Aleshenkin variedade de uva - uma escolha para condições russas

Pin
Send
Share
Send

Uma parte significativa do território da Rússia está localizada na zona de agricultura de risco. Parece bastante ridículo falar sobre o cultivo de uvas aqui. À sua menção, o Mediterrâneo, a Transcaucásia e outras terras quentes vêm à mente. Mas existem variedades que podem crescer no "norte selvagem". E há pessoas que estão prontas para investir sua energia, tempo e alma nesse trabalho difícil. Cerca de uma dessas variedades - Aleshenkin - fala.

História crescente da variedade

Esta uva tem um nome incomum - Aleshenkin. O famoso cientista soviético, criador, acadêmico e soldado da linha de frente Pyotr Efimovich Tsekhmistrenko o nomeou em homenagem a seu neto. Essa variedade também é chamada de Alyosha, ou de maneira bastante prosaica - nº 328.

A variedade foi introduzida no Registro Estadual da Federação Russa sob o nome Alyoshenkin Dar (código 9553098). Essa variedade de nomes às vezes causa controvérsia entre os jardineiros sobre se uma variedade está em questão.

Peter Efimovich é o autor de uma dúzia e meia de variedades de árvores de fruto e, em 1956, essa uva saiu de suas mãos, resultado de mais de vinte anos de trabalho. O acadêmico Tsekhmistrenko viveu e trabalhou em Volgogrado, onde está quente no verão, mas o inverno é rigoroso. Portanto, a variedade criada nessas regiões do sul é capaz de tolerar geadas de até -26 ° C.

Descrição e características das uvas Aleshenkin

Aleshenkin é uma variedade de uva de mesa. Especialistas avaliam seu sabor bastante alto - 7 pontos. Contém muito açúcar - 16%. Escovas são grandes, bastante soltas. O peso médio do pincel é de 552 g, mas às vezes atinge 1 kg ou mais. As bagas são verde claro com um agradável tom amarelado, coberto com um revestimento ceroso. A pele é densa, mas comestível. Existem poucas sementes, geralmente uma ou duas, e 40% das bagas são completamente desprovidas delas.

A colheita amadurece muito rapidamente, em 110-115 dias. A produtividade pode atingir 25 kg de um arbusto em condições ideais, mas geralmente - 8 a 10 kg. Aleshenkin tem folhas com cinco dedos característicos que o distinguem de outras variedades. Embora as uvas sejam consideradas resistentes ao gelo, a parte subterrânea sofre mais com o gelo; portanto, no inverno, os arbustos devem ser cobertos.

Há entusiastas que conseguem obter uma colheita mesmo além do Círculo Polar Ártico. Mas isso, é claro, está na estufa.

Grandes cachos de uvas Aleshenkin amadurecem muito cedo - no final de julho

Vídeo: colheita da uva Aleshenkin amadurecida

Características do plantio e cuidados

Esta variedade de uva é considerada bastante despretensiosa em comparação com outras, por isso é recomendável para jardineiros iniciantes e viticultores. Mas certas regras ao crescer é melhor seguir.

Lugares favoritos

As uvas adoram lugares ensolarados protegidos do vento, especialmente o norte. A encosta sul é mais adequada. Antes de tudo, esquenta na primavera; a água não fica estagnada lá. Uvas não gostam de alagamento, neste caso doenças fúngicas podem afetá-lo.

Aleshenkin tem uma resistência média a doenças, mas o que economiza é que em patógenos de temperatura moderada também não se sentem muito bem, portanto, após a agrotecnia, as uvas quase não estão doentes. É muito bom plantar uvas sob a proteção das paredes - um edifício ou uma cerca que a cubra com o vento. Além disso, o prédio, aquecido ao sol durante o dia, aquece as plantas à noite, liberando seu calor. Mas, ao mesmo tempo, deve-se levar em consideração que a água da chuva do telhado não deve drenar as plantas.

Uvas preferem solo fértil e leve. Não tolera pântanos e salinas. Ele também não gosta de solo ácido - deve ser adicionado cal. Todas as atividades de preparação do solo são melhor realizadas no outono. Na primavera, antes de plantar, você deve cavar o chão para que fique saturado com oxigênio e ligeiramente seco.

Regras de desembarque

É melhor plantar uvas na primavera, depois no inverno ele consegue criar raízes e se fortalecer bem. A escolha das mudas deve ser levada muito a sério. Usando apenas material de plantio de alta qualidade, você pode obter bons resultados. É melhor levar mudas com um sistema radicular fechado, mas se estiver aberto, é preciso prestar atenção à cor das raízes - quanto mais leve, melhor. Se possível, você pode cortar um - o corte também deve ser leve.

Se a raiz no interior estiver escura, as mudas serão de baixa qualidade.

Um tiro marrom saudável, mas leve no corte. Folhetos, se houver, devem ser lisos. A presença de irregularidades sobre eles pode indicar a infecção de plantas por pragas.

