A região de Moscou não é muito adequada para o cultivo de berinjela: elas precisam de um longo verão quente e na região de Moscou até 2/3 da luz solar é absorvida pelas nuvens. No entanto, nas estufas, essa cultura parece normal. As realizações dos criadores permitem que você cultive variedades precoces em campo aberto, mas essa é uma tarefa muito arriscada, embora no sul da região de Moscou as berinjelas no jardim tenham tempo para crescer quase todo verão.
As melhores variedades para a região de Moscou
Como o cultivo de berinjela na região de Moscou depende de quão quente é a estação, eles tentam plantar as variedades mais resistentes ao frio do amadurecimento precoce. Entre variedades e híbridos adequados, por exemplo, Giselle F1, Agat F1, Alyonka são populares, variedades divididas para as regiões Noroeste e Ural também crescem bem. Sob as camas, escolha as áreas mais quentes, mas, em qualquer caso, a berinjela em campo aberto é inicialmente plantada sob abrigos leves.
Berinjela para campo aberto
Para uma colheita tão caprichosa como a berinjela, na zona agrícola arriscada, é melhor usar híbridos (F1), mas algumas variedades antigas são quase tão boas quanto elas. Agora, oferece-se um grande número de opções, mas devemos entender claramente que, na região de Moscou, se você deseja cultivar berinjela em solo desprotegido, precisa escolher variedades e híbridos precoces ou super-precoces. Em um caso extremo, você pode plantar bem cedo, mas eles exigirão cuidados mais cuidadosos.
- A Ágata F1 - um híbrido de alto rendimento, tem uma estação de crescimento tão curta que às vezes pode ficar sem mudas: no final de maio, você pode tentar plantar sementes sob o filme, até a primeira geada, a parte principal da colheita amadurecerá. As frutas são tradicionais para a forma e cor da berinjela, pesando 200-250 g, alto rendimento. A variedade é resistente a doenças.
- Sancho Panza é uma variedade alta, com berinjelas esféricas de cor púrpura escura, pesando mais de meio quilo. A variedade não exige condições, a planta não morre a baixas temperaturas positivas, também é cultivada na Sibéria. Produtividade de até 9 kg / m2.
- Bull Heart F1 - um híbrido no meio do início, os frutos podem ser removidos 4 meses após a semeadura das sementes. Um arbusto alto exige ligação, os frutos são ovais, pesando 300-400 g, brilhantes. Híbrido doentio, a frutificação é prolongada.
- Galina F1 - um híbrido inicial, alto. Os frutos são cilíndricos, com até 15 cm de comprimento, pesando 200-300 g, brilhantes. A polpa é quase branca, de sabor refinado. A produtividade é alta.
- Esaul F1 - um híbrido de maturidade média, arbustos de tamanho médio. Os frutos são muito finos: até 15 cm de comprimento, mas apenas 3 cm de diâmetro, a massa máxima do fruto é de 200 g e o rendimento médio. A polpa é esverdeada, muito saborosa.
- Esmeralda F1 - berinjela com aroma e sabor a cogumelos, é caracterizada pelo aumento da resistência ao frio e a doenças. 100-110 dias passam da semeadura para a colheita dos frutos. As frutas são verdes, ovais, pesando até 300 g e são consideradas um dos híbridos não-caprichosos, capazes de dar frutos em qualquer condição climática.
- A lava F1 é um híbrido de alto rendimento, os primeiros frutos amadurecem relativamente cedo, mas a frutificação continua até a geada. Os frutos são pequenos, de até 150 g, cilíndricos, brilhantes. Com cuidado, mostra alta produtividade.
- O F1 burguês é um híbrido alto e maduro. A mata é muito alta, requer formação obrigatória, mas é caracterizada pela maior resistência a doenças e frutificação prolongada. Os frutos são grandes, pesando até 500 g, de forma semelhante aos tomates, são bem transportados e armazenados por um longo tempo. O objetivo da colheita é universal.
- Negus é uma variedade super precoce, seus arbustos crescem até um máximo de 60 cm de altura, são resistentes ao frio. Os frutos são em forma de barril, quase pretos, pesando de 150 a 300 g, alto rendimento, bom gosto. Frutas até o início da geada, o objetivo é universal.
