Liviston - atendimento domiciliar, espécies fotográficas

Pin
Send
Share
Send

Foto de palmeira

Livistona - palmeira perene, parte da família Arekov, tem até 30 espécies. O berço da palma de Liviston: China, Taiwan, Japão.

Árvore decorativa decídua, com caule lignificado nu, de 50 cm a 2 m de altura, com folhas em forma de leque verde brilhante e larga escala, de forma arredondada e com dissecção lobada. Eles são montados em pecíolos com pontas marrons.

É cultivada em casa, mas praticamente não floresce. O grau de intensidade do crescimento é médio. A expectativa de vida é superior a 10 anos.

Não deixe de olhar para as palmeiras semelhantes de Washington e Fortune trachicarpus.

O grau de intensidade do crescimento é médio.
Livistona interior não floresce.
A palma é fácil de cultivar.
Planta perene.

Propriedades úteis

Livistona Rotundifolia (Livistona). Foto

Liviston é capaz de limpar o meio ambiente de substâncias nocivas, e as folhas são coletor de pó. Além disso, a planta hidrata o ar na sala.

Sinais e superstições

Segundo as crenças populares, a presença de livistons na casa age sobre os outros como doping - carrega vitalidade e energia, promove ações decisivas para alcançar as metas estabelecidas. A planta serve como um encanto contra fatores externos negativos.

Não é recomendável colocar a palma da mão nos quartos, pois pode causar um estado excitado, até a agressão.

Características de crescer em casa. Brevemente

Modo de temperaturaNa estação quente - 21-25 ° C, no outono - gradualmente reduzida, no inverno - para espécies subtropicais não inferiores a 5, não superiores a 10 ° C e para tropicais - 17-20 ° C.
Humidade do arAlto. Todas as variedades precisam de pulverização sistemática no verão.
IluminaçãoIntensivamente espalhado. Representantes de folhas escuras crescem bem em sombreamento.
RegaNo período primavera-outono, eles umedecem à medida que a camada superficial do solo seca, no inverno são reduzidos ao mínimo, se não houvesse crosta seca lá de cima.
SoloSolto, enriquecido e permeável à umidade.
Fertilizantes e fertilizantesDa primavera ao outono, formulações minerais complexas são aplicadas uma vez a cada 7 dias, uma vez por mês é suficiente no inverno.
TransplanteNo início da primavera. Espécimes jovens - todos os anos, adultos - a cada 3 anos (de acordo com o grau de enchimento da panela com um caroço de raiz).
ReproduçãoSementes, estacas e divisão do rizoma.
Recursos crescentesCultivado como um representante decorativo e decíduo. Cai em repouso desde o final do outono até a primavera. Liviston em casa não floresce. No verão, eles tomam ar fresco. A pulverização e a limpeza regulares das lâminas são necessárias.

Livistona se importa em casa. Em detalhe

Cuidar de um livistona em condições de ambiente não é particularmente difícil. A palmeira é despretensiosa e bem desenvolvida, mesmo com o mínimo cuidado. O liviston doméstico, como o cultivo selvagem, prefere muita luz e calor, não tolera correntes de ar.

Floração

A palmeira não floresce em casa.

Portanto, é cultivada principalmente por causa das qualidades decorativas da folhagem - cirros, tamanho em larga escala, cor verde rica.

Modo de temperatura

A palmeira, devido à sua origem tropical, está predisposta a condições de alta temperatura. No verão, basta manter o ambiente entre 22-25 ° C, no inverno é reduzido para 15-16 ° C.

Um salto acentuado de curto prazo para 10 ° C não será prejudicial.

Pulverização

O livistone doméstico precisa de alta umidade, então você precisa pulverizar regularmente em dias quentes. Além disso, você pode limpar as placas das folhas com um pano úmido, pois a planta coleta ativamente poeira.

