Tudo sobre poda de macieiras

Pin
Send
Share
Send

Ao contrário de outras árvores frutíferas, a macieira precisa de uma formação obrigatória de copas e poda regular. Sem essa etapa necessária, não se pode contar com a produção e a qualidade dos frutos declarados pela variedade. O jardineiro deve entender claramente - como e por que essa ou aquela poda é realizada, como realizá-la corretamente.

Datas de poda de macieira

É impossível fornecer termos exatos do calendário para a poda de uma macieira - eles dependem do tipo de poda e da região de cultivo. A regra básica que determina a possibilidade de poda é que essa operação só pode ser realizada quando a árvore está em repouso. E isso significa que, durante a poda da primavera, é realizada antes do início do fluxo de seiva, ou seja, antes dos rins incharem. Não faça isso muito cedo - geralmente retornam geadas abaixo de -15 ° C, levando à doença das árvores com citosporose. Mas também é indesejável chegar atrasado - com o início do fluxo ativo de seiva, as feridas cicatrizarão pouco e por muito tempo, o que leva a um sangramento profuso da gengiva, a mesma citosporose e enfraquecimento da macieira. Deve-se notar imediatamente que a maioria dos tipos de poda é realizada precisamente na primavera. A poda do outono deve ser realizada após o final da estação de crescimento. Além disso, as datas do início da primavera são adequadas para todas as regiões e outono - apenas para áreas com invernos quentes. No verão, é permitido remover ou encurtar apenas galhos finos com um diâmetro não superior a 5-8 mm.

Os principais tipos de cultivo

Dependendo das metas definidas e das tarefas a serem resolvidas, o corte é dividido em vários tipos. Isso é feito para a conveniência de entender quais ramos precisam ser cortados ou encurtados.

Poda formativa de macieiras em diferentes padrões

A formação da copa é uma etapa obrigatória no cuidado da macieira, realizada nos primeiros anos após o plantio. Se você pular esse estágio, a chamada coroa de crescimento livre se formará, o que tem várias desvantagens:

  • A coroa fica muito espessa, seu volume interno é pouco iluminado e ventilado. Isso se torna um fator favorável ao desenvolvimento de várias doenças e à população da árvore com colônias de pragas.
  • O crescimento descontrolado de uma árvore leva ao seu tamanho grande, o que causa dificuldades em cuidar dela e a perda de parte da colheita.
  • Os ramos esqueléticos geralmente saem da subordinação ao condutor central, o que leva à formação de garfos. Como resultado, a coroa se torna frágil, alguns galhos podem se romper com o peso da colheita.
  • Existem casos freqüentes de formação de dois a três troncos quase equivalentes, o que também não é correto.

    Uma macieira de crescimento livre tem uma coroa espessa com galhos que crescem aleatoriamente

Atualmente, são conhecidas algumas formações diferentes da copa da macieira. Considere o mais usado.

Coroa de camada esparsa

A mais antiga das formações. É um clássico, usado principalmente para árvores altas. Essa formação envolve a criação de duas a três camadas de ramos esqueléticos dentro de quatro a seis anos após o plantio de uma muda. Na formação de cada camada é de 1-2 anos. A altura do caule é fixada no nível de 40 a 60 centímetros.

A haste é uma parte do tronco do pescoço da raiz até a base do ramo esquelético inferior.

O número de ramos esqueléticos em cada camada pode ser de um a três; eles devem ser posicionados de forma que sejam direcionados em direções diferentes e não interfiram entre si. Se a coroa não estiver cheia o suficiente, em alguns ramos esqueléticos deixe um ou dois ramos da segunda ordem.

A formação esparsa da coroa é usada para variedades altas de macieiras

Copa coroa

Recentemente, o formato da coroa em forma de tigela tornou-se muito popular para muitas árvores frutíferas de baixo e médio crescimento. Este formulário fornece:

  • Controle de altura da árvore.
  • Iluminação ideal de todo o volume da coroa.
  • Boa ventilação.
  • Conveniência no cuidado e colheita das árvores.

Existem dois tipos de tigelas:

  • Uma tigela simples - os galhos da coroa estão no mesmo nível.
  • Tigela reforçada - os galhos estão localizados a alguma distância um do outro.

