Um viveiro na dacha com as próprias mãos: escolhendo um lugar, construindo e instalando uma estufa

Pin
Send
Share
Send

Neste artigo vamos falar sobre o que é estufa, quais são seus tipos e, mais importante, como construí-lo com suas próprias mãos. De quais materiais ele pode ser criado, como fazê-lo corretamente, onde montar e como aquecê-lo? Mais sobre isso.

  • A estufa na dacha: como escolher um lugar?
  • Tipos de estufas no país
    • Quais são as estufas para o design?
    • Tipos de materiais para a estufa
  • Como fazer um viveiro: instruções passo a passo e as ferramentas necessárias
    • Como fazer um viveiro de arcos?
    • Como fazer uma estufa de madeira?
    • Estufa Portátil
    • Estufa Estacionária
    • Como fazer uma estufa de janelas antigas?
    • Nós construímos uma estufa metálica

A estufa na dacha: como escolher um lugar?

Ao escolher um lugar sob uma estufa, muitos fatores devem ser levados em conta. O principal deles é o regime de luz. Assim, as estufas fornecidas para a dacha devem ser colocadas em locais bem iluminados pelo sol. A luz é necessária para as culturas fruteiras, especialmente no inverno. Se ignorarmos a luz, o crescimento das plantações que amam a luz no inverno se tornará impossível. Se você não tem um enredo bem iluminado em sua dacha,então os focos podem ser equipados com fontes adicionais de iluminação artificial, embora isso implique custos adicionais para a eletricidade. Ou seja, o preço de custo dos frutos das culturas cultivadas aumentará.

Deve ser mencionado que outras preocupações podem aparecer na primavera e no verão, já que o sol iluminará constantemente a estufa, e por causa disso a temperatura subirá apenas, o que levará ao murchamento das plantas. Mais uma vez, há custos extras para a ventilação da estufa, a fim de manter a temperatura ideal. Portanto, uma vez que você tenha decidido fazer uma estufa, você deve primeiro determinar o local de instalação. Em particular, você também precisa levar em conta a direção dos ventos dominantes, porque esse fator é especialmente importante ao instalar uma estufa permanente de inverno.

Voce sabe Os primeiros protótipos de focos modernos apareceram mesmo nos tempos da Roma Antiga. Os jardineiros plantavam as plantas em pequenas carroças, que eram colocadas durante o dia sob a luz do sol e, à noite, eram limpas em uma sala quente.

Tipos de estufas no país

Tendo decidido adquirir o seu próprio viveiro, não se esqueça de responder às seguintes perguntas:

  • Por que você precisa de uma estufa e o que vai crescer nela?
  • Será usado no inverno ou apenas durante a estação quente?
  • Você vai instalar os aquecedores no pequeno cara que fez isso?
  • Qual o objetivo que é perseguido - cultivar plantas para venda ou para si? Você espera que os custos sejam pagos rapidamente?
  • De que tamanho você precisa de uma estufa?

Respondido E agora vamos dar uma olhada nos tipos de estufas que o mercado moderno oferece para que você possa escolher o design que melhor atenda às suas necessidades.

Quais são as estufas para o design?

O mais simples e econômico em termos de design é a estufa. Talvez a única desvantagem de tal estrutura seja que, ao instalar em solos argilosos e argilosos, os sistemas de drenagem e drenagem terão que ser equipados. Para criar uma estufa no jardim com as próprias mãos, primeiro você precisa cavar uma trincheira de tamanhos arbitrários. Deve passar de leste a oeste. As paredes da vala devem ser reforçadas por espaçadores de uma laje ou tábuas cortadas de ambos os lados (o lado da luz solar direta deve ser um pouco mais alto). Nos lados do entalhe é necessário semear sementes ou plantar mudas, e na tira no meio - espalhar o estrume fresco. Quando começar a se decompor, substâncias adicionais serão liberadas para alimentar as plantas e aquecer. Após a conclusão de todo o trabalho, as paredes externas devem ser cobertas com terra até o nível superior e apertadas com filme de polietileno ou cobertas com vidro.

