Abobrinha suculenta favorita: plantando sementes em campo aberto e em estufa (com foto e vídeo)

Pin
Send
Share
Send

Abobrinha, embora seja uma planta despretensiosa, mas para obter uma boa colheita, você ainda precisa escolher um local, preparar sementes e levar em conta as datas de plantio. Tendo se familiarizado com os principais estágios de cultivo dessa colheita de melão, até um jardineiro iniciante pode plantar e cultivar.

Escolhendo um local para plantar, preparar solo e canteiros

Para o cultivo de abobrinha, é necessário alocar uma área bem iluminada e aquecida pelo sol, uma vez que a cultura adora calor e luz. Além disso, é importante observar a rotação de culturas e não cultivá-la no mesmo local todos os anos. Este tipo de melão cresce bem em mariscos leves e chernozems com acidez neutra pH = 5,5-6,5. A preparação do solo para o plantio é melhor realizada no outono. Para isso, a terra é cavada até uma profundidade de 30 cm, deixando os torrões não quebrados. Para saturar o solo com nutrientes, 6-10 kg de esterco, húmus ou composto para escavação são aplicados por metro quadrado. Além dos orgânicos, também são adicionados fertilizantes minerais complexos (50-70 g por 1 m²).

Ao preparar um local para o plantio de abobrinha, o estrume é usado como material orgânico

Longe de sempre, a terra no local atende aos requisitos necessários. Solos pobres e ácidos não são adequados para o cultivo de abobrinha. Pântano, pantanoso e argiloso, que são caracterizados por alta umidade, também não são adequados. Se no local em que se planeja plantar a cultura, a terra é ácida, é necessária calagem. Para esse efeito, são adicionados 200-500 g de cal por 1 m². No entanto, deve-se ter em mente que é impossível usar esterco e cal ao mesmo tempo. Nesse caso, é melhor adicionar matéria orgânica na primavera.

Em geral, o solo pode ser fertilizado na primavera, mas é melhor adicionar nutrientes às plantações nas seguintes quantidades:

  • húmus ou composto 1-1,5 kg;
  • cinzas 150-200 g.

Na primavera, é realizado um afrouxamento da superfície dos leitos para reter a umidade, após o que 15-20 g de sulfato de amônio por 1 m² são feitos sob escavação a uma profundidade de 20 cm. Se o solo na área é arenoso ou arenoso, então a abobrinha pode ser plantada em uma superfície plana. No entanto, em solo argiloso e argiloso, as plantas podem simplesmente ficar na água. Portanto, as camas precisam ser feitas com cerca de 1 m de largura e elevadas a uma altura de 25 cm.

Na primavera, o solo é escavado até a profundidade da baioneta de uma pá e 15 a 20 g de sulfato de amônio são adicionados por 1 m²

Preparando sementes para plantio

Para que as sementes germinem mais rapidamente e as mudas sejam amigáveis, elas precisam estar adequadamente preparadas.

Teste de germinação

Primeiro você precisa preparar serragem de madeira, que é derramada preliminarmente várias vezes com água fervente com uma frequência de meia hora. Depois disso, eles são despejados em uma pequena caixa. As sementes são dispostas em fileiras em cima da serragem. Entre eles, deixe uma distância de 1 a 1,5 cm e entre linhas - de 2 a 3 cm. Depois, o material de plantio testado é polvilhado com serragem e forçado com as mãos. A caixa deve estar em uma sala com uma temperatura de + 23-27˚С. Após a emergência, o número de sementes germinadas é contado. Para a conveniência de calcular a porcentagem de germinação, é melhor plantar 10 sementes.

Para testar a germinação das sementes, elas são embrulhadas em gaze úmida e colocadas no calor para germinação

Imersão e Germinação

Para embeber as sementes, você precisa de um pequeno recipiente e um pedaço de gaze. As sementes são dispostas uniformemente em um pano úmido e cobertas com outra camada por cima. Em seguida, são vertidos com água a uma temperatura não superior a + 35 ° C, após o que colocam o recipiente em um local escuro. Durante a imersão, você precisa monitorar a condição da água e alterá-la periodicamente para fresca. O período de imersão não deve durar mais de 16 a 20 horas, o que é suficiente para amolecer a casca e inchar o material da semente.

