Uma planta interessante - koleriya, instalou-se em quase todas as casas. Eu me apaixonei pelos cultivadores de flores por sua aparência extraordinária e despretensiosidade nos cuidados.
Sobre a história da aparência
Apesar de o koleriya crescer em condições naturais na América, sua maioria de espécies e variedades se espalha da Suíça. A kaleria de flores de interior (kaleria) tem o nome de Michel Kohler, um cientista de Zurique que viveu no século XIX.
Algumas das espécies que ganharam popularidade foram trazidas para o continente a partir do México. Variedades híbridas que agora estão sendo cultivadas em toda parte foram criadas por criadores europeus. Uma dessas variedades é a linha Flashdance, criada por criadores suecos em 2001.
Koleria
Quando e como floresce
Lindas e delicadas flores da planta encantam cada proprietário com sua longa floração. A forma incomum do botão cativa a aparência.
Tipo de flores
Um tubo alongado coroado com 5 pétalas. Lembra um sino.
Útil! As plantas jovens nos primeiros anos jogam uma flor do pedúnculo, nos anos subsequentes - de 5 a 8 botões.
Bloom
Forma da flor
As flores são ovais, ligeiramente alongadas. Em algumas variedades e espécies, o broto pode ser mais alongado do que em outras.
Botões florais
Período de floração
A cor floresce do final de maio ao início de setembro, algumas espécies e variedades podem florescer até meados de outubro. Com bons cuidados e iluminação adequada, o período de floração pode ser de 10 a 12 meses.
Variedades e variedades comuns
A planta herbácea com folhas pubescentes e flores em forma de sino pertence à família Gesneria. A América é considerada o berço desta flor incomum, ou seja, suas zonas tropicais.
Útil! Folhas de tamanho médio, de 12 a 16 cm de comprimento e 8-10 cm de largura, apresentam densa pubescência em toda a superfície da placa. Dependendo da espécie, eles podem ter uma variedade de tons: do verde escuro ao verde oliva, com veias e vilosidades de tom diferente. Algumas variedades híbridas criadas várias décadas atrás podem ter tons de prata e bronze.
Representantes famosos:
1 Coléria de Bogotá. A planta é capaz de crescer até 60 cm de altura. Ele gosta de crescer em solos próximos aos da floresta ou com um grande número de pedras em uma panela. O comprimento da folha é médio - até 10 cm A placa possui um tom verde saturado, sua borda com pequenos entalhes. As flores são vermelho amarelado com pontos brilhantes.
- A colônia de flores fofas (também chamada de flores de pubescência) acabou conquistando o amor de muitos jardineiros, não apenas devido à sua coloração interessante, mas também a pubescência, que cobre não apenas as folhas, mas também as próprias flores. As folhas são pequenas, apenas 7 cm de comprimento. Eles são verdes com uma borda ao redor da borda. As flores lembram sinos, têm um tom laranja ou vermelho escuro. No interior, são amarelados com pontos brilhantes.
- Coleria Linden. Arbusto pequeno, de até 30 cm, caules retos e não ramificados. A superfície é coberta com pequenos pelos de tom branco. A placa da folha é pequena, ligeiramente estreita. As folhas são pintadas de verde, são mais brilhantes por cima do que por baixo. As flores no topo são lilás, no interior são amareladas com manchas marrons.
- Coleria amabilis. As folhas são ovais, com 10 cm de comprimento e as placas são totalmente verdes, com faixas de tom marrom ou prateado. Os botões em forma de tubo são vermelhos com pontos roxos escuros na parte superior e amarelo claro por dentro.
- Coleria bibbi. A flor difere de outros membros da família por um broto alongado na forma de um tubo. Por fora, a cor é vermelha e por dentro é esverdeada ou amarelada. No topo da flor existem pequenas vilosidades de tom esverdeado. Por causa da cor da flor, é frequentemente chamado de vermelho. A lâmina da folha é verde com uma veia acastanhada.
- Pena de prata Koleria. Folhas de bela flor com prata pérola. As flores pequenas são alaranjadas ou amareladas, apresentam pubescência e pequenos pontos vermelhos.
- Coleria ampallang (ampalling). Uma variedade com grandes flores de tons suaves de rosa no topo, interior - leve com pontos bordô. As folhas são pequenas, com veias brilhantes.
- Coleria Lucky Lucifer. Variedade com grandes flores pubescentes. Os tubos têm uma tonalidade vermelho-rosada por fora, por dentro são brancos, as mesmas pétalas com manchas rosadas. Dependendo da iluminação, eles podem ficar levemente amarelados. As folhas são de tamanho médio, tom verde, têm uma ligeira nitidez e pequenos dentículos.
Koleriya Lucky Lucifer
- Coleria Manchu. Um belo arbusto pubescente com um tom rosa-laranja de flores. Dentro do pescoço há um tom amarelo-rosado. Pode florescer durante todo o ano.
- Coleria Rongo. Botão roxo com esguicho de Borgonha. Folhas de tons de azeitona com veios claros.
- Coleria Sunshine. Possui botões rosa com pétalas de tom mais escuro. Ao redor da flor são pontos bordô. As folhas são verde saturadas.
- Coleria Birka. Botões vermelho-alaranjado do lado de fora, interior - branco com manchas vermelhas. As folhas são de um verde brilhante, com faixas de tom claro.
Variedades de cores
Home Care
Cuidar de uma flor kohleria é bastante simples, pois é despretensioso para as condições de crescimento. Para que a planta possa agradar com floração longa, é necessário levar em consideração algumas nuances de cuidado.
Temperatura
No verão, para as minas de carvão, a temperatura ideal de crescimento é de 25 graus, no inverno - de 13 a 16. No clima quente, é necessário ventilar a sala onde a planta está localizada, você pode reorganizá-la da janela.
Iluminação
Koleria prefere crescer na janela leste ou oeste. Ideal para uma flor é a luz solar difusa. Se a planta estiver localizada na janela sul, ela deve estar sombreada para que a colária não receba queimaduras.
Rega
É desejável regar a flor com água da chuva. Usando água da torneira, você deve esperar um pouco (cerca de 3-4 dias). No verão, a rega deve ser realizada diariamente; no inverno, sua frequência é reduzida para 1 ou 2 vezes por semana.
Pulverização
É impossível pulverizar plantas pubescentes, pois isso prejudicará sua aparência e também poderá causar várias doenças.
Umidade
A planta prefere o ar com um pouco de umidade. No inverno, tolera bem a aridez no ar, mas pelo menos 2 vezes por mês é necessário hidratá-lo. Para fazer isso, despeje água na panela, despeje argila expandida e um vaso de flores é instalado em cima.
Solo
O substrato para a planta é feito com base no solo de turfa (2 partes), húmus foliar (1 parte), grama (1 parte) e areia (1 parte). Seixos e argila expandida são usados como drenagem.
Top vestir
Você deve alimentar a coloração mensalmente com fertilizantes complexos com microelementos. Misturas prontas podem ser compradas em uma loja de plantas.
No inverno (em repouso)
Como outras plantas, esta flor precisa descansar. Você pode determinar o período de descanso murchando a parte inferior das folhas: elas começam a secar e a cair. Antes de enviar para descansar na planta, é necessário remover todas as partes secas, bem como os brotos. O vaso de flores se move para uma sala fria, onde a temperatura é mantida de 13 a 16 graus. A cobertura durante esse período não é realizada, a rega é reduzida ao mínimo - no máximo 1 vez por semana, ou até menos, dependendo da velocidade de secagem do coma.
Como a raça koleriya
Obtenha novos arbustos da sua flor favorita de várias maneiras. A separação da raiz em várias partes é a maneira mais comum para o kolerii. O cuidado e a reprodução em casa é um procedimento simples, você só deve seguir algumas regras.
Reprodução
Divisão rizoma
Um tubérculo é retirado e cortado com uma faca em 2 a 4 partes (dependendo do tamanho do rizoma). Cada peça é colocada em um recipiente separado com um substrato. Após o plantio, os rizomas são regados até que novos brotos apareçam.
Hastes apicais-estacas
Uma fuga é cortada da planta mãe e colocada em um recipiente de água. Em uma semana ou duas, as primeiras raízes aparecerão. É necessário esperar até que uma boa espinha se forme, após a qual pode ser plantada em uma panela.
Enraizamento de folhas
A reprodução por folhas é realizada da mesma maneira que as hastes. Uma folha com um talo é cortada. Em seguida, o caule frondoso é colocado em um recipiente de água até a formação das raízes.
Cultivo de sementes
As sementes são semeadas na primavera (final de março ou início de abril) em um substrato de turfa e areia. A superfície da mistura do solo é umedecida. Depois disso, o recipiente é coberto com vidro ou filme. É colocado em uma sala quente até os primeiros tiros aparecerem.
Transplante após a compra e em processo de reprodução
Após a compra, você precisa alterar o substrato e a panela. Antes do transplante, todos os brotos e o fundo das folhas devem ser removidos. É melhor realizar a compra na primavera do ano, para que a planta responda melhor ao transplante, principalmente porque deve sair em breve do período adormecido.
Transplante de Koleria
Possíveis problemas nas minas de carvão
Cuidados inadequados podem causar problemas no cultivo. Se você responder oportunamente aos sinais da flor, ela poderá ser restaurada.
Cuidar do esquema de cores
Problemas de folhas
A planta pode experimentar a morte e a deterioração das folhas. Isso pode ser uma conseqüência de um processo natural que ocorre no início do período de latência ou quando a planta é renovada.
Você também pode observar uma alteração na cor da chapa e secar quando houver cuidados inadequados:
- Rascunhos
- Pulverizando sobre uma folha ou brotos,
- Excesso de umidade ou fertilização.
Doenças frequentes
Folhas pálidas ou amareladas indicam que a flor não é luz suficiente. Além disso, com pouca iluminação, a planta pode se esticar muito.
Em ar muito seco, pode ser observado o enrolamento das folhas. Para que a planta se recupere e novas folhas apareçam, é necessário umedecer o ar, pulverizar a sala remotamente da planta.
Conselhos! Podridão na raiz ou no caule pode indicar que é hora de mudar o substrato. A planta deve ser inspecionada removendo as áreas danificadas e transplantada para uma nova panela, mudando o substrato.
Erros no atendimento
Kaleria é uma flor, o atendimento domiciliar é simples, mas ações impróprias podem levar à morte da planta. Alguns jardineiros, negligenciando a saúde das plantas, despejam água fria nelas. Isso leva ao escurecimento das folhas e brotos, se o vaso também estiver em rascunho, sua morte é inevitável.
A coléria pode não florescer após um período adormecido ou os brotos podem não florescer e cair. Esse problema decorre do fato de que os fertilizantes são selecionados incorretamente ou foram introduzidos em grandes quantidades. A regra principal na enfermagem quando a alimentação é “Melhor subalimentar do que superalimentar”.
Coleria Jester
Há um número muito grande de belas variedades de cores que os jardineiros adoraram. Entre eles estão vermelho (com botões vermelhos), enxofre (com flores de framboesa vermelha), bobo da corte (koleriya de Dzhester com botões de framboesa vermelha). Ao escolher um ou mais deles, você pode criar um pequeno jardim de inverno no apartamento. Deleite-se imediatamente com a bela flor de koleriya, sair de casa ajudará a prolongá-la por vários meses.