O design simples da estufa embutida força você a escolher um local seco, bem iluminado e protegido dos ventos. Leve em conta as sombras que moldam os edifícios e as árvores que ficam lado a lado. A estufa terrestre parece um abrigo de filme comum do solo, no qual as sementes são semeadas ou mudas são plantadas. Para garantir o regime ótimo de temperatura, é necessário esticar o filme o mais próximo possível das mudas, mas ao mesmo tempo, de modo a não prejudicar o crescimento livre. Vários tipos de estufas terrestres podem ser distinguidos, que diferem apenas na forma de instalação, altura e características de desempenho.

Considere os principais:

  • Arqueado - o mais simples e barato no plano estrutural da estufa.A principal desvantagem de tal estrutura é que o filme de polietileno, seja ele qual for, não funciona muito rapidamente. Isto é devido ao seu frequente dobramento e desdobramento, porque em locais de sobreposição no quadro é constantemente formado protuberâncias. Portanto, para estas estufas obter os filmes mais baratos.
  • A estufa arqueada consiste em prateleiras, reforços e trilhos longitudinais. Os seus tamanhos escolhem-se considerando os tamanhos de arcos de um esqueleto e uma cobertura. Esse viveiro pode ter tamanhos diferentes, porque tudo depende do comprimento da cama.

  • Projeto de estufa de uma corrida, é usado principalmente para o cultivo de sementes de hortaliças de raízes, como cenouras, nabos e rabanetes. Esta estufa simples consiste em três paredes, localizadas ao longo do perímetro da cama e da cobertura do filme. A estufa é montada da seguinte maneira: primeiro, é colocada uma parede, localizada ao longo do leito. Uma borda de um filme de polietileno é presa à borda superior e nas laterais são colocados tocos de qualquer material improvisado, que são pressionados pelas extremidades livres restantes. Depois disso, paredes laterais curtas são montadas em toda a cama.No final, ao longo de todo o perímetro da estufa de um estágio, o solo é derramado.
  • Design de casa Gable-faced consiste em quadros emparelhados, desenhados por um filme ou quadros envidraçados conectados por dosséis. Para melhorar o isolamento térmico da estufa, as juntas entre as armações emparelhadas e o skate são cobertas com tiras de polietileno. Para facilitar o acesso ao interior, em vez de um dos quadros, defina o painel de abertura.
  • Estufa portátil, provavelmente, o mais conveniente em termos de design de instalação. As desvantagens podem ser atribuídas apenas ao fato de que, na forma desmontada, ocupa muito espaço de armazenamento gratuito. Construir estufas portáteis de fabricação própria não será difícil, especialmente se houver a oportunidade de construí-las a partir de materiais improvisados. É o suficiente para encontrar uma caixa, anexar um telhado a ela de qualquer forma conveniente e envolver seus quadros com filme plástico. Então, na área preparada (terra limpa e nivelada), as partes da caixa são colocadas, que são fixadas uma à outra com parafusos ou parafusos, após o que um telhado é instalado a partir de cima. Outra vantagem notável de uma estufa portátil é que você pode mudar sua localização a cada ano,observando todas as regras de rotação de culturas.

Voce sabe Na Islândia, o arranjo de estufas ocorre em gêiseres.

Tipos de materiais para a estufa

Como um material translúcido para cobrir estufas, é possível usar vidro e vários materiais poliméricos. Glass - material suficiente forte, estufas tão vidradas são usados ​​há anos, mas a principal desvantagem, devido a que não é frequentemente utilizado na criação de estufas é que ele ignora todo o espectro de luz solar, que é tão necessária para o cultivo de hortaliças. Como resultado, suas qualidades gustativas se deterioram, à medida que o conteúdo de vitamina C é reduzido. Além disso, o vidro é pesado e frágil o suficiente. Dos materiais do grupo polímero lamelar, o filme de polietileno foi mais amplamente utilizado, principalmente devido ao seu baixo preço. Além disso, é fácil de montar e passa a quantidade necessária de luz. Além disso, este material é facilmente removido de qualquer parte do quadro, se você precisar ventilar a estufa ou temperar as mudas. A principal desvantagem é de curta duração, que é devido à fraca resistência do material.

Outras vantagens do filme de polietileno incluem:

  • elasticidade;
  • resistência à geada;
  • alta resistência à água;
  • boa possibilidade de penetração de oxigênio e dióxido de carbono;
  • transmissão de todo o espectro da luz solar;
  • boa capacidade de dispersão de luz.

