A popularidade da Campânula entre os amantes de flores de interior está crescendo rapidamente. Isso é facilitado por sua despretensiosidade, duração e abundância de flores. Para que a Campânula se sinta bem em casa, o proprietário precisará dedicar um tempo mínimo. Existem poucas regras para o cuidado das plantas, mas elas são. Você deve se familiarizar com eles e seguir as recomendações, para que a planta "agradeça" com sinos brilhantes.
Como é a Campânula
Campânula (Campánula) é um gênero de plantas herbáceas perenes pertencentes à família Campanulaceae. No momento, existem cerca de trezentos de seus representantes. Seu nome é traduzido do latim como "sino" e, devido à forma característica das flores em vernáculo, os campanules são freqüentemente chamados de sinos. Existe um apelido mais poético - "estrelas cadentes".
No entanto, existe outra versão, segundo a qual, o sino é obrigado a formar um campanule, e não vice-versa. Este utensílio da igreja foi fabricado pela primeira vez na província italiana de Campagna, depois que o bispo Paulin notou flores fofas balançando ao vento e aparentemente tocando silenciosamente. Por sua ordem, "flores" de cobre, reproduzindo sua forma, eram lançadas. No local de origem, os sinos começaram a se chamar "Campanul", ou seja, "Campanul". Então esse nome foi transferido para a fábrica.
A campânula é distribuída principalmente na Europa e na Ásia, algumas espécies são encontradas na América do Norte. Seu habitat é a costa do Mediterrâneo, o Cáucaso, o sopé dos Alpes, a Ásia Central e a Sibéria. Em relação ao clima, a Campânula não tem preferências particulares - ela se sente muito bem em prados e florestas, nas estepes e em planaltos rochosos.
A campânula, como se por natureza, se destine ao cultivo pelo método ampel. Apenas um caule com uma altura de até 15 cm pode sustentar-se diretamente, mas os brotos da planta são longos (cerca de 0,5 m), finos, de modo que murcham sob o peso das flores. Estes últimos se assemelham a sinos em miniatura de cinco pétalas (de até 5 cm de comprimento e 2-4 cm de diâmetro), pintados em diferentes tons de azul, azul, roxo ou branco.
Mas você não deve transformar uma campânula em uma liana, tentando deixá-la subir pelo suporte. A planta é completamente inadequada para isso e provavelmente morrerá.
Muito popular entre os amantes de plantas de interior é um casal de híbridos de reprodução, apelidado de "noiva e noivo". Alba tem flores brancas, Mayi tem flores azul-lilás. Eles geralmente são dados para casamentos. Acredita-se que essas plantas proporcionem aos recém-casados felicidade, prosperidade e conforto da família em casa. E, de acordo com um velho presságio, uma garota que cultiva uma campânula certamente encontrará amor verdadeiro, e as pessoas mais velhas terão uma velhice tranquila e serena.
A flor também é apreciada pelos adeptos dos ensinamentos do Feng Shui. De acordo com essa filosofia, a planta cria uma atmosfera calorosa e aconchegante na casa, melhora o clima moral, promove o desenvolvimento do potencial criativo do proprietário e literalmente "atrai" dinheiro e bens materiais para ela.
A campânula agrada aos olhos não apenas com flores, mas também com verduras brilhantes de uma cor de salada. Suas folhas são em forma de coração, com 3 a 7 cm de comprimento, em pecíolos longos, dispostas alternadamente nos caules. Em algumas espécies, a borda é esculpida com pequenos dentes. Os botões são coletados em inflorescências frouxas de corimbose. A floração dura quase seis meses - do meio da primavera ao final do outono.
A vantagem indubitável da campanula é a quase total falta de atenção dos animais de estimação. A planta não é venenosa, eles provavelmente simplesmente não gostam do sabor. Campanulu não precisa ser limpo, temendo que os arbustos sejam comidos por gatos.
Vídeo: a aparência da planta
Espécies de plantas caseiras
Das trezentas espécies de campânulas em casa, não são cultivadas mais de uma dúzia. Mais frequentemente, os jardineiros amadores adquirem um dos híbridos selecionados, felpudos ou de flores grandes. As variedades mais populares:
- Campanula equivalente (isophylla). O comprimento dos brotos é de até 30 cm e as folhas são de forma redonda com uma borda serrilhada. O diâmetro das flores é de cerca de 4 cm e, com base na campânula dos híbridos de mesma folha, Alba e Mayi são criados - a mesma “noiva” e “noivo”.