É preferível comprar mudas com um sistema radicular fechado

O próprio processo de pouso pode ser dividido em várias operações:

  1. Cavar um buraco. Profundidade, largura e comprimento são aproximadamente os mesmos, cerca de 60 cm.
  2. No fundo, despejamos drenagem - argila expandida, tijolo quebrado. Se houver possibilidade de excesso de umidade no solo - a camada de drenagem pode chegar a 25 cm.
  3. Em cima da drenagem, despeje terra, areia e húmus (ou turfa) misturados em proporções iguais.
  4. Adicione 1-2 colheres de sopa de fertilizante complexo, uma pá de cinzas.
  5. Derrame completamente o buraco com água.
  6. Regue bem as mudas, remova-as cuidadosamente da panela e coloque-as no buraco.

    As mudas são colocadas em um buraco preparado em ângulo com a superfície do solo e regadas abundantemente.

  7. Adormecemos com a terra, esmagamos com cuidado e regamos novamente.

As mudas são colocadas não verticalmente, mas em ângulo com a superfície do solo. Portanto, será mais fácil colocá-los para o inverno. Nos primeiros dias, as mudas devem ser regadas intensivamente e depois regadas a cada duas semanas - cerca de 40 litros para cada arbusto.

Cuidados de primavera e verão

Na primavera, após a remoção do abrigo, as trepadeiras devem ser amarradas às treliças e, mesmo antes de os botões aparecerem, realizar a primeira alimentação. Para isso, é adequada uma infusão de esterco de galinha. É misturado com água na proporção de 1: 2, insista uma semana, depois a infusão é diluída na proporção de 1:10. Esta solução é aplicada em plantas à taxa de 1 litro por arbusto. Não precisa ser derramado diretamente sob a raiz, é melhor fazer um sulco circular e despejar fertilizante nele.

Para melhorar o sabor das frutas, é útil aplicar fertilizantes à base de potássio. O mais acessível é a cinza. É trazido na forma seca, na proporção de 1 balde por planta, ou na forma de um extrato (despeje água e insista 3 dias).

O primeiro curativo superior pode ser realizado antes que a neve derreta, espalhando o superfosfato granular à taxa de 40 g por metro quadrado.

Quando os arbustos atingem uma altura de 1,7 metros, você precisa beliscar as partes superiores. As folhas que obscurecem as inflorescências são removidas. No caso de verões secos ao redor de cada arbusto, é necessário fazer um sulco circular para que a água não flua durante a irrigação e chegue diretamente às raízes. Com alta umidade, especialmente em solo argiloso e pesado, você precisa cavar as valas de drenagem para evitar danos pelo fungo.

Formação de Bush

O crescimento de Bush precisa ser controlado. Você não pode deixar crescer demais, pois isso dificultará o cuidado e reduzirá a produtividade. Existem muitas maneiras de formar um arbusto. Para os jardineiros que não têm experiência no cultivo de uvas, um sistema de poda criado em meados do século 19 pelo produtor de vinho Guyot pode ser adequado.

  1. No outono do primeiro ano, o broto é cortado, deixando dois olhos acima da superfície do solo ou do local de vacinação.
  2. No outono do próximo ano, um dos brotos formados é cortado, deixando dois olhos (um nó de substituição) e o segundo é mais longo, de quatro olhos. Será uma videira de frutas.
  3. No outono seguinte (3º ano), a videira descongelada com todos os brotos é cortada e, a partir dos brotos cultivados no nó de reposição, um novo nó de reposição e uma nova vinha de frutificação são formados.

Em áreas com clima temperado e frio, as formações de arbustos são populares. Nesse caso, nos primeiros dois anos, a poda é realizada da mesma maneira que no método Guyot e, no terceiro ano, são selecionados 3-4 brotos fortes com uma espessura de pelo menos 6 mm na bucha, cada um cortado com um comprimento de pelo menos 50 cm e amarrado ao ventilador da treliça inferior. Além disso, os brotos localizados nas laterais, tornam mais longos e localizados no centro - mais curtos. Desta forma, várias "mangas" ou "unidades de fruta" são formadas.

A videira geralmente dá frutos por 6 anos, depois fica muito espessa e difícil de colocar em uma vala para o inverno. Portanto, as velhas "mangas" são cortadas, substituindo-as por brotos jovens.

Poda de uvas - um evento agrícola muito importante

Invernada

Para o inverno bem-sucedido das uvas, as trepadeiras são removidas da treliça, amarradas, dobradas no chão, presas e cobertas com um material à prova d'água. Isso deve ser feito em clima seco, para que o excesso de umidade não entre no abrigo. O momento ideal para a postura no inverno é de meados de outubro a meados de novembro. A temperatura média diária deve ficar em torno de 0 ° C. Se estiver muito quente, uma “estufa” será criada sob o filme, o que danificará a videira. Polvilhe o filme com terra e aplique a cobertura por cima.

É muito bom se no inverno houver muita neve na área onde as uvas invernam. Para isso, a retenção de neve pode ser realizada com meios improvisados.

Na primavera, a cobertura é removida após a neve derreter e o filme é um pouco mais tarde, quando as plantas começam a crescer. Nesse caso, se o material de cobertura transmitir luz, é necessário garantir o acesso do ar ao abrigo.