- O rei do norte da F1 é um híbrido com críticas conflitantes. Como é popular mesmo na Sibéria, o número de opiniões sobre ele é grande: por alguma razão, do entusiasta ao "nada de especial". Capaz de dar frutos a temperaturas muito baixas; pelo contrário, não gosta de calor intenso. Produtividade atinge 14 kg / m2 - um dos mais altos da cultura. De mudas para a prontidão da primeira colheita leva cerca de três meses. Os frutos são grandes, muito longos e finos, não amargos.
Berinjela para estufa
Parece que qualquer berinjela pode ser plantada na estufa. Mas, primeiro, as variedades de amadurecimento tardio nos subúrbios podem não amadurecer na estufa. Em segundo lugar, economizando espaço, os jardineiros tentam cultivar variedades altas e produtivas e híbridos em condições de estufa.
- Vakula - uma variedade de maturação precoce, cresce um arbusto alto com muitas frutas. Produtividade de até 13 kg / m2. Os frutos são elípticos, largos, pesando entre 300 e 400 g. Quase toda a colheita amadurece ao mesmo tempo, é bem armazenada e transportada. A variedade é resistente a doenças.
- Giselle F1 é um híbrido, universal em termos de uso de frutas e condições de cultivo. Em boas estufas, rendimento de até 14 kg / m2, em solo desprotegido abaixo. Frutos de até 500 g, cilíndricos, padrão para coloração de berinjela, são armazenados por um longo período de tempo. A primeira colheita ocorre cerca de 110 dias após a semeadura das sementes.
- Alyonka é uma das melhores variedades para a banda do meio, produzindo frutos em berinjela verde brilhante. Polpa verde clara dá muitos cogumelos. Frutos com peso de até 300 g, rendimento médio, cerca de 3,5 meses passam da semeadura para a colheita.
- Don Quixote é uma variedade madura para todos os tipos de estufas. A forma da fruta é um tanto incomum: berinjelas alongadas com até 40 cm de comprimento se expandem para baixo. A massa da fruta é de 200 a 300 g, o sabor é excelente, o número de sementes é muito pequeno. O objetivo é universal.
- Romântico - uma variedade madura precoce com frutas de cor lilás suave e formato oval. Arbustos de até um metro de altura, produtividade média. A variedade é caprichosa, pode ser cultivada apenas em boas estufas: adoece facilmente com doenças fúngicas durante a onda de frio.
- Balagur - uma variedade de maturidade precoce, após a semeadura das sementes, os frutos estão prontos para a colheita após 90 dias. Os arbustos são altos, cobertos de frutas lilás: em um arbusto podem crescer até 100 peças. No entanto, cada instância pesa apenas cerca de 100 g e o sabor é excelente. A variedade é famosa por sua maior resistência a resfriados e doenças, mas requer formação de arbustos qualificados.
Condições de cultivo
Leva muito tempo desde a semeadura até a colheita de berinjela: as variedades de amadurecimento mais precoces produzem frutos somente após três meses ou mais, e a norma usual é 4-5. Nesse sentido, eu gostaria de plantar rapidamente esse vegetal no jardim, mas você não pode: ele precisa de calor real. Mesmo no sul, as mudas precisam ser preparadas para a produção inicial, e na região de Moscou esse é um procedimento obrigatório e esse trabalho começa no inverno.
Parece que a berinjela não precisa de nada de especial: você precisa de calor, muita umidade e solo muito fértil. Esse é o amor pelo calor, associado a uma longa estação de crescimento, e impede o avanço da cultura para o norte. São as dificuldades com a tecnologia agrícola que levam ao fato de que longe de todo jardineiro perto de Moscou se compromete a cultivar plantas azuis.
Cultivo de mudas
De fato, o cultivo de mudas de berinjela é dividido em duas fases desiguais: a princípio tudo fica muito apertado e, quando as mudas envelhecem, cuidar das mudas não é mais difícil do que o tomate. Nem todo morador de verão ousa fazer isso: as mudas azuis exigem muita atenção e paciência.