Filme de policloreto de vinila é dotado de todas as vantagens do filme de polietileno, além disso, tem uma vida útil mais longa, e das desvantagens, pode ser distinguido, exceto que a baixa permeabilidade dos raios ultravioleta (cerca de 20%). Mas, infelizmente, esse filme não ganhou popularidade. Os materiais de polietileno e policloreto de vinila, reforçados com fibra de vidro, atendem até 8 anos e têm uma capacidade de transmissão de luz de 75%. O material polimérico rígido mais comum é o policarbonato celular. Pode, talvez, ser chamado de meio dourado, porque tem todas as vantagens do filme de vidro e polietileno e é quase completamente desprovido de seus defeitos. A um preço o policarbonato celular é mais caro que um filme, mas mais barato e mais leve que o vidro. Ao mesmo tempo, é muito mais forte e, portanto, mais durável.

Vantagens do policarbonato celular:

  • alta produção de luz solar até 86%, que com o tempo pode cair para um máximo de 82%;
  • excelente capacidade de dispersão de luz, e isso elimina o aparecimento de queimaduras solares nas plantas;
  • o período operacional é de 20 anos;
  • alta resistência ao impacto do material;
  • excelentes qualidades de isolamento térmico;
  • boa resistência a más condições climáticas, mantendo todas as propriedades em temperaturas extremas de -40 ° C a + 120 ° C;
  • processo de instalação leve;
  • boa flexibilidade (a partir daí você pode fazer desenhos diferentes para o telhado).

Existem três tipos de material de cobertura de policarbonato: orçamento, padrão e premium. As folhas da classe orçamentária têm menor densidade, são mais finas e contêm maior quantidade de matérias-primas de segunda classe. Eles são mais baratos, mas o período de operação é menor. As folhas padrão têm uma espessura de 25 mm. Por um lado, eles são cobertos com um material protetor, protegendo o policarbonato dos efeitos nocivos do meio ambiente. É este policarbonato que tem todas as vantagens descritas acima. É fabricado de acordo com padrões internacionais de qualidade.A classe premium de policarbonato tem uma espessura de 4 a 30 mm e, ao contrário da classe padrão, o material protetor fica em ambos os lados.

Aqui, apenas a instalação da classe premium de policarbonato exigirá que você tenha certos conhecimentos e habilidades:

  • Os enrijecedores devem ser montados verticalmente para evitar o acúmulo de condensação;
  • Não dobre o policarbonato em um raio menor que o especificado pelo fabricante;
  • As extremidades dos painéis devem ser seladas antes da instalação;
  • Corte este material somente com uma serra com dentes pequenos ou uma faca de construção;
  • fixe parafusos auto-perfurantes de policarbonato com arruelas térmicas;
  • a construção de uma estufa feita pelas próprias mãos não implica a instalação de material de policarbonato a temperaturas inferiores a + 10 ° C;
  • instalação de policarbonato deve ser realizada apenas sobreposição. É estritamente proibido montá-lo.

Voce sabe "Crystal Palace", foi construído em Londres em XIV século. Nesta estufa grande por um longo período, muitos festivais e eventos de vários tipos foram realizados, incluindo as recepções da rainha.

Como fazer um viveiro: instruções passo a passo e as ferramentas necessárias

Para que os resultados da safra cultivada atendam às suas expectativas, é necessário pensar em onde colocar a estufa, que material usar durante a instalação e em qual plano operar, erguendo a estrutura. Todos esses problemas precisam ser resolvidos antes do início da construção.

Como fazer um viveiro de arcos?

Depois que o arco e o material da capa forem selecionados, você pode começar a fazer uma estufa com suas próprias mãos.

Montagem do quadro:

  1. Anexar os arcos com suportes para a base das prateleiras ou barras, ou prikopayte no chão.
  2. A distância entre os arcos não deve exceder um metro (idealmente - 80 cm). Caso contrário, a estabilidade da carcaça estará em risco.
  3. O topo do viveiro deve ser "amarrado" com reforço para dar o design de resistência. Você pode usar tubos de PVC do tamanho certo.

Importante! A estufa dos arcos é coberta com filme no comprimento total, de modo que no final alcança o solo. É necessário que o interior não tenha vento e não destrua completamente o viveiro.

Se você cobrir o quadro com filme de polietileno barato, então, de cada lado, ele pode ser pressionado no chão com materiais improvisados. Tipos mais caros de material de cobertura precisarão ser fixados com grampos especiais no chão ou na base dos arcos.

Como fazer uma estufa de madeira?