No inverno, a pulverização é necessária, mas com muito menos frequência. Uma exceção se a palmeira estiver perto de aparelhos de aquecimento. Para manter a umidade necessária e estável, um umidificador é instalado na sala.

Iluminação

A casa de Liviston é mais confortável no lado sul, onde há luz solar suficiente. É aconselhável criar uma leve sombra do calor do meio-dia. A formação da coroa será uniforme se você distribuir sistematicamente o vaso com a planta em torno de seu próprio eixo, para que o fluxo de luz caia igualmente por todos os lados. No verão, é melhor reorganizar a palmeira no jardim ou na varanda, mas onde não há sopro dos ventos.

Rega

Regada regularmente no verão, mas sem criar pântanos.. A palma da mão, embora adora a umidade, mas estar úmida leva à podridão do sistema radicular. O principal é que o solo esteja constantemente levemente umedecido. No inverno, a intensidade da rega é reduzida, mas para que a palma não sofra com a seca.

Para irrigação, leve água morna e previamente assentada. Após 2 horas, a água acumulada na panela deve ser drenada.

Pote

A capacidade de livistona é selecionada de forma ampla e profunda, uma vez que as raízes tendem a crescer muito. Vasos muito grandes também não são recomendados para serem tomados; caso contrário, a planta investirá toda sua força no desenvolvimento do rizoma e diminuirá o crescimento. O fundo deve ter orifícios de drenagem.

Solo

A mistura do solo pode ser comprada pronta (para palmeiras) em uma loja de jardinagem ou misturada de forma independente: relva do jardim, turfa (húmus) e areia grossa do rio. Todos os componentes são obtidos na proporção de 3: 1: 1.

Fertilizantes e fertilizantes

O crescimento mais ativo das palmeiras é observado de abril a novembro, associado ao alto consumo de recursos nutricionais. Neste momento, será necessária a fertilização com formulações equilibradas de minerais e vitaminas. Fertilizantes especiais para representantes de palmeiras são adequados. Eles são trazidos três vezes por mês. Excesso pode causar doenças nas plantas.

Transplante de Livistona

Depois de comprar uma palmeira, é necessário um transplante, mas não imediatamente. Eles esperam 2-3 semanas até a planta se adaptar a novas condições.

Então, isso não será afetado pela mudança para outro local de residência. Principais eventos de pouso:

  1. Prepare um substrato e uma panela.
  2. No fundo, havia uma camada de drenagem com uma espessura de pelo menos 3 cm, adequada para a drenagem: argila expandida, cacos de argila quebrados, pequenas pedras. Terra fértil é coberta com solo.
  3. Para facilitar a extração da panela velha, ela é abundantemente regada e deixada de molho por várias horas.
  4. Eles capturam a bola de raiz junto com a terra e transplantam para um novo local.
  5. O espaço livre é coberto com um substrato, deixando o pescoço da raiz entreaberta.

Uma palmeira doméstica precisa de um transplante a cada 2-3 anos, quando as raízes ficam apertadas e incham. Basta restabelecer os antigos representantes a cada cinco anos e o resto do tempo substituir parte da camada superficial da Terra. Processos radiculares extras são cortados para que a palma caiba confortavelmente em um novo recipiente.

Preciso cortar a palma da mão de Liviston?

No caso de secagem injustificada do componente foliar, é necessário cortar a parte apical das placas na palma da mão, mas não as folhas completamente. Caso contrário, inicia-se uma reação em cadeia e as folhas vizinhas começam a secar rapidamente. A folha inteira é removida se não for viável.

O período de descanso da palmeira Livistona começa no final de outubro e dura até o início da primavera. Se você precisar de férias, é recomendável instalar um sistema de rega automático por esse período. Assim, a planta não precisará de umidade pelas próximas 3-4 semanas, pois o volume do reservatório do dispositivo é bastante amplo.

Livistones crescentes a partir de sementes

De todos os métodos de reprodução, os livistons são considerados a semente mais simples e produtiva. O procedimento é realizado no intervalo de fevereiro a março.