    A forma de coroa em forma de tigela é popular para variedades de maçã de baixa e média altura

A segunda opção é preferível, pois nesse caso os galhos podem suportar uma grande carga. Para dar à macieira uma forma de copo ao plantar uma muda, corte-a a uma altura de 60 a 80 centímetros. Após um ou dois anos, 3-4 dos galhos mais fortes são selecionados dentre os galhos que aparecem, localizados a uma distância de 10 a 15 centímetros um do outro (no caso da formação de uma tigela reforçada) e crescendo em direções diferentes. Estes são futuros ramos esqueléticos. Eles são cortados em 40-50% e todos os outros ramos são completamente removidos. Tal poda provoca aumento da formação de brotos laterais e topos, levando ao espessamento da coroa. Portanto, no futuro, é necessário realizar cortes regulatórios anualmente e garantir que os ramos esqueléticos permaneçam iguais, ou seja, tenham o mesmo comprimento. É impossível permitir uma situação em que um dos ramos domine e assuma o papel de condutor central - sua presença é excluída com essa formação.

A coroa da macieira em forma de tigela é bem iluminada e ventilada

Formação do eixo da árvore de maçã

A formação de copas em forma de fuso se espalhou em jardins intensivos. É usado principalmente para plantas em porta-enxertos anões e semi-anões. Geralmente eles formam um eixo com uma altura de 40 a 50 centímetros, uma altura de árvore entre 2,5 e 3,5 metros e um diâmetro de coroa de 3,5 a 4 metros. Para fazer isso:

  1. Ao plantar uma muda, brotos e galhos são removidos na altura necessária do caule.
  2. O condutor central é cortado a uma altura de 80 centímetros no caso de uma muda anual. Durante dois anos, essa altura será de 100 a 120 centímetros.
  3. Um ano após o plantio, deixe de 5 a 7 ramos da camada inferior e amarre-os ao nível horizontal para limitar o crescimento. Os brotos em excesso são removidos.
  4. Nos próximos 3-4 anos, várias outras camadas de galhos são formadas da mesma forma, cortando os topos e brotos que engrossam a coroa. Depois que a árvore atinge a altura necessária, o condutor central pode ser cortado.

    A formação de copas em forma de eixo é mais comum em jardins intensivos

  5. No futuro, o nível inferior consistirá em ramos permanentes do tipo esquelético e os níveis superiores de ramos de frutificação de três a quatro anos de idade, substituídos periodicamente durante a poda rejuvenescedora.

Super spindle

Esse método difere do anterior em um diâmetro menor da coroa (0,8-1,2 metros), necessário para aterrissagens compactadas. Os princípios de formação são os mesmos descritos acima, apenas o condutor central não deve ser cortado, pois isso provoca aumento do crescimento dos ramos laterais. E também frequentemente formadas dessa maneira, as macieiras exigem que ligas ou estacas sejam usadas.

As macieiras formadas pelo tipo de super-eixo requerem liga para uma estaca ou treliça

Formação de macieiras em uma treliça

Ao realizar o cultivo intensivo de macieiras, a treliça era cada vez mais usada. Para esses fins, vários tipos de formações de coroas podem ser usados:

  • eixo plano;
  • super fuso;
  • vários tipos de palmettes;
  • formação de leques;
  • todos os tipos de cordões e outros.

O que os une é que as copas das árvores estão localizadas em um plano. Ao mesmo tempo, é alcançado o uso mais eficiente das áreas, facilidade de manutenção e colheita. Todos os galhos da treliça são bem ventilados e recebem uma quantidade suficiente de luz. Na jardinagem em casa, esse método permite cultivar macieiras e outras plantas, colocando as coroas nas paredes do edifício ou cercas, o que cria oportunidades adicionais para a decoração do local.