A água deve ser substituída assim que sua cor mudar de transparente para marrom.

As sementes de abobrinha podem ser embebidas não em água comum, mas em soluções especiais que ajudarão a melhorar o crescimento e estimular o rendimento. Os nutrientes e estimulantes do crescimento devem ser diluídos em água morna a uma temperatura de cerca de + 25 ° C. Para germinação, você pode usar uma das seguintes soluções:

  • em 1 litro de água dissolva 1 colher de chá. nitrofoski ou nitroammofoski;
  • diluir o permanganato de potássio em água morna para obter uma solução cor-de-rosa e adicionar meio comprimido de qualquer oligoelemento;
  • em 1 litro de água diluir 1 colher de chá. financia Kristalin ou Rost-1;
  • em 1 litro de água morna, adicione 1 colher de sopa. eu cinzas de madeira.

Para melhorar a germinação das sementes, é embebido em estimulantes do crescimento.

A germinação é realizada de maneira semelhante à imersão: as sementes na gaze são colocadas em um recipiente e preenchidas com uma pequena quantidade de solução nutritiva, de modo que o líquido cubra apenas o tecido. Nesse estado, as sementes devem ser mantidas por 3-4 dias antes do aparecimento dos brotos.

Plantando sementes em campo aberto

Abobrinha, como qualquer outra cultura, deve ser plantada no tempo previsto para isso e de acordo com um determinado padrão.

Tempo de pouso

Você pode começar a plantar quando o solo aquecer até + 12 ° C. Se a terra não estiver quente o suficiente, as sementes não germinarão, apodrecerão e morrerão. Nesse caso, aguarde condições mais adequadas. Em geral, o plantio com sementes germinadas é realizado na segunda quinzena de maio. Se o tempo permitir que você faça isso antes, é melhor usar sementes secas.

Padrão de aterrissagem

Para o desenvolvimento de abobrinha exigirá muito espaço. Portanto, ao plantar, é melhor aderir ao seguinte esquema: entre fileiras de 70 cm, entre plantas em uma fileira de 50 cm.Se você observar a experiência de alguns jardineiros, a abobrinha pode ser plantada de uma maneira ligeiramente diferente: 4-5 sementes são colocadas em um buraco, uma lacuna de 30 é feita entre os buracos em uma fileira -40 cm, entre fileiras de 70 a 100 cm À medida que as plantas se desenvolvem, formam-se plantações espessadas que, durante o verão, o calor permite que a umidade permaneça no solo.

O plantio de abobrinha em campo aberto é realizado de acordo com o esquema, que fornece o melhor acesso de nutrientes e luz às plantas

Como plantar sementes

Quando chegar a hora, as sementes são preparadas, você pode começar a plantar, para as quais elas executam as seguintes etapas:

  1. Eles cavam buracos na cama com 3-5 cm de profundidade em solos pesados ​​e 5-7 cm em solos arenosos.

    Sob a abobrinha, faça buracos de 3 a 5 cm de profundidade e derrame com água

  2. Poços de plantio derramados com água de 1-1,5 litros cada.
  3. Depois que a água é absorvida, 2-3 sementes são colocadas achatadas em cada buraco, polvilhadas com terra e levemente compactadas.

    Depois de absorver a água, 2-3 sementes são colocadas em cada poço, polvilhadas com terra e levemente compactadas

  4. As plantações são cobertas com turfa, húmus ou simplesmente solo seco.

    Para preservar a umidade e impedir o crescimento de ervas daninhas, os canteiros após o plantio das sementes são cobertos com solo seco, húmus, palha, turfa

Não negligencie uma técnica agrícola como a cobertura morta, pois após a rega ou a precipitação, uma crosta se forma na superfície da terra, o que impede que as mudas se quebrem.

