Dieffenbachia (Dieffenbachia) é uma erva perene nativa da América do Sul. Em casa, é capaz de atingir 1 metro devido à incrível taxa de crescimento: até 40 cm por ano. Dieffenbachia vive por um longo tempo, mas requer rejuvenescimento e cuidados regulares. Esta planta está florescendo, mas é rara. As flores são uma espiga com um véu e não têm valor especial. Suas folhas parecem muito mais atraentes - verde enorme e suculento, densamente coberto de pontos de luz.
Dieffenbachia é amplamente popular na Rússia como planta de casa brilhante. Não só decora o interior da casa, escritório e escola, mas também melhora a atmosfera na sala devido a propriedades úteis.
Crescendo rápido. Por uma estação, a planta adiciona 40 a 50 cm de crescimento. | |
Floresce muito raramente. Valiosas são folhas bonitas. | |
A planta é fácil de cultivar. | |
Planta perene. Rejuvenescer a cada poucos anos. |
Os benefícios da dieffenbachia
Dieffenbachia tem muitas propriedades úteis, pelas quais é altamente valorizada em todo o mundo.
- Suas folhas grandes acumulam umidade, que evapora, hidratando o ar da sala. As pessoas que estão dentro de casa com esta planta sentem o efeito: fica mais fácil respirar e o ar é fresco, como se estivesse na rua.
- As folhas liberam substâncias biologicamente ativas substâncias voláteis na atmosfera, o que reduz a atividade de bactérias nocivas. É por isso que Dieffenbachia é encontrado em hospitais e clínicas. Os fitoncidas também destroem compostos de benzeno, formaldeído e outras substâncias nocivas.
Cuidar de dieffenbachia em casa. Brevemente
Dieffenbachia em casa requer atenção e cuidados. É necessário fornecer condições ideais para o crescimento, para que sature a atmosfera com substâncias úteis e umidade de suas folhas.
A planta precisa das seguintes condições:
Temperatura | No verão, as temperaturas podem subir para + 29 ° C e, no inverno, você não deve abaixar a temperatura abaixo de + 16 ° C. |
Humidade do ar | Em casa, você precisa pulverizar e manter alta umidade (até 50%). |
Iluminação | Este é um representante fotófilo da flora, especialmente se houver manchas brancas brilhantes em suas folhas. Dieffenbachia pode tolerar sombra parcial. É melhor colocar um vaso de plantas em uma janela voltada para o nordeste. |
Rega | É necessário regar abundantemente 2-3 vezes por semana na primavera e no verão, mas no inverno, uma vez por semana é suficiente. Entre a rega, o solo não deve estar muito seco. |
Solo | Especial para Dieffenbachia, uma pequena quantidade de areia e turfa pode ser adicionada. Para a própria preparação do solo, é necessária 1 parte de areia grossa, tanto solo de jardim quanto turfa úmida. O pote deve estar com um buraco. |
Fertilizantes e fertilizantes | É necessário curativo adicional a cada duas semanas na primavera e no verão. |
Transplante | Recomenda-se realizar todos os anos, de preferência em abril. |
Propagação de Dieffenbachia | É realizada pelas estacas apicais, camadas de ar e partes do caule, de modo que vários brotos estão presentes nele. |
Funcionalidades | Lembrando sua terra natal, a planta requer calor e umidade em quantidades suficientes. Pode estar na sombra parcial. |
Cuidar de dieffenbachia em casa. Em detalhe
De Dieffenbachia muito termofílica e higrófila: o atendimento domiciliar deve levar em consideração esses recursos.
Compra Dieffenbachia
Na fase de escolha da dieffenbachia na loja, considere-a cuidadosamente, prestando atenção aos seguintes fatores:
- Dicas de folhas secas: a planta está enfraquecida, não recebe umidade suficiente.
- Fluff na parte inferior das folhas: este é um sinal de uma cochonilha.
- Placas marrons no caule: este é um sinal da presença de uma crosta.
