Thuja ocidental Globosa (Globosa) - um arbusto pequeno muito bonito com coroa esférica. É muito popular em todo o mundo. É um arbusto ornamental chave no projeto da paisagem.
Thuja Globosa (Globosa): descrição
O arbusto compacto de coníferas do thuja Globosa apareceu nas latitudes média e norte do leste da Ásia. Pertence à família Cypress. Um arbusto anão não cresce mais que um metro de altura. O thuja esférico é bastante resistente a geadas e doenças, portanto, crescer não é difícil.
A descrição de Globose e outras espécies de thuja não é muito diferente. Uma pequena e densa árvore tem a forma de uma bola. Nos seus pequenos galhos de coníferas existem escamas verdes densas.
Thuja Globose Ocidental
No inverno, a cor das escamas adquire um tom acastanhado. O thuja tem uma coroa muito densa; esse efeito é criado devido aos ramos que se cruzam. Na superfície dos galhos existem pequenos cones, cujo tamanho não excede 1 centímetro.
O arbusto cresce muito lentamente, a cada ano cresce apenas 4-7 centímetros. Como resultado, um arbusto com cerca de 20 anos não cresce mais que 1,5 metros.
Isso é interessante! Thuja Globosa é um dos arbustos de vida mais longa do mundo. São conhecidas árvores pequenas com 200 anos de idade.
Cones de arbustos de coníferas
Plantar e cuidar da thuja globosa
Thuja esférico Globose é uma planta muito despretensiosa e fácil de cuidar. Se você lhe fornecer todas as condições necessárias, ele crescerá bem com o mínimo de atenção. A planta é resistente ao frio; portanto, é possível plantar e cuidar nas latitudes central e norte.
Como plantar thuja globosa
A melhor época para plantar o thuja Globosa ocidental é a primavera ou o outono. O local de pouso deve ser escolhido com boa umidade do solo. Não é recomendável escolher áreas completamente abertas, deixe-as com sombra parcial. É melhor evitar áreas abertas no lado norte, correntes de perfuração a frio afetam adversamente a planta. Cresce bem em solos férteis e soltos.
Antes de plantar mudas no chão, é necessário limpar a área, se necessário, você pode cavar. A profundidade do buraco depende do tamanho do coma de terra que envolve o sistema radicular das mudas. Se uma camada de drenagem for coberta no fundo do poço, ela precisará ser cavada mais fundo em 10 a 20 centímetros.
Vista de arbustos em campo aberto
Cada muda deve ser bem verificada quanto a danos ou infecção. As raízes de um thuja saudável devem ser brancas. Cada muda é colocada em um buraco separado e polvilhada com uma mistura de terra fértil, areia de rio, turfa e húmus. Não é necessário aprofundar o mato muito no chão - o limite do início das raízes deve estar no nível da camada superior da terra.
Preste atenção! Se as mudas foram compradas em lojas especiais, você não poderá fazer fertilizantes. Essas mudas já são tratadas com uma solução útil especial.
Modo de rega
A rega deve ser regular, mas moderada. Basta regar o mato duas vezes por semana. É útil soltar o solo após cada rega para evitar a estagnação da umidade. A alta umidade leva à formação de doenças e fungos fúngicos, que têm um efeito prejudicial sobre as plantas coníferas.
Além de regar, é necessário pulverizar a parte do solo do mato. A aspersão deve ser realizada com menos frequência e não com tanta abundância quanto a rega, para que a planta não fique doente.
Importante! Não descongele com água corrente fria. A água de irrigação deve ser estabilizada e a temperatura ambiente.
Top vestir
Para formar uma coroa exuberante, o thuja deve ser alimentado regularmente com fertilizantes minerais e orgânicos. A alimentação é especialmente necessária nos primeiros anos de crescimento ativo. As mudas jovens, diferentemente dos arbustos adultos, não conseguem extrair do solo todos os nutrientes necessários para o crescimento.
A primeira cobertura é realizada ao plantar uma muda. Esse curativo é o mais importante de todos os subsequentes; deve estar completo e incluir minerais juntamente com os orgânicos. O papel dos orgânicos pode ser estrume velho, húmus apodrecido ou composto. No fundo do poço para o plantio, além da matéria orgânica, são introduzidos fertilizantes de nitrogênio e fósforo.
Alimentação adicional é realizada a cada primavera e outono, durante os primeiros 3-5 anos. Na primavera, a composição da cobertura deve incluir os seguintes elementos:
- fósforo;
- cálcio
- nitrogênio
- magnésio
- manganês;
- potássio
- ferro
- zinco.
A cobertura é realizada com superfosfato, nitrato de amônio, fertilizantes com potássio e outros meios. No entanto, é mais eficiente comprar preparações complexas especificamente para thuja ou plantas da família dos ciprestes, que são vendidas em lojas especializadas.
No outono, o thuja conífero é alimentado com Fitosporin. Assim que o thuja Globosa capta o crescimento e fortalece a cobertura, passe uma vez por ano - na primavera.
