Guelder-rose é uma colheita muito interessante em termos de poda. Pode ser formado com um arbusto e uma árvore, fazer sebes, dar qualquer forma ao corte de cabelo. Mas o viburno é bom não apenas como planta ornamental. Guarda-chuvas de frutas vermelhas - um armazém de vitaminas - ficam pendurados nos galhos até o gelo. Para que o viburno seja sempre agradável aos olhos e reabasteça os suprimentos de inverno, você precisa fornecer cuidados de qualidade, incluindo modelagem e poda adequadas.
O viburnum precisa de poda
Kalina, embora cultivada, continua a preservar as propriedades dos arbustos selvagens. Sem cuidado, dá muito crescimento, cresce com um grande número de ramos laterais. A cada ano, novas brotações tendem a superar as antigas, se estendem ao sol, a floração e a frutificação chegam ao topo. E os galhos da camada inferior estão na sombra e úmidos, adoecem e gradualmente secam. Viburnum em questão de anos se transforma em uma madeira morta feia e estéril.
Enquanto isso, com bons cuidados, o viburnum é capaz de manter uma aparência atraente e produzir por 20 a 25 anos. Cuidar do viburno é simples: regar regularmente, vestir-se duas vezes por ano e, é claro, podar. O último ponto é o mais difícil, especialmente para iniciantes. Afinal, você precisa saber quando cortar, quais galhos podem ser removidos para não ficar sem frutas. Além disso, há duas situações em que é necessário um plano de ação claro:
- Você comprou uma muda e não sabe como formar viburno a partir do zero.
- Você tem um jardim com um viburno já maduro. Como afinar ou rejuvenescer?
Se você esmagar ou morder o viburno, encontrará uma semente que se parece com um coração rosa. Assim, a própria natureza diz em quais doenças essas bagas podem ser consumidas. O suco de viburnum estimula o coração, reduz a pressão arterial, é um bom agente antienvelhecimento. Mas é contra-indicado para pessoas que sofrem de hipotensão (pressão arterial baixa).
Quando podar o viburno
A poda é uma operação que danifica a planta e, portanto, é realizada durante o período de dormência, quando não há fluxo de seiva. Esta fase começa após a queda das folhas e termina antes da abertura dos brotos na primavera. Assim, você pode cortar o viburno no outono, durante todo o inverno e no início da primavera. No inverno, raramente saímos para o jardim, no início da primavera ainda está úmido, abrimos a temporada de verão quando já está quente e tudo ao redor está florescendo e perfumado. Portanto, o melhor período para a poda pode parecer outono - o melhor para você, mas não para o viburno.
Existem três tipos de corte:
- formativo;
- desbaste;
- sanitário.
Cada um precisa ser gasto no devido tempo.
Vídeo: cuidado, modelagem e corte do viburno
Quais galhos podem ser cortados no outono
Adiante é inverno e nunca sabemos com antecedência quanta neve cairá, como será a geada. Por conseguinte, não podemos prever como o viburno irá invernar, quais galhos ou brotos congelarão, quantos os quebrarão com o vento e a neve pesada. Pode acontecer que você corte metade dos galhos no outono, e o inverno completou esse processo com seus próprios métodos; como resultado, todo o arbusto congelou. Portanto, no outono, não realize nenhuma poda de desbaste. Deixe o inverno vibrar em um arbusto ou árvore exuberante. Ramos na massa se protegerão dos ventos e do tempo frio.
No outono, corte apenas o que você não deixará - galhos doentes, secos e quebrados, ou seja, faça a poda sanitária. Os galhos secos e doentes distinguem-se facilmente dos galhos saudáveis pela casca; é maçante, enrugado, às vezes coberto com pontos convexos pretos. Se você raspar a unha, a madeira marrom seca ou a poeira serão expostas, em galhos saudáveis sob a casca há uma camada verde úmida - câmbio.
Corte os galhos secos em uma parte saudável, acima de um broto direcionado para fora, e não dentro do arbusto.
Remova os galhos laterais quebrados em um toco. Fatias com 1 cm de diâmetro e mais devem ser cobertas com uma var.
Você precisa de poda no verão
No verão, o viburno precisa não apenas de poda sanitária, mas também de desbaste. Na maioria dos casos, diz respeito ao crescimento do ano atual, ou seja, brotos verdes. Cortar:
- crescimento excessivo da terra. Quanto mais cedo você cortar o excesso de brotamentos da raiz, mais força permanecerá no viburno para a postura e o envelhecimento dos rins do próximo ano;
- tops. Se o galho foi cortado incorretamente, sobrou um toco grande, e então um monte de brotos de engorda, orientados verticalmente, pode crescer dele. Eles precisam ser excluídos;
- os topos danificados por pragas e doenças. Kalina é freqüentemente afetada por pulgões, besouros de folhas e oídio. Pragas e fungos patogênicos se depositam em folhas jovens e tenras, que, como você sabe, estão no topo dos galhos. Ao primeiro sinal, corte e queime os focos de infecção - folhas com as pontas dos galhos e, em seguida, trate o arbusto inteiro de parasitas.
Os ramos e crescimentos adultos do último ano podem ser cortados no verão se forem quebrados, por exemplo, pelo vento ou pelo granizo.
Vídeo: curativo, rega, pulverização de viburno
Poda de primavera
No início da primavera, antes da brotação, todos os três tipos de poda devem ser realizados. Como parte do sanitário, além de pacientes e galhos quebrados, agora é necessário remover os congelados também. Eles parecem secos (e são) e são aparados exatamente da mesma forma: em um toco ou acima de um rim externo saudável.
Um arbusto ou árvore adulta precisa de poda de desbaste, remova:
- brotos de segunda ordem (ramos laterais), crescendo verticalmente para cima (topos);
- nós crescendo dentro do mato e descendo;
- galhos se cruzam e se esfregam - deixam o mais forte e mais bonito deles e removem o segundo;
- guarda-chuvas deixados após bagas.
Vídeo: vibração da poda na primavera
O terceiro tipo de poda, modelagem, é necessário para o jovem viburno. Você pode criar um arbusto de qualquer forma ou árvore. A primavera é a hora mais adequada para este evento.
A formação de viburnum bush
Viburnum vulgaris sem poda cresce um arbusto de 2-3 m de altura, que consiste em vários brotos fortes, troncos. No jardim, para maior comodidade dos cuidados, restam 5 a 7 brotações poderosas e seu crescimento é limitado na altura de um braço estendido para cima. Mas também existem variedades decorativas, com não mais de um metro de altura. Além disso, o viburno pode ser aparado na forma de diferentes formas: uma bola, um hemisfério, um cubo, etc.
Galeria de fotos: Viburnum arbustos
- O plantio de viburno pode servir como bastidores, protegendo o local dos olhares indiscretos
- No viburnum, você pode criar composições
- A altura deste arbusto chique é superior a dois metros
- Existem também variedades subdimensionadas de viburno, em altura que não excedem um metro
- O visual clássico do viburno, ao qual estamos acostumados: o arbusto se assemelha a uma árvore
Para formar um arbusto, siga este padrão:
- Imediatamente após o plantio - no outono ou na primavera - reduza todos os brotos disponíveis para 2-3 brotos acima do solo.
- No verão deste ano, com o plantio da primavera (e o futuro - com o outono), brotos jovens crescerão a partir dos brotos restantes. Assim que o comprimento exceder 30 cm, aperte as partes superiores. Como resultado, o arbusto começará a se recuperar ativamente, proporcionando crescimento das raízes.
- A cada primavera subsequente, selecione o mais forte entre as raízes, reduza-as em um terço para traduzir em ramificação lateral. Corte o restante dos brotos. Repita essa seleção anualmente até formar um arbusto.
- No arbusto formado, remova todo o crescimento excessivo e agora limite a altura dos brotos principais somente quando atingirem a altura necessária. Ao podar, lembre-se de que o viburno produz frutos em crescimentos anuais.
A formação de viburno na forma de uma árvore
O Viburnum produz descendentes de raízes, por isso é mais difícil moldá-lo na forma de uma árvore do que, por exemplo, uma macieira ou uma pera.
- Deixe o jovem brotar raízes bem. Deixe crescer por dois anos sem poda formativa.
- No terceiro ano de todas as sessões disponíveis, selecione uma das mais fortes e diretas e exclua as demais.
- Nos próximos 2 a 3 anos, aumente essa filmagem. Corte todos os ramos laterais inferiores até a altura do caule - 30-40 cm, deixe os superiores escolherem os ramos esqueléticos.
- Quando o tronco crescer para um metro e meio, aperte o ponto de crescimento.
- Dos ramos laterais da camada superior, forme uma coroa que seja conveniente para você. O principal é que não é espessada - aplique todas as regras da poda de desbaste.
Não se esqueça de remover regularmente todas as raízes. De acordo com inúmeras avaliações de jardineiros, a árvore do viburno é frágil, o tronco não é muito espesso, muitas vezes curvado, quebrado por um vento forte. Um backup ajudará a resolver esse problema, mas uma estaca ou um tubo parado nas proximidades pode estragar a beleza do viburno. Além disso, essa árvore é menos produtiva em comparação com um arbusto. A principal vantagem deste método é a originalidade. Mas existem variedades que não produzem brotos, elas mesmas crescem em um tronco; nesse caso, a formação de uma árvore é a única opção.
Galeria de fotos: Viburnum crescendo em uma árvore
- Viburnum pode ser formado em um tronco
- O viburno da árvore exuberante parece muito bonito no inverno
- Kalina cresce até 5 metros de altura
- Chegou a hora do viburno brilhar com sua beleza - é inverno
Poda antienvelhecimento
Após cerca de 5-6 anos de frutificação, não se forma crescimento nos galhos mais antigos ou são curtos, ou seja, o desenvolvimento para, o rendimento diminui. Para rejuvenescer o arbusto, corte 1-2 destes galhos, tronco e, para substituir os brotos, deixe brotos. Dessa forma, em 2 a 3 anos você pode atualizar gradualmente e completamente o arbusto. O método é muito semelhante à formação de viburno por um arbusto, apenas neste caso, não os filhos pequenos e fracos das raízes, mas os troncos mais antigos são removidos.
Se você tivesse à sua disposição um viburno velho e negligenciado, com uma coroa espessa, hastes grossas semi-secas e nuas, corte o arbusto inteiro ao nível do solo e forme um novo a partir da parte aérea. Mas acontece que um arbusto jovem da raiz velha cresce mal e dá pequenos frutos. Assim, o viburno vive neste local há mais de 25 anos e removeu da terra todos os nutrientes que ele pode obter. Só o desenraizamento e o plantio de uma nova muda em outro local ajudará.
Kalina na forma de uma árvore também precisa ser rejuvenescida. A melhor maneira é cultivar uma nova árvore a partir da parte aérea e cortá-la. Nas variedades que não produzem brotos, os galhos antigos são rejuvenescidos, encurtando-os em um terço ou até a ramificação lateral.
Rejuvenesça os galhos encurtando, por sua vez, por 2 a 3 anos, e não todos de uma vez.
Corte o viburno sem medo de destruir o mato. Após a poda malsucedida, pode não dar frutos no verão, mas na próxima temporada se recuperará devido ao crescimento excessivo e a crescimentos laterais anuais. Tradicionalmente, o viburno é cultivado por um arbusto, mas também há árvores em um tronco. Com qualquer método de formação, é necessário realizar sucatas sanitárias e diluentes.