- Carpática (Campática). A altura e o diâmetro do arbusto são de cerca de 30 cm e as folhas são em forma de ovo em uma roseta basal. Flores com um diâmetro de 4-5 cm azul-púrpura. O período de floração é bastante curto - três meses de verão.
- Campanula Blauranke Cresce até 20 cm de altura. As flores são azuis pastel, com um diâmetro de 5-6 cm.
- Campanula Pozharsky (poscharskyana). Folhas em forma de círculo quase regular. Os brotos são longos, rastejantes. As flores são pequenas, 2-2,5 cm de diâmetro, roxo brilhante. Ele tolera frio e sombra.
- Campanula Portenschlag (portenschlagiana). A altura é cerca de 15 cm e as folhas são flores lilás em forma de coração. Floresce de maio a setembro. Não perde seu efeito decorativo mesmo durante o período adormecido - os brotos antigos secam apenas na primavera, quando um novo broto já aparece.
- Campanula Gargan (garganica). Altura da planta - cerca de 15 cm. As flores são azul-celeste, com um diâmetro de cerca de 5 cm e florescem o verão inteiro, mesmo em sombra parcial.
- Campânula alpina (alpestris). Planta em miniatura, com altura não superior a 5 a 10 cm, com flores azuis brilhantes. A floração é abundante, longa.
- Pênfigo da campânula (cochleariifolia). Altura - 15 a 20 cm As folhas são pequenas (3-5 cm de comprimento). A tonalidade das pétalas varia do branco da neve ao azul brilhante.
- Terry Campanula (gemina). Híbrido de criação popular. "Pais" - Campanula Carpathian e Squamous. Flores felpudas de várias tonalidades florescem em uma planta - do branco à neve ao violeta. As folhas esculpidas estão localizadas muito densamente, literalmente grudando nas hastes. A planta é bastante exigente, reage a qualquer erro do produtor pela ausência de floração. Há também uma série de híbridos em miniatura - Blue Bali, White Bali, Blue Wonder, White Wonder.
Variedades de Campanula cultivadas em casa - foto
- A sombra das folhas das pétalas da campânula varia de branco a azul, dependendo das condições de cultivo
- A série Terry Variety de Bali é popular por sua miniatura
- Qualquer terry campanula parece muito impressionante
- A campânula alpina em altura não excede 5-10 cm
- Campanula Gargana menos do que outras variedades, exigindo iluminação
- Campanula Portenschlag mantém a decoratividade mesmo durante o período adormecido
- Campanula Pozharsky se destaca com flores muito brilhantes
- Campanula Blauranka - um híbrido de reprodução derivado da base da campânula de Pozharsky
- Campanula Carpathian - um representante bastante atípico do gênero
- Campanula Mayi é um híbrido que geralmente produz um par de Alba / no peitoril da janela ou no mesmo pote
- Campanula Alba - híbrido de reprodução, apelidado de "noiva"
- Campanula equivalente é mais frequentemente cultivada em casa; é também a base para a maioria das experiências de criação.
Além da terry campanula, outros híbridos de reprodução são cultivados em casa.
Galeria de fotos: Conquistas dos criadores
- Variedade Napoli - grandes flores roxas azuladas semelhantes às estrelas
- Anão da campânula - à distância, as flores são muito fáceis de confundir com os lilases
- Kronprinsesse Hybrid - Sinos rosa pastel
- Campanula Loddon Anne - um tom de pétalas de rosa e roxo muito interessante e delicado
- Variedade espetacular R. B. Loder - sinos azuis terry grandes (5-6 cm de diâmetro)
- Híbrido: Miss Whilmote - flores azuis brilhantes
- Grau Celestina - sinos azul-céu
- Campanula White Star - flores brancas muito puras
Como criar um microclima ideal para flores
A campânula é uma planta européia, portanto não há nada complicado em criar um microclima ideal para ela. Acima de tudo, é exigente em iluminação.