Controle de Pragas e Doenças

Os problemas nessa variedade são os mesmos que em outros. As doenças fúngicas mais perigosas e comuns são oídio, oídio. Entre as pragas, as mais perigosas são o ácaro, a forra de mármore e o folheto de dois anos. Os métodos químicos e agrícolas são usados ​​contra eles.

Tabela: Doenças, Pragas e Pesticidas

Doença, pragaNatureza da derrotaMeios de luta
Oídio (míldio)A doença mais comum. Afeta todas as partes da planta, manchas amarelas aparecem nelas, placa branca na parte inferior das folhas. Então as partes afetadas ficam marrons e morrem.Eficaz:
  • Antracol
  • 1% de mistura Bordeaux
  • Cuproskat,
  • Ridomil Gold,
  • Portões
  • Thanos
  • Horus.

Processamento três vezes:

  1. Quando os rebentos atingem um comprimento de 15 a 20 cm.
  2. Antes da floração.
  3. Quando as bagas atingem o tamanho de uma ervilha.
Oídio (oídio)Todas as partes da planta parecem polvilhadas com farinha. As inflorescências afetadas morrem e as bagas racham ou secam.Aplicar:
  • Thanos
  • Portões
  • Horus
  • Tiovit
  • Topázio

O tempo de processamento é o mesmo do míldio.

Ácaro aranhaAfeta as folhas, elas ficam amarelas e secas. Isso enfraquece a planta, piora o crescimento e o amadurecimento das mudas, reduz o rendimento e o teor de açúcar das bagas.Use:
  • Nitrafen
  • enxofre coloidal
  • medicamentos acaricidas (Omayt, Fufanon, Karbofos, Talstar, Actellik).

As plantas são tratadas com nitrafen até os botões se abrirem, e tratamentos regulares com preparações acaricidas são realizados de acordo com as instruções. É muito importante que a solução caia na parte inferior das folhas, onde a praga está localizada.

Marble CrunchPragas muito perigosas. Os insetos e suas larvas roem as raízes das plantas, o que leva à sua morte.Os inseticidas são aplicados ao solo:
  • grânulos (Diazinon, Bazudin, Thunder-2),
  • soluções (Aktara, Actellik, Decis).

Os tratamentos são realizados na primavera ou no outono, quando as larvas de pragas estão na camada arável.

Folheto bienalUma borboleta cujas lagartas comem flores, ovários e danificam bagas.As plantas na primavera são pulverizadas com drogas:
  • Talstar
  • Zolon.

Para a prevenção de doenças, é importante evitar o espessamento dos arbustos, remover o excesso de brotos em tempo hábil. Isso proporciona boa ventilação e mantém a umidade normal. É muito importante descartar detritos vegetais e não impedir o desenvolvimento de ervas daninhas, especialmente na primavera, quando elas se tornam um suprimento de alimentos para pragas no inverno.

Galeria de fotos: doenças e pragas das uvas

Comentários de Grade

Aleshenkin é minha primeira uva comprada completamente verde por inexperiência. Mesmo sem milímetro de uma parte lignificada. Apesar da falta de experiência, ele ainda invernava e crescia, embora eu a replantasse em busca do melhor lugar. Ele estava doente há mais de seis anos sem tratamentos e somente no verão passado eu descobri o que era o mofo.Eu removi todos os cachos, embora houvesse muitos deles e tratados, tratados.Eu realmente queria manter a variedade amadurecendo em qualquer verão, saborosa e bonita.As videiras amadureceram por sete botões. Este ano, mesmo com os olhos despertos, havia flores nas mangas velhas, no bigode e nas trepadeiras, dois, mas principalmente três, cachos.Não importava o quão ruim era, ela deixou um. Agora estou pulverizando. Quero mesmo protegê-lo de doenças. Enfim, não vou recusar o Alyoshenkin. É melhor tomar cuidado.

Lala

//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?t=672&p=339736

Aleshenkin é a primeira uva do meu lote e, até agora, a mais favorita, uma espécie de padrão pelo qual comparo todas as outras variedades a gosto, amadurecendo.

Victor Grebenichenko

//new.rusvinograd.ru/viewtopic.php?t=61

Aleshenkin, como seu criador, é uma variedade de personagens. Mas se você se acostumar, é maravilhoso. Eu tenho 2 videiras na cultura da parede.Em 2007, ela amadureceu em 10 de agosto, e isso é nos subúrbios.

Talinka

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=527

Não cultivamos muitas variedades, mas Aleshenkin é considerado muito bom. Pelo menos para levar em conta que temos geadas de trinta graus todo inverno, então ele sofre um inverno muito bem protegido. E ele tem tempo para amadurecer, o que faz o viticultor do norte feliz.

Reg Old Timer

//forum.vinograd.info/showthread.php?t=527&page=3

Não há variedades ideais. Cada um tem seus prós e contras. Aleshenkin não é excepção. Mas é claro que essa é uma variedade maravilhosa, nosso tesouro nacional, digno de respeito, carinho e amor.

Pin
Send
Share
Send