Quando plantar berinjela para mudas
As sementes de berinjela são lentas: os brotos não treinados levam muito tempo e os preparados não fazem isso como em outras culturas. As primeiras mudas, que são bem trabalhadas, podem aparecer em uma semana e, em seguida, outros dez dias podem aparecer no seguinte. Portanto, é preciso começar a se preparar para as mudas no inverno, independentemente de se supor o cultivo de berinjela em estufa ou o transplante de mudas em campo aberto.
Acredita-se que muitas variedades modernas possam ser semeadas para mudas, mesmo na segunda quinzena de março, especialmente se você comprar sementes de alta qualidade que foram treinadas em tecnologias exclusivas antes da venda. Mas se "à moda antiga", é necessário preparar sementes de berinjela para semear a partir de meados de fevereiro e semeá-las - o mais tardar no início de março. Este é um termo quase universal: é adequado para a maioria das regiões climáticas. Se você não "traiu as sementes" na região de Moscou antes de 15 de março, não deveria começar: é melhor comprar mudas prontas no final da primavera.
Preparação para sementeira
A berinjela é melhor semeada imediatamente em vasos de turfa de tamanho médio. Mas como eles ocupam uma grande área do apartamento durante toda a primavera, geralmente os semeiam em uma pequena caixa comum e depois mergulham, embora essa cultura não responda de maneira muito favorável ao mergulho. A escolha do solo para as mudas deve ser abordada com responsabilidade. Se houver turfa e areia, a mistura pode ser feita independentemente, misturando solo bom e esses dois componentes: turfa e terra em meio e dez por cento de areia.
A turfa pode ser misturada com serragem e húmus (2: 1: 2), ou mesmo sem serragem, mas você deve adicionar imediatamente 50-60 g de fertilizante mineral completo e um punhado de cinzas de madeira a um balde de qualquer mistura. A mistura auto-preparada deve ser desinfetada (o método usual é derramar com uma solução rosa de permanganato de potássio). No entanto, para o cultivo de uma dúzia de arbustos, é mais fácil comprar terra pronta na loja, escolhendo aquela onde berinjela ou pelo menos tomate são pintados na embalagem. O solo é colocado em uma gaveta com uma camada de cerca de 8 cm e levemente compactado.
As sementes também são desinfetadas antes da semeadura, mas para elas é necessário preparar uma solução mais concentrada de permanganato de potássio, de cor escura. Tempo de banho - 20 a 30 minutos, depois de enxaguar com água limpa. Se estamos falando de cultivo em solo desprotegido, também é necessário endurecer as sementes na geladeira (em um pano úmido, 3-4 dias).
Imediatamente antes da semeadura, será bom processar as sementes com um estimulador de crescimento; para berinjelas, esse é um procedimento muito desejável. Você pode usar Epin-Extra, Zircon e outros, estritamente de acordo com as instruções. Acontece que as sementes são germinadas antes da semeadura, mas você pode plantar assim: durante esses poucos dias no estado úmido, elas já incharam o suficiente.
Semeando sementes para mudas
Se você decidir plantar sementes em uma gaveta, faça isso de acordo com o esquema 5 × 5 cm a uma profundidade de 1,5 cm.As sementes podem ser colhidas com uma pinça e dispostas na superfície do solo úmido e depois cobri-las para que as sementes estejam na profundidade desejada . A maneira mais fácil de regar as culturas é colocar cinco centímetros de neve em cima. Quando derretido, absorve uniformemente o solo e compacta o solo conforme necessário. Além disso, a água da neve ativa os processos de crescimento.
A caixa deve ser coberta com vidro ou filme transparente e aquecida. A temperatura ideal para germinação é de 25 a 28 ° C. É necessária luz? Não é necessário o surgimento de mudas, mas imediatamente após a formação dos primeiros "loops" na superfície, a caixa precisará ser movida para um local iluminado, caso contrário, as mudas se esticarão rapidamente. Portanto, apenas no caso, vale a pena organizar a luz imediatamente. Se, antecipando as mudas, a superfície do solo secar, ela deve ser umedecida com um frasco de spray.