Estufas de madeira, que são feitas por mãos próprias por jardineiros amadores - são as mais convenientes para dominar os primeiros passos para o cultivo de plantas. Eles são dobráveis ​​para a conveniência de sua reutilização para o próximo ano. Fazer uma estufa de madeira com custos financeiros mínimos é muito mais fácil do que parece à primeira vista.

Estufa Portátil

Para fazer uma pequena estufa arqueada de um tipo portátil, até mesmo um jardineiro inexperiente poderá fazer o seu próprio. Pequenos tamanhos limitam os cuidados de valor integral das hortaliças, se estiver dentro dela, então você tem que cobrir metade da cobertura para irrigação, capina e outros trabalhos. O filme de estufa chega a um estado inadequado logo, então é melhor trabalhar um pouco mais e construir uma estufa na forma de uma caixa. Em tal estufa, as paredes, não só o telhado, também podem ser transparentes. Para fazer isso, você precisa coletar alguns quadros de madeira e juntá-los. Para facilitar o acesso, é melhor fazer um teto articulado nas dobradiças e equipar com um parafuso para que ele não abra a partir de fortes rajadas de vento.

Importante! Para que esse viveiro durar mais tempo, instale-o em uma base de tijolos improvisada. Se você usar barras, elas precisarão ser impregnadas com um composto especial que impeça a decomposição.

Estufa Estacionária

Estufas estacionárias para casas de campo, que são construídas com suas próprias mãos, requerem a fundação de uma base de capital. Pode ser construído a partir de tijolos antigos em argamassa de cimento, o que é uma opção mais econômica. Você também pode usar blocos de concreto prontos ou argamassas, expondo a fôrma. O próximo estágio é a amarração da estrutura. Ao longo do perímetro da fundação, coloque uma viga de madeira com seção transversal de 10x15 cm, que pode ser fixada de qualquer maneira: "rabo de andorinha", "meia-árvore", âncora ou revestimento mecânico.

Importante! Qualquer viveiro deve ser capaz de ventilar. Excelente para isso é a fixação articulada de quadros ou fácil remoção do material do abrigo.

Nas barras amarradas, há uma caixa de madeira, que consiste em prateleiras verticais e barras horizontais em intervalos de um metro no máximo. Se você organizar um revestimento de filme,em seguida, ele pode ser puxado sobre o quadro, preso nas lâminas extremas, ou criar módulos de molduras de janelas antigas com um filme em vez de vidro, que se combinam em uma única estrutura sólida. O telhado pode ser qualquer um, mas necessariamente com um declive, mesmo que mínimo, o que garantirá o fluxo de precipitação. Dentro da estufa, você pode cavar uma vala rasa no comprimento de toda a estrutura, que é preenchida com fertilizantes e, em seguida, polvilhada com uma poderosa camada de solo. Uma camada poderosa de solo protege as raízes profundas da planta contra queimaduras (uma altura de 30 cm será a ideal).

Voce sabe Nos países do norte, as estufas e os viveiros são frequentemente anexados às casas. Assim, é conveniente cuidar das plantas ao mesmo tempo e aquecer a casa.

Como fazer uma estufa de janelas antigas?

Para fazer uma pequena estufa de caixilharia antiga com suas próprias mãos, você precisará dos seguintes materiais:

  • caixilhos de janelas na quantidade que você precisa;
  • várias pranchas compridas, não troncos grossos ou barras;
  • tijolo velho ou concreto debaixo da fundação;
  • elementos de fixação, para conectar quadros uns com os outros.

Quando o material para construção de uma estufa é selecionado, é necessário determinar com maior precisão seu tamanho.Não existe o comprimento ótimo da estufa, pois dependerá do tamanho dos mesmos caixilhos das janelas e do seu número.

Importante! Não construa uma estufa muito grande, porque não será tão conveniente no plano operacional.

Antes de começar a montar a estrutura, verifique se todos os quadros são compatíveis com o mesmo tamanho. Ajuste as placas e vigas para os requisitos necessários e esfregue com mastique de betume ou óleo de motor usado. Ao longo do perímetro da estrutura futura, coloque os tijolos e coloque as barras sobre eles. De dentro para o bar, fixe as placas verticalmente com parafusos. A distância entre eles deve ser ligeiramente menor que a largura dos quadros. Do lado de fora, no lado de fora, prenda novas tábuas de modo que a borda superior da primeira coincida totalmente com as extremidades verticais. Depois, para as extremidades, você precisa anexar as vigas "casa". Essa forma é necessária, como já discutimos, para o escoamento normal de sedimentos. Na armação acabada, fixe as armações da janela, utilizando os mesmos parafusos auto-roscantes para isso.

