Como cuidar de mudas de berinjela em casa

Pin
Send
Share
Send

Berinjela é uma cultura que ama o calor e é cultivada através de mudas. Cultivar plantas não causa muitos problemas com a abordagem correta do processo. Isso exigirá a criação e manutenção de condições ideais. Vale considerar que hoje as mudas dessa cultura podem ser obtidas além das tradicionais, também de muitas maneiras modernas.

Cuidar de mudas de berinjela em casa

Para obter mudas de berinjela fortes e saudáveis, não basta plantar sementes. As mudas jovens precisam fornecer cuidados adequados, consistindo em um conjunto de medidas. Portanto, vale a pena insistir em todas as nuances com mais detalhes.

Condições de cultivo de mudas

Para obter uma boa colheita de berinjela, as seguintes regras para selecionar o material das sementes devem ser observadas:

  1. Produtividade e resistência a mudanças de temperatura.
  2. Escolha de acordo com a região de cultivo.
  3. A semeadura deve ser feita com sementes preparadas.
  4. Dê preferência a um fabricante confiável.

Antes da semeadura, as sementes devem ser selecionadas e preparadas corretamente

Sementes com taxa de germinação superior a 50% são consideradas adequadas para o plantio. Após a compra, são realizados os preparativos de pré-semeadura:

  • embebido em uma solução de permanganato de potássio em uma concentração fraca;
  • 3 ml de peróxido de hidrogênio são dissolvidos em 100 ml de água, depois aquecidos a + 40 ° C e as sementes são baixadas no líquido por 10 minutos.

Para a semeadura de berinjela, é utilizado solo nutritivo, leve e solto com reação neutra. A capacidade de plantio é preenchida ¾ com o solo, após o qual as sementes são plantadas, polvilhadas com terra, umedecidas com permanganato de potássio fraco e cobertas com um filme. As terras para semeadura devem aquecer até + 25 ° C.

Iluminação e temperatura para o cultivo de mudas no peitoril da janela

Após o surgimento, desde os primeiros dias eles precisam fornecer iluminação adicional. Um fluxo considerável de luz é recebido das plantas pelo sol, mas isso não é suficiente para as mudas, que são plantadas em fevereiro. Lâmpadas incandescentes convencionais não são adequadas para iluminação artificial. A melhor opção para iluminação de fundo será LED ou lâmpadas fluorescentes. Tais fontes praticamente não irradiam calor, mas fornecem muita luz. Ao organizar a luz de fundo, é importante posicionar a iluminação o mais próximo possível das plantas, geralmente a uma distância de 150 mm. Acenda as luzes 2 horas antes do amanhecer e à noite.

Para mudas de berinjela, é necessário fornecer um horário de 14 horas.

A falta de luz afeta negativamente o desenvolvimento das plantas e a formação posterior de brotos. Se a iluminação for fraca, as mudas se esticarão, serão pálidas e fracas.

Não menos importante é o regime de temperatura para as mudas. Após o surgimento de mudas dentro de 1-2 semanas, recomenda-se manter a temperatura entre + 15 e 17 ° C, o que fortalecerá o sistema radicular. Em seguida, o indicador é aumentado para + 24-26 ° C durante o dia e + 17-19 ° C à noite, com uma diminuição gradual para + 13-14 ° C. Assim, condições próximas ao natural são criadas após o plantio das plantas no solo.

Para crescimento e desenvolvimento normais, as mudas precisam das condições certas de luz e temperatura

Rega e umidade

Um dos métodos agrotécnicos que contribui para o desenvolvimento normal das mudas é a rega. A irrigação da berinjela deve ser regular, frequente e abundante. Para esses fins, você precisa usar água morna e parada (+ 25ºC). Não deixe o solo secar. Caso contrário, ocorrerá uma lignificação prematura do caule, resultando em uma diminuição no rendimento futuro. No entanto, o alagamento do solo também não levará a nada de bom.

As mudas são regadas pela primeira vez no terceiro dia, usando um pulverizador. O procedimento é realizado com uma frequência de 5 dias. A melhor hora para a irrigação será nas horas da tarde. Se a sala estiver quente e a terra secar mais rapidamente, as mudas umedecem após 3 dias. Para garantir o acesso de oxigênio às raízes, em cada planta é necessário soltar o solo.

Com mudanças excessivas de umidade e temperatura, é possível o desenvolvimento de uma perna preta.

