A abóbora é plantada no jardim com mudas e sementes. Obviamente, se possível, prefira a maneira mais fácil. Semear abóboras de qualquer tipo com sementes é possível no sul e, na faixa do meio, é problemático apenas no caso de variedades de noz-moscada. Se você preparar adequadamente as sementes e semeá-las a tempo no jardim, poderá cultivar uma colheita maravilhosa desses vegetais muito grandes.
Seleção e preparação do local, solo
A abóbora cresce na forma de um grande arbusto, e a maioria das variedades também forma cílios longos, que se espalham em todas as direções por 2-3 metros ou mais. Portanto, é problemático alocar uma boa parcela para ela em uma pequena cabana, e os proprietários têm que fazer astúcia, alocando moradias para abóboras em barris velhos, sacos grandes ou pilhas de adubo. Se o plantam em canteiros comuns, geralmente fornecem um "segundo andar" para a localização de cílios e frutas na forma de coberturas ou pisos sobre os canteiros, para que nas proximidades você possa alocar um local para plantio e outros vegetais.
Como uma abóbora, como pepinos, adora escalar obstáculos verticais, geralmente é plantada ao lado da cerca. Se ela mesma se recusar a deixar os cílios sobre ele, precisará de apenas uma ajudinha, e então os frutos crescem pendurados na cerca, como brinquedos em uma árvore de Natal. É verdade que, para que não caiam, os frutos também precisam estar firmemente ligados a um suporte. E como é suficiente plantar apenas 3-4 plantas para o consumo médio durante todo o ano para uma família média, o problema do espaço para abóboras com essas abordagens se torna pouco significativo.
Ao escolher o local do jardim, é importante garantir que ele seja bem iluminado pela luz solar: à sombra parcial, as plantas se sentem piores. Mas a composição do solo é de grande importância: as abóboras retiram uma grande quantidade de nutrientes da terra e, sem fertilizantes de alta qualidade, a colheita será escassa. É verdade que apenas 1 m é necessário para uma planta2 área bem fertilizada, portanto, esse problema foi completamente resolvido.
Os melhores solos em composição são barro arenoso claro, de cor escura, com acidez próxima ao neutro (o pH do extrato do solo é de 6,5 a 7,0). A abóbora não deve ser plantada após culturas semelhantes (abobrinha, abóbora, pepino). Se uma abóbora for plantada em uma superfície horizontal plana ou em um leito baixo, é possível não cavar completamente o local, mas apenas cavar e fertilizar os orifícios nos locais designados para a semeadura. É verdade que esses buracos serão mais como poços de plantio: cada planta deve receber um balde quase cheio de húmus e uma lata de meio litro de cinza de madeira. Os fertilizantes minerais são mais bem aplicados durante a cobertura.
Muitas vezes, uma abóbora é plantada diretamente em pilhas de compostagem que ainda não estão totalmente maduras ou especialmente preparadas para serem grandes fossas ou valas (até meio metro de profundidade) que são preenchidas com vários tipos de lixo e resíduos (pequenos galhos, grama, topos, adubo), misturando-os com o solo . Na primavera, despeje esses caroços com água morna com uma pequena adição de nitrato (até 20 g / m2) e no momento da semeadura, as sementes estão bem aquecidas devido ao apodrecimento da massa orgânica.
Vídeo: plantando abóboras em cima do muro
Seleção e preparação de sementes
Uma grande variedade de sementes de abóbora de várias variedades é apresentada nas lojas, mas os jardineiros que plantam abóboras anualmente costumam usar sementes de suas culturas, comprando ocasionalmente belas sacolas de variedades desconhecidas por diversão. Isso faz sentido: ao contrário de muitas outras culturas, é muito fácil coletar sementes de abóbora, elas são perfeitamente armazenadas e a qualidade dos frutos das antigas variedades merecidas é bastante alta e nem sempre vale a pena gastar dinheiro para comprar sementes. Porém, se as sementes forem compradas em uma loja, é provável que elas sejam tão confiáveis que você não precise gastar tempo preparando-as para a semeadura; além disso, muitas vezes as sementes de empresas conhecidas já estão totalmente preparadas, elas simplesmente precisam ser "colocadas no chão" em tempo hábil.
Como coletar sementes de abóbora
Nem sempre a abóbora tem tempo para amadurecer completamente no jardim, e algumas variedades de amadurecimento tardio "atingem" durante o armazenamento. Infelizmente, isso se aplica apenas à polpa: se as sementes não tiverem tempo para amadurecer em condições naturais, serão inadequadas para a semeadura. Para sementes, você pode usar apenas abóboras totalmente maduras no jardim. Devem ser espécimes saudáveis, de cor uniforme, com a forma e tamanho corretos, característicos de uma variedade específica.