Vídeo: plantando sementes de abobrinha em campo aberto

Como plantar abobrinha em uma estufa

Na maioria dos casos, a colheita de melão em questão é cultivada em campo aberto. No entanto, em condições de estufa, também oferece uma boa colheita, permitindo coletar cerca de 30 abobrinhas a partir de 1 m². Apesar de uma técnica agrícola semelhante, o plantio em recinto fechado tem alguns recursos que vale a pena considerar.

Modo de temperatura

Em uma estufa para o cultivo de abobrinha, você precisa criar uma temperatura bastante alta: durante o dia + 23 ° C, à noite não inferior a + 14 ° C. A terra também deve estar quente o suficiente - + 20-25˚С.

Preparação do solo

Antes de plantar abobrinha em condições de estufa, você precisa cuidar da fertilização do solo. Para isso, são feitos cerca de 10 kg de estrume apodrecido para escavação em 1 m². Como no caso de campo aberto, é melhor fazer a preparação da terra no outono. Os minerais são usados ​​ao plantar plantas. Para isso, são adicionados 30 a 40 g de nitrofoska a um buraco de aterrissagem, misturando-o com o solo.

O solo da estufa é fertilizado com substâncias orgânicas e minerais

Tempo de pouso

Em uma estufa, a abobrinha pode ser cultivada quase o ano todo, mas é melhor adiar o plantio no final do período de inverno ou no início da primavera, pois a colheita de outono deste vegetal tem uma boa qualidade de conservação e pode ser armazenada por 2-4 meses. Dada a experiência de muitos jardineiros, é importante notar que o momento de plantar esse tipo de melão em solo fechado depende diretamente da região de cultivo:

  • nos subúrbios - 5 a 10 de maio;
  • na Sibéria - 15 a 20 de maio;
  • no território de Krasnodar - 10 a 15 de abril.

Cultivo e plantio de mudas

Em campo aberto, essa colheita de melão pode ser cultivada tanto pela semeadura direta de sementes quanto de mudas. Em casa de vegetação, o cultivo através de mudas é mais eficaz. É aconselhável cultivar mudas em recipientes separados, o que com o transplante subsequente na estufa reduzirá a probabilidade de doenças. Para o plantio de sementes, a terra pode ser retirada da estufa e comprada pronta para o melão. Os tanques de plantio enchem com a mistura do solo e hidratam bem. As sementes são preparadas da mesma maneira que em campo aberto.

Para o cultivo de mudas de abobrinha, elas são plantadas em recipientes ou cassetes adequados

No solo, faça pequenos recuos de 1,5 cm, coloque as sementes e polvilhe com o solo. Em seguida, cubra o plantio com vidro ou filme. O surgimento de mudas deve ser esperado em 3-5 dias, para os quais é necessário garantir um regime de temperatura de + 26-28 ° C. Na fase 3-4 dessas folhas, as plantas são transplantadas para a estufa. O processo de plantio de mudas é bastante simples e se resume às seguintes etapas:

  1. Nos canteiros de estufas, faça buracos do tamanho de um coma de terra.

    Em canteiros de estufas, faça buracos do tamanho de um coma de terra

  2. As mudas são removidas dos recipientes de plantio e colocadas no buraco de plantio pelo método de transbordo.

    Ao plantar mudas de abobrinha em uma estufa, as plantas são removidas do tanque de plantio e colocadas no buraco (por exemplo, mudas de pepino)

  3. Polvilhe as mudas com o solo e a água.

    Após o plantio de mudas de abobrinha, os canteiros são plantados e regados

O abobrinha é plantado em fileiras na estufa, com uma distância entre as plantas de 0,4-0,8 m, e no espaçamento de 0,8 a 1,5 m, o que depende da variedade específica.

Como plantar abobrinha

Essa variedade de melão pode ser cultivada não apenas da maneira usual para todos. Também existem opções de cultivo não padronizadas para abobrinha, ideais para pequenas áreas.

