Ficus Benjamin

Pin
Send
Share
Send

Ficus Benjamina é um arbusto de folhas pequenas da família Mulberry, popular entre os cultivadores de flores, ele não tem o nome do Presidente Franklin, como você pode pensar, mas de Jackson Benjamin Daydon, um botânico espanhol. Este é um representante bastante despretensioso da flora do sul da Ásia, para quem os três primeiros meses de vida em um novo local são críticos. Se ele se enraizar durante esse período, significa que haverá pouco problema com ele.

  • Origem: Filipinas, Índia, Malásia, Sul da China, Norte da Austrália.
  • Tamanho: dependendo da variedade e das condições de vida, a planta pode parar a uma altura de 50 cm ou voar até 3 m.
Taxa média de crescimento de até 20 cm por ano.
Em condições de ambiente, o ficus não floresce, mas em estufas pode formar inflorescências esféricas - semelhantes a bagas.
A planta é fácil de cultivar.
Uma planta perene que se deliciará com um padrão extravagante nas folhas.

Sinais e superstições

Os cultivadores de flores especialmente supersticiosos dão a cada planta propriedades mágicas. E, nesse sentido, o ficus Benjamin tem uma má reputação: ele é considerado um lavrador, um perseguidor de homens. Acredita-se que uma mulher em cuja casa esse homem bonito cresce tenha poucas chances de se casar.

E se a princípio um homem aparece na casa e depois um ficus, a planta afugenta o competidor, depois de ter estragado seu caráter. Somente os eslavos pensavam tão negativamente sobre a planta, e os residentes de outros países, por exemplo, Tailândia e China, atribuem propriedades estritamente opostas a essa planta e vêem nela o guardião da família e da lareira.

Características de crescer em casa. Brevemente

Quando uma nova planta aparece em casa, você precisa conhecer pelo menos brevemente as condições básicas que precisam ser fornecidas a ela. Listada abaixo é como fazer a planta se sentir bem.

Modo de temperaturaNo verão, a faixa de + 18 ℃ a + 25 ℃ é adequada e no inverno a temperatura pode ser ligeiramente reduzida: para + 16 ℃.
Humidade do arEsta planta precisa de alta umidade, portanto, além da rega, as folhas precisam ser pulverizadas com água. No inverno, quando os radiadores de aquecimento central secam o ar, o ficus de Benjamin sofre com a falta de umidade.
IluminaçãoUma flor gosta de estar em um local claro, mas prefere luz indireta. No inverno, com falta de luz solar, recomenda-se uma fonte de luz adicional.
RegaÉ necessário regar regularmente, 2 vezes por semana no verão e 1 vez por semana no inverno. O solo não deve estar constantemente molhado, mas antes da próxima rega é necessário que ele seque levemente.
SoloA mistura fértil deve conter solo de relva, solo frondoso, areia e um pouco de carvão.
Fertilizantes e fertilizantesNa primavera, verão e outono, a planta deve ser alimentada com fertilizante líquido uma vez a cada 2 semanas. Para alcançar o melhor resultado, recomenda-se alternar os tipos de fertilizantes orgânicos e minerais.
Transplante de ficus BenjaminAs plantas jovens precisam ser replantadas a cada ano, e os adultos podem ser deixados no mesmo vaso com seu diâmetro suficiente (mais de 30 cm) e se o solo pode ser trocado (3 cm).
ReproduçãoFicus Benjamin se propaga por estacas e sementes apicais.
Recursos crescentesCortando os brotos de uma maneira ou de outra, você pode formar uma coroa de qualquer tipo, por exemplo, espessa ou padrão.

Ficus Benjamin se importa em casa. Em detalhe

Agora esses e outros parâmetros são considerados em mais detalhes.

Ficus de floração

Muitos cultivadores de flores nem sabem como é característico o florescimento do ficus de Benjamin: sair de casa não implica a aparência de nenhuma flor. Flores clássicas com pétalas enormes não precisam esperar, porque na natureza e nas estufas esta planta forma siconia - inflorescências modificadas, que parecem ervilhas esféricas.

Durante a floração, a planta gasta muita energia. Se inicialmente não estiver na melhor forma, é recomendável cortar a syconia.

Modo de temperatura

A planta é termofílica: se sente bem no verão a partir de +180De até +250C, e algumas variedades exóticas com folhas variadas precisam de uma temperatura ainda mais alta.

No inverno, o ficus adora uma temperatura não inferior a +160C. Se você quiser ventilar a sala onde a planta está localizada, é recomendável levá-la para outra sala.

Pulverização

Uma planta em casa adora alta umidade, portanto, regá-la sozinha não é suficiente: você ainda precisa pulverizar suas folhas. A planta precisa especialmente desse procedimento durante o calor do verão e a operação de radiadores de aquecimento central, quando o ar da sala está seco.