Galeria de fotos: opções de formação de macieiras para o cultivo de treliça

Formação de macieira chorosa

Este formulário é usado com mais frequência para fins decorativos para decorar o site. Existem duas maneiras principais de criá-lo. No primeiro caso, uma muda de uma variedade de choro é simplesmente plantada ou um caule dessa variedade é enxertado em um estoque de anão. Essas variedades incluem macieiras criadas no Instituto de Pesquisa Científica de Frutas e Nutrição do Ural do Sul (Instituto de Pesquisa para Horticultura e Batata), com base na antiga variedade alemã Eliza Ratke (também conhecida como choro de Vydubetskaya):

  • Milagroso;
  • Jung;
  • Aterrado;
  • Bratchud (irmão do maravilhoso).

    Macieira chorona Bratchud - variedade resistente ao inverno do período de maturação no inverno médio

Essas macieiras, além das qualidades decorativas, aumentaram a resistência do inverno e podem suportar geadas de até -40 ° C. Além deles, também existem variedades puramente decorativas de macieiras que choram com frutos não comestíveis.

Mas como nem sempre é possível obter uma muda ou caule de uma macieira, você pode seguir o segundo caminho - aplicar o método de vacinação reversa. Ao mesmo tempo, uma macieira com um caule de cerca de dois metros de altura é cultivada e, nesse nível, 3-4 enxertos são enxertados usando o método de “incisão lateral”, colocando-os com os rins para baixo. Os rebentos que aparecem após a vacinação são amarrados na posição necessária e, um ano depois, são cortados em 3-4 rins para obter uma coroa densa. Essa poda é repetida anualmente por três a quatro anos até que a coroa esteja totalmente formada. No futuro, você precisará afinar regularmente a coroa e remover as partes superiores.

Para criar uma forma de coroa chorosa, enxertos de 3-4 estacas com brotos apontando para baixo são enxertados na haste da incisão lateral

Vídeo: revisão da macieira

Forma de flange

Em um clima severo, para cultivar uma macieira, é necessário formar sua coroa na forma de uma stlan. Isso é feito para que seja possível cobrir completamente a árvore durante o inverno com neve ou algum tipo de material de cobertura. A formação das árvores começa a partir do momento do plantio. É melhor escolher variedades com uma coroa rasteira natural, por exemplo, Melba ou Borovinka, mas você também pode usar outras.

Dado que a altura da árvore não deve exceder 45 a 50 centímetros, seu caule não será superior a 15 a 20 centímetros. 2-4 ramos esqueléticos são formados acima do caule, localizados por uma cruz ou crista. A partir do momento em que os ramos são formados e por um longo período, eles são constantemente presos ao chão. E também os ramos da segunda ordem também são fixados. Outros brotos têm a oportunidade de crescer livremente.

No processo de criação de uma formação stlan de uma macieira, galhos esqueléticos e brotos de segunda ordem são fixados no chão

Às vezes, com essa formação, duas camadas de ramos esqueléticos localizadas uma acima da outra são criadas. Mas, como a prática demonstrou, esse método tem duas desvantagens significativas:

  • O nível inferior está na sombra do superior, o que leva a uma ventilação insuficiente, e isso, por sua vez, cria condições favoráveis ​​para o desenvolvimento de doenças.
  • A camada superior é muito alta e pode congelar no caso de um inverno frio sem neve.

Vídeo: Visão geral da macieira stane

Formulário de carimbo

Talvez todas as formações listadas possam ser atribuídas ao padrão. Afinal, até a macieira estanhada tem um pequeno tronco. Mas às vezes isso é chamado de formação da macieira, na qual a altura do caule é de pelo menos 1,5 a 2 metros. Seria correto chamá-lo de alto padrão. Isso geralmente é feito com uma finalidade decorativa, fornecendo no futuro as formas esféricas, elipsoidais, prismáticas e outras da coroa. Para fazer isso, aumente os furos da altura necessária. É melhor se eles usarem ações de forte crescimento, por exemplo:

  • Bittenfelder;
  • Aniversário de Graham;
  • A2;
  • M11 e outros.

Um ano após o plantio, as mudas jovens são cortadas em 15 a 20%. A uma distância de 10 centímetros do corte, todos os rins ficam cegos, deixando um localizado acima do local da vacinação. Um ano depois, quando um novo rebento aparece do rim, ele é amarrado verticalmente ao cânhamo esquerdo com um bast ou outro material elástico. A partir desta sessão, um padrão será formado. Depois que o broto “lembra” sua posição correta, o toco é cortado com uma faca afiada. Posteriormente, os ramos laterais são cortados até que a altura do caule atinja o desejado. É claro que quanto maior a altura necessária, mais demorará o processo. Depois de atingir a altura desejada, a sessão é cortada a uma altura de 10 a 15 centímetros acima dela e todos os galhos desse segmento são encurtados.

