Platicerium - atendimento domiciliar, foto

Pin
Send
Share
Send

Platicerium (Platycerium), chifre, ploskorog- samambaia da família Centopéia. Pertence a epífitas, no ambiente natural em que cresce, capturando brotos de arbustos, pedras ou troncos de árvores. O local de nascimento do platitcerium é nas zonas tropicais do sudeste da Ásia. Pode ser encontrada na natureza na Austrália e na África. Altura da samambaia - 0,25 m, comprimento da folha - até 0,8 m.

Desenvolve em velocidade média. Em casa, pode viver por muitos anos, a cada ano formando não mais de 3 folhas. O platicerium não floresce, mas é de interesse para grandes folhas espetaculares semelhantes a chifres de veado. O nome das raízes remonta às fundações gregas de platus - "flat" e keras - "horn".

Baixa taxa de crescimento. Até 3 folhas por ano.
Platicerium não floresce.
A planta é fácil de cultivar.
Planta perene.

Propriedades úteis do platicerium

O platitcerio purifica o ar da sala, nivelando os efeitos nocivos dos hidrocarbonetos gasosos - propano, metano, butano, etano (muitos deles entram na sala através de folhas de janela abertas da rua). As células vegetais secretam voláteis - antibióticos criados pela natureza.

Esses compostos voláteis purificam o ar de microorganismos nocivos e o saturam com íons úteis.

Platicerium: atendimento domiciliar (brevemente)

Sendo uma planta despretensiosa, o platicerium cresce bem em casa. Mas para que a samambaia não fique na panela, deixando cair as folhas tristemente e realmente decorando a casa, você precisa conhecer suas preferências:

TemperaturaNo verão - cerca de + 25 ° C, com o aumento da temperatura, a umidade do ar também aumenta; no inverno - não inferior a + 12 ° C.
Humidade do arPreferencialmente médio; mantenha-se afastado das baterias no inverno.
IluminaçãoQuebrado brilhante; janelas oeste ou leste.
RegaModerado no verão - duas vezes a cada 7 dias, no inverno - 1 vez em 10 dias; É aconselhável aplicar uma rega mais baixa.
SoloSubstrato para samambaias ou faça uma mistura de doses iguais de terra, perlita e turfa com a adição de lascas de tijolo, esfagno.
Fertilizantes e fertilizantesDurante o crescimento ativo 1 vez em 14 dias com um fertilizante mineral universal diluído para plantas domésticas.
TransplanteNa primavera, a cada 2,5 anos.
ReproduçãoEsporos ou brotos laterais.

Existem características do crescimento do platycerium. O primeiro recurso está associado às folhas de samambaia. A planta possui vayi (órgãos semelhantes às folhas) de dois tipos:

  1. folhas de suporte estéril. Estas são as folhas inferiores largas cobertas com escamas. No espaço entre eles e o tronco da árvore em que crescem, restos orgânicos se acumulam na forma de folhagem morta da árvore de suporte e as folhas estéreis. As folhas secam rapidamente, ficam marrons e se sobrepõem. Com o tempo, as folhas deterioradas se tornam alimento para as raízes da planta.
  2. Folhas planas esporíferas semelhantes a chifres de veado. Eles desempenham a função de reprodução, retêm a umidade na samambaia e a protegem da luz brilhante.

As folhas são manuseadas com cuidado; as folhas estéreis não podem ser cortadas. Outra característica é que o platycerium pertence a plantas epifíticas, por isso é frequentemente cultivado em um fragmento de uma árvore ou no limbo. Para fazer isso, o musgo é anexado ao corte de serra da árvore, no qual a planta estará localizada.

As raízes do platycerium são cercadas por sphagnum. A samambaia é fixada com uma linha de pesca a vários pregos presos na madeira. Sob as folhas inferiores, um pouco de solo é derramado. Em vez da irrigação tradicional, neste caso, é utilizado um método de imersão: o platicerium é completamente imerso em água para que seja saturado com ele. Haverá água suficiente por um longo tempo.

Platicerium: atendimento domiciliar. Em detalhe

As samambaias se adaptam bem à vida em ambientes fechados, o cuidado com o platicerium em casa é bastante simples. Mas a situação ao seu redor deve ser confortável, então a planta se desenvolverá completamente e se tornará uma decoração da casa.

Platicerium de florescência

A lenda da samambaia que floresce na noite de Ivan Kupala é conhecida por todos. Uma flor que floresce uma vez por ano promete apontar o caminho para a felicidade e inúmeros tesouros. Mas este é um belo conto de fadas. O platitcerio em flor não pode ser visto, porque as samambaias não florescem.

Este é um grupo especial de plantas que apareceram na Terra muito antes das plantações. Eles não têm sementes e se reproduzem por esporos.