Importante! É impossível fertilizar excessivamente o degelo com fertilizantes minerais - o excesso é prejudicial ao crescimento do mato. As preparações contendo nitrogênio são introduzidas até março, e não depois.
Características dos cuidados de verão
No verão, o thuja ocidental Globosa requer os seguintes tipos de cuidados:
- mulching;
- poda de brotos para formar uma coroa;
- rega regular;
- afrouxando o solo.
Caso contrário, no verão, o thuja não requer atenção especial.
Preparando thuja globosa para o inverno
Arbusto precisa de preparação para o inverno. Primeiro, ramos de abeto jaziam ao redor do tronco na zona basal. Este procedimento aquece as raízes e evita pragas, principalmente roedores.
A coroa é aparada, toda seca e apodrecida, assim como brotos extras são removidos. Para que os montes de neve não danifiquem a parte do solo do arbusto, é necessário construir uma moldura especial ao seu redor. No topo desta estrutura ou por baixo, o derretimento é coberto com um material de proteção: agrofibra ou polietileno.
Mudas de Thuja em vasos
Criação de Thuja Globosa
O poço esférico de Thuja, bem enraizado, cria raízes quando propagado por suas estacas. É este método que é mais procurado entre jardineiros e iniciantes experientes. Além da propagação por estacas, o thuja pode ser propagado pelo método vegetativo e com a ajuda de sementes.
Preste atenção! Propague por sementes por muito tempo, mas os arbustos ficam mais resistentes do que com outros métodos.
Propagação por estacas
Com a ajuda de estacas, você pode obter quantos arbustos quiser. O procedimento é melhor realizado no outono, para que eles tenham tempo para dar as raízes e não secar. Antes de cortar as estacas, é necessário preparar uma sala onde elas se enraizarão. Uma construção na forma de uma pequena estufa é adequada para isso. De antemão, na estufa, você precisa preparar a umidade necessária - pelo menos 70%.
São selecionados brotos fortes e grandes com pelo menos 3 anos de idade; a base desse broto deve necessariamente ter o chamado “calcanhar” - uma pequena parte da madeira velha. As estacas são cortadas perto deste "calcanhar", todas as agulhas na parte inferior das estacas são removidas.
As estacas são plantadas no substrato acabado, que antes era mantido por várias horas em água. As estacas são aprofundadas no solo até a fronteira onde o crescimento das agulhas começa. A parte conífera não deve tocar o chão para que as estacas não apodreçam.
Se as mudas começarem a aparecer brotos jovens, o desenvolvimento do sistema radicular já começou. Agora você pode ventilar periodicamente as mudas, endurecendo gradualmente as mudas. Após algum tempo, as mudas são retiradas diariamente por um curto período de tempo. É nesse momento que a rega começa, então as mudas serão as mais temperadas antes de plantá-las em campo aberto.
Preste atenção! Durante o crescimento de mudas na estufa, você não precisa borrifar e regá-las.
Por que a thuja globosa fica amarela
A resistência do thuja Globosa a doenças é muito alta, mas às vezes começa a doer. Antes de tudo, influências ambientais prejudiciais afetam a condição da parte do solo do arbusto. A razão para o aparecimento de tais sinais é condições climáticas adversas e / ou cuidados inadequados.
Alguns jardineiros enfrentam o problema de amarelecimento e escurecimento da coroa de thuja. Isso acontece com mais frequência na primavera. Mudanças na folhagem dos arbustos podem ocorrer devido ao abrigo inadequado para o inverno.
Agulhas amareladas de uma planta
Alguns materiais para abrigo podem criar um efeito estufa dentro e piorar a condição do mato. Eles deixam entrar raios ultravioletas, a temperatura no interior esquenta, por causa do material denso, não há ventilação do ar. Se o problema do amarelecimento estiver associado a um abrigo inadequado para o inverno, na primavera descongelada, Globosa é regada com bioestimulantes para que a planta comece a se desenvolver ativamente.
Um problema pode ocorrer no verão, a razão está na estagnação da umidade no solo. Muito provavelmente a planta foi abundantemente regada ou a água subterrânea passou nas proximidades. Além do amarelecimento das escamas de coníferas, bolores e fungos podem aparecer na zona basal. Para evitar esse problema, é necessário afrouxar a terra após cada rega. A base do tronco deve ser tratada com um medicamento antifúngico e cortar os galhos danificados com tesouras de podar.
Importante! Se a planta cresce perto da água subterrânea. É necessário transplantá-lo. Nenhum tratamento neste caso terá resultado.
O thuja ocidental decorativo, graças à sua coroa densa esférica, irá decorar qualquer jardim. Com a ajuda do corte, você pode criar qualquer forma de sua escolha. Muitos plantam um Glauka abeto vermelho espinhoso e compacto e descongelam Globosa nas proximidades - as plantas são de forma semelhante e, quando alternadas, criam uma composição incrível.