Uma umidade suficiente é fornecida de outra maneira: um vaso com uma planta é colocado em uma bandeja com argila expandida úmida.

Iluminação

Ficus Benjamin precisa de iluminação difusa, bastante intensa, mas não muito. Posicionamento ideal - nas janelas voltadas para o leste e cheirando. Se a janela estiver voltada para o sul, é necessária proteção contra a luz solar direta, por exemplo, na forma de tule. Quando a janela é direcionada para o norte, a planta não recebe luz suficiente, seu crescimento pode diminuir.

Quanto mais pontos de luz em variedades variadas, mais iluminação eles precisam. O motivo é o baixo teor de clorofila em áreas claras.

Rega

Para manter a boa saúde e a longa vida da planta, é necessário regá-la adequadamente. Para ficus, tanto o transbordamento quanto o transbordamento são igualmente destrutivos.

É importante garantir que o solo entre as irrigações esteja levemente seco. Isso é fácil de verificar: basta abaixar o dedo no solo a uma profundidade de 3 cm. Se o solo estiver seco, é hora de regar. Se uma fina camada superficial estiver seca, mas a profundidade o solo ainda estiver úmido, é muito cedo para regar.

Pote

Quando a planta é jovem, cresce tão intensamente que o vaso do ficus de Benjamin precisa ser trocado a cada ano. Cada vaso novo deve ter 2-3 cm a mais que o anterior. Após quatro anos, você não precisa mais trocar os potes todos os anos.

O recipiente para a planta deve estar com orifícios de drenagem para evitar a estagnação da umidade no solo. Quanto ao material, não há restrições especiais: cerâmica e plástico são adequados.

Solo

O solo ideal para esta planta é fértil, neutro ou levemente ácido. Existem duas opções para um conjunto de componentes. O primeiro deles consiste nas seguintes partes:

  • terra de relva;
  • terra de folha;
  • areia;
  • carvão.

A segunda opção envolve os seguintes componentes:

  • terra de relva;
  • turfa;
  • terra de folha;
  • a areia

Para uma drenagem ideal, recomenda-se cobrir o fundo da panela com argila expandida.

Fertilizantes e fertilizantes

Durante a estação de crescimento (de março a final de setembro), é necessário alimentar o ficus doméstico com fertilizantes minerais líquidos. Regularidade - 1 vez em 2 semanas. É permitida a alternância de fertilizantes orgânicos e minerais.

Alguns jardineiros pulverizam as folhas de uma planta não apenas com água, mas com uma solução de fertilizantes, que contêm oligoelementos. É importante garantir que a flor não receba muito nitrogênio, porque as folhas reagem ao seu excesso pela perda de variegação.

Transplante de ficus Benjamin

Nos primeiros 4 anos em que a planta é jovem, cresce intensivamente, portanto, é necessário um transplante anual. Após esse período, a planta pode ser deixada no mesmo vaso, se seu tamanho for suficiente, e somente o solo superficial deve ser renovado.

Um transplante deve ser realizado quando os seguintes sintomas forem encontrados:

  • as raízes cobrem completamente o pedaço de terra;
  • imediatamente após a rega, o solo seca rapidamente;
  • raízes espreitam através dos orifícios de drenagem.

O transplante é realizado pelo método de transbordo.

Como cortar ficus?

Esta planta é frequentemente usada para criar formas sofisticadas de bonsai. Cortando e beliscando sua coroa, você pode dar qualquer forma.

Se for decidido formar uma forma padrão de arbusto, você precisará cortar os galhos na primavera, deixando 15 cm de comprimento nos brotos principais e 10 cm de comprimento nos brotos laterais. Se a coroa for muito grossa, ela deverá ser afinada, removendo os galhos direcionados para dentro. Para criar uma forma não espessa, mas carimbada, todos os ramos laterais são removidos.

Posso sair sem sair de férias?

O período máximo durante o qual a flor pode permanecer sem o cuidado dos proprietários é de 1 semana. Antes das férias, a planta deve ser colocada longe da janela.

Para ter certeza de que a flor vai durar sozinha, é recomendável pedir a amigos e vizinhos para vê-la e regá-la.

Reprodução do ficus Benjamin

Existem três opções de criação para esta planta.

Propagação por estacas

  • Para esses fins, geralmente é usada uma haste semilignificada, não muito jovem, mas não muito adulta. É cortado com uma faca afiada e não sai.
  • O suco leitoso que aparece no corte deve ser lavado.
  • Para acelerar a aparência das raízes, recomenda-se cortar a base do caule.
  • Um talo é enraizado na água com sucesso, geralmente em 1-2 semanas.
  • Para criar um efeito de estufa, às vezes um jarro de vidro maior é instalado acima do jarro com a alça.
  • Quando as raízes apareceram, o talo é plantado no solo e coberto com polietileno.