Importante! Pelo menos uma das estruturas da estufa deve abrir, por um lado, deve ser colocada nas dobradiças e, por outro lado, presa com um parafuso.

Nós construímos uma estufa metálica

A estrutura da estufa, feita a partir de um tubo de perfil, é a estrutura mais durável e confiável de todos os tipos conhecidos de abrigos para o cultivo precoce de hortaliças, bagas e flores. Para construir uma estufa pequena ou grande a partir do perfil de metal, você precisa pegar um tubo bastante potente. Perfil idealmente ajustado 40x20 mm. Para conectar a estrutura horizontalmente, haverá tubos suficientes com uma seção transversal de 20x20 mm. Antes de adquirir materiais ocultos, para criar uma estrutura futura, é necessário planejar o desenho da futura estufa. Isso irá ajudá-lo em cálculos mais precisos da quantidade de material necessária. Também reduzirá significativamente o tempo e a perda de metal durante o corte. Em seguida, vamos dar uma olhada mais de perto em como fazer um mini-forno de metal com nossas próprias mãos com o mais simples telhado de duas águas.

Antes de mais nada, decida como a fundação de sua futura estufa parecerá construtiva. Aqui você pode escolher entre várias opções, começando com dormentes de madeira e terminando com pilhas de parafusos. Neste exemplo, vamos considerar uma pequena fundação monolítica, de 30 a 40 cm de profundidade, antes de despejar uma vala escavada, colocar a âncora para a fixação futura da tubulação ao longo de todo o perímetro.Assim que esses detalhes forem apertados, solde-os um tubo de perfil de 40x20 mm, que servirá como uma base confiável para a fixação de todos os quadros de quadros futuros de seu viveiro de metal. Para evitar distorções durante a montagem dos quadros, a coleta deve ser realizada em uma superfície plana e firme. Se houver um, então deve ser marcado o contorno do quadro futuro e cortar o tubo de perfil ao longo dele. Para simplificar o processo de montagem, não é necessário cortar o perfil em partes separadas, é melhor fazer pequenas incisões precisas com um búlgaro e depois dobrar gradualmente o tubo. Assim, você deve obter um quadro da forma desejada. Calcule com precisão os ângulos dos cortes para que as seções do tubo nas dobras sejam unidas de forma densa e precisa. Depois disso, cuidadosamente, solde todas as juntas. As construções, às quais devem ser abordadas com a máxima responsabilidade, são os quadros finais. Em um deles a porta de entrada será instalada e na outra janela.

Se você está planejando fazer uma mini estufa, a porta pode ser excluída. Instale esses elementos nas dobradiças diretamente no quadro quando ele ainda estiver no local da montagem, pois o peso adicional dificultará a instalação. O perfil de 40x20 mm tem uma rigidez bastante alta, portanto, quadros de quadros podem ser colocados em cada medidor. Entre eles, eles precisam estar conectados por segmentos de um perfil quadrado de 20x20 mm. Instale os elementos do quadro do quadro final. Para que não se desvie da posição vertical, deve ser fixado com dois ângulos do canto, soldados a um tubo de fundação horizontal. Os membros de suporte horizontais do perfil soldam 10 cm abaixo do ponto de curvatura do quadro. Isto é necessário para poder fixar o policarbonato o máximo possível em largura e comprimento.

Quando a soldagem da carcaça estiver completa, as chapas de policarbonato devem ser instaladas. Para o perfil cano são fixados com parafusos auto-atarraxantes 3,2 x 25 mm com arruelas de pressão ou elementos de fixação especiais para policarbonato. Todas as folhas são instaladas lado a lado. As extremidades das folhas devem ser protegidas com um selante de qualidade em uma base de silicone ou instalar um perfil de proteção especial de plástico. O comprimento da folha do telhado deve ultrapassar o perfil em 10 cm, formando assim uma rampa. Para a porta e janela, o policarbonato é fixado da mesma maneira que é para as paredes.Só você precisa escolher o tamanho apropriado para que não interfira na abertura da estufa.

Pin
Send
Share
Send