- Folhas deterioradas, embora o solo esteja bastante úmido: a irrigação excessiva levou à deterioração do sistema radicular.
A melhor época para comprar Dieffenbachia é na primavera e no verão.
Dieffenbachia após a compra
Não regue e alimente imediatamente a planta, nem a coloque no parapeito da janela iluminado. Essa mudança de cenário pode ser um choque para a planta, por isso é recomendável colocá-la em um local pouco iluminado por uma semana e nem regá-la nem alimentá-la, pois ela recebeu nutrição suficiente na loja.
Se o vaso em que Dieffenbachia está localizado é muito pequeno, ele precisa ser transplantado para um vaso mais espaçoso. Somente após uma semana as folhas podem ser pulverizadas com uma solução fertilizante e, após um mês, o primeiro curativo de raiz pode ser feito.
Dieffenbachia de florescência
Em casa, a planta agrada ao proprietário com flores muito raramente. Normalmente, são alguns dias de abril ou maio. A flor parece uma espiga, coberta com uma colcha esverdeada. O dieffenbachia de floração não é o objetivo do cultivador, pelo contrário, é recomendável podar a flor, pois enfraquece a planta. O cheiro da flor também não é muito atraente, talvez a planta precise ser retirada da sala no momento da floração.
No entanto, alguns fãs de Dieffenbachia sonham em vê-la flor. Para fazer isso, você deve colocar a planta em condições adversas, pois ela floresce somente após o estresse. Por exemplo, você pode parar temporariamente de fornecer umidade e fertilização à planta. Quando as folhas cederem, a dieffenbachia deve ser colocada em um vaso com água. Então ela voltará à vida e mostrará os botões.
Modo de temperatura
Deve-se lembrar que Dieffenbachia gosta muito de calor e odeia geadas; portanto, o regime de temperatura deve lembrá-la da América do Sul, de onde ela vem. A temperatura do verão é ideal a partir de +200De até +260C, e no inverno você pode abaixá-lo um pouco, para +180C.
Alguns tipos de Dieffenbachia são muito caprichosos nesse sentido, eles podem "ficar doentes" mesmo com pequenas mudanças de temperatura.
Pulverização
Pulverize a planta com água pura ou uma solução com fertilizantes. Essa ação deve começar em uma semana de quarentena e continuar regularmente ao longo da vida de Dieffenbachia.
No verão, recomenda-se que a hidratação seja realizada todos os dias ou 2 vezes por semana. No inverno - com muito menos frequência. A pulverização frequente no inverno a baixa temperatura pode levar à podridão do caule e à queda de folhas.
Para uma vida confortável, uma planta precisa de ar úmido suficiente, o que pode ser alcançado colocando um pano úmido na bateria ou colocando um recipiente aberto de água ao lado da panela.
Iluminação
Embora a Dieffenbachia possa estar na sombra parcial, a iluminação brilhante oferece o máximo conforto. No verão, você precisa proteger a planta da luz solar direta, por exemplo, protegendo-a com uma cortina. No inverno, a luz natural direta é permitida e também pode ser fornecida luz adicional usando lâmpadas fluorescentes. Eles não devem ser colocados muito perto da planta, caso contrário, poderão aparecer queimaduras nas folhas.
A flor de Dieffenbachia em casa reage à falta de iluminação da seguinte forma:
- o crescimento diminui;
- o caule é estendido;
- as folhas não se tornam heterogêneas, mas verdes;
- as folhas inferiores secam e caem.
Com iluminação excessiva em Dieffenbachia, você pode observar os seguintes sintomas:
- as folhas ficam amarelas e depois perdem a cor;
- as folhas caem, enrugam e caem;
- manchas marrons ou cinza são visíveis na superfície das folhas - são queimaduras.
Rega
Mesmo que a planta goste de umidade, a rega deve ser moderada; caso contrário, o excesso de água causará podridão das raízes. É importante que o solo seque levemente entre a rega, para que sua condição seja equilibrada entre seca e úmida. Você pode verificar a condição do solo abaixando o dedo nele. Se o solo estiver úmido a uma profundidade de 1 cm, a rega ainda não é necessária.
