Quando e de que maneira as groselhas podem ser propagadas?

Pin
Send
Share
Send

Groselhas nos jardins dos russos - um dos arbustos de bagas mais populares, porque seus frutos não são apenas saborosos, mas também muito úteis. Mas um arbusto, por mais frutífero que seja, não é capaz de fornecer frutas para toda a família. Para conseguir mais alguns, não é necessário ir ao berçário. Existem várias maneiras de reproduzir groselhas, mesmo um jardineiro iniciante pode executar todos os procedimentos necessários.

A melhor época para produzir groselhas

Para a criação de groselhas, tanto a primavera quanto o outono são adequados. Depende principalmente do método escolhido.

Eu quero manter os melhores arbustos de groselha, mas mesmo a poda antienvelhecimento não pode estender o período produtivo até o infinito, então você terá que usar um dos métodos de propagação de plantas

Camadas do mato são retiradas no início da primavera. O procedimento pode ser combinado com a próxima poda. É importante chegar a tempo antes que a planta inicie o período de vegetação ativa. Se os botões de folhas se transformaram em "cones" verdes ou mais abertos - é tarde demais. Eles só devem inchar um pouco. Eles também são plantados bem cedo. É necessário esperar até que o solo derreta completamente a uma profundidade de 8 a 10 cm, isso é o suficiente. Nas regiões temperadas, isso geralmente ocorre em meados de abril ou início de maio. Também existem sinais folclóricos confiáveis, que podem ser facilmente guiados - folhas florescendo em bétulas ou dentes-de-leão que começaram a florescer.

Estacas verdes são plantadas no solo durante todo o mês de junho, lignificadas - em meados de outubro. No primeiro caso, não há necessidade de adquirir material de plantio antecipadamente. Você pode cortá-los no mesmo dia ou um ou dois dias antes do pouso pretendido.

A divisão do mato pode ser realizada na primavera e no outono. O principal é que suas partes tenham tempo para se estabelecer em um novo local. Portanto, o período entre o final de agosto e o início de outubro é bastante adequado para as regiões quentes do sul. Lá, o inverno geralmente vem de acordo com o calendário, para que você tenha mais ou menos certeza de que restam pelo menos dois meses antes da primeira geada. Para dividir o arbusto no outono, você deve definitivamente esperar a "queda das folhas". Uma planta hibernada não tolerará o procedimento de maneira tão dolorosa.

Na primavera, os arbustos de groselha são divididos em regiões com clima temperado. Durante o verão, eles conseguem se adaptar às novas condições de vida e se preparar adequadamente para o inverno. Nesse caso, você precisa detectar o inchaço nos rins. O arbusto não "acordado" reage muito menos dolorosamente ao procedimento.

Recomendações gerais

A escolha de um método específico de propagação de groselhas depende de muitos fatores - a idade do mato de onde o material de plantio é retirado, a presença de brotos jovens de um ou dois anos de idade, o número desejado de futuras mudas. De qualquer forma, a planta doadora deve ser completamente saudável, sem o menor sinal de dano por fungos patogênicos, bactérias, vírus e insetos nocivos.

É aconselhável começar a se preparar para a reprodução no verão passado. O arbusto selecionado deve ser cuidado com cuidado. Os procedimentos absolutamente necessários para ele são: poda sanitária e formativa, rega regular, aplicação oportuna dos fertilizantes necessários, prevenção de pragas e desenvolvimento de doenças.

Independentemente do método de criação escolhido, o arbusto de groselha do qual o material de plantio é obtido deve ser completamente saudável

Com um local para o plantio de mudas futuras, você também precisa decidir com antecedência. Como muitas outras culturas de jardim, as groselhas adoram calor e luz solar. Sua ausência afeta negativamente o rendimento e o sabor das bagas. Igualmente adequada para as groselhas é a colina aberta (a partir daí, no inverno, quase toda a neve sopra, protegendo as raízes do congelamento), e a planície (na primavera, a água derretida não deixa por muito tempo, e o resto do tempo - o ar frio e úmido estagna). A melhor opção é uma área plana e aberta, a alguma distância da qual há uma cerca, prédio, estrutura, outra barreira que a protege do norte dos ventos frios. A cultura está negativamente relacionada ao aumento da umidade do solo.