Se o cultivo de abóboras para sementes for realizado propositadamente, então, sob os arbustos apropriados, não é necessário adicionar fertilizantes extras, isso reduz um pouco a estação de crescimento. Como as plantas de abóbora são facilmente polinizadas, é indesejável ter plantações próximas de outras variedades de abóboras, abobrinha e até pepinos.
As abóboras de sementes até a extração das sementes precisam ser armazenadas corretamente. Eles não devem ser cortados imediatamente, devem poder descansar em temperatura ambiente por cerca de um mês. Não vale mais a pena: as sementes podem começar a germinar já dentro do feto. Se você perder esse momento, terá que dizer adeus às sementes.
Ao contrário da melancia, as sementes de abóbora não são distribuídas por todo o fruto, mas estão na câmara de sementes, que em diferentes variedades está localizada no centro ou em um lado, mas, de qualquer forma, é grande. Portanto, cortando uma abóbora, você não pode ter medo de danificar muitas sementes, mas ainda assim deve ser feito com cuidado, depois de lavar a abóbora e enxugá-la. Você precisa usar uma faca afiada e durável e não a enfie fundo.
Geralmente, as sementes são facilmente separadas da polpa, mas algumas delas, principalmente as não totalmente maduras, podem ser muito envolvidas por ela. Se possível, eles são separados da polpa manualmente, dobrando-os em qualquer recipiente e depois lavados bem com água corrente à temperatura ambiente. Às vezes, uma peneira deve ser usada para separar as sementes das fibras. Sementes ruins podem ser separadas imediatamente, inundando tudo que é extraído com água: o que emergiu é jogado fora.
Depois de classificar as sementes, elas são bem secas em temperatura ambiente e enviadas para armazenamento. É melhor mantê-los em um saco de papel ou linho, mas o mais importante - a uma temperatura ambiente constante e baixa umidade.
Prazo de validade das sementes e teste de germinação
O armazenamento adequado de sementes de abóbora garante sua germinação por 7-8 anos. Além disso, não se deve tentar plantar as sementes do ano passado: elas produzem os melhores resultados em germinação e produtividade ao atingir a idade de 3 a 4 anos. Muitas de suas sementes são sempre coletadas, portanto, antes de prepará-las para o plantio, você só precisa calibrá-las manualmente, escolhendo as maiores e mais densas, com barrigas.
Se houver dúvidas sobre o armazenamento correto, você pode verificar as sementes quanto à germinação. Para fazer isso, pegue quantas sementes puderem pagar, mas pelo menos uma dúzia. A germinação é realizada da maneira usual: em um prato, espalhe um guardanapo ou um pedaço de pano, coloque as sementes e despeje água suficiente para que elas sejam cobertas apenas com ele. Eles colocam o prato em um local quente e certifique-se de que o guardanapo esteja molhado o tempo todo, adicione água gradualmente.
As sementes incham primeiro, depois rebentam um pouco na ponta e a partir daí a cauda é mostrada. É verdade que isso pode acontecer em três dias e em oito. Portanto, o experimento é concluído em dez dias. Se apenas uma em uma dúzia de sementes não germinar, excelente. Se 2-3 é normal. Caso contrário, é melhor comprar novas sementes, embora se a cada segundo brotar, você poderá plantá-las, mas com uma margem.
Vídeo: verificação de sementes de abóbora para germinação
Sementes de imersão e germinação
As sementes de abóbora são frequentemente plantadas secas, diretamente da sacola. Às vezes até diz na embalagem que eles estão prontos para a semeadura. Suas sementes são frequentemente embebidas antes da semeadura ou germinadas. É difícil argumentar se isso faz muito sentido, mas por vários dias a prontidão da colheita aproxima essa preparação. Além disso, as sementes germinadas não se tornam tão saborosas e atraentes para as pragas, o que significa que o percentual de germinação é aumentado. Mas mesmo se você preparar as sementes para a semeadura, o primeiro passo deve ser a desinfecção - um banho de meia hora em uma solução escura de permanganato de potássio.
Em seguida, as sementes são mantidas por duas horas em água quente. É aconselhável encontrar uma maneira em casa de manter a temperatura esse tempo todo (50 ± 2) sobreC. Se, após esse aquecimento, as sementes forem colocadas em um pano úmido, elas deverão eclodir o mais tardar 3-4 dias depois.
Assim que pequenas caudas de sementes individuais aparecem, todas as sementes embebidas no mesmo pano são enviadas para endurecer na geladeira, onde são mantidas por 3-4 dias. Uma maneira mais eficaz de endurecer é o efeito de temperaturas variáveis: o local (na geladeira e fora dela) é alterado com uma frequência de 12 horas. Alguns jardineiros polvilham sementes com cinzas antes de endurecer. Especialmente diligente, em vez de germinar nos tecidos, germina sementes com serragem importante.
Como acelerar a germinação de sementes
A germinação de sementes de abóbora está longe de ser o único passo na preparação do material de plantio. Existem várias técnicas igualmente eficazes e não muito complexas, por exemplo:
- o aquecimento é a maneira mais fácil pela qual as sementes são colocadas em um parapeito da janela bem iluminado em tempo claro e aquecidas pelos raios do sol durante todo o dia, realizando esse tratamento por pelo menos uma semana. Em vez disso, você pode aquecê-las 3-4 horas a uma temperatura de 60 sobreC;
- tratamento com soluções fertilizantes: pode ser apenas uma infusão de 2 colheres de sopa de cinzas em um litro de água ou uma mistura mais complexa, composta pela adição de 0,5 g de ácido bórico a essa infusão, a mesma quantidade de sulfato de zinco e sulfato de cobre. As sementes são mantidas em solução por 5-7 horas;
- tratamento com bioestimulantes: nessa capacidade, é mais fácil usar uma solução contendo 0,5 g de ácido salicílico ou succínico em 1 litro de água. Um excelente estimulante natural é o suco da agave, que é diluída com água na proporção de 1:10. Em tais soluções, as sementes também são incubadas por 5-7 horas. Acredita-se que isso não apenas melhore e acelere a germinação, mas também a quantidade e a qualidade da safra futura.
Possíveis razões pelas quais as sementes não germinam
Problemas com a germinação de sementes de abóbora são extremamente raros. Se você tiver verificado previamente a validade das sementes, elas são simplesmente obrigadas a germinar. Talvez não em 4 dias, mas em 10 a 12 dias, mas eles subirão! Especialmente se eles foram semeados a seco. Paradoxo? Não. A razão pela qual sementes secas adequadas não germinaram é talvez apenas uma. Eles foram comidos por pragas. Erros de aranha subterrâneos ou pássaros desenterrados.
Mas com sementes embebidas ou germinadas é mais difícil. Se, após a semeadura, ficar muito mais frio, e a temperatura do solo cair abaixo de 8 sobreCom isso, significa que suas sementes, que estavam apenas começando a viver, simplesmente morreram do frio. Bem, se não havia frio, talvez eles simplesmente secassem: se as sementes germinadas são semeadas, é preciso criar condições no buraco de calor e umidade suficientes.
Existem muitos exemplos de quando um jardineiro sacudia as sementes, passava muito tempo esperando, mas não havia mudas. E o vizinho chegou no fim de semana, enterrou sementes secas e brotaram lindamente. A menos que, é claro, o chão estivesse quente e moderadamente úmido. Portanto, vale a pena reconhecer que a preparação preliminar de sementes não é muito necessária para uma abóbora e, às vezes, apenas interfere.
Regras, termos e esquemas para plantar sementes de abóbora em campo aberto
Sementes de abóbora são garantidas para germinar apenas em solo aquecido a um mínimo de 12-14 sobreC, mas antes da semeadura, você precisa ter certeza de que resfriados graves não retornarão: as mudas morrem a 1-2 graus de geada. A melhor temperatura para o desenvolvimento de plantas de abóbora, a nucleação e crescimento de frutas é 20-25 sobreC. Portanto, o momento da semeadura deve ser determinado, concentrando-se não apenas em observações de longo prazo do clima, mas também no clima atual.
Aproximadamente na faixa do meio, o tempo para semear as sementes começa quando maio excede o meio, mas nesse caso cada buraco com as culturas deve ser coberto com vidro ou filme: a ameaça de geada permanece no início de junho. Se você esperar o verão, não poderá obter frutos maduros: afinal, a estação de crescimento, mesmo nas abóboras com maturação mais precoce, excede três meses. Nas regiões do norte, a abóbora em campo aberto é cultivada apenas através de mudas. No sul, por mudas, faz sentido cultivar apenas as mais recentes variedades de abóboras de noz-moscada, o restante é semeado com sementes no início de maio e, às vezes, um pouco mais cedo.