A irrigação da berinjela deve ser regular, frequente e abundante

Top vestir

Não menos importante para o cultivo de mudas de berinjela é a cobertura. Para garantir condições ideais de crescimento, fertilizantes minerais como superfosfato, sulfato de amônio e sal de potássio são usados ​​alternadamente (após 10 a 15 dias) como alimento. Se houver um crescimento fraco de mudas, você pode aplicar matéria orgânica, por exemplo, uma solução de verbasco (1:10) ou excremento de pássaros (1:15).

O primeiro curativo das mudas é realizado 2 semanas após o aparecimento dos brotos. Repita o procedimento 2-3 semanas após o primeiro. Uma solução de 12,5 g de superfosfato, 5 g de nitrato de amônio e 3 g de sal de potássio diluído em 10 L de água é usada como alimento. Após o reabastecimento, as plantas devem ser regadas com água limpa.

A alimentação, assim como a rega, é melhor realizada pela manhã.

Vídeo: fertilização de mudas de berinjela

Beliscar

As opiniões da maioria dos especialistas se resumem ao fato de que as mudas de berinjela não precisam ser picadas. Quanto à raiz, ela realmente precisa ser comprimida, mas somente se o plantio for feito tarde demais, as plantas serão esticadas e a raiz do novo tanque será muito longa.

Escolha

Berinjela, como você sabe, o transplante é mal tolerado. Com base nisso, muitos jardineiros usam recipientes de turfa (vasos, copos) para obter mudas, o que evita a colheita. Como 2-3 sementes são inicialmente plantadas no recipiente da embalagem, as mudas fracas são removidas à medida que as mudas se desenvolvem. Como regra, deixe uma planta forte. O resto não precisa ser jogado fora: eles podem ser jogados em recipientes separados, talvez eles se enraízem.

Ao plantar sementes de berinjela em uma caixa de mudas, o plantio deve ser feito com cuidado, para que as raízes recebam danos mínimos. A recolha é realizada quando o primeiro folheto verdadeiro aparece. Para o procedimento, você pode usar terrenos com a mesma composição do plantio. Até que as plantas sejam plantadas no solo, elas devem dominar cerca de 1 litro de terra. Portanto, você deve selecionar a capacidade do volume apropriado.

O próprio processo de picking é reduzido para as seguintes ações:

  1. Primeiro, as plantas são levemente regadas.
  2. Panelas novas enchem metade da terra, regando.

    A capacidade das mudas é preenchida com a mistura do solo

  3. Faça um recesso no solo na forma de um cone.
  4. Em recipientes antigos, o solo é amassado e uma muda é retirada com um pedaço de terra. O solo das raízes inferiores é ligeiramente sacudido.

    Uma muda de berinjela está sendo retirada de um recipiente antigo, juntamente com um pedaço de terra

  5. Corte a ponta da raiz mais longa.
  6. Coloque o broto em um novo recipiente para que a coluna não dobre.

    O broto é colocado em um novo recipiente para que a raiz não se dobre

  7. Polvilhe as raízes com o solo, puxando levemente a haste para que as raízes se estiquem.

    Polvilhe a muda com o solo, puxando o caule levemente para cima, para que as raízes se estendam

  8. A terra é mudada e regada com mudas.

    A terra é mudada e regada

Até as mudas se enraizarem, elas devem ser protegidas da luz do sol.

Vídeo: colhendo mudas de berinjela

Maneiras de cultivar mudas e cuidar dela

Se antes as berinjelas e outras culturas vegetais eram cultivadas à moda antiga, hoje você pode obter mudas de várias maneiras. Vamos considerá-los com mais detalhes.

Em fraldas

Mudas em panos são um método bastante incomum e especialmente relevante para os jardineiros que sentem falta de espaço livre para cultivar plantas em casa. A essência do método é que as sementes sejam embrulhadas em um filme ou saco plástico.

As vantagens do método são as seguintes:

  • economia de espaço;
  • filme reutilizável;
  • conveniência na colheita de mudas;
  • o volume da mistura do solo é reduzido;
  • o método pode ser usado como um substituto;
  • proteção de mudas contra doenças transmitidas pelo solo.

Cultivar mudas de berinjela em fraldas economiza espaço

No entanto, este método também tem desvantagens:

  • as mudas se desenvolvem um pouco mais devagar devido a menos luz;
  • pode ser necessário escolher;
  • fraco desenvolvimento do sistema radicular.