Tabela: condições ideais para o cultivo da campânula
Fator | Recomendações |
Localização | Janelas de exposição leste ou oeste. No sul, você tem que sombrear, no norte - para acender. Do meio da primavera ao final de setembro, a campânula pode viver em uma varanda aberta ou no jardim, se estiver protegida da luz direta do sol. Durante o inverno, a planta é removida dos radiadores em funcionamento ou coberta com um pano grosso. Campanula adora ar fresco, mas reage negativamente a correntes de ar frias. |
Iluminação | Longas horas de luz do dia e sombreamento de luz difusa brilhante da luz solar direta. |
Temperatura | A planta praticamente não sofre alterações de temperatura, mas os indicadores ideais são 23-25ºС durante o período de vegetação ativa e 12-15ºС durante o descanso. Campanula não tolera muito bem o calor. |
Humidade do ar | O indicador não é vital para o crescimento e desenvolvimento adequados da campanha. Padrão 40-50% estão bastante satisfeitos com a planta. Mas, por pulverização diária ou pelo menos semanal, ela ficará muito agradecida ao proprietário. Apenas certifique-se de que as gotas não caiam nas pétalas. Durante a floração, você pode aumentar a umidade de outras maneiras. |
Campanula tem a capacidade de recorrer a uma fonte de luz. Portanto, o arbusto acaba desleixado, dobrado. E há uma perda de forma muito rapidamente. Para evitar isso, gire o pote semanalmente em uma direção (no sentido horário ou anti-horário). Uma curva acentuada de 180º fará com que a planta deixe cair flores e folhas. É melhor escolher um local para o pote, para que a luz o atinja mais ou menos uniformemente dos dois lados.
Procedimento e preparação para transplante
O transplante de campânula em casa é raro. O fato é que a planta decorativa mantém um máximo de 2-3 anos, depois a floração se torna muito menos abundante, os brotos são expostos. Portanto, é muito mais fácil enraizar estacas ou cultivar novas amostras a partir de sementes.
No entanto, um transplante ainda pode ser necessário, embora sua flor não tolere muito bem. Por exemplo, é necessário se as raízes surgirem do vaso ou se a planta ficar doente. O melhor momento para o procedimento é o início da primavera ou o meio do outono (o período em que a floração ainda não começou ou já terminou). A campânula comprada na loja precisa ser transplantada o mais rápido possível, no máximo 2-3 dias após a aquisição. A mistura de fibras hidropônicas na qual é vendida não é de todo adequada para o cultivo em casa. No processo, encurte os brotos em cerca de um terço, arranque todas as flores e brotos.
O vaso é escolhido largo e raso, aumentando seu diâmetro em 5-8 cm. As raízes da campânula rapidamente desenvolvem um novo espaço. Um vaso de flores muito grande e volumoso é indesejável - a planta floresce profusamente apenas se as raízes estiverem bem trançadas por um pedaço de terra.
Flor do solo prefere leve e solto, mas ao mesmo tempo nutritivo. Esse solo passa bem pelo ar e pela água. Um substrato universal para plantas de interior é bastante adequado, mas existem outras opções:
- aparas de terra e turfa (1: 1);
- solo universal para plantas de interior, turfa, húmus ou composto apodrecido, areia grossa de rio (igualmente).
Não há nada complicado no próprio transplante:
- Encha um quarto do volume da nova panela com drenagem. Se a planta é muito grande - então um terço. Cubra o ralo com um substrato fresco, despejando-o no tanque até cerca da metade.
- Regue a planta generosamente, remova-a do recipiente antigo. Se possível, tente manter o barro intacto.
- Use uma faca limpa e limpa para cortar 3-5 mm das raízes que caíram no fundo em uma pilha contínua. Nas laterais, faça vários cortes longitudinais da mesma profundidade.
- Coloque a campânula em uma panela nova, adicione um pouco de substrato. Compactar levemente o solo. Regue a planta suavemente.
- Remova as amostras transplantadas em sombra parcial, forneça frieza (18-20ºС). Quando a campanula começar a crescer, retorne-a ao seu local original.
Cuidado adequado da planta
Campanula é uma planta bastante despretensiosa. A maioria das demandas feitas por ela diz respeito à rega, embora ela possa ficar sem água por 12 a 14 dias sem causar muitos danos a si mesma.
Rega
O solo da panela é umedecido assim que o solo seca. Em calor extremo, pode ser necessário regá-lo diariamente ou duas vezes por dia. Cerca de meia hora após o procedimento, não se esqueça de drenar o excesso de líquido da panela.
A água é usada apenas em temperatura ambiente e macia. Rígido pode causar murcha da planta. Portanto, se não for possível regar a campânula com água derretida, chuva ou água engarrafada, filtre, ferva ou defenda a torneira.
Aplicação de fertilizantes
Durante a estação de crescimento ativo, a campânula precisa ser alimentada a cada 10 a 12 dias, pois gasta muita energia na floração. Qualquer fertilizante é adequado para plantas de interior com flores (Ideal, Arco-Íris, Pokon, Bona Forte, Agrícola, Kemira-Lux). Preparada de acordo com as instruções, a flor é regada.
Vídeo: nuances importantes do atendimento da Campanul
Formação de Bush
Para manter a planta decorativa e arrumada, brotos desbotados e folhas secas devem ser removidos regularmente. O mesmo se aplica aos tiros "carecas" abaixo. A pitada ajudará a estimular a floração - a remoção das 2-3 folhas superiores dos brotos no início da primavera. Após 3-4 semanas, eles também fazem o mesmo com os brotos laterais emergentes.
Vídeo: poda adequada
Período de descanso
Durante o inverno, o campanulu é mantido em uma sala fresca e iluminada, minimizando a irrigação (até 2-3 vezes por mês) e interrompendo a alimentação. Esta é uma condição necessária para a floração abundante no próximo ano.
Em preparação para o "descanso", todos os rebentos são cortados com um comprimento de 10 a 12 cm. Na primavera, será necessário remover todos os galhos secos durante o inverno.
Erros comuns de um jardineiro amador
A campânula perde por vários anos sua decoratividade - esse é um processo natural. Mas, às vezes, a aparência piora nas plantas jovens. Muitas vezes, o próprio florista é o culpado por isso, esquecendo-se de cuidar dela ou cometer erros não intencionais.
Tabela: como a Campânula responde a erros de florista
Como é a planta? | Qual o motivo? |
As folhas desbotam, desbotam ou manchas translúcidas embaçadas aparecem nelas. | Queimadura solar. Isso acontece especialmente se você deixar uma planta pulverizada no peitoril da janela sul. |
As hastes estão afinando, as folhas estão encolhendo, a distância entre elas está aumentando. | Déficit de luz. |
Deixa nykut, perde o tom. | Solo encharcado, estagnação da água na panela. |
Pecíolos de folhas e base de caules enegrecem. | Rot se desenvolve. O motivo é a rega excessivamente abundante regular combinada com baixa temperatura ambiente. |
Sem floração ou poucos botões. | A alimentação é muito rara ou o uso de fertilizantes inadequados, o transplante em uma panela é muito "excessivo", a poda não é feita a tempo. |
As folhas secam e caem. | Rega muito rara ou ar interior muito seco. Ou a planta está em um rascunho. |
Às vezes, o proprietário que está tentando transformá-lo em liana é o culpado pela campânula não florescer e murchar. Aumentar o apoio a esta planta é completamente antinatural, o que claramente sinaliza.
Também pode ser um material útil no cultivo de browllia: //diz-cafe.com/rastenija/brovalliya-kak-vyrastit-nezhnoe-rastenie-cvetushhee-ves-god.html
Doenças e pragas comuns: o que fazer para salvar uma flor
A campânula, apesar da despretensão geral, é freqüentemente afetada por pragas que não se importam de comer folhas delicadas. Além disso, ele não tolera a estagnação da umidade na panela - a podridão se desenvolve rapidamente. A prevenção adequada ajudará a minimizar o risco de doença e o aparecimento de insetos:
- o conteúdo de todas as plantas recém-adquiridas em quarentena por um mês;
- inspeção regular das flores e isolamento imediato de todas as amostras com sintomas suspeitos manifestados;
- colocar plantas e buquês de interior (especialmente rosas e crisântemos) o mais longe possível, idealmente em salas diferentes;
- arejamento diário da sala, pulverizando as folhas, apagando poeira delas;
- implementação de recomendações para cuidados com as plantas, principalmente em relação à irrigação;
- use apenas panelas limpas, solo higienizado e ferramentas;
- substituição periódica (a cada 10 a 12 dias) da água para irrigação por uma solução rosa pálida de permanganato de potássio.
