Crescemos o gigante amarelo: framboesas grandes e frutadas

Pin
Send
Share
Send

Embora variedades de framboesas amarelas tenham aparecido há muito tempo, os jardineiros não gostaram muito. No entanto, as bagas cor de mel são adequadas para quem sofre de alergias e crianças; além disso, são maiores que os frutos do vermelho. Uma das variedades de tais framboesas é o Gigante Amarelo.

Descrição de variedade de framboesa Gigante amarelo

Gigante amarelo framboesa - a criação de V.V. Kichin, Doutor em Ciências Biológicas, Professor, Cientista Homenageado da Federação Russa. Ele criou muitas variedades de framboesa de frutos grandes: Kirzhach, Beleza da Rússia, Lazarevskaya, Malakhovka, Mirage, Taganka. Após anos de testes, o Gigante Amarelo foi registrado em 2001 e em 2008 foi incluído no Registro Estadual da Região Noroeste.

A planta forma um arbusto um pouco extenso, com brotos poderosos com pouco mais de 1,5 m de altura, e os caules são retos, grossos, com espigas de tamanho médio ao longo de toda a extensão dos brotos. As folhas são médias, verdes, ligeiramente enrugadas, com uma borda serrilhada. Flores grandes são cercadas por sépalas longas.

Folhas amarelas gigantes de framboesa, ligeiramente enrugadas, com bordas serrilhadas

As bagas são opacas, com uma ligeira pubescência. Verde - verde claro, à medida que o amadurecimento se torna mais amarelado, nas bagas totalmente maduras, um tom de mel. Frutos maduros podem cair. O peso médio do feto é de 1,7 a 3,1 g.

As primeiras frutas são de forma regular e maiores em tamanho.

O sabor é doce, com um aroma pronunciado de framboesa. Bagas suculentas são mal transportadas e mantêm sua apresentação por não mais que um dia.

À medida que amadurecem, as framboesas gigantes amarelas ficam mais escuras

Características da classe

Por maturidade - variedade média-precoce, as bagas amadurecem na primeira década de julho. Em clima favorável, é possível uma segunda onda de frutificação. O rendimento é de aproximadamente 30 kg / ha (3-4 kg de bagas por arbusto). Considera-se pouco resistente ao inverno, recomenda-se cobrir os rebentos do primeiro ano sob a neve. Fracamente afetado por doenças e quase não danificado por pragas. Nas regiões sul da Rússia, a variedade Gigante Amarelo é capaz de produzir uma boa safra nos rebentos deste ano, nas regiões norte dá frutos nos rebentos do ano passado.

Na descrição do autor, a variedade é reparadora, embora não haja menção a isso no Registro Estadual.

Recursos de desembarque

Para plantar framboesas, escolha o local mais iluminado, quente e calmo do local, longe da ocorrência de águas subterrâneas. As raízes dessa cultura não suportam o alagamento e a estagnação da água. É aconselhável que, antes disso, as framboesas não cresçam na parcela e, idealmente, leguminosas ou sideratos sejam plantados com antecedência: mostarda branca ou aveia (para melhorar a qualidade do solo). O plantio é orientado de norte a sul, para que as plantas recebam mais luz, a fotossíntese seja estimulada, o que leva a um aumento no rendimento.

Framboesas com frutos grandes são adequadas para o cultivo nos subúrbios. Bagas amadurecem uniformemente, mesmo nos verões frescos.

As plantações de framboesa orientam de norte a sul para melhorar a iluminação dos arbustos

Obtendo material de plantio

Para plantar framboesas, use mudas de 1 ano de idade com uma altura de pelo menos 1 m, com um sistema radicular bem desenvolvido. Eles devem ser comprados em viveiros especializados. Eles estão crescendo e melhorando o material de plantio, uma vez que as framboesas são afetadas por um grande número de vírus específicos que degradam a qualidade da fruta e afetam o desenvolvimento do arbusto. Nos viveiros, as mudas são descontaminadas, poupando-as simultaneamente de patologias bacterianas e fúngicas, além de pragas.

Nas áreas suburbanas, as framboesas são geralmente propagadas dividindo-se o arbusto-mãe e transplantando os filhos das raízes. Ambos os métodos não garantem a qualidade do material de plantio.

Está provado que mais da metade das framboesas na região de Moscou estão infectadas com infecções virais.

Aterragem

Você pode começar a plantar na primavera, mas é recomendável fazer isso no outono, pois as mudas crescem muito cedo após a neve derreter. As framboesas não gostam de solos muito ácidos, portanto a farinha de dolomita deve ser adicionada ao solo. Isso deve ser feito nos casos em que o solo foi enriquecido com turfa.

Se a terra estiver alagada no local devido à estagnação de umidade ou água subterrânea, plante framboesas em cumes ou montes. Como regra, nesses casos, cascalho de calcário é derramado no fundo para drenagem e, em seguida, o solo é derramado na colina, onde as framboesas são plantadas. Depois disso, o plantio é abundantemente regado e coberto. Se o solo no local não estiver alagado, é melhor usar um método de vala para plantio.

Para fazer isso:

  1. Cavar valas com 40 cm de profundidade e 60 cm de largura.
  2. Entre as fileiras, é melhor deixar um espaço de 1,5 a 2 m, para que mais tarde seja conveniente colher bagas.
  3. No fundo, havia galhos de árvores, restos de plantas, folhas caídas. Tudo isso, quando superaquecido, dá às raízes nutrientes e calor.
  4. Tudo é coberto de terra a uma altura de 10 a 15 cm e abarrotado com força.
  5. A uma distância de 50 cm, cavar buracos e plantar framboesas ao longo do comprimento da vala, sem aprofundar o pescoço da raiz. Para enriquecer o solo com potássio, é adicionada cinza ao solo a uma taxa de 500 ml por 1 m2.
  6. Ao redor das plantas formam um buraco de irrigação.
  7. Corte as mudas, deixando 10 cm do caule.
  8. Abundantemente regada e coberta com serragem, folhas caídas ou material de cobertura.

Após o plantio, as mudas de framboesa são cortadas, deixando 10 cm

No primeiro ano após o plantio, as ervas daninhas são arrancadas para que não abafem os arbustos jovens. Jardineiros experientes aconselham com o advento dos brotos da primavera para reduzir a zero os tocos do ano passado.

Para dar um melhor enraizamento às plantas e não perder força na formação de frutos, é recomendável colher as primeiras flores.

Dicas de cuidados

O cuidado adequado das framboesas, que inclui poda, rega, cobertura morta e prevenção de pragas, certamente afetará a qualidade da colheita.

Poda

Variedades de framboesa O gigante amarelo é capaz de produzir uma segunda safra em condições favoráveis, portanto, dependendo do clima, recomenda-se a poda adequada dos arbustos.

  1. Se, de um ano para o outro, no mato, os arbustos dão uma segunda colheita, imediatamente após a primeira colheita das bagas, a parte infrutífera deve ser completamente removida. Nesse caso, uma nova safra terá tempo para se formar em brotos jovens.
  2. Se você cortar os brotos sob a raiz todos os anos, as plantas começarão a produzir culturas exclusivamente em brotos anuais. Ao mesmo tempo, eles precisam ser cortados no outono somente depois que a planta deixar cair todas as folhas.

Molhar e mulching

As framboesas precisam ser regadas imediatamente após o plantio, para que na primavera as plantas cresçam rapidamente. Os arbustos também são abundantemente regados:

  • na fase de brotamento;
  • durante a formação do ovário;
  • imediatamente após a colheita, para que as plantas plantem novos brotos de frutas.

As raízes de framboesa são muito sensíveis à secagem, por isso é recomendável plantar as plantas. Isso protegerá o sistema radicular, evitará a evaporação excessiva da umidade e evitará o crescimento de ervas daninhas.

A cobertura morta sob arbustos de framboesa protegerá o solo da secagem, não permitirá que as ervas daninhas cresçam

Preparações de inverno

Com acesso a terras férteis, bem iluminadas e recebendo calor suficiente, os arbustos de framboesa recebem tantos nutrientes por estação que passam o inverno com segurança. Mas é recomendável dobrar brotos anuais da variedade Gigante Amarelo no outono, para que eles sejam cobertos de neve no inverno. As framboesas enfrentam fortes geadas no meio do inverno, efeitos de baixa temperatura durante o degelo e retornam geadas.