Para plantar groselhas, escolha um local aberto onde os arbustos recebam calor e luz solar suficientes

As covas para o plantio de mudas são preparadas aproximadamente 15 a 18 dias antes do procedimento proposto. As dimensões aproximadas têm 45-50 cm de profundidade e 50-60 cm de diâmetro. Ao plantar vários arbustos ao mesmo tempo, a distância entre eles é determinada com base em quão compactas são as plantas ou, inversamente, poderosas e vigorosas. Em média, 70-80 cm entre os arbustos e 150-180 cm entre as linhas são suficientes. É melhor plantá-las em um padrão quadriculado para que não se obscurecerem.

Um poço de desembarque para as mudas de groselha obtidas é preparado com antecedência, necessariamente fertilizando o solo

Os 15-20 cm superiores da terra extraídos do poço (é o mais fértil) são misturados com fertilizantes. Bastante 10-15 l de húmus ou composto apodrecido, bem como 100-120 g de superfosfato simples e 80-100 g de sulfato de potássio. Este último pode ser substituído por cinzas de madeira peneirada - cerca de um litro e meio.

Vídeo: dicas e truques gerais

Métodos de reprodução e instruções passo a passo com fotos

Nenhuma das maneiras de reproduzir groselhas é algo complicado, mesmo para um jardineiro iniciante. No entanto, cada um deles tem suas próprias nuances, com as quais você precisa se familiarizar com antecedência.

Estacas

As estacas de groselha podem ser verdes ou lignificadas. O primeiro, como mostra a prática, enraíza-se mais rapidamente, principalmente quando se trata de variedades não atípicas para o "mau humor" da cultura (Polonaise, Cônsul, Cooperador). Mas as mudas obtidas a partir de estacas lignificadas podem ser transplantadas para um local permanente já no outono, e as das verdes podem ter que ser "cultivadas" no próximo verão.

O tempo de colheita das estacas de groselha depende do seu tipo - verde ou lignificado

O melhor momento para colher o material de plantio é de manhã cedo ou no final da noite de junho ou início de julho. O comprimento ideal das estacas verdes é de 8 a 14 cm, são necessários 6-8 brotos de crescimento. A parte superior da parte aérea ou um ramo anual completamente cortado é melhor enraizada. O arbusto “doador” não deve ter mais de 4-5 anos. O corte inferior é feito em um leve ângulo, o superior é reto, 7 a 10 mm acima do último rim.

Estacas de groselha verde são cortadas no início da manhã ou após o pôr do sol - neste momento a concentração máxima de nutrientes e umidade é observada nos tecidos

Estacas verdes enraízam desta maneira:

  1. Todas as placas de folhas, com exceção das duas ou três superiores, são cortadas do pedúnculo sem tocar no pecíolo. As incisões longitudinais são feitas com uma lâmina de barbear ou bisturi nos rins existentes, outras 2-3 são feitas na base do punho.
  2. A parte inferior dos brotos cortados é imersa por 8 a 10 horas em uma solução estimulante da raiz preparada de acordo com as instruções (Heteroauxin, Kornevin, Zircon).
  3. Os recipientes pequenos são preenchidos com uma mistura de migalhas de turfa e areia grossa do rio (em proporções aproximadamente iguais), o substrato está bem umedecido. Se houver espaço livre em uma estufa ou estufa, você pode cavar uma vala rasa, preenchendo-a com o mesmo solo. Neste caso, entre as estacas deixam 5 cm, entre as linhas - 7-8 cm.
  4. As estacas são plantadas aprofundando 2-2,5 cm em um ângulo de cerca de 45º com a superfície do solo. Os contêineres são cobertos com sacos de plástico para fornecer alta umidade (85-90%). A temperatura do ar é mantida ao nível de 25-27ºС, o substrato - 20-22ºС. O solo é pulverizado periodicamente a partir da pistola, e deve estar moderadamente úmido o tempo todo.

