Uma linda murta limpa o ar da sala e tem um efeito benéfico na pessoa, acalma-a. Um florista experiente sabe como propagar murta em casa. Existem duas maneiras principais - estacas e germinação de sementes. Esses procedimentos serão interessantes para todos que já possuem uma árvore que cresce em casa.
Propagação por estacas
Muitos cultivadores de flores estão interessados em uma planta exótica e lendária como a murta: a propagação por estacas em casa não permitirá que você jogue fora todos os brotos cortados, mas dê a um deles uma chance na vida.
Propagar murta é muito fácil.
A primavera e o verão são ideais para propagar estacas de murta. Maio e agosto são mais adequados para esse fim, mas você pode executar o procedimento em outros meses. Quando o tempo está quente, as mudas criam raízes rapidamente e crescem. Mas no outono, quando está esfriando rapidamente, os ramos não têm chance de se enraizar, então você não pode propagar plantas com mudas nessa época do ano. As plantações de inverno não são para árvores tropicais.
Atenção! Uma atitude atenta e responsável exigirá uma árvore como a murta: a propagação por estacas é realizada imediatamente após o corte planejado de sua coroa.
Estacas
Onde obter as mudas e como prepará-las:
- Desinfete tosquiadeiras ou podadores para evitar infecções na planta.
- Corte um tiro saudável forte. Você pode cortar processos verdes e lenhosos. Mas devemos lembrar que os galhos verdes criam raízes mais rapidamente.
- Separe dele um caule de 12 a 15 cm de comprimento e remova as folhas da metade inferior.
- É aconselhável plantar um galho imediatamente, pois ele pode ser armazenado por não mais que 24 horas. Para fazer isso, envolvem-no em um pano úmido.
- O talo de murta é tratado com um estimulador de crescimento radicular. Você pode colocá-lo na água por várias horas nas quais este medicamento é dissolvido.
- Coloque a drenagem: perlita e vermiculita são derramadas no fundo da panela ou caixa. Uma panela com um orifício de drenagem é necessária para que a água não se acumule perto das raízes.
- Prepare o substrato: misture grama (30%), húmus (20%), turfa (30%) e areia (20%). Se isso não for possível, use terra de efeito estufa.
- O solo é abundantemente regado com água, que deve ser defendida primeiro durante o dia.
- As estacas são cuidadosamente inseridas no solo a uma profundidade de 3 cm.
- Bata no solo.
- As mudas superiores são cobertas com vidro ou uma garrafa de plástico com um pescoço cortado.
- A caixa é colocada em um local quente, protegido da luz solar e da luz brilhante.
- Uma vez por dia, a estufa é removida e a murta é autorizada a ventilar.
- É necessário monitorar cuidadosamente como a jovem murta cresce: o enraizamento das mudas ocorre dentro de 1 mês.
Enraizamento
Existe uma maneira alternativa de enraizar murta. Para fazer isso, coloque a alça na água mais próxima da fonte de calor (bateria, aquecedor). Ele criará raízes em 1,5 meses.
Atenção! Depois que a raiz de uma árvore jovem brota, ela deve ser transplantada para um local permanente - em uma panela espaçosa.
Instruções passo a passo sobre transplante:
- Pedra britada, tijolos quebrados ou seixos são derramados no fundo da banheira.
- Argila expandida ou outra pequena drenagem é colocada sobre a segunda camada.
- Prepare um novo substrato: misture terra decídua, vermicomposto e perlita.
- Coloque verticalmente as mudas no solo e polvilhe o pescoço da raiz com terra.
- Molhe o solo com água em abundância. Se, ao mesmo tempo, ele se instalar, você precisará adicionar mais terra e água novamente.
- O excesso de fluido deve ser drenado e o estado do orifício de drenagem no fundo verificado.
- Cobrir a terra de cima com vermiculita.
Broto jovem precisa de cuidados excelentes
Após 2-3 anos, a murta jovem floresce.
Os cultivadores iniciantes deparam-se com uma escolha difícil de como melhorar a murta: as estacas são a maneira mais rápida e eficaz de propagar essa planta. Os brotos cortados retêm todas as propriedades da planta mãe.
Um fato interessante! Quando propagada por estacas, a murta jovem floresce após 2-3 anos e, quando cultivada a partir de sementes, somente após 5 anos.