Modo de temperatura

Ao cultivar plantas, é importante observar o regime de temperatura. Embora o platycerium sofra uma redução a curto prazo para + 5 ° C, você não deve manter a planta nessa temperatura. No inverno, o termômetro não deve cair abaixo de + 12 ° C. No verão, a temperatura ideal é de + 25 ° C.

O platycerium doméstico tolera uma temperatura mais alta, mas ao mesmo tempo é necessário aumentar a umidade do ar. A planta não gosta de mudanças de temperatura e correntes de ar. Portanto, não pode ser colocado ao lado do ar condicionado e das aberturas de ventilação.

Pulverização

Prefira umidade média. Pulverizar o espaço aéreo ao redor da planta a partir de um spray fino. Durante a estação de aquecimento, o platycerium é mantido longe das baterias. A planta é colocada em um palete com seixos umedecidos.

A umidade na sala também é mantida usando um umidificador.

Iluminação

Para o desenvolvimento harmonioso do platicerium, é preferível uma iluminação difusa. É melhor colocado em uma janela oeste ou leste. Com iluminação insuficiente, a samambaia cresce lentamente, as folhas se esticam e se deformam, possivelmente danos aos insetos.

O efeito agressivo direto do sol também se transfere com dificuldade: queimaduras aparecem. No inverno, inclua iluminação adicional por pelo menos 6 a 8 horas.

Platycerium com folhas largas e curtas requer menos luz do que espécies com folhas alongadas.

Rega

Samambaia requer rega moderada. No verão, o platicerium é regado até 2 vezes em 7 dias, com menos frequência no inverno. É necessário aguardar a camada superior do substrato secar entre as regas. É importante cumprir com a medida. A umidade excessiva do solo e a rega com água fria levam à podridão das raízes, à morte da planta.

Com o solo seco demais, o crescimento do mato diminui. Os floristas com experiência recomendam o uso de regas mais baixas. Nesse caso, o platicerium é colocado em um palete e derramado água morna e persistente.

Higiene

A higiene é importante para cuidar de plantas domésticas. Procedimentos simples de higiene ajudam a manter as flores limpas e saudáveis. A parte superior das folhas do platycerium é coberta com fibras que preservam a umidade e protegem contra a luz solar agressiva. Ao limpar com um pano ou lavar no chuveiro, eles podem ser removidos acidentalmente. O pó que se acumula nas folhas, recomenda-se soprar ou remover cuidadosamente com uma escova de seda.

Às vezes, a planta é imersa em água para não apenas limpar as folhas, mas também reabastecer as reservas de umidade.

Panela do jarro

O sistema radicular da samambaia é pouco desenvolvido, de modo que a panela para o platicerium é escolhida larga e bastante baixa. Deve haver espaço suficiente na panela, não apenas para samambaia, mas também para drenagem. Deve haver um orifício de drenagem no fundo do tanque.

O platicerium em casa é frequentemente plantado em vasos suspensos e vasos de flores, como uma planta de ampola.

Solo para platicerium

Você pode comprar um substrato especial para samambaias ou fazer a mistura do solo da terra da folha, perlita e turfa, em proporções iguais. Melhore a mistura com casca triturada, carvão ativado, corte com musgo. Para melhorar a drenagem, adicione tijolo de migalhas, vermiculita.

O solo para o platycerium deve ser ligeiramente ácido (pH 5,7 - 6,2) e muito leve.

Fertilizantes e fertilizantes

A fertilização e fertilização do platycerium é realizada uma vez a cada 2 semanas fertilizante líquido para plantas domésticas contendo elementos importantes - potássio, nitrogênio e fósforo - na proporção correta. O fertilizante concentrado é diluído com água 2 vezes e usado após a rega em um dia nublado ou à noite.

Às vezes, é realizado um curativo foliar. Ao mesmo tempo, o concentrado é diluído 3-4 vezes com água: altas doses de oligoelementos podem afetar adversamente a aparência da samambaia. As folhas ficam grosseiras, rachaduras aparecem, a cor fica mais escura.

Transplante

As samambaias de platicerium são transplantadas em casa no início da primavera, a cada 2, 5 anos. A planta tem raízes pequenas, durante esse período elas encherão o vaso e será necessário um transplante de platycerium. As samambaias são plantadas cuidadosamente em uma panela baixa e larga, tomando cuidado para não aprofundar o ponto de crescimento.

Também é importante evitar a localização da superfície da planta. O substrato é pressionado contra as raízes do platicerium para que não haja vazios de ar. É bem regado com água morna filtrada e coberto com esfagno moído.