    Um pré-requisito para enraizar estacas de groselha verde é a alta umidade do ar e a rega frequente

  5. As estacas são cobertas da luz solar direta por galhos ou material de cobertura branca esticada sobre elas. Você também pode pulverizar o copo da estufa neste local com uma solução de cal hidratada em água.

    Na ausência de espaço na estufa, o microclima apropriado para estacas de groselha verde pode ser criado em casa

  6. Sob condições ideais, as estacas devem dar raízes em 10 a 12 dias. Depois disso, eles precisam ser alimentados por pulverização com uma solução de fertilizante complexo com um teor de nitrogênio (Nitrofoska, Diammofoska, Azofoska) - 15-20 g por 10 litros de água. A cobertura continua durante toda a temporada; no outono, as mudas são transferidas para um local permanente. Se suas raízes parecerem pouco desenvolvidas, você poderá adiar esse procedimento até a próxima primavera.

A maioria das estacas verdes plantadas durante o verão consegue crescer forte o suficiente para sobreviver ao desembarque no solo

Por estacas lignificadas, a maioria das variedades de groselha da seleção doméstica não procriam de boa vontade. Mas esse método é muito adequado para híbridos estrangeiros, principalmente norte-americanos.

O plantio de estacas de groselha com ângulo de inclinação estimula o desenvolvimento do sistema radicular e novos rebentos laterais

O material de plantio é cortado de brotos basais no final de setembro ou início de outubro, quando o arbusto perde sua folhagem. A parte superior do ramo está melhor enraizada. Eles não devem ser longos - 15-17 cm é suficiente.

  1. As estacas são escavadas na neve durante o inverno ou, se possível, armazenadas em uma geleira. Se você tem uma adega ou porão, pode fazer diferente. O material de plantio após o corte é colocado por 1,5 a 2 meses em caixas com areia molhada, enterrando completamente. Quando um "afluxo" característico aparece no local do corte (chamado de calo pelos nerds), eles são removidos para armazenamento, cobertos com serragem úmida ou aparas.
  2. No ano seguinte, em maio, eles são plantados em ângulo em uma vala cheia de solo fértil e solto, para que um ou dois brotos permaneçam acima da superfície do solo. A distância entre as estacas adjacentes é de 10 a 12 cm.
  3. O solo fica bem umedecido quando a água é absorvida - é coberto com serragem, migalhas de turfa, húmus (uma camada de espessura tão grande que as estacas não são visíveis) ou eles apertam a cama com um filme plástico preto.
  4. Quando as estacas criam raízes, o abrigo é removido. Cuidar deles durante o verão é regar, afrouxar o solo, capinar as camas. A cada 15 a 20 dias, eles são regados com água diluída na proporção de 1:10 com uma infusão de esterco de vaca fresco ou urtiga, dentes de leão. No outono, as mudas resultantes são transferidas para um local permanente.

Para julgar se as estacas de groselha groselha se enraizaram, pode-se julgar pelo aparecimento de novas folhas

Em regiões com clima quente, as mudas podem ser imediatamente "plantadas" no solo. Eles são conectados por uma viga, virados de cabeça para baixo e enterrados no buraco cavado em cerca de 40 a 50 cm. Devido a esse plantio, o desenvolvimento de brotos de crescimento é inibido e novas raízes são estimuladas, pelo contrário, o solo se aquece mais rapidamente por cima. O buraco com as estacas é coberto com turfa ou húmus (uma camada de 10 a 15 cm de espessura), coberto com uma película densa. Na primavera, eles são plantados no jardim da mesma maneira que estacas lignificadas.

Além do método "tradicional" de plantar mudas de groselha (foto abaixo), existe outra opção (foto acima), mas é adequado apenas para regiões com invernos relativamente quentes

Existem os chamados cortes combinados. Essa é a parte do galho cortada no local onde o broto verde (com pelo menos 5 cm de comprimento) passa para a madeira com a preservação obrigatória de um pedaço de broto lignificado, geralmente chamado de “calcanhar”. Esse material de plantio é adequado para a propagação da maioria das variedades de groselhas; essas estacas não precisam ser mantidas em estufa. Seu comprimento, assim como a qualidade do substrato e a umidade do ar, não importam realmente. Eles dão raízes rapidamente na água comum, ainda mais rapidamente - em uma solução fraca (2-3 ml por litro de água) do bioestimulante.

