Calathea - cuidados domiciliares, fotos e nomes de espécies

Pin
Send
Share
Send

Calathea crocata. Foto

Calathea (Calathea) pertence à família Marantovye. O local de nascimento de Kalathea é a América do Sul, onde cresce em florestas tropicais. A planta está oculta do sol escaldante pelos galhos das árvores altas.

Calathea recebeu esse nome da palavra "calathos", que se traduz do grego "cesto" - suas folhas nos tempos antigos eram usadas para tecer.

Esta é uma planta herbácea perene com muitas variedades, tuberosa e rizoma. As folhas crescem em pecíolos alongados, geralmente a parte de baixo é rosa ou roxa. Floresce do início da primavera ao meio do verão, dependendo da espécie. Se as condições de detenção forem adequadas a ela, o período de floração dura de duas a três semanas. As inflorescências são discretas: pequenas flores são coletadas compactamente em inflorescências em forma de espigões. Sua cor é diversa.

A taxa de crescimento é baixa, até 7 novas folhas por ano.
Floresce do início da primavera ao meio do verão, dependendo da espécie.
A planta é cultivada com dificuldade.
É uma planta perene.

As propriedades benéficas de calathea

Calathea purifica o ar e estabiliza sua composição. Os vapores de formaldeído liberados a partir de utensílios domésticos são absorvidos pelas folhas da planta. O conteúdo de substâncias nocivas é reduzido em 10%, o que significa que uma pessoa sofre menos danos à saúde.

Cuidados Calathea em casa. Brevemente

Calathea em casa requer atenção especial, se os requisitos de cuidados não forem seguidos, surgirão problemas e a planta poderá morrer:

Modo de temperatura16-24 ° C no verão, cerca de 16 ° C no inverno, pelo menos até 10 ° C. Evite mudanças de temperatura.
Humidade do arDe 60%. É suportado por pulverização regular - pelo menos 3 vezes por semana. Variedades com lençóis de terry não molham, mas umedecem o ar próximo a elas.
IluminaçãoModerado, mantenha-se afastado da luz solar direta. O melhor arranjo fica a 2 metros da janela, na direção oeste.
RegaNo verão - 2-3 vezes por semana, no inverno apenas uma vez. Evitar a estagnação da água na panela. A água é macia e quente.
SoloCom a adição de areia ou turfa, respirável. Para a autopreparação, misture: solo frondoso - 2 partes, turfa - 1, areia - 1.
Fertilizantes e fertilizantesDurante a estação de crescimento, é necessária uma preparação líquida diluída 1: 2 a cada 10 a 15 dias. Um excesso de cálcio e nitrogênio é inaceitável.
TransplantePara plantas jovens - todos os anos em fevereiro ou março. Além disso - em 2-4 anos, quando o vaso se torna pequeno para o sistema radicular.
ReproduçãoDividindo o mato durante o transplante, para que cada uma das plantas tenha várias folhas e 2-3 raízes completas. Quando propagadas por sementes, devem ser germinadas a 20-24 ° C.
Recursos crescentesNo verão, a planta pode ser retirada ao ar livre - no jardim, na varanda, mas protegida de correntes de ar. Adora a umidade do banheiro. As folhas são dobradas à noite. É fácil feri-los, limpe com cuidado.
Calathea Varshevich. Foto

Para um cultivo bem-sucedido, você deve estudar as regras de tratamento com mais detalhes.

Cuidados Calathea em casa. Em detalhe

A planta calathea em recinto fechado não é a mais caprichosa, mas não difere em despretensiosidade. Se você se desvia do nível normal de temperatura, umidade e iluminação, a calathea pode ficar doente e morrer. Algumas variedades são mais resistentes e lidam melhor do que outras com as condições domésticas, como Makoya.

O principal problema do cultivo em apartamentos é o ar seco na estação fria, devido a baterias e aquecedores. Suas folhas têm uma grande área com a qual a evaporação ocorre constantemente. Nas florestas tropicais, as perdas são compensadas pelo ar úmido e, em uma sala seca, o processo é muito intenso. O sistema radicular não tem tempo para reabastecer os estoques, por causa dos quais as folhas começam a secar.

Tais recursos exigem uma atitude mais atenta à planta e o cumprimento dos requisitos de cuidados.

Calathea de florescência

Calathea dá pequenas flores de vários tons - eles dependem das espécies de plantas. Makoya, uma maravilhosa e calathea em mosaico, possui inflorescências tubulares brancas que são liberadas da base das folhas. O açafrão calathea é notável por suas flores alaranjadas brilhantes e a zebrina é lilás.