Os flagelos da maioria das variedades de abóboras se espalham muito longe na área e, se não devem ser levantados para sustentar, devem ser deixadas lacunas muito grandes entre as plantas, para que as plantas sejam espaçosas e não muito entrelaçadas. E mesmo com cultivo vertical, os buracos estão localizados a menos de um metro um do outro: a área de alimentação mínima possível para uma planta é exatamente 1 m2. Mas, para um crescimento confortável, os especialistas recomendam uma colocação mais livre de abóboras, de acordo com o esquema de 2 x 1 m, com uma planta por buraco ou 3 x 2 m, caso em que duas plantas podem ser plantadas no ninho.
Semear não é difícil, mesmo para um jardineiro inexperiente.
- Nos locais selecionados, faça buracos profundos, faça fertilizantes: pelo menos um balde de composto ou estrume podre e uma lata de meio litro de cinzas, misture os fertilizantes com o solo e a água, gastando pelo menos 5 litros de água.
- Depois de cavar um buraco com uma profundidade de 6-8 cm, são colocadas 2-3 sementes de abóbora.
- Eles enchem as sementes com terra, as ram por mão, fazem pequenos lados da terra ou tábuas nas bordas dos buracos e as cobrem com vidro ou filme até as mudas aparecerem.
Em temperaturas normais e umidade do solo, as mudas aparecem após 5-8 dias. Quando ficar claro que o gelo não retornará, o filme poderá ser removido. Mas em regiões não muito quentes, muitos jardineiros abrem buracos para brotos, e o filme é deixado temporariamente no jardim para que o solo não esfrie. Após 3-5 dias, os brotos extras e mais fracos são cortados: é melhor não retirá-los para não prejudicar as raízes das plantas que permanecem no buraco.
Vídeo: plantando abóboras germinam sementes
Cuidados com as plantas
Cuidar de uma abóbora em campo aberto não é difícil e consiste principalmente em regar e alimentar. É verdade que também seria bom formar plantas a tempo, mas sem isso você pode obter bons resultados. A remoção de ervas daninhas e o cultivo são possíveis apenas no início, até que os arbustos cresçam. Neste momento, eles tentam regar após um afrouxamento superficial, para que a água penetre mais profundamente nas raízes.
A rega deve ser realizada apenas com água aquecida ao sol, para que caia à noite. A abóbora para a frutificação requer necessariamente umidade durante a floração intensiva, bem como durante o rápido crescimento das abóboras. Até três baldes de água devem ser gastos em cada arbusto. Assim que se percebe pela queda que os frutos pararam de crescer, a rega é bastante reduzida: isso é necessário para o conjunto do teor de açúcar durante o amadurecimento. A abóbora encontrará a umidade necessária neste momento: afinal, suas raízes penetram profundamente no solo até um metro e meio.
É necessário alimentar-se com pouca frequência: afinal, o buraco foi bem fertilizado com antecedência. Para uma cobertura superior ao redor do arbusto, uma vala rasa é feita com um picador, onde a solução nutritiva é derramada. A primeira vez que vale a pena cultivar 5-6 folhas, a segunda - quando os cílios crescem para cerca de meio metro. O fertilizante pode ser azofoska (10-15 g por arbusto) ou infusão de verbasco (com base em um balde de fertilizante seco para 6-8 arbustos). Periodicamente, ao redor dos arbustos, vale a pena espalhar as cinzas da madeira com uma camada fina.
Depois de atingir o caule principal com um comprimento de um metro e meio, aperte-o e deixe 2-3 peças dos brotos laterais em crescimento, em cada um não mais do que um fruto crescerá. Se você deixar um número maior, eles também crescerão, mas serão menores e de pior qualidade. Uma pequena prancha ou pedaço de madeira é colocada embaixo de cada abóbora que cresce, para que elas não se deteriorem do contato com o solo. Para melhorar os frutos e proporcionar uma melhor nutrição, os chicotes são polvilhados com uma pequena camada de solo a uma distância de cerca de 50 cm da parte principal.
Semear abóboras nos canteiros com sementes preparadas ou secas é extremamente simples, mas não é possível em nenhuma região climática. Muitas variedades crescem bem e dão uma colheita amadurecida, se você semear as sementes corretamente e no prazo. A maioria dos residentes modernos do verão não tem tempo para lidar com as mudas e segue o caminho mais fácil, geralmente obtendo bons resultados.