Em sacos ou barris

Cultivar abobrinha em sacos não é um procedimento complicado. Para estes fins, são adequados sacos de polipropileno ou polietileno com um volume de cerca de 120 litros. Adubo, serragem, resíduos orgânicos são depositados no fundo e depois polvilhados com terra. Vários furos são feitos no fundo da bolsa para evitar estagnação da água. O plantio de abobrinha produz sementes e mudas e depois rega. Se o tempo frio for previsto, as plantas são cobertas com garrafas de plástico, tendo previamente cortado o fundo. Com este método de plantio, a colheita não requer cuidados especiais e a introdução de nutrientes.

Para o cultivo de abobrinha em sacos, são utilizados produtos de polipropileno ou polietileno com um volume de cerca de 120 l

Da mesma forma, a abobrinha pode ser cultivada em barris com um volume de 150-200 litros. Um tubo com um diâmetro de cerca de 30 cm com pequenos orifícios é instalado no centro do tanque através do qual a rega será realizada. O fundo do barril é coberto com uma camada de cones para drenagem. Depois disso, estenda camadas de húmus, feno, uma mistura de turfa e serragem e, em seguida, uma camada de solo na qual as sementes serão plantadas.

O plantio de sementes ou mudas é realizado nos dois lados do tubo.

Vídeo: cultivo de abobrinha em um barril

Na gaveta

A abobrinha pode ser plantada em uma caixa de madeira com cerca de 1 m de altura, envolvendo-a nas laterais com um filme, o que impedirá o apodrecimento das tábuas. Em seguida, a caixa deve ser preenchida com restos de plantas, pequenos galhos, serragem e esterco. O restante do processo de pouso é semelhante ao método anterior.

Para cultivar abobrinha em uma caixa, é necessário encher a estrutura com resíduos de plantas, pequenos galhos, serragem e estrume

Nas camas

Esta opção é mais adequada para o cultivo de abobrinha em solos argilosos, pantanosos ou ácidos. O método, de fato, é uma cama elevada. Para fazer isso, monte uma caixa de madeira, cujo comprimento depende apenas dos seus desejos, e a largura não seja superior a 0,7 m. Após a preparação do quadro, ele é preenchido com terra turfa com composto, o húmus é adicionado à taxa de 1 balde por 1,5 m de construção. A maior parte da caixa (cerca de 60%) é preenchida com vários resíduos orgânicos. Quando o solo estiver preparado, faça furos com uma profundidade de 20 cm, com uma distância entre si de pelo menos 80 cm, e os caroços são derramados com água morna antes de plantar as sementes. Depois de depositar as sementes, o solo é coberto com serragem ou folhas, o que impede o crescimento de ervas daninhas e retém a umidade. Com este método de cultivo de abobrinha, a melhor opção para regar será o gotejamento.

Nas camas quentes

A tecnologia agrícola de camas quentes é semelhante ao cultivo em caixas. A diferença entre esse método é que a quantidade de matéria orgânica deve ser grande e o nível dos leitos não precisa ser elevado acima do solo. Para preparar o local de pouso, eles cavam uma vala de 50 cm de profundidade e a enchem com produtos orgânicos ásperos, que apodrecem por um longo tempo (galhos, resíduos de madeira, palha, juncos, etc.). Cada camada é derramada com água e, durante a estação, eles prestam mais atenção à irrigação do que nas camas comuns.

Como resultado, deve-se obter uma camada solta, com uma altura de cerca de 40-45 cm, sobre a qual é derramado composto, que é derramado com infusão de urtiga e coberto com terra. No leito preparado, plantou sementes ou mudas de abobrinha. Como resultado da liberação de uma grande quantidade de calor no solo, a colheita pode ser obtida mais rapidamente do que com os métodos convencionais de plantio. No entanto, devido à complexidade, essa opção não é adequada para todos os jardineiros.

Para organizar camas quentes sob abobrinha, é feita uma caixa de madeira, que é preenchida com matéria orgânica, coberta com terra e, em seguida, são plantadas sementes

Composto verde

Nesse método, para o plantio de abobrinha, é usada matéria orgânica parcialmente decomposta, que na primavera é transferida para o futuro jardim. Uma camada de composto imaturo é derramada com uma altura de 10 a 15 cm, e os furos são densamente compactados sob o patamar. Meio balde de água morna é derramado em cada buraco, e no dia seguinte, pela manhã, cabaças de vegetais são plantadas sob garrafas plásticas cortadas. Para evitar asfixia nas mudas, as tampas dos frascos devem ser desaparafusadas. Após o plantio, todo o jardim, com exceção dos caroços, é coberto com palha, por exemplo. A rega pode ser tradicional ou por gotejamento.

Vídeo: abobrinha em uma pilha de compostagem

Sob o filme

A opção de plantar abobrinha sob um filme preto é perfeita para agricultores nas regiões sul, com a possibilidade de irrigação por gotejamento, bem como em regiões com alta umidade, por exemplo, no Noroeste. No futuro, muitos resíduos de plantas (lascas de madeira, ervas daninhas, etc.) são derramados no futuro leito a partir do outono, após o qual um monte de cascas de ovos picadas é polvilhado com ele e derramado com a solução de Fitosporin-M. Antes do início do inverno, a cama é coberta com polietileno.

Na primavera, os furos são feitos transversalmente no filme, os futuros furos são derramados com água morna (1 balde cada). Depois de realizar o desembarque de abobrinha. Com esse método, a cultura não precisa de rega (no noroeste), cobertura e capina.Ao cultivar essa variedade de melão no sul do país, será necessário adicionar palha para reduzir o aquecimento do filme.

Ao cultivar abobrinha sob um filme, é recomendável organizar a irrigação por gotejamento, e nas regiões sul polvilhe o material de cobertura com palha (abóbora na foto)

O que pode e não pode ser plantado ao lado de abobrinha

Quando se trata de cultivar abobrinha, os jardineiros imaginam imediatamente que muita terra é necessária para essa colheita. Portanto, em pequenos jardins, o plantio conjunto será muito bem-vindo. O melão em questão, na verdade, exige muito espaço, mas o arbusto cresce apenas no meio do verão. Os agricultores com experiência sabem que a medula vegetal na primeira metade do verão pode ser usada para outras culturas, caracterizadas por maturidade precoce. Considere plantas vizinhas que podem se dar bem ao lado de abobrinha:

  • para economizar espaço, você pode plantar abobrinha ao lado de alho ou cebola no inverno;
  • antes que o melão entre em vigor, você pode ter tempo para colher uma colher de endro, rabanete, alface, salsa;
  • ao lado da abobrinha, você pode plantar ervilhas ou feijões, que sobem na treliça e não interferem no crescimento e desenvolvimento da cultura em questão;
  • nas camas adjacentes com abobrinha, você pode plantar nabos, rabanetes, beterrabas, cebolas;
  • bons vizinhos são colheitas altas: milho e girassol, que servirão de proteção para o melão do vento;
  • rabanete preto é um excelente vizinho para abobrinha, porque repele ácaros com sua volátil;
  • Calêndula e chagas serão decoração e proteção para camas de squash.

Ao planejar um local para o plantio de abobrinha, é necessário levar em consideração as plantas vizinhas (na foto repolho e abobrinha)

No entanto, existem plantas que devem ser plantadas longe da abobrinha:

  • pepinos plantados nas proximidades parecem deprimente;
  • não deve ser plantado próximo a abóbora e abóbora, porque, devido às possíveis polinizações, os híbridos crescerão pouco saborosos.

Tudo isso indica a necessidade de um planejamento preliminar do local para que as plantações do jardim não interfiram entre si.

O abobrinha pode ser cultivado com sucesso tanto em campo aberto quanto em casa de vegetação. Neste último caso, a colheita pode ser obtida muito antes. Se o seu site não tiver tamanhos grandes, você poderá recorrer a métodos não padronizados de plantio e ao cultivo subsequente dessa cabaça.

Pin
Send
Share
Send