Estacas combinadas, adequadas para a propagação de qualquer variedade e híbrido de groselha, independentemente da sua origem

Vídeo: propagação por estacas

Propagação por camadas

A propagação de groselhas por estratificação é a maneira mais popular entre jardineiros amadores. Nesse caso, a planta não está sujeita a tensões severas, como ao enxertar ou dividir o mato. As mudas já formadas com seu próprio sistema radicular desenvolvido são separadas do mato. As camadas podem ser horizontais, verticais e arqueadas.

No outono, as mudas obtidas de estacas de groselha são cuidadosamente removidas do solo e avaliadas; elas têm um sistema radicular um pouco desenvolvido

A reprodução por camadas horizontais é mais adequada para arbustos jovens, com idades entre 3 e 4 anos. De cada um deles para a temporada, você pode obter 4-7 mudas viáveis. O arbusto mãe continua a dar frutos.

  1. Escolha 3-5 sessões anuais saudáveis. Na primavera, quando o solo estiver quente o suficiente, cave trincheiras com 5 a 7 cm de profundidade, encha-o com uma mistura de migalhas de húmus e turfa e coloque galhos para que, ao longo de todo o comprimento, incluindo a base, entrem em contato com o substrato. Para fazer isso, brotos em vários lugares são fixados com pedaços de arame dobrado ou grampos de cabelo comuns. Aperte as partes superiores, cortando 3-4 cm.
  2. Os brotos superiores não são cobertos com solo, o substrato na vala é constantemente mantido em estado úmido. Eles são cobertos com solo fértil somente quando brotos verticais com 4-5 cm de altura aparecem.
  3. Quando as mudas crescem de 12 a 15 cm, elas são cobertas de espuma, completamente cobertas de terra. Cuidados adicionais consistem em rega regular, fertilização com nitrogênio, potássio, fósforo e capina. Se elas se esticarem demais, no meio do verão, aperte a parte superior da parte aérea em 1-2 folhas para estimular a ramificação. Em calor extremo, é aconselhável proteger as plantas jovens da luz solar direta, cobrindo-as com galhos, adormecendo com feno ou palha.
  4. No início do outono, as mudas resultantes são removidas do solo e inspecionam o sistema radicular. Aqueles em que está suficientemente desenvolvido podem ser imediatamente transferidos para um local permanente. O resto cresce no próximo verão, cavando para o inverno.

Quando propagada por camadas horizontais, o arbusto do qual é obtido o material de plantio continua a dar frutos

A reprodução por camadas arqueadas é realizada de acordo com o mesmo esquema. A única diferença é que o galho é fixado próximo ao solo em um ponto, aproximadamente no meio, e esse local é imediatamente polvilhado com terra, bem regada. A parte superior e a base da parte aérea permanecem na superfície, a primeira pinça a uma distância de 10 a 15 cm do local de fixação do galho.

Os métodos de propagação de groselhas com camadas arqueadas e horizontais diferem pouco um do outro, a escolha depende de quantas e quais mudas você deseja obter

No outono, é garantida a obtenção de uma muda viável a partir de uma camada arqueada. O galho que o conecta à planta mãe é cortado, um arbusto jovem é desenterrado e transferido para um local permanente. Comparado à propagação por estratificação horizontal de mudas, obtém-se menos, mas são mais viáveis, adaptam-se mais rapidamente às novas condições de vida e começam a dar frutos. Como regra, a primeira colheita é colhida já dois anos após o transplante.

Os velhos arbustos de groselha com mais de 6 a 8 anos de idade são propagados por camadas verticais, cujo período produtivo já está chegando ao fim. Neste e no próximo ano, não se pode esperar colheitas deles.