Cuidados com Mudas
Os primeiros tiros aparecerão em sete dias, mas provavelmente serão poucos. O pico de emergência das sementes preparadas será mais três dias depois e esse processo durará mais uma semana. O que fazer com a temperatura? Afinal, as mudas jovens precisam arranjar frescor, graus 16. E, ao mesmo tempo, as próximas eclodem. De alguma forma, esse dilema deve ser resolvido. É melhor dar a oportunidade de "esticar", mas não destruir o volume, ou seja, reorganizar a caixa no frio no momento do aparecimento de voltas massivas.
O regime severo é necessário por cinco dias, depois a temperatura é aumentada gradualmente para 23-25 ° C (um pouco menos à noite) e mantida assim até o final do cultivo de mudas. Além da temperatura e da luz, eles monitoram o regime de umidade. É regada com água morna e regularizada 1-2 vezes por semana, mas com moderação: devido ao excesso de umidade, o risco de as mudas ficarem doentes com uma perna preta aumenta. Dez dias após a germinação, aplique uma pequena cobertura: 1 colher de sopa de uréia em um balde de água. De tempos em tempos, a caixa é virada para a fonte de luz para que seja distribuída igualmente a todas as mudas.
As mudas crescem desigualmente, e a coleta em vasos de turfa deve ser feita seletivamente. Eles fazem isso com muito cuidado, extraindo de mudas regando bem as mudas nas quais um par de folhas reais apareceu, e de preferência três. Ao mesmo tempo, os piores exemplos são rejeitados. Devemos tentar desenterrar mudas com um pedaço de terra e não danificar as raízes. Pelo menos, você não deve beliscá-los especialmente. Se a raiz for muito longa, você pode encurtá-la levemente, isso não é fatal.
O tamanho mais adequado para os tanques de mergulho é de aproximadamente 10 × 10 cm, o solo é o mesmo da caixa. No centro do copo, é feita uma cava de acordo com o tamanho das mudas extraídas do solo, sendo abaixadas quase sem aprofundar. Se as mudas conseguiram se esticar muito, você pode aprofundá-la, quase até as folhas do cotilédone. A terra ao redor da planta é suavemente espremida com os dedos e depois regada com água morna. As mudas são sombreadas por 2-3 dias a partir do sol brilhante até que se enraíza.
Mais cuidados são os mesmos de antes do mergulho. Regue as mudas uma vez a cada poucos dias, encharcando todo o solo em uma panela, mas não o inundando. A cobertura, se necessário, é realizada simultaneamente com a rega. Se as mudas crescem normalmente, não há necessidade de alimentá-las em vão: afinal, elas prepararam o solo nutritivo. Mas se as folhas adquirirem uma cor verde clara, você precisará alimentar. Azofoska, nitrofoska ou cinza de madeira adequados. O último em uma colher de chá pode simplesmente ser espalhado em uma panela antes de regar, sem cair nas folhas.
2-3 semanas antes do transplante de mudas para o jardim, eles o temperam, levando-os para a varanda, primeiro por um curto período de tempo e depois por várias horas. Nesse caso, é claro, a temperatura externa não deve ser muito baixa: 12-14 sobreC para mudas já é estresse. Na manhã do dia do transplante, as mudas são bem regadas. As melhores mudas de berinjela devem ter uma altura de 20 a 25 cm e 5-8 folhas verdes grandes. Isso acontece por volta dos 2,5 meses de idade. Berinjela deve florescer em um local permanente.
Transplantar mudas para o solo
Se as mudas foram preparadas para a estufa, ela é plantada no início ou meados de maio (dependendo da qualidade da estufa), em campo aberto - somente no início de junho, necessariamente cobrindo pela primeira vez com spanbond ou lutrasil.
Aterragem
É aconselhável que, no momento do desembarque, a temperatura média diária não seja inferior a 20 sobreC.Na região de Moscou, isso não pode ser esperado, e as mudas são inicialmente plantadas em abrigos temporários. Mas, de qualquer forma, você não pode fazer isso até que o solo aqueça até 14 sobreC. A uma profundidade de 10 a 12 cm. Tente plantar berinjela à noite, quando o sol não estiver mais quente; bem, se os próximos 2-3 dias forem nublados.