Antes de plantar sementes de berinjela em fraldas, você precisa preparar os seguintes materiais e ferramentas:

  • filme plástico;
  • papel higiênico;
  • pequenos recipientes (você pode usar copos de plástico descartáveis);
  • sementes;
  • tesoura;
  • pinças;
  • elásticos por dinheiro;
  • atomizador;
  • patch;
  • marcador.

Para o cultivo de mudas dessa maneira, também chamada "em Moscou", as sementes não podem ser preparadas. O procedimento de pouso consiste nas seguintes etapas:

  1. O filme é cortado em tiras longas de 10 cm de largura e 50 cm de comprimento.Uma camada de papel higiênico é colocada em cima do filme.
  2. Umedeça o papel em spray.
  3. Eles recuam da borda de 1,5 cm e colocam as sementes com uma pinça com um intervalo de 5 cm.
  4. Tampa superior com a mesma tira de polietileno.
  5. A tira resultante é enrolada, tentando evitar o deslocamento das camadas do filme.
  6. O rolo é fixado com um elástico para notas, marcado.
  7. Coloque as fraldas em um recipiente de plástico, despeje água (4 cm).
  8. O recipiente é colocado em um saco e perfurado para troca de ar.

Vídeo: plantio de mudas em uma fralda

Em comprimidos de turfa

Este método permite que você cultive plantas bem fortes. Isso é explicado pelo fato de que, além da turfa, um comprimido de turfa contém nutrientes e estimulantes do crescimento necessários para mudas jovens. Antes de plantar as sementes, os comprimidos precisam ser adequadamente preparados:

  1. Pegue um recipiente e coloque os comprimidos com o recesso.
  2. Use água morna para derramar.
  3. É necessário preencher gradualmente, dentro de 2-3 horas, o que permitirá distribuir uniformemente os nutrientes.
  4. Retire o excesso de água do reservatório.

Para usar comprimidos de turfa, eles são pré-cheios de água

O procedimento para plantar mudas de berinjela em comprimidos de turfa é o seguinte:

  1. 1-2 sementes são colocadas em um comprimido. Para distribuição, você pode usar um palito de dente.

    Em comprimidos preparados, espalhe 1-2 sementes de berinjela

  2. Encha as sementes com uma fina camada de húmus.
  3. Cubra o palete com polietileno ou vidro e coloque-o em um local quente. Os desembarques são exibidos periodicamente.

    Após a semeadura, o recipiente com comprimidos é coberto com um saco e colocado em um local quente

  4. 2 semanas após a formação das primeiras folhas, adubos minerais são adicionados à água durante a irrigação.

Vídeo: semear berinjela em comprimidos

No caracol

Outra opção que economiza espaço e esforço é semear berinjela em um caracol. Para este método, você precisará de:

  • solo
  • suporte laminado;
  • saco de plástico;
  • um elástico por dinheiro.

O desembarque consiste nas seguintes etapas:

  1. Corte o substrato em tiras de 10 a 15 cm de largura.O comprimento da fita pode ser qualquer.

    O substrato é cortado em tiras de comprimento arbitrário e largura de 10 a 15 cm

  2. Despeje a mistura do solo em cima da fita com uma camada de 1,5-2 cm e tampe levemente.

    Uma camada de terra de 1,5 a 2 cm é derramada sobre o substrato

  3. Continue a encher o solo e comece a rolar o substrato em um rolo para que o chão fique dentro da cóclea.

    O solo é gradualmente aspergido e o substrato é enrolado.

  4. Fixe o rolo com um elástico.

    Com um elástico prenda o rolo

  5. A terra é ligeiramente compactada e umedecida.
  6. Quando a água é absorvida, os recuos são feitos com um lápis com um intervalo de 3-4 cm e uma profundidade de 1 cm.
  7. Uma semente é colocada em cada poço e polvilhada com terra.

    Uma semente é colocada em cada poço e polvilhada com terra.

  8. O caracol acabado é instalado em um palete, coberto com um saco plástico e colocado no calor.

    Depois de semear as sementes, o caracol é coberto com um saco e transferido para um local quente

A rega não é necessária até que as mudas eclodam.

Quando as fotos aparecem, uma boa iluminação deve ser fornecida, enquanto os rascunhos e os fluxos de ar frio devem ser evitados. O filme é removido gradualmente e somente após as mudas ficarem mais fortes.