  1. No início da primavera, antes que os brotos das folhas "acordem", todos os brotos com mais de 2 a 3 anos são cortados até o ponto de crescimento. O restante é reduzido em dois terços. Este procedimento estimula a formação intensiva de novos ramos.
  2. Quando os rebentos jovens atingem um comprimento de 12 a 15 cm, o arbusto é batido ao redor do perímetro, preenchendo novos rebentos com o solo a meio caminho. Todos os vazios entre eles devem ser preenchidos.
  3. Durante o verão, a colina de terra é renovada 3-4 vezes mais durante o derramamento, aumentando gradualmente sua altura para 18 a 20 cm. Na segunda década de julho, aperte os topos das sessões anuais para que eles se ramifiquem mais intensamente.
  4. Durante a temporada, as camadas futuras são alimentadas de 2 a 3 vezes, derramando com uma solução de fertilizante mineral complexo para arbustos de bagas. Rega regular também é necessária.
  5. No outono, eles tiram a terra da sarça. As camadas enraizadas são separadas da planta mãe e transplantadas para um local permanente.

Comparado a outros métodos, reproduzir groselhas com camadas verticais é um método bastante demorado

Existe outra forma de propagação por estratificação, mais adequada para quem cultiva mudas de groselha à venda. De um arbusto, você pode obter até 30 novas plantas.

  1. Na primavera, no mato que será o "doador", todos os brotos são cortados, deixando "tocos" com 10 a 12 cm de altura, uma vez que isso estimula a ramificação intensiva, muitos brotos anuais aparecem durante a estação. Alguns dos mais fracos podem ser cortados até o ponto de crescimento, o restante fica até a próxima primavera.
  2. Em meados de abril, todos os brotos, com exceção de três ou quatro, localizados mais próximos ao centro do mato, são dobrados e dispostos em sulcos previamente cavados com 8 a 10 cm de profundidade, preenchidos com solo fértil ou húmus. O "design" resultante se assemelha ao sol com raios, conforme as crianças o desenham.
  3. Os galhos dobrados são fixados na posição horizontal, polvilhados com o solo e regados com água morna enquanto secam.
  4. No início do verão, quase todos os brotos de crescimento em brotos escavados devem dar filhos. Quando crescem entre 12 e 15 cm, estão meio adormecidos com solo fértil e leve para estimular o desenvolvimento do sistema radicular.
  5. Em setembro, todas as sessões em que as camadas foram formadas são separadas do arbusto-mãe. Todas as plantas com pelo menos pequenas raízes são mantidas.
  6. As camadas são transplantadas para vasos de tamanho adequado. Eles inverno no porão ou na adega, com uma pequena temperatura positiva e umidade de 65-75%.
  7. Na primavera, eles são transplantados para a estufa. A distância entre os arbustos é de cerca de 30 cm, entre as linhas - 0,5 m. O colo da raiz está necessariamente enterrado 3-4 cm a mais do que antes. No outono, as camadas crescidas estão prontas para pousar em um local permanente.

O último método permite obter até 30 novas mudas de um arbusto de groselha

Vídeo: cultivar novos arbustos de groselha a partir de camadas

Divisão Bush

A divisão do mato é a maneira mais adequada quando você precisa propagar uma variedade de groselha rara ou escassa. Por via de regra, nos locais de crescimento de brotos, seus arbustos formam raízes adicionais. Um ano antes do procedimento proposto, todos os ramos com mais de cinco anos são cortados ao ponto de crescimento.

É indesejável dividir o arbusto de groselha em muitas partes, geralmente 3-4 novas são obtidas de uma planta

  1. Os arbustos de groselha são escavados no chão e espalham suas raízes, separando os brotos jovens do velho "cânhamo". Com uma faca afiada e higienizada, as raízes são cortadas, tentando minimizar o número de feridos.
  2. Fatias feitas para impedir o desenvolvimento de podridão e outras doenças são pulverizadas com giz triturado, cinzas peneiradas, enxofre coloidal e canela. Cada parte deve ter um sistema raiz desenvolvido e pelo menos três brotos.
  3. As raízes são lubrificadas com uma mistura de argila em pó e uma solução de qualquer bioestimulante. A massa correta na consistência se assemelha a creme azedo espesso.
  4. As mudas assim obtidas são plantadas em covas de plantio previamente preparadas e regadas abundantemente (15 a 20 litros de água). O solo é coberto, os brotos disponíveis são encurtados em um terço do comprimento. Se a divisão for realizada no outono, a preparação para o inverno deve ser especialmente cuidadosa.