Para garantir esse equilíbrio, uma panela com um orifício de drenagem é adequada e o solo de turfa não é adequado, pois a umidade estagna nela. Ideal para irrigação, água em temperatura ambiente.
No inverno, a planta precisa de menos rega do que no verão, no entanto, se estiver localizado em uma sala com aquecimento potente, o regime de irrigação no verão será mantido.
Pote de Dieffenbachia
Para tornar a planta confortável, você precisa escolher o vaso certo para a dieffenbachia. Seu tamanho não deve exceder muito o tamanho do sistema radicular, caso contrário, estagnação prejudicial da umidade ocorrerá em solos não desenvolvidos.
A panela deve ser comprada com um orifício de drenagem, e a drenagem em si deve consistir em seixos ou argila expandida com 3 a 5 cm de altura.Como o Dieffenbachia está em constante crescimento, você precisa atualizá-las todos os anos.
Solo para dieffenbachia
O solo para Dieffenbachia deve ser solto e ao mesmo tempo denso, para que o ar possa passar livremente, mas as raízes poderosas da planta são mantidas firmemente no vaso. Recomenda-se uma mistura especialmente preparada para este tipo de planta.
Você também pode preparar o solo para Dieffenbachia misturando solo de folha, areia e húmus.
Fertilizantes e fertilizantes
De abril a setembro, a planta está crescendo ativamente, portanto, nesses meses, ele precisa especialmente de adubos e fertilizantes regulares. A planta responde à falta de nutrientes com doenças, folhas que caem. Uma forma solúvel de fertilizante é recomendada.
No outono, a cobertura é realizada muito raramente (1 vez por mês) e no inverno pára completamente.
O tipo de solo determina a intensidade da cobertura. Solo especial contendo minerais é capaz de alimentar independentemente a planta sem fertilizantes adicionais por seis meses.
Dieffenbachia de transplante
O primeiro transplante de Dieffenbachia é realizado algumas semanas após a compra. Em seguida, essa ação é realizada todos os anos até que a planta seja jovem e se desenvolva rapidamente. Alguns anos depois, quando esse representante da flora amadureceu o suficiente, o transplante é realizado a cada 3-4 anos.
Para descobrir se chegou a hora de um transplante, você precisa puxar a planta para fora da panela junto com um pedaço de terra. Se as raízes trançaram firmemente todo o solo, então Dieffenbachia precisa de um transplante.
Como essa é uma experiência bastante traumática para uma planta, ela deve se sentir bem. Portanto, você deve examinar cuidadosamente seu caule e folhas: se há manchas, pragas e outros problemas.
O transplante é realizado da seguinte forma:
- A planta é retirada da panela.
- O solo velho está tremendo.
- Raízes podres e danificadas são removidas.
- A planta é colocada em uma nova panela com o solo preparado.
- Os vazios resultantes são preenchidos com o solo.
- É permitido um ligeiro aprofundamento do caule.
Imediatamente após o transplante, a dieffenbachia deve ser abundantemente regada, mas não fertilizada.
Poda
Dieffenbachia em casa é caracterizada por um crescimento rápido, que nem todos os amantes de plantas conseguem lidar. Às vezes, eles recorrem à poda, mas muitos proprietários são contra. Mas mesmo os oponentes dessa atitude bárbara devem aparar as bordas marrons e secas das folhas.
Esta é uma manifestação de rega insuficiente quando o solo está muito seco; portanto, a poda não é uma solução para o problema, mas apenas a eliminação de imperfeições.
Se estiver de férias
Dieffenbachia em casa requer cuidados constantes e rega regular, portanto, ela não ficará sozinha por muito tempo. Nas férias, você pode fornecer à planta as condições adequadas, colocando-a em uma bandeja com argila expandida úmida. Partições ao redor do tanque cheias de água saturam o ar com a umidade. Toda a estrutura deve ficar longe da janela, mas não na escuridão completa.
