Peônias são uma cultura bastante despretensiosa. Para obter um arbusto com lindas flores e vegetação exuberante, você precisa de nutrientes que nem sempre estão disponíveis no solo. A fim de fornecer às plantas o complexo de minerais necessários, elas são alimentadas três vezes por temporada, e a última cobertura é feita no outono. Negligenciar o procedimento não é recomendado, pois isso pode afetar adversamente a aparência e a condição das plantas. Como alimentar as peônias no outono e como realizar adequadamente o procedimento?
Top coat de outono: todos os prós e contras
Peônias são culturas perenes que crescem em um só lugar por um longo tempo e florescem ativamente no verão. Durante esse período, eles fornecem quase todas as substâncias úteis para flores e folhas, de modo que a qualidade de novas inflorescências pode se deteriorar significativamente.
A principal característica das peônias é que o desenvolvimento do sistema radicular dos arbustos continua mesmo após a floração ativa. Se você olhar mais de perto as raízes, poderá notar pequenas espessuras, nas quais se acumulam os nutrientes necessários para a formação de brotos e inflorescências. Consequentemente, a alimentação de peônias no período do outono contribui para o aparecimento de flores exuberantes na próxima temporada e ajuda a se preparar para o frio do inverno.
Muitos jardineiros consideram a aplicação de cobertura no outono inadequada e inútil, mas na verdade não é. Você não deve ignorá-lo, caso contrário, na próxima primavera as flores de peônia serão pequenas e as folhas serão pálidas e raras.
O que deve ser alimentado?
Como todas as outras plantas com flores, as peônias precisam de substâncias úteis necessárias para a formação de folhas e inflorescências:
- potássio
- fósforo;
- nitrogênio
A peculiaridade da cobertura do outono é que a aplicação de fertilizantes com teor de nitrogênio pode levar a uma deterioração na resistência ao gelo das plantas, portanto, após a floração, as peônias requerem apenas potássio e fósforo. Como cobertura, você pode usar misturas especiais, vendidas em lojas para jardineiros, e fertilizantes orgânicos naturais.
Regras de alimentação no outono
As regras para a alimentação de peônias no período de outono dependem da idade e das condições climáticas da região. Apenas os arbustos que atingiram a idade de três anos precisam ser alimentados. As plantas jovens não precisam de fertilizante, e o efeito do procedimento pode ser o oposto. As peônias maduras, pelo contrário, requerem alimentação regular, e quanto mais velha a flor, mais nutrientes ela precisa.
O momento ideal para a alimentação é da segunda quinzena de setembro à primeira quinzena de outubro, mas o trabalho deve ser feito de forma a terminá-las de 1 a 1,5 meses antes das primeiras geadas. O tipo de fertilizante depende das características do solo e das condições climáticas:
- em solos arenosos e empobrecidos, muitos minerais podem causar inibição do crescimento das flores; portanto, a alimentação é melhor feita duas vezes com um intervalo de duas semanas;
- para solos alcalinos e levemente ácidos, recomenda-se o uso de superfosfato, que contribui para a formação de inflorescências exuberantes e exuberantes e melhora as características da terra;
- fertilizantes orgânicos e de fósforo e potássio são adequados para qualquer solo - eles contêm todo o complexo de nutrientes e saturam o solo com eles.
Em clima seco, a cobertura é aplicada na forma líquida e, quando ocorre uma grande quantidade de precipitação, são usadas misturas secas (granulares) - os fertilizantes líquidos são simplesmente lavados com água e não trazem nenhum benefício às plantas.
Como alimentar peônias de árvores no outono
As características da aplicação do fertilizante dependem do seu tipo - não é recomendável alterar a dosagem e as recomendações para alimentar as plantas por conta própria, pois isso pode levar ao resultado oposto e à deterioração da condição dos arbustos.
Fertilizantes minerais
Como posso alimentar peônias no outono? Antes de tudo, é o potássio e o fosfato, que podem ser aplicados ao solo tanto na forma seca quanto na líquida. No primeiro caso, o algoritmo de ações é o seguinte.
- Cavar pequenos sulcos em torno dos arbustos de 6 a 8 cm de profundidade e umedecer levemente o solo.
- Para cada arbusto, tome 20 g de fósforo e 15 g de potássio, polvilhe adubo, evitando que a mistura fique no colo sensível das plantas, caso contrário, elas podem deixar queimaduras.
- Derrame o solo novamente para que os grânulos se dissolvam bem.
Para aplicação líquida, o potássio e o fosfato devem ser dissolvidos em um balde de água anteriormente defendida à temperatura ambiente e depois despejar sobre os arbustos com uma solução. Você pode usar fertilizantes multicomponentes - superfosfato, sulfato de potássio, Kemira-Kombi ou Kemira-Osen. Na maioria das vezes, eles são vendidos na forma de comprimidos, a dosagem ideal é de 1 comprimido por balde de água, são alimentados exatamente da mesma maneira que a mistura de potássio e fósforo na forma líquida.