Prevenção de Doenças e Proteção de Pragas

A variedade é levemente afetada por doenças, mas algumas pragas podem danificar a colheita.

  1. Quando os topos dos brotos jovens cortam de repente, a planta é afetada por uma mosca. O afrouxamento periódico da superfície do solo ao redor dos arbustos aliviará o plantio de larvas de mosca da framboesa. A escavação profunda é indesejável, pois as raízes de framboesa podem ser danificadas. Se você adicionar 500 ml de cinza à superfície do solo com uma área de 1 m2então a libertação estará completa.

    As pontas ausentes dos brotos indicam a derrota da mosca da framboesa

  2. Eles são salvos do gorgulho da framboesa por uma solução de alcatrão de bétula (10 g) com a adição de sabão em pó (30 g), a mistura é diluída com 10 l de água. A pulverização é realizada no início da primavera, antes da abertura dos brotos, e nos primeiros dez dias de junho, de acordo com o ciclo de desenvolvimento das pragas.

    Uma solução de alcatrão de bétula e sabão em pó economizará do gorgulho da framboesa

  3. Se surgissem saliências no caule de framboesa, o cume da galha escolhia o arbusto. Todos os brotos com deformações são cortados na raiz e destruídos imediatamente, para não infectar toda a framboesa.

    Brotos inchados precisam ser cortados e queimados

  4. Alguns jardineiros usam um estreito de arbustos de framboesa e groselha com água fervente para se livrar das pragas. Para fazer isso, em fevereiro, até que a neve derreta completamente, os arbustos de um regador são derramados antes do fluxo de seiva. Temperatura da água - 80-90sobreC.

Vídeo: sobre métodos de controle de pragas de framboesa

Comentários

O gigante amarelo é de longe a variedade mais doce disponível, brotos jovens também já estão com 180 cm ou mais.

//forum.vinograd.info/archive/index.php?t-4385.html

Em nossa zona, a colheita do outono é de até 30% do total, dependendo do clima. A propósito, a maioria das variedades Kichinovsky na Ucrânia floresce repetidamente no outono, mas apenas as bagas individuais amadurecem.

Oleg Saveyko

//forum.vinograd.info/archive/index.php?t-4385.html

O Gigante Amarelo, retirado da trama de Kichina, mostra apenas remontância (as bagas de outono amadurecem apenas no final das sessões de verão). E isso é no nosso quente Báltico. Sim, e ele congela severamente, como todas as suas framboesas grandes. Duvido que nos subúrbios o Gigante Amarelo dê uma segunda colheita.

Nikolay

//club.wcb.ru/index.php?showtopic=353

Esta é uma variedade comum de produção de frutos, não está reparando, mas semi-reparando, ou seja, no topo de nossas condições, pode haver uma colheita. Em áreas mais ao sul, pode produzir uma segunda safra maior.

Nedyalkov

//forum.vinograd.info/archive/index.php?t-4385.html

Semi-reparo gigante amarelo de grau e, em vez disso, a capacidade de reparo dessa variedade é uma desvantagem. Eu mantenho o Gigante Amarelo como uma classe não reparadora, dobrando-o no chão durante o inverno. Mas as bagas às vezes aparecem nos brotos da substituição. O sabor das bagas é doce com acidez. Durante o período de crescimento, não houve problemas de congelamento. Embora este inverno seja muito problemático - há muito pouca neve ... É melhor usá-lo como uma framboesa de dois anos (os rebentos crescem uma estação - os frutos amadurecem nesses rebentos no ano seguinte).

Svetlana K

//club.wcb.ru/index.php?showtopic=353

Framboesa O gigante amarelo produz deliciosas frutas aromáticas que não suportam, no entanto, armazenamento e transporte a longo prazo. As disputas sobre a manutenção da variedade continuam, porque as framboesas produzem frutas diferentes em diferentes regiões - quanto mais quente o clima, maior a probabilidade de obter duas colheitas.

Pin
Send
Share
Send