Tabela: Doenças e pragas de Campanul
Doença ou praga | Manifestações externas | Medidas de controle |
Podridão da raiz | Pecíolos e folhas enegrecidos e na base das hastes, "choro" marrom escuro se espalhando rapidamente, uma camada de mofo no chão, um cheiro putrefativo distinto. |
|
Podridão cinzenta | Manchas cinzentas “molhadas”, rapidamente desenhadas por uma “pilha” macia com pequenos pontos pretos. |
Para a profilaxia, pulverize a planta com uma solução de Fundazol (0,1%), Topsin-M (0,3%) ou Bayleton (0,05%) a cada 3-4 meses. |
Ácaro aranha | Teias de aranha finas e translúcidas, trançando a base de brotos e pecíolos, manchas pálidas embaçadas na parte de trás do lençol. |
|
Escudo | Bojos arredondados na planta, marrom escuro ou cinza-bege, aumentando rapidamente em volume, com uma tonalidade amarelo-avermelhada ao seu redor. |
|
Mosca branca | Pequenas borboletas esbranquiçadas flutuando de uma flor ao menor toque. |
|
Pulgões | Muitos pequenos insetos de cor limão ou marrom-preto, apegam-se a folhas jovens, brotos e brotos. |
|
Galeria de fotos: doenças e pragas que terão que ser combatidas durante o cultivo da campânula
- Os pulgões não desdenham a maioria das plantas domésticas, a Campânula não é exceção
- A mosca branca, por algum motivo, tem uma fraqueza especial pelo amarelo; esse recurso é usado na fabricação de armadilhas caseiras
- Remédios populares contra insetos escamados são ineficazes - a praga é protegida de forma confiável por uma concha de "cera"
- O ácaro da aranha não é um inseto, portanto, é combatido com o uso de preparações especiais - acaricidas
- Muitas vezes, no desenvolvimento da podridão cinzenta, o cultivador de flores é o culpado, enchendo regularmente a planta
- A podridão radicular pode ser tratada apenas na fase inicial da doença
Propagação da campânula em casa
Em casa, a campânula geralmente se reproduz vegetativamente - cortando ou dividindo o mato. Mas ninguém proíbe a germinação de sementes. Problemas com material de plantio, em regra, não surgem.
Estacas
O melhor momento para enxertar é o meio do outono. O material de plantio é obtido no processo da próxima poda. A parte inferior do broto com os brotos da raiz (o chamado calcanhar) é enraizada melhor e mais rapidamente. É o suficiente para ter 3-4 folhas nele.
- Coloque a base das estacas por 25 a 30 minutos em uma solução rosa pálida de permanganato de potássio ou Fitosporina (5-7 ml por litro de água).
- Espere que as raízes apareçam colocando o material de plantio na água. Em cada recipiente, dissolva um comprimido de carvão ativado e ácido succínico (por 200 ml).
- Encha os copos de plástico com uma mistura de turfa e areia (1: 1). Semear as estacas com raízes, aprofundando em 2,5-3 cm.
- Crie um efeito estufa. Pulverize as plantações abundantemente, impedindo que o solo seque, e ventile-as diariamente. Mantenha uma temperatura constante de 25-27ºС, forneça luz difusa brilhante.
- Após 3-4 semanas, transplante os campanules jovens no solo para plantas adultas. Quando adicionarem cerca de 10 cm de comprimento, aperte as partes superiores dos brotos para obter uma maior "arbustividade".
Divisão Bush
A divisão do mato é realizada no processo de transplante. Na maioria das vezes, não é possível desembaraçar as raízes; portanto, um pedaço de terra é cortado com uma faca afiada e higienizada em várias partes aproximadamente iguais. "Feridas" polvilhadas com giz triturado, enxofre coloidal, canela. Em seguida, novas plantas são plantadas em vasos separados e cuidadas, como de costume. Eles precisam ser imediatamente regados abundantemente, e não depois de uma semana - para fertilizar. No primeiro mês, proteja com cuidado a planta da luz solar direta.
Germinação de sementes
As sementes são semeadas no início da primavera. Eles mantêm a germinação por um longo tempo, pelo menos por um ano. Você precisa lidar com eles com cuidado - eles são muito pequenos.
- Encha os recipientes planos com uma mistura de terra em folha ou lascas de turfa com areia (1: 1), umedeça e nivele o substrato.
- Se possível, distribua uniformemente as sementes na superfície do solo. Polvilhe um pouco com areia fina (camada de 2-3 mm de espessura) e umedeça novamente a partir do frasco de spray.
- Cubra os recipientes com vidro ou filme. Enquanto seca, pulverize o solo com uma solução fraca do estimulante da raiz - humato de potássio, Epin, Zircon (2-3 ml por litro de água).
- Abra a estufa para ventilação diária, lave a condensação formada. Mantenha uma temperatura de aproximadamente 23 a 25ºС, forneça menor aquecimento e luz difusa.
- As sessões aparecem após 5-7 dias. Quando três folhas verdadeiras forem formadas, plante os campanules em pequenos vasos ou copos de plástico. No processo, tenha cuidado, as mudas são muito frágeis. Cuidados adicionais são normais.