Preciso de fertilizantes orgânicos para me preparar para o inverno
Os fertilizantes naturais ou orgânicos interagem bem com o solo e o saturam com todas as substâncias úteis, para que possam ser usados para alimentar peônias no outono. Na maioria das vezes, estrume de vaca, fezes de pássaros e turfa são utilizados para esses fins.
Verbasco, fezes de frango e superfosfato
A partir de excrementos de verbasco e ave em combinação com fertilizantes minerais, você pode preparar uma mistura nutritiva que melhorará significativamente a floração das peônias na próxima temporada.
- Dilua um verbasco fresco em um barril à taxa de 1 balde de esterco por 5 baldes de água (se excrementos de pássaros forem usados como cobertura, você precisará levar um balde de areia para 25 baldes de água).
- Coloque a mistura resultante ao sol por 2 semanas, para que seja bem fermentada.
- Adicione 500 g de cinza e 200 g de superfosfato à solução fermentada.
- Imediatamente antes da aplicação do fertilizante, a mistura deve ser diluída com água - ao usar esterco, 1 parte da mistura de nutrientes deve ser tomada em 2 partes de água, se as plantas forem alimentadas com excrementos de pássaros, as proporções são de 1 a 3.
Ao alimentar plantas com verbasco e excremento de pássaros, as mesmas regras devem ser observadas como no caso de fertilizantes minerais - regue cuidadosamente os arbustos para que a mistura não caia no pescoço das flores.
Adubo e turfa
O composto é outro fertilizante orgânico adequado para a alimentação de peônias. Para sua preparação, eles levam qualquer resíduo de origem natural - folhas secas, galhos e grama, ervas daninhas, cascas de vegetais que deixam apodrecer em um poço especial. Para melhorar a qualidade do composto, podem ser adicionados lixo, turfa ou húmus, alternando camadas entre si.
Para alimentar as peônias com composto, os arbustos são cobertos com uma fina camada de fertilizante misturada com a terra e as plantas são regadas - o composto servirá não apenas como fertilizante, mas também protegerá as raízes da geada. De cima, você também pode adubar as plantações com feno, palha ou folhas secas.
Pão de centeio
Apesar de o pão de centeio ser um dos remédios populares para a fertilização de peônias, ele fornece um bom resultado e não requer custos monetários sérios.
- Pegue um pedaço de pão de centeio ou cerca de 500 g de crostas que restam após uma refeição.
- Despeje o pão com água fria e deixe por 12 horas para que ele incha bem.
- Dissolva a pasta resultante em um balde de água assente à temperatura ambiente e despeje as plantas na proporção de um litro de mistura por arbusto.
O molho de pão de centeio pode ser usado em conjunto com fertilizantes minerais, observando o intervalo entre os procedimentos, para não provocar inibição do crescimento e floração das peônias.
Outros fertilizantes
Além das misturas acima, para alimentar as peônias, você pode usar outros fertilizantes naturais ou de loja, seguindo as recomendações do procedimento.
- Cinzas de madeira. As cinzas são aplicadas ao solo a uma taxa de 0,5 xícaras por metro quadrado de terra - são derramadas ao redor das plantas, depois são regadas e cobertas com feno ou grama. O farelo de osso pode ser adicionado à cinza da madeira na proporção de 1 a 1 - este produto contém o potássio e o fósforo necessários para o plantio.
- Turfa. A turfa é recomendada para peônias, especialmente se as flores crescem em solos arenosos. O procedimento é realizado a cada 4-5 anos - a turfa é colocada ao redor dos arbustos, observando a seguinte dosagem: um balde por metro quadrado de terra.
- Vermicomposto. Biohumus é um fertilizante eficaz que é um produto da atividade vital de minhocas. A dose é de 6 kg por metro quadrado, e a aplicação desse fertilizante melhora significativamente a qualidade do solo.
- Siderata. Siderata são plantas resistentes a baixas temperaturas, que servem como fertilizante e proteção para as culturas floridas - mostarda, aveia, centeio, trigo. No outono, elas são plantadas entre os arbustos de peônia e, na primavera, são enterradas no solo com a ajuda de um cortador de avião - os siderados se cruzam e se tornam uma excelente nutrição para as plantas.
- Fertilizantes orgânicos prontos. Fertilizantes orgânicos concentrados, como Baikal, Biomaster, Agroprirost, são vendidos em lojas de jardinagem. São fáceis de usar e nutrem bem as plantas, o que é especialmente visível em solos com baixa fertilidade, argila e solos argilosos. As dosagens e regras para fazer misturas são indicadas nas instruções para as preparações.
Vídeo: como alimentar peônias no outono
A cobertura das peônias no outono é um procedimento eficaz que não deve ser negligenciado. As plantas que recebem atenção e cuidado suficientes recompensarão mais o proprietário com flores abundantes e exuberantes.