A cama pode ter qualquer tamanho conveniente, mas na região de Moscou, jardineiros experientes preparam camas quentes para berinjela. São compridos, escolhendo um local bem iluminado, fechado dos ventos do norte pela parede da casa ou por uma cerca sem graça. Desde o verão anterior, eles cavam um buraco com uma profundidade de 20 a 25 cm de tamanho dos futuros leitos e o enchem gradualmente com todos os tipos de resíduos: serragem, folhagem, pequenos galhos, grama etc. A turfa pode ser facilmente obtida na região de Moscou, para que todo esse lixo seja polvilhado com generosidade. Regue periodicamente tudo o que foi acumulado com infusões de esterco ou dejetos de pássaros. Cair adormecer limpo solo fértil.
Isso resulta em um canteiro alto, cujos lados geralmente são fechados com tábuas, ardósia etc. Na primavera, o canudo é polvilhado com cinzas e uma semana antes do plantio de mudas generosamente derramadas com água morna com a adição de infusão de verbasco. Alguns dias depois, eles são afrouxados e, antes do plantio, são feitos buracos do tamanho de vasos com mudas. O padrão de plantio de berinjela depende da variedade, mas entre as plantas não deve ser inferior a 35 cm, e entre linhas - de 50 a 70 cm.
Os vasos de turfa são abaixados para os orifícios com uma pequena profundidade de 2 a 3 cm, não sendo necessária a inclinação da berinjela. É aconselhável fornecer pinos imediatamente se a variedade for alta e depois exigir liga. As mudas no jardim são regadas com água morna e o solo ao redor dos arbustos é ligeiramente coberto. Certifique-se de construir um toldo leve e cobrir o patamar com materiais não tecidos.
Plantio de Estufas
Em estufas, especialmente policarbonato, são criadas condições ideais de temperatura para as berinjelas. No entanto, deve-se lembrar que o superaquecimento dessa cultura também é prejudicial; em clima muito quente, as flores não são polinizadas e caem. Ao plantar mudas em uma estufa, você precisa prestar atenção à temperatura do ar na estufa e do solo, não deve estar mais frio. sobreC.
Antes de plantar mudas na estufa, você deve preparar cuidadosamente o solo. No outono, todos os detritos das plantas devem ser removidos e o solo desinfetado. No caso de doenças, é melhor mudar completamente o solo. No outono, uma cama também deve ser formada cavando o solo com fertilizantes (estrume apodrecido, cinzas, um pouco de superfosfato). Uma semana antes do plantio de mudas, o leito deve ser derramado com uma solução fraca de sulfato de cobre (2 colheres de sopa em um balde de água) e coberto com um filme.
Após um dia, o filme é removido e o solo pode secar até o ponto em que você pode trabalhar com ele. Afrouxe-o profundamente, nivele-o com um ancinho e comece a plantar mudas. Os padrões de plantio são os mesmos que fora da estufa. Uma vedação pequena é possível, mas um ajuste muito apertado aumenta o risco de doença.
Para variedades altas, é conveniente usar um patamar de xadrez: as distâncias entre as plantas nas fileiras são as mesmas, mas nas fileiras adjacentes elas não são plantadas uma em frente à outra.
Em amplas estufas, eles geralmente organizam um amplo jardim no centro, plantando berinjela em duas fileiras. Ao longo das paredes há camas mais estreitas para outros vegetais. Em pequenas estufas, é melhor construir duas camas largas ao longo das paredes com uma passagem entre elas. A distância dos arbustos às paredes depende da geometria da estufa. Em estufas com paredes verticais, isso é de 25 a 30 cm; no caso de paredes inclinadas, você precisa se afastar mais da parede. A tecnologia de pouso é a mesma que em campo aberto.
Vídeo: berinjela em uma estufa
Semeando no jardim
No sul, ao cultivar berinjela, você pode ficar sem mudas. Mas nos subúrbios, isso só pode ser tentado no caso de variedades precoces e híbridos.
Sementeira aberta
Para obter uma colheita de berinjela precoce, elas devem ser semeadas no jardim nos primeiros dias de maio ou mesmo antes. Obviamente, neste momento nos subúrbios ainda está muito frio, e a cama precisa ser preparada com antecedência, assim como a construção de um abrigo de filmes. O ponto de preparação é aquecer o solo a uma profundidade de 10 cm a pelo menos 15 ° C. Você pode usar a rega das camas com água quente e depois cobri-la com um filme. Em qualquer caso, nesta estufa antes dos brotos devem estar muito quentes.