Em papel higiênico

Mudas de berinjela podem ser obtidas sem terra em papel higiênico. Para fazer isso, você precisará de:

  • recipiente de plástico;
  • papel higiênico;
  • um palito de dente;
  • solução de peróxido de hidrogênio (2 colheres de sopa por 1 litro de água).

A semeadura é realizada na seguinte ordem:

  1. Rasgue um pequeno pedaço de papel higiênico para que possa ser dobrado em 8 a 10 camadas.

    O papel higiênico é rasgado por tanto tempo que pode ser dobrado em 8 a 10 camadas

  2. Coloque papel no fundo do recipiente e umedeça-o com uma solução de peróxido usando uma seringa.

    O papel é colocado no fundo do recipiente e umedecido com uma solução de peróxido de hidrogênio.

  3. Umedecem o palito na água, tocam as sementes uma a uma e as distribuem uniformemente na superfície do papel.

    Usando um palito, as sementes são colocadas no papel.

  4. Cubra o recipiente com uma tampa ou polietileno e coloque-o em um local quente.

    Após a semeadura, o recipiente é coberto com uma tampa e colocado no calor

  5. Após o surgimento das mudas, as mudas são transferidas para a luz, o que elimina a extensão das mudas.

Método de cultivo chinês

Um método bastante dúbio de obter mudas de berinjela é o chinês, que hoje pode ser ouvido em alguns jardineiros. Sua essência está no plantio de plantas com idades entre 120 e 130 dias, supostamente praticado na China. No entanto, vale considerar que hoje existem variedades capazes de produzir cultivos 100 dias após a emergência, e a fase ideal de desenvolvimento das plantas para transplante no solo ocorre no início da formação de gemas. Mudas que foram plantadas durante a floração, em regra, deixam cair flores. Leva tempo para novos se formarem.

A idade ideal das mudas de berinjela para plantar no local é de 60 a 80 dias a partir do momento em que os brotos apareceram, e leva cerca de uma semana entre a semeadura e o surgimento de brotos. Para plantar mudas no início de junho, a semeadura deve ser realizada não antes do início de março. A decisão de usar ou não esse método, mesmo que seja um experimento, depende de você.

Doenças e pragas de mudas

Para identificar atempadamente que as plantas precisam de tratamento de uma determinada doença ou pragas, você precisa ser capaz de determiná-las.

Doenças

Existem muitas doenças às quais as mudas de berinjela podem ser submetidas. Os mais comuns deles são caule preto, mosaico, manchas bacterianas. Cuidados adequados e proteção oportuna são a chave para a saúde das plantas. Se o problema surgir, devem ser tomadas medidas urgentes destinadas ao tratamento.

Perna preta

A perna preta, que tem outro nome - podridão das raízes, afeta não apenas mudas jovens, mas também plantios adultos. As razões para a sua ocorrência são solos muito úmidos, o que leva à deterioração das raízes, baixa temperatura, plantações densas e iluminação insuficiente. A doença deve ser combatida por pulverização com uma solução de drogas como Trichodermin, Planriz, Fitolavin, Farmayod, Fitosporin-M. O tratamento com Hom e Previkur também é realizado.

A perna preta é devido à umidade excessiva do solo

Oídio

Nesta doença, causada por fungos, as folhas inferiores são afetadas primeiro, depois o caule, o que leva à murcha e à morte da planta. A aparência da doença pode ser julgada por um revestimento branco.Em maior medida, as mudas são expostas à doença em condições de estufa. Para a luta, devem ser utilizados os preparados de Pentafag-S, Fitosporina-M. Além disso, a pulverização é realizada usando meios como Quadris, Tiovit, Cumulus, Privent (0,1%).

Oídio é facilmente reconhecido pela placa branca nas folhas

Praga tardia

Como outros solanáceos, a berinjela é exposta à praga tardia. Quando as plantas são danificadas, manchas marrons aparecem nas folhas, após as quais a folhagem seca. Para evitar a infecção, em primeiro lugar, você deve dar preferência a variedades resistentes à doença e também observar a rotação de culturas no local, ou seja, não plante berinjela nos locais onde culturas familiares solanáceas (batatas, tomate, pimenta).