Propagação de sementes
Ao contrário das estacas, quando propagadas por sementes, uma nova planta não retém as qualidades e nem as características varietais da mãe arbusto. Crescer a partir de sementes exigirá muito trabalho e tempo, mas pode não ter sucesso, porque nem todas germinarão.
É necessário escolher sementes com menos de 1 ano, porque com o tempo elas perdem sua qualidade e podem não brotar. Você pode comprar sementes de murta na loja ou tirá-las dos frutos de uma árvore adulta.
Para que germinem ativamente, são estratificados. Isso é feito no inverno - em janeiro ou fevereiro:
- Recozir a areia em fogo ou derramar sobre solução de permanganato de potássio e, em seguida, tratar com fungicidas.
- Mergulhe as sementes por 24 horas em um copo com permanganato de potássio.
- Despeje areia e sementes molhadas em uma pequena caixa ou saco, misture-as e leve à geladeira por 2 meses. Eles devem estar lá a uma temperatura de 0 ... +4 ° C.
- Às vezes, eles são exibidos no peitoril da janela. Você pode manter a mistura na geladeira durante a noite e colocá-la ao ar livre durante o dia.
Informações adicionais! Em vez de areia, a vermiculita pode ser usada.
As sementes estratificadas podem ser semeadas em março ou abril. É desta forma que esta planta se propaga na natureza.
Como propagar sementes de murta:
- Prepare o solo a partir de turfa, húmus, areia e relva.
- Plante as sementes e cubra-as com uma fina camada de terra (a espessura deve ser de cerca de 1-2 cm).
- Cubra com vidro ou filme plástico transparente e coloque no parapeito da janela. É aconselhável que a temperatura ambiente seja mantida a não menos de + 20 ... +25 ° C.
- Uma vez a cada 1-2 dias, a gaveta deve ser aberta para ventilação.
- As mudas, que cresceram 2 folhas, precisam mergulhar. Cada planta é plantada em um vaso pequeno separado. O topo da muda deve ser beliscado, para que a coroa cresça densamente.
Propagação de sementes
As mudas são transplantadas para vasos grandes após 1-1,5 meses. Eles são cuidadosamente removidos dos contêineres e, juntamente com o pedaço de terra, são transferidos para novas caixas. Então você precisa derramar um pouco mais de solo.
A murta florescerá apenas no quinto ano após a semeadura. As tão esperadas flores brancas aparecerão nos galhos.
Jardineiros qualificados sabem como propagar sementes de murta e podem cultivar uma árvore a partir de uma semente minúscula.
Após a escolha
Dificuldades de reprodução
Em qualquer método de propagação, brotos jovens precisam de bons cuidados. Todos os anos são transplantados para um recipiente mais espaçoso. Cada vaso novo deve ter 3,5 cm de largura e profundidade do que o antigo. O transplante é realizado no início da primavera, em fevereiro ou março, até a murta florescer. A largura do vaso, adequada para uma planta mais antiga, é fácil de medir: deve ser 2 vezes menor do que a copa de uma árvore de diâmetro.
A partir do segundo ano após o plantio, a murta precisa de poda. É necessário não apenas remover brotos secos, danificados e doentes, mas também formar um arbusto. Poda forte ajudará a rejuvenescer a árvore. É necessário aparar toda a murta, independentemente da sua altura. Em casa, eles raramente crescem acima de 2 metros. É aconselhável aparar a coroa na primavera. Você não pode realizar cortes e transplantes seguidos; deve esperar um pouco.
Muitas vezes, os cultivadores de flores encontram problemas ao propagar esta planta. As folhas de murta podem ficar amarelas, secas e cair. Os ramos também desaparecem às vezes. A razão para isso é o ar muito seco do inverno. Para ajudar a árvore, ela é pulverizada com uma solução estimulante do crescimento e faz uma cobertura de estufa com pratos de plástico ou vidro. As partes secas da murta devem ser removidas.
Planta jovem após o transplante
Propagar murta é bastante simples e fácil. Não leva muito tempo e esforço. O resultado agradará ao produtor: essas plantas purificam o ar e florescem incrivelmente lindamente. Não é sem razão que, na cultura de muitos povos, a murta é considerada uma árvore sagrada, um símbolo de amor e pureza. Muitas pessoas acreditam que esta árvore traz paz e prosperidade à casa.