Peony Coral Sunset - um híbrido que combina as melhores qualidades de espécies gramíneas e arbóreas. Seu nome é traduzido como pôr do sol coral, que transmite com precisão a sombra das enormes cores dessa planta perene. Esta espécie é caracterizada por alta resistência ao gelo e baixos requisitos de manutenção, por isso não perde popularidade mesmo no contexto de novas variedades.
Peony Coral Sunset (Paeonia Coral Sunset) - que tipo de variedade
Peony Coral Sunset é uma criação da criação americana. O autor deste híbrido é Samuel E. Wissing, que trabalha há mais de 26 anos para criar espécies de peônias de corais. E, como resultado, em 1965, foi obtida a primeira floração desse híbrido, cuja tonalidade de cores superou todas as expectativas.
Seus ancestrais eram a variedade semi-dupla branca Minni Shaylor e a não-dupla laranja-vermelha Otto Froebel.
Esta espécie é distinguida por um tom incomum de pétalas.
Breve descrição, característica
A peônia de flores leitosas Coral Sunset (Paeonia Coral Sunset) se distingue por arbustos poderosos, cuja altura chega a 90-110 cm.O diâmetro da planta é de 70 cm. No topo de cada um, um botão é formado.
As folhas deste híbrido são verde-escuras, pinadas, não emparelhadas, com lóbulos estreitos dobrados na forma de um barco.
Importante! Brotos de peônia duráveis suportam facilmente a carga durante o período de floração, para que o arbusto pareça limpo durante toda a temporada.
Vantagens e desvantagens da variedade
Esta espécie, como outras, tem certas vantagens e desvantagens. Portanto, ao escolher, você deve prestar atenção a eles.
Vantagens da peônia Coral Sunset:
- pouco exigente para cuidar;
- não precisa de suporte adicional;
- difere na floração longa;
- não sofre baixas temperaturas (até -40 graus);
- adequado para corte e paisagismo;
- mantém qualidades decorativas ao longo da temporada.
As desvantagens das espécies incluem o fato de que as pétalas desaparecem com o tempo. Além disso, o brilho da cor depende diretamente da acidez do solo, para que você possa obter uma tonalidade de coral saturada apenas com os devidos cuidados.
Uso em paisagismo
Este híbrido parece ótimo em composições individuais e em grupo. Pode ser combinado com variedades de peônia vermelha escura. A peculiaridade da planta em manter a forma e a decoratividade do arbusto ao longo da temporada apenas contribui para sua popularidade.
Nas plantações de grupos, o Coral Sunset é espetacular com:
- coníferas baixas;
- geychera;
- primulas;
- cravo;
- lírios;
- íris.
Como tênia, este híbrido fica bem contra um gramado verde
Cultivar uma flor, como plantar em campo aberto
De acordo com a descrição, o Peony Coral Sunset mostra máxima decoratividade apenas com o ajuste certo. Portanto, existem certos recursos que devem ser considerados ao executar o procedimento.
Plantio com mudas de raízes
Escolhendo este híbrido, é recomendável comprar mudas de raiz de alta qualidade. Isso garante a preservação de todas as propriedades de espécies inerentes a essa peônia.
Cada caule deve ter 2-3 raízes bem desenvolvidas e na parte superior existem vários botões de recuperação, dos quais os brotos germinam mais tarde.
A que horas é o desembarque
O plantio perene pode ser realizado no final de março ou início de abril ou adiado para o final de agosto ou início de setembro. A segunda opção é considerada preferível, pois possibilita a obtenção de mudas mais fortes para a próxima temporada.
Seleção de localização
O híbrido deve ser plantado em uma área bem iluminada com proteção contra correntes de ar. Você pode colocar o Coral Sunset perto de uma cerca viva ou de uma árvore, se você mantiver uma distância de pelo menos 1,5 a 2 M. Esse espaço é necessário para o desenvolvimento completo do sistema radicular.
Importante! Perto da casa, não é recomendado plantar uma peônia, pois sob a influência da luz do sol as paredes esquentam e emitem calor, o que deprime a planta em períodos quentes.
Como preparar o solo e a flor para o plantio
Coral Sunset é preferível para plantar em barro. Se o solo no local for pesado, primeiro ele deve ser diluído com areia e turfa.
O local de pouso deve ser preparado em 2 semanas, para que o solo tenha tempo de se estabilizar. Para fazer isso, cave e remova cuidadosamente todas as raízes das ervas daninhas. Em seguida, prepare um poço de aterrissagem com 60 a 60 cm de tamanho, coloque tijolos quebrados no fundo e encha o restante com uma mistura de nutrientes.
Deve incluir:
- grama - 2 horas;
- turfa - 1 hora;
- areia - 1 hora;
- húmus - 1 hora;
- terra de folha - 1 h.
Além disso, devem ser adicionados superfosfato (40 g) e sulfeto de potássio (30 g). Isso fornecerá à planta toda a nutrição necessária no estágio inicial de crescimento.
Atenção! Imediatamente antes do plantio, você precisa embeber as estacas radiculares da peônia por 10 a 12 horas para ativar os processos de crescimento nos tecidos.
Procedimento de pouso passo a passo
O plantio deste híbrido deve ser realizado de acordo com o esquema padrão. É importante considerar alguns recursos do procedimento.
A primeira floração do híbrido ocorre 3 anos após o plantio
Algoritmo de ações:
- Coloque as mudas no centro do poço de plantio.
- Abaixe para que os botões de recuperação fiquem 3 cm abaixo da superfície do solo.
- Polvilhe as mudas com terra.
- Selar a superfície.
- Molhe abundantemente.
Semeadura (para criação)
Se você deseja cultivar novos tipos de culturas, é recomendável usar sementes. Este método não garante a preservação das qualidades das espécies da mata uterina, mas permite obter uma variedade única.
Isso exigirá paciência. O plantio de sementes de peônia deve ser realizado em recipientes largos, cheios de areia molhada e turfa. Eles devem ser enterrados no máximo 2 cm e, depois disso, os recipientes devem ser cobertos com filme ou vidro para criar um efeito estufa.
Depois disso, os recipientes devem ser colocados em um local quente, mantendo a temperatura em + 25 ... +30 graus durante o dia e +15 graus à noite. Este regime deve ser mantido por vários meses até que as raízes sejam formadas.
Em seguida, as mudas devem ser mantidas em local fresco por 3 meses. A temperatura durante este período deve ser de + 6 ... +10 graus. Este modo contribui para o crescimento de brotos.
Depois disso, as mudas devem ser reorganizadas novamente em um local quente com uma temperatura de + 18 ... +22 graus. Observe este regime antes de aterrissar em campo aberto.
Cuidados com as plantas
A peônia de coral Sunset não está exigindo cuidados, mas precisa cumprir as regras padrão da tecnologia agrícola. Portanto, é necessário levá-los em consideração.
- Rega e alimentação
Para o pleno crescimento e floração, é necessário que o solo esteja sempre levemente úmido. Portanto, as mudas jovens devem ser regadas regularmente em dias quentes, 1-2 vezes por semana. Os arbustos adultos de peônia são capazes de se fornecer umidade de maneira independente; portanto, eles precisam ser umedecidos apenas com a seca prolongada.
A planta deve ser alimentada duas vezes por temporada.
A primeira vez durante a escalada de brotos na primavera. Durante esse período, recomenda-se o uso de uréia 30 g por 10 litros de água ou de maca de frango 1:15.
O segundo e o terceiro curativo devem ser realizados antes e depois da floração. Neste momento, fertilizantes de fósforo-potássio devem ser aplicados.
A falta de nutrição afeta negativamente o desenvolvimento e o florescimento do arbusto
- Mulching e cultivo
Durante toda a temporada, o círculo radicular da peônia deve ser mantido limpo, removendo as ervas daninhas em tempo hábil. Também é importante soltar o solo, melhorando o acesso do ar às raízes.
Para evitar a formação de crostas na superfície do solo, recomenda-se colocar palha de turfa com uma espessura de 3 cm, o que ajuda a reduzir a irrigação e evita a evaporação excessiva da umidade.
- Tratamento preventivo
Este híbrido é altamente resistente a doenças. Mas, para manter a imunidade no nível adequado, recomenda-se pulverizar o arbusto com qualquer fungicida sistêmico 2-3 vezes por temporada.
Peônia de florescência Coral Sunset
Esta flor é considerada precoce. Os primeiros botões abrem no final de maio - início de junho. A floração deste perene é gradual. Um arbusto adulto forma 18 a 20 botões anualmente. Nos primeiros 2-3 dias em que florescem, os próximos 3 - florescem e em 2 dias - murcham.
As flores de peônia coral são enormes, com um diâmetro de até 24 cm, com um aroma leve. Eles são semi-duplos e consistem em 5-7 linhas de pétalas. No centro, há estames amarelos brilhantes e pistilos verde claro, o que confere uma sofisticação especial. No início, as pétalas têm um rico tom de coral quente, depois o tom rosa se intensifica e, no final, fica laranja claro.
Importante! A diferença é que durante o pôr do sol suas pétalas se enrolam.
Período de atividade e descanso
A floração nesta peônia dura de 4 a 6 semanas em condições favoráveis. A planta anualmente no início de abril começa a cultivar brotos e folhas. Eles mantêm sua decoratividade até o outono. E somente com o advento do inverno a parte aérea desta planta perene desaparece completamente. O período de descanso dura de novembro a final de março.
A planta requer cuidados adequados durante toda a temporada. Consiste na rega e fertilização oportunas. Antes da floração, isso é necessário para a formação completa dos brotos e, depois disso, para a formação dos brotos de recuperação para o próximo ano.
O que fazer se não florescer, possíveis causas
A floração deficiente ou a sua completa ausência neste híbrido podem ser devidas à colocação inadequada da planta no local. Quando plantado na sombra, o perene cresce ativamente folhas e brotos, mas ao mesmo tempo se recusa teimosamente a formar brotos.
Também pode ser devido à falta de umidade e nutrição. Para eliminar a causa, é recomendável ajustar o cuidado.
Se antes o arbusto florescia exuberantemente e depois parava repentinamente, esse sintoma indica a necessidade de transplantar a planta para um novo local.
Peônias após a floração
No final da floração, alguns procedimentos também são necessários. Isso ajudará a planta a se preparar para o inverno e sobreviverá sem dor neste período.
Se necessário, um transplante de peônia deve ser realizado no final de agosto - início de setembro. Você não pode atrasar o tempo, pois a planta não tem tempo para se enraizar totalmente antes do tempo frio.
Para fazer isso, cave um arbusto. Em seguida, limpe as raízes do solo e enxágue bem, para que os botões de recuperação fiquem claramente visíveis. Depois disso, aguente a planta por 2-3 horas em um local sombreado - isso melhorará o processo de divisão celular. Em seguida, efetue o pouso de acordo com o esquema padrão.
Você precisa aparar a peônia Coral Sunset em outubro. Os rebentos devem ser cortados a uma altura de 2 a 3 cm A planta não precisa ser cortada.
Preparações de inverno
O abrigo para o inverno é necessário apenas para mudas jovens de peônia. Para fazer isso, você pode usar cobertura morta de húmus ou turfa, bem como ramos de abeto.
Importante! Os arbustos adultos da peônia Coral Sunset não precisam de aquecimento para o inverno.
O abrigo precisa ser removido no início da primavera para que os rins da recuperação não desapareçam
Doenças, pragas e formas de combatê-los
Este híbrido é altamente resistente a muitas doenças da cultura. Mas se as condições de cultivo não forem respeitadas, ele poderá ser afetado:
- podridão radicular;
- cladosporiose;
- oídio.
Para o tratamento, é necessário tratar os arbustos com medicamentos como Skor, Previkur Energy, Maxim, Topaz.
Das pragas, o híbrido pode sofrer de formigas e bronzes, que atacam durante a formação e o florescimento dos brotos. Para repelir insetos, use infusão de alho e colete besouros manualmente.
A peônia de coral pode se tornar uma verdadeira decoração de qualquer casa de verão. Suas grandes flores invariavelmente atraem os olhos, decoram graciosamente qualquer área. Jardineiros iniciantes e paisagistas devem definitivamente prestar atenção a essa variedade.