se formam nos locais de contato com o solo.
  6. No outono, uma nova planta é separada da principal e plantada juntamente com um pedaço de solo.

Novas plantas começam a dar frutos no segundo ano.

Vídeo: propagação de framboesa por camadas horizontais

Propagação por filhos de raiz

A framboesa se propaga muito bem pela prole da raiz. Os brotos jovens crescem a partir das raízes do arbusto-mãe, que no final do período vegetativo têm seu próprio sistema radicular.

  1. No outono, com uma pá, separe a planta jovem do arbusto principal.
  2. Desenterre com um pedaço de terra, tentando não danificar as raízes.
  3. Cavar um buraco de profundidade suficiente para encaixar um pedaço de terra com a planta.
  4. Adicione o solo ao poço, compacte o solo e regue bem.

No outono, a planta jovem é separada do mato principal

As plantas transplantadas produzem no segundo ano.

Vídeo: Propagação de framboesa por filhos de raiz

Método de propagação de framboesa escocesa

Este método é reconhecido como um dos mais eficazes e permite obter um grande número de mudas.

  1. Na primavera, turfa, húmus, serragem (por 1 m) são introduzidos no solo ao redor do arbusto2 solo - 1 balde de uma mistura de turfa, areia e serragem, tomado em proporções iguais). Isso leva à formação de um grande número de gemas nos rizomas dos arbustos de framboesa.
  2. No outono, as raízes são divididas em estacas e colocadas no porão até a primavera. Eles são empilhados em pacotes, embrulhados em pano e armazenados em areia molhada.
  3. Em março, as estacas são enterradas em uma mistura de turfa e areia em proporções iguais e regadas abundantemente. Após 2 semanas, um grande número de brotos verdes é exibido.
  4. Brotos e parte do rizoma são plantados em caixas.
  5. Novas plantas criam raízes muito rapidamente. Após uma semana, as mudas são transplantadas para vasos. Para fazer isso, você precisa preparar o solo nas seguintes proporções: para 3 partes de grama, 1 parte de turfa e areia. Adiciona-se farinha de superfosfato e dolomita nas proporções de 5 ge 50 g, respectivamente, por 100 l de solo.
  6. Um mês depois, as mudas estão prontas para o plantio em campo aberto.

Você colherá a primeira colheita de novos arbustos de framboesa em 2 anos.

Propagação de framboesas, dividindo o mato

As framboesas começam a crescer imediatamente após a neve derreter. Portanto, já em março, você pode plantá-lo dividindo o arbusto em várias partes.

  1. As hastes são encurtadas para 20 cm para estimular o crescimento de brotações laterais.
  2. Cavar um arbusto junto com as raízes. A terra é cuidadosamente sacudida.
  3. Separe a bucha com a ajuda de tesouras de podar, de modo que em cada parte separada haja 2-3 hastes grandes.
  4. Cavar buracos com uma profundidade de 30 a 40 cm. O solo é misturado com turfa e areia na proporção de 3 partes da terra, 1 parte de turfa e 1 parte de areia.
  5. As plantas são colocadas em caroços, cobertas com uma mistura preparada e regadas abundantemente.

No próximo ano, as framboesas plantadas começarão a produzir colheitas.

As framboesas são bem propagadas por qualquer parte da planta: raízes, brotos, camadas. Se você tiver poucos arbustos, a propagação por estacas radiculares ou pelo método escocês permitirá que você plante uma grande área em 2 anos. Ao transplantar framboesas para um novo local, é mais conveniente usar o método de dividir o arbusto. Para framboesas trouxe um grande número de frutas grandes e saborosas, recomenda-se transplantar os arbustos para outra área a cada 5-7 anos.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: ESTAQUIA DA AMORA SILVESTRE framboesa ! (Pode 2024).