Para aumentar o período de floração, os cultivadores de flores usam um truque. Normalmente, esses eventos trazem bons resultados no caso de açafrão calathea. Floresce por 2-3 meses. Quando seus rebentos cresceram mais de 15 cm, em meados de agosto, o vaso foi reorganizado em um local mais escuro por 10 semanas.

A rega é reduzida para os limites mínimos. Neste momento, a flor criará novos botões. Ao retornar ao antigo local iluminado, retome a rega regular. Após mais 2 meses, o calathea florescerá.

Modo de temperatura

Calathea em casa adora calor e não tolera correntes de ar e temperaturas extremas. No verão, 22 ... 24 ° C é considerada temperatura normal para ele. No inverno, é ideal manter 16 ... 18 ° C.

Se a temperatura estiver acima de 20 graus, é necessário fornecer à flor umidificação adicional.

Pulverização

A pulverização é útil para calatheas, e mesmo um banho quente beneficiará a planta. Mas isso se aplica apenas a variedades com folhas lisas. Os representantes de Terry devem ser protegidos contra gotas de água que caem na superfície. Nesse caso, a melhor opção é umedecer o ar ao redor da planta.

Iluminação

Calathea flor em casa não tolera o sol, um golpe direto dos raios pode ser fatal para ela. As folhas reagem dolorosamente - elas se enrolam, sua cor muda, fica mais pálida. Queimaduras serão visíveis na superfície.

Ao escolher um local para a panela, deve-se dar preferência à janela ocidental ou oriental, mas não no parapeito da janela, mas a alguns metros dela.

A sala deve estar suficientemente iluminada. Se você colocar a planta em um canto escuro, será necessária iluminação adicional de fontes artificiais por pelo menos 12 a 14 horas por dia.

A lâmpada fluorescente deve ser instalada a uma distância de 20 cm das folhas.

Rega

Você deve estar extremamente atento à rega. Calathea em casa não tolera umidade excessiva ou excessiva ou estagnação da água na panela e na panela.

As folhas carnudas absorvem a água em grandes quantidades; portanto, a falta de umidade representa uma ameaça à saúde das plantas. Com um excesso de oferta, o crescimento é suspenso e deprimido. As folhas ficam manchadas, o que indica o início da deterioração do sistema radicular.

Para evitar problemas com a rega, você deve escolher um substrato leve do solo para a flor. Deve assemelhar-se ao solo do habitat natural de calathea. Eles crescem em solos leves e soltos, nos quais a água não permanece. Para uma planta, a estagnação da umidade é muito mais perigosa do que sua falta. Eles estão preparados para a seca - no sistema radicular existem processos tuberosos que satisfazem, se necessário, a necessidade de água.

Não é necessário regar a planta até que o solo na panela seque após umedecimento anterior.

Calathea pot

O vaso deve ser escolhido pequeno, pois o calathea possui um sistema radicular superficial. Por esse motivo, o excesso de solo corre o risco de acidificar. Ideal seria uma opção baixa e ampla. É melhor se for argila - nesse recipiente há menos risco de estagnação da água.

Se as raízes de uma planta adulta aparecerem através de um orifício de drenagem, o vaso é pequeno e a planta precisa ser transplantada.

Primário Calathea

O solo deve ser leve, solto, com água e respirável. É mais fácil preparar o substrato por conta própria, de acordo com esta receita: solo foliar, turfa e areia na proporção de 2: 2: 1. Aditivos como esfagno, casca de pinheiro esmagada, solo de coco e pedaços de carvão vegetal enriquecem a composição mineral do solo. O solo da loja pode não ser adequado para a calathea; areia grossa deve ser adicionada para desapertar.

Fertilizantes e fertilizantes

Para Calathea, o atendimento domiciliar deve ser acompanhado por melhorias periódicas na qualidade do solo. Os fertilizantes orgânicos são benéficos, mas um excesso de sais pode ser prejudicial para a flor. A cobertura é realizada com produtos líquidos na metade da dose recomendada pelo fabricante.

A frequência dos procedimentos é de 1 vez em 2 semanas.

Transplante de Calathea

Os transplantes frequentes são prejudiciais à planta e podem ser difíceis de tolerar. A flor jovem deve ser transferida anualmente para um novo vaso, de tamanho mais adequado para o sistema radicular cultivado.

Ao transplantar, não remova o solo das raízes para evitar danos, mas envie-o para um novo recipiente com um pedaço de terra. Certifique-se de equipar a panela com uma camada de drenagem para remover a umidade. Uma planta adulta é transplantada a cada 2-4 anos, dependendo da taxa de crescimento.

Poda

As folhas de Calathea são podadas se estiverem completamente secas. Quando uma planta é transplantada e propagada por divisão, todas as partes secas e doentes da planta são removidas dos arbustos.