A sequência de ações:

  1. O material da semente é pré-embebido em água por 2 dias.
  2. Uma semente é plantada em uma panela a uma profundidade de pelo menos 1 cm.
  3. O solo deve primeiro ser aquecido.
  4. Cubra as mudas com filme ou vidro para criar um efeito estufa. Colocado em um lugar ensolarado e esperando os primeiros brotos.

Meios de saída - umedecimento regular por pulverização superficial de uma pistola de pulverização ou através do palete e arejamento. Com o advento de brotos fortes, o abrigo é removido.

Doenças e Pragas

A palma falsa de Liviston é suscetível a várias doenças, que se manifestam pelos seguintes sintomas:

  • folhas Livistons fica amarelo - uma consequência de rega insuficiente;
  • dicas de folhas marrons- ar excessivamente seco na sala de estar;
  • murchar folhas - falta de umidade e solo muito seco;
  • deixa murchar e escurecer - baixa temperatura;
  • crescendo lentamente - falta de fertilizantes;
  • folhas inferiores escurecem e morrem - Este é um fenômeno normal inerente às plantas antigas.

Dos parasitas de perigo particular são:

  • escudo de escala;
  • ácaro;
  • cochonilha;
  • borboleta mosca branca.

Tipos de livistons caseiros com fotos e nomes

Livistona chinensis, latânia (Livistona chinensis)

Saudando de uma palmeira do Sul da China. Ela tem um tronco grosso, com uma circunferência de até meio metro, com mais de 10 m de altura. Na base é tuberosa, a superfície é fibrosa por cima com folhagem residual marcada. As chapas são grandes, caídas, em forma de leque, cortadas à metade do comprimento total em lóbulos volumosos de 60 a 70 cm de tamanho, apontados para as pontas.

As folhas são fixadas em hastes longas de 8 a 10 cm de espessura, cobertas com pequenos espigões no meio, pressionados no tecido da folha. As inflorescências são do tipo axilar. A planta prefere um clima moderadamente úmido e quente. Cresce bastante intensamente, portanto, aos três anos de idade, destaca-se com altos indicadores decorativos. O desenvolvimento de folhas jovens ocorre mantendo a integridade dos topos.

Livistona sul (Livistona australis, Corypha australis)

A palmeira selvagem cresce nas florestas úmidas subtropicais do leste da Austrália, espalhando-se até o extremo sul de Melbourne. O tronco é colunar com mais de 20 m de altura, com um diâmetro de 35 e mais centímetros. Na parte inferior é significativamente expandida e repleta de crescimentos anulares. A coroa consiste em grandes folhas segmentadas de dois metros, em forma de leque, de cor esmeralda saturada.

Os pecíolos são estreitos e fortes, com quase dois metros de comprimento, totalmente cobertos de espinhos marrons. Inflorescências axilares ramificadas. O melhor crescimento desta espécie de liviston é observado em sombra parcial. Ideal para cultivo em casa.

Livistona Rotundifolia Rotundifolia (Livistona rotundifolia)

A área de distribuição desta variedade de palmeiras são as regiões arenosas de Java e das Ilhas Molluk. Altura da planta - cerca de 15 m, diâmetro do tronco - 15-18 cm. - As placas das folhas são dissecadas, arredondadas, com cerca de 1,5 m de diâmetro. A superfície é de cor verde escura brilhante.

A folhagem é presa a pecíolos alongados, cobertos por um terço do comprimento, com vários espinhos, e partem deles em direções diferentes, formando um círculo. Recomenda-se cultivar essa palma em salas com condições climáticas moderadas.

Agora lendo:

  • Limoeiro - cultivo, cuidados domiciliares, espécies fotográficas
  • Trachicarpus Fortuna - cuidados e reprodução em casa, foto
  • Chamerops - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas
  • Ficus emborrachado - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
  • Hamedorea

Pin
Send
Share
Send