Vídeo: Como a Campânula se propaga
Comentários de Florist
A idade não importa para o Campanul, eles florescem em brotos jovens, por isso precisam ser aparados ou atualizados a cada ano. No trabalho, o broto desse arbusto (seis meses para uma planta) já está florescendo magnificamente.
Cymes//forum.bestflowers.ru/t/kampanula.1289/page-30
Campanula gosta muito de frescor e ar fresco, rega frequente e, de preferência, o sol da manhã. Pode ser plantado em solo acabado "Senpolia". Corte as flores, pois elas secarão e, em geral, no outono, você pode cortar todos os galhos, a campanha após este procedimento crescerá melhor. Água com zircão, HB-101 ou outros bioestimulantes.
Natalichka 4477//forum.bestflowers.ru/t/kampanula.1289/page-30
Campanulu é mantido no inverno em uma sala fria, a uma temperatura de 10-12ºС. Requer iluminação brilhante (no verão, é necessário sombreamento nas janelas sul e leste). É frequentemente regada no verão, raramente no inverno, pois é necessário um período de dormência. Na primavera, as partes secadas superiores dos brotos são cortadas, deixando as inferiores nas quais novos brotos são formados a partir dos brotos do sono. Propagado por sementes e mudas (em fevereiro-março). As estacas são enraizadas em uma mistura de turfa e areia. Para evitar a deterioração das estacas, elas são apenas ligeiramente pulverizadas. Use como uma planta ampel.
Morela//forum.bestflowers.ru/t/kampanula.1289/
Secar as folhas é o primeiro sinal de falta de luz. Campanula precisa de um local bem iluminado. Ela também precisa de ar úmido e deve ser regada com água um pouco mais quente que a temperatura ambiente. É outono, reduza a rega, você precisa regar apenas enquanto o solo seca, mas continua a umedecer regularmente o ar. Rascunhos, ar seco obsoleto são muito prejudiciais para ela. Certifique-se de remover as folhas amareladas e as flores murchas. Se o caule principal morrer, as partes que morreram também deverão ser cortadas, mas veja, se houver brotos jovens, nunca danifique-os. E mais Campanula odeia quando eles atiram seus brotos, dando-lhe a aparência de uma videira. Isso não deve ser feito.
Marka//forum.bestflowers.ru/t/kampanula.1289/
Muitos estão familiarizados com a flor de interior, que é chamada de "noiva e noivo", e oficialmente - Campânula. Ampel planta com folhas pequenas e sinos brancos ou azuis. Anteriormente, essas flores eram apresentadas para um casamento. Mas existe uma característica que, quando você as coloca em um vaso, a "noiva" (sino branco) inibe claramente o crescimento do "noivo" (sino azul). E você precisa conhecer esse recurso e plantar flores em diferentes recipientes ou usar uma partição em um vaso. À primeira vista, a planta pode ser chamada de despretensiosa, mas se as condições de detenção não forem adequadas, ela poderá morrer. No verão, é difícil para uma planta tolerar ar seco e alta temperatura. Deve ser constantemente pulverizado, abundantemente regado, mas não derramado, e colocado em sombra parcial. Se você planeja sair de férias, não deve esperar que a campanha o aguarde e esteja em boas condições. Uma flor requer a remoção constante de flores e folhas secas, poda periódica.
VikTan77//otzovik.com/review_804674.html
Campanula é minha planta interna favorita. Cuidar dela não é muito difícil. Ele gosta de calor, ar fresco e pulverização (mas não pulverizamos flores, caso contrário, elas ficarão pretas). Ele não gosta de transbordar e rascunhos. Floresce principalmente no verão e é muito abundante (com os devidos cuidados). No outono, ela tem um período de descanso, precisa ser cortada e colocada em um local fresco, mas ainda precisa de rega (muito rara). E o mais importante - a terra deve estar frouxa com boa drenagem (coloquei ou expandi argila ou poliestireno). É muito bom colocar musgo-esfagno no fundo da panela, não deixa as raízes apodrecerem e tem propriedades antibacterianas. Você pode plantá-lo no jardim, é muito bom lá, também floresce o verão inteiro.
Chanterelle 1982//otzovik.com/review_3579836.html
Campanula é uma planta modesta, mas original e refinada que irá decorar qualquer interior. É difícil encontrar uma cultura que floresça em casa por tanto tempo e abundante. Forneça à planta a temperatura certa, rega abundante e luz brilhante - e você terá em sua casa não apenas a beleza, mas também a felicidade e a prosperidade da família.