Propagação por camadas

Para obter camadas, é feita uma incisão em forma de anel em um tronco lignificado, a casca é removida e esta seção é envolvida com esfagno úmido e polietileno por cima. Com o tempo, as raízes aparecerão através deste revestimento. Em seguida, o topo é cortado e colocado no solo preparado.

Crescendo Benjamin Ficus from Sementes

Alguns jardineiros embebem as sementes em água por 1 dia antes do plantio, mas esse procedimento é opcional. As sementes são semeadas em solo úmido, composto de areia e turfa. Eles precisam ser distribuídos uniformemente sobre a superfície e imersos em 0,5 cm. Para garantir o aquecimento, o recipiente de sementes é colocado na bateria se aquecer. Ventilar e pulverizar as sementes regularmente. Após 1-2 meses, as sementes dão as primeiras mudas.

Entre todos esses métodos, o mais fácil e eficaz é a propagação por estacas.

Doenças e Pragas

Ao cultivar ficus de Benjamin, os seguintes problemas podem ocorrer:

  • As folhas inferiores caem. Às vezes, é um processo natural quando o ficus está crescendo, e às vezes é um sinal de hipotermia e iluminação insuficiente.
  • Folhas ficus benjamin murchar e torcer. A planta é fria, sofre de baixa temperatura.
  • As pontas das folhas ficam marrons. O nível de umidade é muito baixo, o ar na sala está seco.
  • Novos brotos são finos. A planta carece de iluminação e nutrição.
  • As folhas ficam amarelas. A planta é sujeita a rega muito intensa, seu sistema radicular começa a apodrecer.
  • As folhas são macias. Outro sinal de hipotermia de uma flor.
  • Manchas amarelas e marrons nas folhas. É assim que uma queimadura solar aparece na superfície das folhas. A planta está exposta a radiação solar excessiva.

Além disso, o ficus pode se tornar vítima das seguintes pragas:

  • cochonilha;
  • escudo de escala;
  • ácaro.

Variedades populares com fotos e nomes

Existem várias variedades de ficus Benjamin, cada uma delas com uma aparência especial.

Variedade exótica

Esta é uma planta compacta e despretensiosa, com folhas verde-escuras e bordas onduladas. Recomenda-se começar a conhecer o ficus de Benjamin desta variedade devido à sua despretensão.

Variedade Danielle

Muito parecido com a variedade exótica. Suas folhas são bastante grandes (6 cm) e verde escuro.

Variedade Monique (Monique)

Uma variedade muito comum, dividida em dois tipos semelhantes: apenas Monique e Monique dourada (Monique dourada), cujas folhas são caracterizadas por uma tonalidade dourada. Essa variedade é mais temperamental do que Daniel e Exotica.

Variedade Reginald

Esta é a variedade mais popular, muito apreciada pela cor variada das folhas. Pequenas manchas verdes claras são espalhadas aleatoriamente sobre um fundo verde claro. As bordas das folhas são lisas, não onduladas.

Variedade Kinkye

A cor das folhas é caracterizada por uma combinação de fundo verde escuro e uma borda verde clara. As folhas são bem pequenas, não excedem 5 cm, e é essa variedade que geralmente precisa de poda e modelagem. A partir dele, você pode criar uma figura bizarra.

Variedade Nicole (Nikole)

Vencedor pela singularidade do padrão. A orla verde clara aqui é muito mais ampla que a de Kinki. Tal contraste de tons escuros e claros parece atraente.

Variedade Starlight (luz das estrelas)

As folhas desta planta são quase completamente brancas, parece muito impressionante. Devido à falta de clorofila, a planta precisa de iluminação intensa.

Barok de variedade (Barok)

Suas folhas pequenas curvam-se curiosamente, o que dá à planta uma aparência muito incomum.

Entre essa variedade, não é fácil escolher exatamente o tipo de ficus Benjamin que se tornará um novo melhor amigo. É recomendável se preparar para a compra, aprender o máximo possível sobre as características e requisitos do tipo que você gosta externamente. Um ficus saudável e feliz não apenas decorará a sala, mas também purificará o ar, enchendo-o de substâncias úteis!

Agora lendo:

  • Ficus emborrachado - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
  • Ficus sagrado - crescendo e cuidando de casa, foto
  • Dieffenbachia em casa, cuidados e reprodução, foto
  • Ficus bengali - crescer e cuidar de casa, foto
  • Ficus microcarpo - cuidados e reprodução em casa, foto de planta

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: How to grow Ficus Benjamina from single leaf very easy (Novembro 2024).