As sementes são semeadas muito densamente: sua germinação em tais condições pode ser insuficiente. Portanto, sementes caras podem custar "um centavo bonito". Nas fileiras dispostas após 60-80 cm, as sementes são semeadas a cada 5-6 cm. Após a emergência, as mudas são afinadas várias vezes, removendo as amostras mais fracas. O primeiro desbaste é realizado quando 3-4 folhas verdadeiras aparecem, as plantas são deixadas com 10 a 12 cm de distância. A segunda vez - depois de mais duas semanas e a terceira - quando as plantas terão 7-8 folhas. Neste momento, os melhores arbustos são deixados a distâncias de 35 a 40 cm e o filme é removido somente no verão atual.
Sementeira em estufa
O cultivo sem berinjela de berinjela em estufas é usado muito raramente, pois as culturas até a emergência devem ser mantidas a uma temperatura de 25 a 28 sobreC, e isso é muito inconveniente, mesmo nas modernas estufas de policarbonato. Na primavera, a temperatura em uma estufa não aquecida não atinge esses valores, e ainda é necessário cobrir as culturas com um filme ou aquecer a estufa de alguma forma.
Se for tomada uma decisão sobre essa semeadura, ela não difere da semeadura em campo aberto, apenas as distâncias entre as plantas diminuem um pouco, economizando espaço. As sementes são semeadas com uma margem, tendo em mente o desbaste repetido subsequente.
Cuidado de pouso
A berinjela imediatamente após o transplante para o jardim cresce muito lentamente, o crescimento normal é retomado em duas semanas, quando as mudas criam raízes bem. Nesse momento, o cuidado deve ser mínimo: você só precisa manter o solo um pouco úmido e solto. Após a retomada do crescimento, os cuidados incluem a rega, a fertilização, o afrouxamento e a formação de arbustos.
Berinjela em campo aberto
O solo no leito da berinjela deve estar sempre um pouco úmido. Com o excesso de secagem excessiva, começa a decomposição das folhas, os brotos desaparecem e o caule se torna lignificado. Berinjela requer muita água, mas não tolera excesso de água. A rega deve ser feita apenas com água aquecida ao sol. Faça isso sob a raiz; também pode ser necessária a restauração da cobertura morta.
Até as primeiras flores aparecerem em clima normal, a berinjela é regada uma vez por semana, de manhã ou à noite. Norma - caçamba de cerca de 1 m2. No calor e na ausência de chuva, a frequência da rega terá que ser aumentada. Assim que as flores desabrocham, é necessário regar com mais frequência. Ao mesmo tempo, os residentes de verão que chegam ao local apenas nos finais de semana devem definir uma taxa dupla de água hoje em dia: seja melhor do que secar demais o solo. Temperatura da água - não inferior a 25 sobreC.
Após cada rega ou chuva, é realizado um afrouxamento. No início, você pode bater levemente nas plantas. Essa técnica estimula a aparência de raízes adicionais e, é claro, aumenta a produtividade. Você pode simplesmente adicionar solo fértil às raízes, tiradas em outros lugares. Obviamente, a capina completa das camas é realizada ao mesmo tempo.
Até a fixação da fruta, você não precisa dar cobertura, a menos que, naturalmente, os arbustos cresçam normalmente. Caso contrário, eles são alimentados com soluções de fertilizantes minerais completos. Mas então a berinjela é frequentemente alimentada, quase a cada duas semanas. O número mínimo de fertilizantes para a estação de crescimento é três. Ao mesmo tempo, no início, a melhor opção são infusões de verbasco ou excremento de aves e, durante o período de crescimento em massa de frutas, as berinjelas não precisam receber nitrogênio, pois constituem uma solução de superfosfato e sulfato de potássio. No entanto, é bem possível substituir essa mistura por infusão de cinzas de madeira.