Vídeos relacionados

Outras maneiras

Além das descritas, existem outras maneiras de reproduzir groselhas, mas, por um ou outro objetivo, não são muito populares entre os jardineiros amadores.

Cultivo de sementes

O método é usado principalmente por criadores profissionais ao criar novas variedades, mas ninguém proíbe o jardineiro amador de tentar fazer isso. O resultado é completamente imprevisível - os arbustos assim obtidos raramente herdam as características varietais da planta-mãe.

As sementes de groselha são propagadas principalmente por criadores profissionais; este é um procedimento bastante complicado que leva muito tempo.

  1. Para obter sementes, selecione várias frutas maduras grandes. A polpa é separada da pele e seca por vários dias sob luz solar direta.
  2. O material de plantio é colocado em pequenos recipientes planos cheios de areia úmida, aprofundada em 2-3 cm. No inverno, eles são armazenados em uma adega ou porão ou enterrados na área a uma profundidade de 40 a 50 cm, polvilhados com migalhas de turfa por cima (espessura da camada 15-20 cm).
  3. No início de abril, as sementes são semeadas em uma estufa ou estufa, cobertas com húmus ou turfa. Espessura da camada - 2-3 cm.
  4. Mudas com duas ou três folhas reais são transferidas para os canteiros ao ar livre. Durante o verão, as plantações são regularmente regadas, arrancadas e o solo é cuidadosamente solto.
  5. No início do outono, as mudas (devem atingir uma altura de 15 a 20 cm) são transplantadas para um local permanente em caroços pré-preparados.

Propagação por ramos perenes

O material de plantio é obtido durante a poda antienvelhecimento, salvando o arbusto de todos os brotos com mais de 5-6 anos.

Definitivamente, não haverá escassez de material de plantio durante a reprodução de groselhas com galhos perenes - ele é formado em abundância após a próxima poda

  1. Os galhos cortados são dispostos horizontalmente em sulcos rasos (5-6 cm), deixando o topo (crescimento da última temporada) na superfície e coberto com solo fértil e leve.
  2. Aperte a parte superior, removendo os 2-3 rins superiores. O solo é mantido constantemente úmido. Durante a temporada, o broto que apareceu é regado 2-3 vezes com uma solução de Nitrofoski ou Azofoski (5-7 g / l) para estimular o crescimento de massa verde.
  3. No outono, mudas que atingiram uma altura de 15 a 18 cm são transplantadas para um local permanente. Menos desenvolvidos no próximo verão crescem em uma estufa ou no jardim.

Vacinação

O método é bastante complicado, portanto, é praticado apenas por jardineiros experientes. A vacinação é realizada apenas em um arbusto de groselha de uma variedade diferente; em outras culturas, o enxerto enraíza-se mal.

Groselhas são vacinadas de maneiras diferentes, quase sempre em arbustos de uma variedade diferente, embora alguns artesãos possam alcançar o resultado desejado quando vacinadas em groselhas e yoshta

  1. Os brotos selecionados como descendente são limpos de folhas e espinhos e cortados, de modo que uma peça tenha 5-7 cm de comprimento com três a quatro botões de crescimento. O corte inferior é feito em um ângulo de cerca de 60º.
  2. É feita uma incisão na forma da letra T com uma profundidade de 1-1,5 mm na casca do porta-enxerto com um bisturi ou navalha.
  3. A junção do estoque e do descendente é desinfetada com uma solução a 2% de sulfato de cobre ou líquido de Bordeaux; é espalhada em variedades de jardins em várias camadas. Após 1-2 meses, o processo deve se enraizar e começar a formar novas folhas.

O prazo de vida produtiva do arbusto de frutos silvestres é de 8 a 10 anos. Mesmo a poda antienvelhecimento competente não é capaz de estendê-la. Portanto, você precisa cuidar de uma substituição equivalente em tempo hábil. Qualquer um dos métodos descritos para propagar groselhas é adequado para isso. A maioria deles é vegetativa, e as plantas obtidas dessa maneira retêm totalmente as características varietais do arbusto doador.

Pin
Send
Share
Send