Vários meios podem ajudar na luta contra a doença. Você pode começar com o povo, para o qual eles usam infusão de alho (1 colher de sopa. Alho esmagado em 3 litros de água, insista por semana, dilua 1: 1 com água antes do processamento). Além disso, você pode aplicar o líquido Bordeaux ou uma solução de sulfato de cobre (0,2%), que é pulverizada com plantas. Você também pode usar produtos biológicos: Fitosporin-M, Alirin, Gamair, Baxis. De um complexo de doenças, fungicidas como Quadris, Ridomil e Thanos são adequados.

Manchas marrons de phytophthora se espalharam rapidamente, folhas secas

Murcha traqueomicótica

Murcha de plantas é causada por cogumelos. Patógenos são transmitidos usando sementes. Primeiro, o sistema radicular é afetado, depois as folhas, após as quais a planta morre. É necessário lutar contra Fitosporin-M, Fitolavin, Farmayodom, Gamair.

Se não for possível interromper a murcha traqueomicótica no início do desenvolvimento, será necessário destruir todas as plantas

Mosaico de folhas

A doença ocorre como resultado de danos nas folhas pelo vírus do mosaico pontilhado ou do tabaco. O vírus se multiplica no solo e se espalha por pragas, como ácaros e pulgões. Para lutar, recorra à pulverização com medicamentos Farmayod, Fitosporin M, e também realize a alimentação com Uniflor-micro (2 colheres de chá. Por 10 l de água).

As manchas parecem um mosaico e as folhas parecem manchadas

Podridão cinzenta

A ocorrência da doença contribui para flutuações de temperatura, alagamento. O agente causador é um fungo. O tratamento é realizado secando o solo, regando com os mesmos medicamentos que o mosaico. As plantas também são tratadas com Horus, Anthracol.

Musgo branco ou cinza no caule é o primeiro sinal de doença de podridão

Pragas

Além das doenças, as pragas podem causar danos significativos à safra futura, o que indica a necessidade de realizar uma inspeção diária das plantas para identificar e neutralizar os parasitas.

Pulgões

O primeiro sinal de uma praga é uma folhagem retorcida. Você pode lutar com a infusão de alho (2 cabeças são esmagadas, 1 l de água é derramado e infundido por 5 dias, 1: 1 é diluído com água antes da pulverização) ou cascas de cebola (100 g de casca é despejada com 5 l de água e infundida por 5 dias). É possível tratar plantas com produtos biológicos Actofit, Fitoverm, Entobacterin, Strela. Tanrek, Biotlin. Se os fundos listados não ajudarem, Intavir, Karate, Spark, Kinmix são usados.

Você pode detectar pulgões olhando sob as folhas das plantas e percebendo que elas começaram a se enrolar

Mosca branca

O dano causado consiste não apenas em sugar o suco das plantas, mas também na liberação de substâncias que criam um ambiente favorável ao desenvolvimento de fungos. A praga adora alta temperatura e ar seco, por isso é importante manter as condições ideais ao cultivar mudas de berinjela. A luta consiste em tratar com infusão de alho ou com Actellic, Permetrina, Malathion, Aktara, Neudosan.

Mosca branca infecta plantas em condições internas e de efeito estufa

Ácaro aranha

A presença de uma praga nas plantas pode ser julgada pelo murchar e cair das folhas, pelo aparecimento de pontos pretos no verso. Para se livrar do carrapato, eles são tratados com infusão de alho, casca de cebola. Em um caso extremo, eles recorrem à pulverização com drogas Actellik, Fitoverm, Aktofit, Apollo, Akarin, Vermitek, Fufanon.

Às vezes é possível detectar um ácaro da aranha apenas com a derrota da maior parte da planta

Tripes

Os tripes sugam o suco das folhas, após o que as manchas permanecem nelas, o que leva à morte da planta. A luta deve ser realizada com extratos de mostarda, alho, casca de cebola. Das drogas, você pode usar Actellik, Bovelin, Fitoverm, Aktofit, Apollo, Akarin, Vermitek, Fufanon.

Várias gerações de tripes podem sobreviver em condições de estufa

O cultivo de mudas de berinjela em casa é reduzido para manter as condições de luz e temperatura, rega oportuna e cobertura. Para que as plantas cresçam saudáveis, você precisa monitorar constantemente suas condições e verificar doenças e pragas. Em caso de problemas, medidas de controle apropriadas devem ser tomadas em tempo hábil.

Pin
Send
Share
Send