Para a maioria das variedades e híbridos de berinjela, é necessária a formação correta de arbustos. No entanto, isso é necessário principalmente em estufas; Os jardineiros geralmente oferecem berinjelas com a oportunidade de crescer naturalmente. No entanto, o corte elementar não deve ser negligenciado. No mínimo, você precisa remover enteados indesejados, enquanto eles acabam de aparecer. Isso é feito com os dedos ou tesouras de podar, conforme conveniente. Uma operação tão simples permite que as berinjelas salvem a nutrição resultante e a direcionem para a formação e crescimento da fruta. É conveniente realizar enteado semanalmente: durante esse período, os enteados não têm tempo para crescer mais de 5 cm.
Berinjela em estufa
Cultivar berinjela em uma estufa perto de Moscou, é claro, é mais fácil do que em campo aberto, mas será necessário ainda mais trabalho. Em primeiro lugar, não chove na estufa, o que significa que precisará ser regada com mais frequência. Em segundo lugar, a berinjela, é claro, precisa de calor, mas muito calor é inútil. Assim, no verão, a estufa deve ser arejada. Sem arejar, no ar úmido estagnado, as doenças das plantas surgem rapidamente. A água para irrigação é servida apenas às raízes, mas para que o solo seja encharcado pelo menos a uma profundidade de 20 cm.
Se, quando cultivado em solo desprotegido, for possível não chegar ao local no meio da semana, pode não funcionar com uma estufa. Sem arejar na estação quente, a temperatura pode subir para 35 sobreC e acima, e nesse calor as berinjelas não estão amarradas.
Um tom de vidro pode ajudar um pouco, mas um pouco de azul também é necessário para o sol!
O regime de alimentação não difere daquele quando cultivado fora da estufa, mas eles prestam muita atenção à formação de arbustos. De fato, em estufas, eles tentam plantar variedades altas para economizar espaço; portanto, pelo menos, os arbustos devem ser amarrados aos suportes. Pode ser estacas separadas para cada arbusto ou uma treliça comum. A berinjela é amarrada, como qualquer outra cultura similar, com um cordão macio de oito cordas.
Existem vários esquemas para a formação de arbustos; em uma estufa, eles não se limitam a beliscar. Todos os esquemas se resumem a quantas hastes restam na planta. Sem discutir em detalhes suas diferenças, dizemos apenas que pela primeira vez eles se aproximam dos arbustos para esse fim, quando atingem 30 cm. No caule principal, aperte o ápice, após o qual os brotos laterais começam a crescer. Mas existem muitos deles, portanto, quando for possível distinguir os mais poderosos e bem colocados, deixe no máximo cinco.
Se um número suficiente de frutas se formar na parte aérea e ainda estiver crescendo, elas também beliscam a parte superior. Todas as operações de formação são interrompidas um mês antes da última colheita: agora as forças da planta devem ser direcionadas para o amadurecimento dos frutos.
Vídeo: tudo sobre o cultivo de berinjela nos subúrbios
Colheita e armazenamento
Desde a formação do ovário até a colheita do fruto, passam cerca de um mês. As berinjelas são colhidas na fase de maturidade técnica: nesse momento, os frutos atingem o tamanho pretendido, adquirem a característica de cor da variedade e ganham polpa suculenta. A pele deve estar lisa neste momento e a fruta resistente. As sementes são brancas, macias e verdes. Colhidas semanalmente, cortando a tesoura de frutas junto com o pedúnculo. Berinjelas maduras não são adequadas para alimentação; delas, você só pode coletar sementes para semear.
Vídeo: Colheita ao ar livre
Berinjela é armazenada muito brevemente. Mesmo as frutas intactas da mais alta qualidade podem permanecer na geladeira por não mais de três semanas. Eles devem estar com talos, temperatura ideal de armazenamento 1-2 sobreC, umidade relativa 85-90%. Basicamente, eles tentam processar os frutos nos primeiros dias.
A região de Moscou não pode ser chamada de região ideal para o cultivo de berinjela. No entanto, muitos jardineiros tentam plantar vários arbustos azuis, e eles fazem isso não apenas em estufas. As variedades e híbridos iniciais são capazes de produzir colheitas quase todos os anos, mas requerem cuidados cuidadosos e cuidadosos.