O processo de criação de uma haste alta pode levar de 3 a 4 anos

Em seguida, você pode prosseguir para a formação da coroa. E também não se esqueça de cortar regularmente os brotos que surgem no caule e nas raízes durante todo o período.

Uma formação de alto carimbo é dada às macieiras para fins decorativos

Forma de Bush

Essa formação, juntamente com a estrofe, é frequentemente usada em condições climáticas adversas. Parece um formato de xícara, mas tem apenas um caule inferior e um número maior de ramos esqueléticos. Uma forma espessa é criada assim:

  1. Nos primeiros um ou dois anos após o plantio, um shtamb baixo (10-15 centímetros) é criado.
  2. Imediatamente acima dele, ramos esqueléticos de primeira ordem são formados. No primeiro estágio, pode haver muitos deles - isso é bom, pois eles melhoram as condições gerais da árvore e contribuem para o desenvolvimento do sistema radicular. Apenas os galhos com ângulos de descarga inferiores a 45 ° e superiores a 80 ° são removidos nesta fase.
  3. Uma vantagem no crescimento é fornecida pelo condutor central, combinando os ramos esqueléticos, encurtando-os.
  4. Depois que a árvore é forte o suficiente, elas começam a afinar a copa, cortando brotos extras que engrossam o volume interno.
  5. Em seguida, é realizada a poda anual, subordinando os ramos mais finos aos mais grossos. Se você deseja corrigir a direção do crescimento dos galhos, os caídos são cortados no rim superior e os verticais na parte inferior ou lateral.
  6. Depois que a formação é concluída (geralmente isso acontece por 5 a 6 anos), o condutor central é cortado acima da base do ramo esquelético superior.

    A copa espessa da macieira é frequentemente usada em regiões com condições climáticas severas.

Vídeo: uma maneira interessante de formar uma macieira tocando a casca

Ajustar corte

A regulação é chamada de recorte, cujo objetivo é ajustar o preenchimento do volume interno da coroa para criar condições ideais de ventilação e iluminação. Se necessário, é realizado no início da primavera em combinação com outros tipos de sucatas. Ao mesmo tempo, os galhos que crescem dentro da coroa são cortados verticalmente para cima (para cima) ou para baixo, bem como se cruzam. Ao executar esse estágio, observe um senso de proporção e não remova muitos galhos. Deve-se lembrar que, como regra, existem muitos galhos de frutas e a poda excessiva levará à perda de parte da colheita.

A regulação é chamada de recorte, cujo objetivo é ajustar o enchimento do volume interno da coroa para criar condições ideais de ventilação e luz

Sanitária

A poda sanitária é realizada principalmente no final do outono. Quando é realizada, os galhos secos, doentes e danificados são removidos. Removendo partes dos galhos, eles são cortados em madeira saudável. Se necessário, a poda sanitária é repetida na primavera nesses casos, quando no inverno alguns galhos são quebrados pelo vento ou pelo peso da neve.

Apoio

Para manter a frutificação em um nível constantemente alto, é realizada a poda de suporte. Também é realizada na primavera e, em seu processo, há uma substituição faseada dos ramos prolíficos da coroa com mais de três a quatro anos pelos ramos mais jovens. Os galhos estão sujeitos a remoção, cujo crescimento diminuiu para 10-15 centímetros. Nesse caso, a dizimação da coroa é parcialmente realizada. Às vezes, no início do verão, quando há um crescimento ativo de brotos jovens, eles são encurtados em 5 a 10 centímetros (essa técnica é chamada de perseguição), o que leva à formação de ramos adicionais de incrustação lateral sobre eles. Posteriormente, formações de frutas se formam nesses galhos, que é a postura da colheita pelos próximos 2-3 anos.

No ramo de frutificação deve haver formações de frutas

Anti-envelhecimento

Pelo nome, fica claro que esse estágio é realizado para uma árvore antiga, a fim de restaurar o nível de frutificação e prolongar a vida útil da árvore. Até certo ponto, a poda antienvelhecimento é realizada com um intervalo de 4-5 anos a partir dos dez anos de idade. A ocorrência da necessidade de rejuvenescimento é determinada pelos seguintes sinais:

  • Os rendimentos diminuíram e os frutos foram cortados.
  • Flores e frutos são formados apenas nas extremidades dos galhos e no topo de uma árvore.
  • Baixo nível de formação de brotos e os brotos jovens formados são muito curtos (não mais que 10-15 cm).
  • A árvore é alta demais com uma copa densa.

Para rejuvenescer:

  • Os velhos ramos esqueléticos e semi-esqueléticos são removidos ou muito encurtados.
  • Reduza a altura da coroa encurtando o tronco.
  • Afine o volume interno da coroa cortando os ramos que se cruzam e outros que interferem.

Se a árvore for negligenciada demais, a quantidade planejada de trabalho será distribuída por 2-3 anos, para que seja mais fácil para a árvore passar pela operação.

Regras e técnicas para aparar

Ao realizar poda de macieiras, deve seguir algumas regras. Eles são simples e consistem no seguinte:

  • O corte deve ser feito regularmente.
  • A ferramenta de corte (tesouras de podar, trituradores, serras de jardim, facas de jardim) deve ser afiada com nitidez.
  • É aconselhável higienizar a ferramenta antes de iniciar o trabalho. Para fazer isso, você pode aplicar:
    • Solução a 3% de sulfato de cobre;
    • Solução de peróxido de hidrogênio a 3%;
    • álcool etc.
  • Os galhos inteiros são cortados com uma técnica de "anel". Não é permitido deixar tocos, pois após a secagem eles se tornam um refúgio para fungos e pragas.
  • Galhos grossos devem ser cortados em várias etapas para evitar romper o tronco e danificar os galhos vizinhos.
  • Após a poda, todas as seções com diâmetro superior a 10 mm devem ser protegidas com uma camada de verniz de jardim.

Guarnição do anel

Cada ramo possui um anel cambial na base. Pode ser pronunciado ou completamente ausente. No primeiro caso, a fatia é realizada precisamente ao longo deste anel.

Ao podar um galho, você não pode deixar um toco ou cortar muito fundo no galho doador

No segundo, o ramo é cortado ao longo da bissetriz do ângulo entre o eixo do tronco (ramo pai) e a linha condicional perpendicular ao eixo do ramo cortado.

Na ausência de um anel pronunciado na base do ramo a ser removido, é feito um corte ao longo da bissetriz do ângulo entre a perpendicular ao seu eixo e o eixo do tronco (ramo pai)

No rim

No caso de encurtar a sessão, o corte é feito "no rim". Dependendo da sua localização, a fatia pode ser:

  • no rim interno;
  • no rim externo;
  • no rim lateral.

Depende de onde o tiro será direcionado, que posteriormente cresce a partir do rim esquerdo. Assim, é possível aumentar ou diminuir o diâmetro da coroa, dependendo da necessidade.

Cortando os brotos no rim, você pode aumentar ou diminuir o diâmetro da coroa, dependendo da necessidade

Ao realizar esta fatia, ela deve ser colocada acima do rim em 0,5-1 centímetro e direcionada de cima para baixo.

O corte no rim deve ser colocado acima de 0,5-1 centímetro e ajustado de cima para baixo

Para tradução

Se um ramo precisar ser redirecionado, um ramo crescendo na direção desejada é selecionado e um corte do ramo principal é feito acima de sua base. Depois disso, a direção do crescimento mudará para uma predeterminada. Assim, você pode expandir ou estreitar a coroa e dar a forma desejada. As regras para tal poda são idênticas às regras para podar um rim.

As regras de remoção de tradução são idênticas às regras de remoção de rim

Características da poda em várias espécies de macieiras

Diferentes tipos de macieiras têm algumas características de poda.

Como podar uma macieira enxertada

Se estamos falando de uma muda enxertada, sua poda não difere da raiz. Mas se o objeto de atenção é a macieira re-enxertada, então o processo de apará-la e forma-la é diferente. Como de costume, é realizado na primavera do próximo ano após a vacinação. Antes de tudo, os galhos e brotos não reprodutivos (se houver) devem ser removidos. Depois disso, os rebentos das vacinas são encurtados, observando o princípio da subordinação entre si das vacinas de cada camada da árvore.

O princípio da subordinação na formação da copa de uma árvore significa que os galhos de cada camada seguinte devem ser mais curtos que os do anterior e seus topos devem ser mais altos que os topos dos galhos da camada anterior.

Para cada vacinação, você precisa escolher uma sessão, que se tornará a principal e substituirá o ramo re-enxertado. Todos os outros ramos da vacina estão subordinados a essa fuga. Nos próximos 4-5 anos, a criação de uma coroa uniformemente cheia continua afinando e traduzindo os galhos na direção certa.

Como podar uma macieira com dois troncos

Dois troncos de uma macieira é o resultado de formação inadequada ou sua ausência. Esse fenômeno é indesejável, pois dois troncos equivalentes competem constantemente entre si e crescem alto. É melhor não permitir isso, mas se esse fato desagradável já ocorreu e é uma pena remover um dos troncos, eles formam uma coroa de acordo com as circunstâncias. Primeiro, você precisa restringir o crescimento dos troncos, cortando-os a uma altura aceitável (até 3-4 metros). Afine a coroa total de acordo com as regras acima. Não permita que ramos se cruzem entre si. Em geral, os princípios de formação de coroas são os mesmos de um único barril.

Poda de macieira

Macieira rastejante requer poda constante pelo menos duas vezes por ano. Por via de regra, no outono realizam a poda sanitária e, no início da primavera, apóiam e regulam. Se necessário, no verão, são cortados tops e outros brotos espessantes.

Características da poda, dependendo da idade da macieira

Durante a vida de uma macieira, ela é submetida a vários tipos de restos descritos acima quase todos os anos. Para macieiras jovens, a poda de formação é usada principalmente, criando a forma de coroa selecionada. E também, se necessário, realize cortes sanitários e regulatórios. Depois de entrar na frutificação, após algum tempo, será necessária a poda de suporte. Durante o período produtivo, os tipos listados de sucatas (exceto a formadora) são realizados regularmente. Quando a macieira atingir uma idade respeitável, você provavelmente terá que recorrer ao seu rejuvenescimento através da poda apropriada descrita acima.

Podando uma macieira adulta - guia para iniciantes

Há momentos em que, por qualquer motivo, uma macieira adulta com cerca de 10 anos é negligenciada. Nesta situação, o jardineiro é confrontado com a tarefa de realizar sua poda competente, a fim de agilizar a coroa e restaurar o nível normal de frutificação. Para isso, é necessário garantir uma iluminação e ventilação uniformes de todos os galhos, para criar condições para o crescimento máximo de brotos jovens de frutificação. Em princípio, o material descrito acima é suficiente para concluir a tarefa. Apenas sistematize brevemente em relação a uma situação específica. Portanto, instruções passo a passo para aparar uma macieira adulta:

  1. Antes de começar a poda, é necessário estocar uma ferramenta de corte de alta qualidade (trituradores, podadores, serra de jardim, faca de jardim). A ferramenta deve ser afiada e higienizada (mais sobre isso foi mencionado acima). Se uma árvore acima de dois metros também precisar de uma escada.
  2. Depois disso, antes de tudo, a coroa é limpa de galhos secos, quebrados e doentes. E também corte toda a coroa espessa, frutificação (aparas sanitárias, reguladoras e de suporte) e galhos caídos no chão.

    A poda de uma macieira negligenciada começa com a remoção de galhos secos, quebrados e doentes

  3. Se necessário, reduza a altura da coroa para a qual eles cortaram o condutor central a uma altura aceitável, juntamente com os galhos que crescem nele. Se o volume de madeira removida for grande, faça-o em várias etapas.
  4. O próximo estágio é a restauração da forma correta da coroa. Para fazer isso, reduza os ramos que vão além dele e viole o princípio da subordinação.

    A principal tarefa de podar uma macieira negligenciada é garantir a iluminação e ventilação uniformes de todos os galhos, criar condições para o crescimento máximo de brotos jovens de frutificação

  5. Depois de garantir que a coroa esteja suficientemente iluminada e bem ventilada, os galhos cortados são removidos da área de trabalho e as seções são tratadas com variedades de jardins.

Características das podas de macieiras por área de cultivo

Em diferentes áreas de cultivo que diferem nas condições climáticas, os mesmos requisitos para o momento da poda são preservados - eles sempre são realizados em repouso, principalmente no início da primavera. Somente as datas específicas do calendário inerentes a cada uma das regiões diferem. E também as formações preferidas da copa da macieira dependem da região em crescimento. Nesse sentido, aplica-se o princípio: quanto mais frio o clima, menor a coroa.

Poda de macieiras nos Urais e na Sibéria (incluindo Altai)

Para a maioria das regiões da Sibéria e dos Urais, estão disponíveis quatro grupos de variedades, das quais as duas primeiras são cultivadas em forma espessa ou em forma de tigela:

  • Ranetki:
    • Ranetka Ermolaeva;
    • Mudança;
    • Barnaulochka;
    • Dobrynya e outros.
  • Semicultural:
    • Lembrança de Altai;
    • Gorno-Altai;
    • Montanha Ermakovsky;
    • Alyonushka e outros.
  • Rastejamento de frutos grandes (em condições adversas, eles são cultivados exclusivamente na forma de xisto):
    • Melba;
    • North Sinap;
    • Borovinka;
    • Welsey e outros.
  • Choro (exemplos de variedades listadas acima).

Maneiras de dar a forma desejada da coroa descrita anteriormente. Entre as características da poda nessas regiões está o fato de que, muitas vezes como resultado de danos causados ​​pela geada nos ramos esqueléticos e semi-esqueléticos, eles precisam ser restaurados devido aos topos. Para fazer isso, pegue o primeiro topo vigoroso e corte-o em cerca de 30%, o que inibe o crescimento e provoca ramificação. Com a ajuda da poda, uma fuga é direcionada para o rim no espaço livre da coroa. Muito rapidamente - dentro de 3-4 anos - o topo se torna um ramo comum e entra em frutificação.

A segunda característica é a possível morte de galhos congelados ou suas partes localizadas acima do nível da neve. Nesse caso, às vezes você precisa remover completamente os brotos afetados acima desse nível. Depois disso, uma nova coroa é formada a partir dos ramos inferiores em forma de espessa ou em forma de tigela. No primeiro estágio, todas as brotações formadas permitem que elas cresçam e, no meio do verão, elas são cortadas, deixando 5-7 das mais desenvolvidas e mais fortes. Normalmente, nesses casos, a coroa é restaurada em 1-2 anos.

Poda de macieiras na faixa do meio, incluindo a região de Moscou e a região de Leningrado

Nessas regiões, todas as formações descritas acima estão disponíveis. Portanto, seu uso é uma questão de conveniência e preferências do jardineiro. É claro que é improvável que as formações de felpa ou arbusto sejam usadas aqui, mas existe a possibilidade disso. Quanto aos termos dos cortes, eles são selecionados na primavera aproximadamente no final de fevereiro para o sul da zona central e durante março para a região de Moscou e a região de Leningrado.

Características das macieiras de poda nas regiões sul, incluindo o território de Krasnodar e a Crimeia

Aqui está a liberdade completa. Quaisquer formações e termos são aplicáveis ​​- do final do outono ao início da primavera. Pode ser aparado mesmo no inverno se as geadas não caírem abaixo de -15 ° C na área de cultivo.

Apesar da abundância de vários métodos para formar a copa de uma macieira, após um exame mais detalhado, esse estágio não é tão complicado. Tendo estudado cuidadosamente as instruções e regras para a poda, até um jardineiro iniciante pode executá-las. O principal, ao mesmo tempo, não é iniciar a árvore e cuidar regularmente de sua coroa. Nesse caso, são garantidos altos rendimentos de frutos de alta qualidade e longevidade das árvores.

Pin
Send
Share
Send