Após o transplante, a samambaia é mantida em local sombreado por vários dias, para que se enraíze bem. A alimentação começa após 2, 5 semanas após o transplante.

Poda

Para formar uma coroa, o platycerium não precisa de poda. Os vayi secos e estéreis caem, não podem ser cortados: quando morrem, fornecem nutrientes à raiz. Somente os wiyes de esporos, que ficaram amarelos, são cortados na própria base.

Período de descanso

Desde o início de outubro até o final de fevereiro, o período de descanso das samambaias dura. A duração da luz do dia é reduzida, na sala o ar fica mais seco devido à estação de aquecimento. O platicerium raramente é regado neste momento, quando a camada superior do substrato seca. A planta é mantida a + 12 ° C; eles não são alimentados.

Se estiver de férias

Se você planeja tirar férias por 14 dias, o platicerium é colocado em um palete com pedras umedecidas e longe da luz solar direta.

A reprodução do platycerium

Em casa, a reprodução do platycerium é realizada usando brotos laterais ou esporos.

Platicerium crescente a partir de esporos

Platycerium crescente dos esporos é usado raramente. Em uma planta adulta, esporos semelhantes ao pó de gengibre aparecem nas extremidades das folhas. Eles são cuidadosamente coletados em papel e secos. Semeado em solo leve e solto, coberto com vidro e deixado quente. Após 6 a 7 semanas, mudas semelhantes ao musgo aparecerão. Eles são sistematicamente ventilados e pulverizados. Após a fertilização, as plantas jovens se formarão. Mudas cultivadas a 50 mm são transplantadas em recipientes separados.

Propagação do platycerium por brotos laterais

A reprodução do platycerium com brotos laterais é realizada com mais frequência. Escolha brotos com raízes e várias folhas. Os processos são cuidadosamente separados da planta-mãe e plantados em solo solto (o botão do processo de corte deve estar a 1,5 cm acima do solo). Durante o enraizamento, monitore a umidade do ar.

A reprodução do platycerium requer precisão e aderência exata à tecnologia do cultivador, com freqüência apenas um mestre experiente assume esse assunto.

Doenças e Pragas

Às vezes, cuidados inadequados provocam doenças e pragas atacam mais ativamente uma planta fraca. O plicerium pode ter problemas:

  • platycerium está crescendo lentamente - uma panela pequena (transplante em um recipiente grande);
  • folhas de platycerium são cobertas com manchas marrons - queimaduras solares (planta pritenit);
  • as folhas do platyserium tornam-se marrons - deficiência de umidade com ar seco (poço de água, coloque em uma bandeja com pedras molhadas);
  • as folhas do platycerium tornam-se desbotadas e letárgicas - excesso de luz (reorganize em um local sombreado);
  • podridão de folhas verdes - inundação em condições de baixa temperatura (transplante em outro solo, ajuste a rega);
  • as folhas do platycerium ficam amarelas - muito quente; rega esparsa (reorganize em um local mais fresco; água).

Ocasionalmente, o platycerium afeta pulgões, insetos, ácaros e tripes.

Tipos de platicerium

Existem 17 tipos de platycerium, alguns dos quais são mais populares na cultura interna.

Platycerium bifurcado, "chifre" (Platycerium bifurcatum)

Arredondou o vaya estéril, com um raio de 0, 1 m. Eles são pressionados ao solo e retêm nutrientes e umidade. Após a decomposição, eles próprios se tornam uma fonte de alimento para a planta. Os vayi com esporos, divididos em partes com 40 mm de largura, parecem chifres de veado. Seu comprimento atinge 0, 5 m, montado em um soquete.

Platycerium grande (Platycerium grande)

A altura da samambaia é de 0,25 m. Vayi não tem cortes claros. Os vaji alongados com esporos penduram, seu comprimento é de até 1 m Os vaji estéreis são largos - até 0,6 m.

Platycerium Hillii

Forma numerosas folhas retas com cortes rasos. Alguns lobos são mais curtos que outros, suas bordas são pontiagudas. Externamente se assemelha a um platycerium bifurcado, mas menor que ele.

Platicerium é uma planta de relíquia, surpreendente com formas bizarras de suas folhas. Samambaia presa a senões ou cultivada em um tronco, como se ele tivesse vindo de um velho conto de fadas. Uma planta incomum irá decorar o interior e enfatizar sua originalidade.

Agora lendo:

  • Chlorophytum - cuidados e reprodução em casa, espécies fotográficas
  • Ficus microcarpo - cuidados e reprodução em casa, foto de planta
  • Pelley - atendimento domiciliar, foto
  • Alocasia em casa. Cultivo e cuidado
  • Coleus - plantio e cuidados em casa, espécies e variedades fotográficas

Pin
Send
Share
Send