Sob condições de calor moderado, Dieffenbachia será capaz de suportar a separação com seu mestre por uma semana.
Propagação de dieffenbachia por estacas
Esta planta tem uma alta capacidade de se propagar por estacas. Basta colocar o caule apical na água, pois depois de um tempo ele dará raízes. No entanto, esta regra não se aplica a todas as espécies desta planta. Existem aqueles que são bastante difíceis de criar sistemas de sarampo a partir de mudas, que podem não germinar após o plantio.
Para obter melhores resultados, é recomendável secar o pedúnculo após a poda e colocá-lo em um recipiente opaco com água, onde são dissolvidos 2 comprimidos de carvão ativado. O recipiente deve estar à sombra e a água deve ser trocada regularmente: todos os dias ou a cada 2 dias.
A reprodução posterior por partes do caule já é realizada no solo, onde a fatia é colocada. Não a cubra com uma sacola por cima, como fazem muitos cultivadores de flores. Basta pulverizar para fornecer umidade suficiente.
O enraizamento de uma muda geralmente ocorre após 3 ou 4 semanas.
Doenças e Pragas
Ao cuidar de uma planta, o cultivador de flores pode encontrar os seguintes problemas:
- As folhas inferiores da dieffenbachia ficam amarelas - Este é um sinal de excesso de umidade no solo e drenagem insuficiente.
- Folhas inferiores caem - evidência de umidade do solo insuficiente ou temperatura do ar muito baixa.
- As folhas de Dieffenbachia ficam amarelas e enrolam - isso sugere que a planta está fria, sofre um calado.
- O caule apodrece - Isso significa que o excesso de rega é realizado no frio.
- Bordas de folhas marrons dieffenbachia- a água regada pela planta é muito dura.
- Pequenas folhas no topo - a planta não possui luz solar suficiente, precisa ser reorganizada em outro local.
- Folhas de Dieffenbachia desaparecem - Este é outro sinal de umidade excessiva em combinação com uma temperatura baixa.
- Manchas molhadas nas folhas - Isso indica muitos problemas, incluindo peste tardia, antracnose ou fusairum.
- Manchas amarelas nas folhas dieffenbachia- um sinal de manchas bacterianas.
- As folhas parecem queimadas, ficam marrons - um sinal de que o proprietário está adicionando fertilizante generosamente ao solo.
Além de doenças, as pragas podem irritar a planta:
- pulgões;
- escudo de escala;
- escudo falso;
- ácaro vermelho;
- tripes.
Tipos de casa em Dieffenbachia com fotos e nomes
Existem mais de 40 tipos de dieffenbachia. Os tipos mais populares são os seguintes:
Leopold: Esta planta é caracterizada por baixo crescimento e folhas bonitas, cuja forma se assemelha a uma elipse. Esta espécie tem especialmente medo de correntes de ar e luz solar direta.
Detectado: uma planta com um caule poderoso, cuja base fica rígida à medida que cresce. Um enorme chapéu de folhas é heterogêneo em tamanho e cor. As folhas são ovais, sua borda externa é pontiaguda. Sua cor principal é verde e as manchas são brancas.
Camilla: na natureza, essa espécie é capaz de atingir até 2 metros. Tem um tronco poderoso, folhas alongadas com uma borda verde e um meio branco. Em casa, não tolera luz solar intensa nem seca, exige alta temperatura do ar.
Seguin: as folhas desta planta são em forma de ovo, decoradas com vários pontos brilhantes e listras.
Dieffenbachia é uma planta doméstica popular que adorna o interior e satura o ar com substâncias saudáveis.
Agora lendo:
- Fittonia - plantio, cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
- Fatsia Japanese - cultivo, cuidados domiciliares, espécies fotográficas
- Ficus Benjamin
- Monstera - atendimento domiciliar, espécies fotográficas e variedades
- Chlorophytum - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas