Dogwood - uma baga shaytanova útil

Pin
Send
Share
Send

Dogwood é uma planta perene de frutas da família da Cornualha. O habitat abrange a Europa Oriental e Meridional, o Cáucaso, o Japão, a China e a Ásia Menor. A palavra "dogwood" tem raízes na língua turca e traduz como "vermelho". Essa é a cor de frutas deliciosas e até curativas. Existem várias lendas sobre dogwood. Segundo um deles, Allah entregou a todas as criaturas uma planta e os shaitan conseguiram madeira para cães. No entanto, os frutos da árvore eram tão verdes e amargos que o shaitan jogou a árvore fora, cuspindo nela. Logo as bagas escureceram e as pessoas gostaram deliciosamente de seu gosto. Na cultura, a planta é utilizada há muito tempo. Era conhecido na Roma antiga.

Características botânicas

Dogwood é uma planta perene que pode viver até 100 anos. É um arbusto ou árvore lignificada decídua de até 9 m de altura e, ocasionalmente, plantas herbáceas sempre verdes são encontradas no gênero. O rizoma fibroso fino está localizado principalmente nas camadas superiores do solo. As hastes lisas são cobertas com casca marrom-avermelhada. Jovens, eles facilmente se inclinam para o chão e, quando em contato com o solo, criam raízes.

As folhas de folhas curtas crescem opostas, às vezes apenas alternadamente. Eles têm uma placa oval ou ovoide com veias paralelas em relevo. A folhagem é verde ou verde escuro. Os lados são sólidos, a borda é apontada.

Já no final de março, antes que as folhas apareçam, florescem flores amareladas ou branco-leitosas. Eles são coletados em inflorescências densas de cerca de 5 cm de diâmetro, que duram 2-3 semanas. A corola consiste em 4 pétalas livres e um núcleo pequeno, mas magnífico. O dogwood é reconhecido como uma boa planta de mel, mas durante o período de floração, a temperatura média diária raramente excede + 12 ° C. Isso dificulta a polinização por insetos. Para que a polinização pelo vento seja suficientemente eficaz, é necessário plantar várias plantas próximas com um período de floração próximo.









Os frutos amadurecem por um longo tempo. Durante o verão, eles ficam pendurados em galhos em grupos verdes e somente a partir do final de agosto, ou até mais perto de outubro, ficam vermelhos claros ou marrons. Em alguns tipos de dogwood, as bagas são pintadas em azul-violeta ou branco. Geralmente eles têm uma forma alongada ou cilíndrica, mas são quase redondas ou em forma de pêra. O sabor de grandes (até 3 cm de comprimento) drupa doce azedo, azedo. Sob a pele fina e polpa delicada é o único osso grande.

Tipos e variedades de dogwood

O gênero dogwood é dividido em quatro subgêneros e reúne mais de 50 espécies.

Dogwood comum (masculino). Árvore de folha caduca, perene e de caule múltiplo, com altura de 5-6 m ou arbusto com até 4 m de altura. O rizoma fibroso encontra-se a uma profundidade de 40 cm.Os ramos horizontais estendidos, com casca marrom-escura lisa, são cobertos com folhas ovais opostas de cor verde brilhante. O comprimento das folhas é de 3,5 a 8 cm. Pequenas flores amareladas em guarda-chuvas até 25 peças florescem no início de abril. Drupa de frutas suculenta alongada coberta com uma pele vermelha clara. Variedades:

  • Nana - um pequeno arbusto com uma coroa esférica;
  • Aurea - as plantas são cobertas com folhas monofônicas amarelas;
  • Lukyanovsky - cada árvore de tamanho médio com uma coroa arredondada dá um nó de 10 a 25 kg de grandes bagas da Borgonha.
Dogwood (macho)

Dogwood é branco. O arbusto ramificado com até 3 m de altura é caracterizado por galhos flexíveis com casca vermelha lisa. As folhas ovais de folhas curtas opostas e o comprimento da cor verde brilhante são de 2 a 10 cm, inflorescências densas de corimbose com corolas brancas com um diâmetro de cerca de 1 cm nas extremidades dos galhos.Os frutos oblatos são pintados de azul primeiro e depois azul-branco.

Dogwood branco

Dogwood canadense. Os arbustos com brotos rastejantes de altura não excedem 20 cm, e grandes folhas ovais crescem em espirais e lembram folhagem de bananeira. Flores esverdeadas são organizadas em pequenos grupos. No outono, as bagas cilíndricas vermelhas brilhantes amadurecem.

Dogwood Canadian

Métodos de criação

O dogwood varietal do jardim é propagado exclusivamente por métodos vegetativos:

  • Estacas. Os brotos verdes de verão cortados de arbustos com mais de 6 anos devem ser enraizados. Galhos de 10 a 15 cm de comprimento com 2-3 pares de folhas devem ser colhidos. A seção inferior é realizada na diagonal 1,5 cm abaixo do nó. As folhas mais próximas ao corte são removidas. As estacas são tratadas com um estimulante de crescimento ("Heteroauxin") e plantadas em um jardim em um local protegido do sol e do vento. A superfície do solo é polvilhada com areia do rio e, em seguida, uma pequena estrutura é instalada e as mudas são cobertas com um filme. Todo o período de enraizamento deve ser suficientemente úmido. A temperatura ideal do ar é de + 25 ° C. Nos dias mais quentes, a estufa é exibida. Após 2-3 semanas, as mudas criam raízes e estão gradualmente acostumadas ao crescimento sem abrigo. Uma transferência para um local permanente está prevista para o próximo outono.
  • Vacinação (brotação). Brotos varietais são enxertados no estoque de dogwood selvagem no final do verão ou setembro. Para fazer isso, faça uma incisão em forma de cruz a uma profundidade de 3 cm. Uma parte da parte aérea com rim, casca e folha é inserida. Um curativo de cobertura é aplicado. Após 15 a 20 dias, a vacina cria raízes e a trava pode ser removida.
  • Camadas de enraizamento. Brotos inferiores com cerca de um ano de idade, que são facilmente dobrados, podem ser enraizados. Comece no meio da primavera, após o degelo. Cavar o chão com fertilizante e fixar os brotos. Aperte a parte superior, mas deixe-a aberta. Dentro de algumas semanas, novos rebentos aparecerão no lay. Quando a altura ultrapassa os 10 cm, os rebentos ficam meio adormecidos com solo fresco. Após 2-3 semanas, o procedimento é repetido. No início do outono, as camadas são separadas e imediatamente transplantadas para um local permanente.
  • Crescendo a partir de sementes. Para isso, é necessário selecionar frutas maduras sem falhas, libertá-las da polpa e secar. Durante um ano inteiro, os ossos são colocados em serragem úmida ou musgo e mantidos em uma sala fria. Essa estratificação é necessária para que as mudas apareçam no primeiro ano. Em seguida, as sementes são plantadas em vasos com solo de turfa arenosa a uma profundidade de 3 cm. No primeiro ano, apenas um pequeno broto aparece (não mais que 4 cm de altura), até o segundo outono chegará a 10 a 15 cm. Na próxima primavera, as mudas poderão ser movidas para o jardim. Mudas de frutos ocorrem de 7 a 10 anos de vida.

Aterragem e cuidados

O dogwood é despretensioso para a estrutura e composição do solo, mas é melhor que a terra seja fértil, com uma reação neutra ou ligeiramente alcalina. É melhor escolher um lugar para uma planta ao sol. A largura da coroa, especialmente nos arbustos, atinge 3-4 m, de modo que a distância pode suportar cerca de 5-6 m. Às vezes, um desembarque mais denso de dogwood é praticado como uma cobertura verde. Plantas de 1 a 2 anos e 1,2 m de altura são plantadas em local permanente.

Cavar um poço de aterrissagem com pelo menos 70 cm de profundidade em 7 a 10 dias. Uma camada de fertilizantes minerais e orgânicos é derramada no fundo (nitrato de amônio, verbasco, composto, superfosfato, cinza de madeira). Após o plantio, a terra é abarrotada e despejada sob cada arbusto, de 2,5 a 3 baldes de água. Para compensar os danos do rizoma, os rebentos são cortados em 30%.

O cuidado diário com dogwood é simples. Deve ser regada periodicamente, mas não estagnada. O círculo do tronco é afrouxado e as ervas daninhas são removidas. Isto é especialmente importante para plantas jovens. Vale a pena cobrir a superfície do solo com serragem ou palha triturada.

Não há necessidade de formar uma coroa. Basta diluir lugares muito grossos e remover galhos secos na primavera e no final do verão. Plantas de 10 a 15 anos rejuvenescem, cortando quase todos os rebentos antigos.

Duas vezes por ano, o dogwood é alimentado. Em junho, é introduzida uma solução de excremento podre de pássaros ou vacas e, no final de agosto, cinzas e superfosfato são espalhados na superfície do solo.

Em um clima temperado, os invernos de dogwood ficam bem sem abrigo. Pode suportar o tempo frio até -30 ° C. Antes de fortes geadas, o solo é coberto com uma camada de turfa e depois coberto com folhas caídas. As plantas plantadas este ano são adicionalmente embrulhadas com lutrasil ou estopa.

O dogwood de jardim varietal já na fase de seleção recebeu boa imunidade; portanto, doenças de plantas raramente perturbam os jardineiros. Às vezes, nas folhas, você pode encontrar sinais de oídio ou ferrugem, dos quais o tratamento sistemático com fungicida ajudará. Dos parasitas, apenas ocasionalmente aparecem lagartas do multifloro ou da cóclea. Deles, ajudará a branquear o tronco com limão e a pulverizar com ervas parisienses.

Propriedades úteis de dogwood

Quase tudo é útil em cornel. Na medicina popular, são usadas folhas, flores, cascas com galhos jovens, raízes e, é claro, bagas. As matérias-primas contêm uma grande quantidade das seguintes substâncias:

  • carboidratos;
  • açucar
  • fibra alimentar;
  • ácidos orgânicos;
  • vitaminas;
  • minerais;
  • taninos;
  • flavonóides;
  • catequinas.

Os medicamentos têm ações imunomoduladoras, reafirmantes, estimulantes, diuréticas e bactericidas. Uma decocção de inflorescências e folhagem é tomada para febre, resfriados, febre tifóide, tuberculose. Uma mistura de raiz esmagada com mel é esfregada na pele para tratar furúnculos e inflamações.

Dogwood bagas são secas e usadas para fazer geléia, geléia, decocção e também comidas cruas. Eles ajudam a melhorar o trato digestivo, estimulam o apetite, normalizam a pressão sanguínea e diminuem o açúcar no sangue. Um efeito positivo no sistema circulatório e vasos sanguíneos se manifesta no fortalecimento das paredes das veias. Se houver várias frutas com pedras por dia, elas se dissolverão completamente no estômago. Esta prática ajuda a combater varizes e hemorróidas.

As contra-indicações ao tratamento com dogwood são uma tendência a alergias e intolerância individual ao produto, constipação, aumento da acidez do estômago, excitação nervosa.

Pin
Send
Share
Send