É possível deixar uma calathea sem sair de férias?

Uma falta prolongada de cuidados pode causar danos irreparáveis ​​à saúde da planta, como resultado da qual ela morrerá. Calatea não pode ser regado "em reserva" - a umidade excessiva levará à deterioração das raízes. A falta de umidade também é prejudicial para a flor. Se a ausência dos hospedeiros durar 3-5 dias, a planta irá lidar. Mas uma estadia mais longa sem cuidados é inaceitável.

Reprodução Calathea

Existem três maneiras de propagar uma planta: divisão, estacas e sementes.

Propagação de Calathea dividindo o mato

Na maioria das vezes, a kalatea é propagada dividindo o mato - essa é a maneira mais eficaz, o que permite que a muda se adapte mais rapidamente e comece a crescer. Somente plantas grandes e saudáveis ​​são adequadas para a divisão.

O mato é desmontado manualmente, para que cada peça tenha 2-3 folhas e várias raízes de alta qualidade. Delenki pequeno demais enraíza-se muito mal e pode morrer.

As mudas são imersas em solo leve de turfa e areia, a parte superior é coberta com um saco plástico, mantendo alta umidade sob ela. Quando o crescimento e a aparência de novas folhas são visíveis, a planta é transferida para condições normais.

Propagação de calathea por estacas

Para calathea, a propagação por estacas está disponível. Nesse caso, é selecionada uma haste com 15 cm de comprimento, que deve ter um ponto de crescimento e 3-4 folhas. O caule é plantado em um substrato de turfa e areia.

A panela é deixada em um local quente e muito úmido até a raiz das estacas.

Calathea crescente a partir de sementes

Não é o método mais popular de propagação de calathea as sementes. Eles são depositados por várias semanas na superfície do solo, pressionados um pouco por cima e, para criar um efeito estufa, são cobertos com vidro por cima. Após a germinação, devem ser polvilhadas com o solo a 1 cm.

Quando os brotos aparecerem, é necessário começar a arejar: remova o vidro por 30 minutos. Se as plantas atingirem 2-3 cm de comprimento, é hora de transplantá-las em vasos separados e cuidar delas como sempre.

Doenças e Pragas

As folhas de Calathea ficam amarelas. Foto

Calathea pode ficar doente, mas para salvar a planta, você precisa conhecer os sinais e causas de sua ocorrência:

  • as pontas das folhas ficam marrons - ar muito seco;
  • Folhas Calathea caídas e enrugadas - ar muito seco;
  • folhas secas Calatheas - ar seco durante a estação de aquecimento;
  • Calathea deixa onda - excesso de iluminação;
  • manchas brancas-amarelas apareceram nas folhas - excesso de iluminação;
  • as folhas são cobertas com manchas escuras - umidade excessiva do solo;
  • pecíolos de folhas são muito alongados - iluminação insuficiente;
  • manchas marrons nas folhas Calatheas - queimaduras solares;
  • bordas marrons das folhas secas - rega irregular, água dura, ar seco;
  • folhas de calathea tornaram-se letárgicas - mudanças de ar frio ou temperatura.

A causa da deterioração do estado de calathea pode ser pragas. É suscetível ao ataque de um ácaro-aranha - seu inimigo mais perigoso, além de um cochonilha, escutelo e mosca-branca.

Tipos de casa em calathea com fotos e nomes

Aqui estão os representantes mais populares de calathea. Eles se adaptam mais facilmente à vida em um apartamento da cidade do que outros.

Açafrão calathea, croqueta

Tem folhas verde-escuras, roxo-púrpura na parte inferior. Em talos longos, flores alaranjadas brilhantes se formam.

Calathea pintado

As folhas ovais têm até 20 cm de comprimento, no centro possuem uma cor simétrica de listras verde claro e escuro, emolduradas na borda com um padrão branco ou rosa.

Makoya

Um arbusto exuberante com folhas pintadas - um oval verde escuro e linhas finas adornam a superfície verde clara. A parte inferior é Borgonha. Floresce com inflorescências roxas.

Calathea listrado

As hastes verticais retas crescem de 40 a 60 cm, e as folhas grandes e oblongas também atingem 40 cm, de cor verde escuro, com listras claras em toda a superfície.

Leopardo de Calathea

Folhas alongadas com uma ponta pontiaguda. Verde claro com listras escuras. Uma planta com até 50 cm de altura.

Agora lendo:

  • Chlorophytum - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
  • Fuchsia - atendimento domiciliar, foto
  • Peperomia - cuidados domiciliares, fotos e nomes de espécies
  • Ficus emborrachado - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
  • Ficus sagrado - crescendo e cuidando de casa, foto

Pin
Send
Share
Send