Os floristas dizem que em campo aberto as peônias crescem por mais de vinte anos, é claro, desde que o plantio e os cuidados sejam realizados de acordo com todos os requisitos. Arbustos adornam qualquer terra com seus botões exuberantes.
Desembarque
Peônias se enraízam apenas com o encaixe certo. Portanto, é importante conhecer o tempo, a localização e outras nuances.
O momento
O plantio ao ar livre no outono é o mais preferido. Em setembro, o sistema radicular cresce, a flor tem tempo para se recuperar após a estação de crescimento, está ganhando força. O desembarque deve ser realizado de um a um mês e meio antes do início da geada. Isso garante que o arbusto se enraíza antes do inverno.
O tempo depende da área e de suas condições climáticas:
- Na Sibéria, o desembarque ocorre em agosto e nos dois primeiros meses de outono. Na parte norte, você precisa terminar seis a oito semanas mais cedo do que no sul.
- Nos Urais, o desembarque é realizado a partir da 2ª década de agosto a meados de setembro.
- Cinco a sete dias depois, as peônias são plantadas na faixa do meio e no noroeste (o mesmo se aplica à região de Moscou).
- Nas regiões sul, as peônias devem ser plantadas de setembro a meados de outubro.
Com o início das primeiras geadas na área, o pouso é feito na primavera. As mudas com sistema de raiz aberta são difíceis de tolerar e não podem se recuperar por um longo tempo. Para melhorar a situação, o plantio é recomendado no início de março, quando a neve derrete, em solo úmido.
Isso não se aplica a plantas com um sistema radicular fechado (o cultivo é realizado em caixas, vasos). Essas peônias podem ser plantadas do início da primavera ao outono (mesmo nos meses quentes do verão: junho e julho).
Sementeira: seleção e trabalho preparatório
O material de plantio é selecionado de tamanho médio. Um delenka comum tem um comprimento de rizoma de cerca de vinte centímetros, três a cinco substituições renais. Por exemplo, a variedade Holland tem de cinco a oito centímetros de comprimento; há um a três botões. Peônias com esses parâmetros se enraízam muito melhor do que espécimes grandes.
Não é recomendável plantar grandes arbustos indivisíveis. Eles dão brotos já no primeiro ano, mas rizomas antigos morrem rapidamente. Isso inibe a formação de novos processos, a peônia fica fraca, floresce mal e pode até morrer.
Plantas velhas e mal formadas são desenterradas e limpas do solo. Áreas frescas com reposição renal e raízes jovens são cortadas com uma faca afiada. Eles podem ser usados como material de plantio.
Amostras pequenas são pré-desembarcadas em um leito de distribuição. O pouso é realizado de acordo com um esquema especial (15 a 20 centímetros seguidos, entre 50 a 60 centímetros). Mudas precisam de cuidados cuidadosos. As amostras que crescem bem podem ser plantadas em um local permanente após um ano, o resto - à medida que se desenvolvem.
Condições de localização, solo
Peônias adoram calor e luz. Eles toleram uma leve sombra até três horas por dia. É necessário que ela proteja a planta da luz solar direta à tarde. As flores têm medo do vento norte e das correntes de ar. É necessário selecionar um local por um ano, mas por vários anos ao mesmo tempo.
Durante três a cinco anos, o sistema radicular cresce para 70-80 centímetros. Portanto, o local deve ser escolhido com um arranjo profundo de águas subterrâneas. Também é importante que a área não inunda a neve derretida. A umidade excessiva levará ao apodrecimento do rizoma e à morte da flor.
O plantio do solo deve ser de média ou baixa acidez. As peônias criam raízes bem soltas, enriquecidas com elementos úteis da terra, passando correntes de ar.
Quando o plantio é realizado em solo arenoso, ele é diluído com húmus, turfa, cinzas, farinha de dolomita e solo do jardim. Se as peônias são plantadas em solo argiloso denso, ele é misturado com areia e turfa (isso torna o substrato arejado e solto). A areia também é adicionada ao nutritivo, mas rapidamente endurece o chernozem.
Preparação do solo
Esta etapa é importante para o correto crescimento, desenvolvimento, floração e longevidade da planta. Os poços são cavados quatro a seis semanas antes do desembarque. Durante esse período, a Terra terá tempo para se estabelecer no nível necessário. Os poços estão localizados a uma distância de 80 a 100 centímetros um do outro (se você os cavar juntos, os arbustos crescerão pouco). A profundidade dos poços é de 60 a 70 centímetros. Circunferência - 55-70 centímetros.
Uma mistura de:
- terra compostada;
- turfa;
- estrume
- sulfato de potássio 150 gramas;
- farinha de osso 350 gramas;
- superfosfato 170-200 gramas;
- cal moída 140-170 gramas (quando o solo é argila).
A massa é misturada com o solo superficial, ligeiramente compactado. A mistura de nutrientes deve preencher o buraco até a metade.
Regras de plantio
Ao pousar, as seguintes regras são observadas:
- Espécies de plantas semelhantes a árvores são plantadas a uma profundidade de 80 centímetros, variedades gramíneas - 60 centímetros. O diâmetro do poço é de 60 e 50 centímetros, respectivamente.
- O fundo do furo é revestido com uma camada de drenagem para evitar a estagnação da umidade.
- O poço é preenchido com um substrato nutritivo.
- Depois de colocar as raízes endireitadas no chão, elas também são cobertas com terra por 15 a 20 centímetros, para que os rins não fiquem na superfície do substrato. Se isso não for feito, o ponto de crescimento (a parte mais sensível da peônia) permanecerá desprotegido de fatores agressivos externos: o sol escaldante, o vento frio, as geadas e o resto. No entanto, plantar uma planta muito profunda também não vale a pena. Embora dê uma folhagem exuberante, florescerá mal ou não formará botões.
- O solo é compactado e regado (8 a 10 litros de água por exemplo).
- Ao plantar no verão ou no outono, as peônias são cobertas com turfa (uma camada de 10 centímetros). O substrato nutriente para encher a cova antes do plantio pode ser feito sozinho, adquirido em lojas especializadas para jardineiros. Quando todos os requisitos de plantio são cumpridos, as peônias decoram o jardim com seus botões exuberantes por muitos anos, sem a necessidade de transplantes ou atualizações frequentes.
Erros e sua prevenção
Os jardineiros costumam comprar brotos de peônias no final do inverno, início da primavera. Ao mesmo tempo, os iniciantes cometem um grande erro que pode destruir as plantas: eles são armazenados até o plantio em condições inadequadas.
A peônia é uma planta perene que precisa de um "arranque a frio" (aplica-se aos híbridos). Isso significa que as mudas começarão a crescer rizomas apenas em baixas temperaturas do solo (de 0 a +10 graus). Se você o mantiver em um peitoril da janela aquecido ou próximo a uma bateria, haverá muitos rins. Isso pode parecer um bom sinal inicialmente. No entanto, esses brotos morrem rapidamente. Isso acontece porque, em alta temperatura, todos os nutrientes do solo vão para a parte acima do solo (folhagem). As raízes esgotam rapidamente as reservas restantes e morrem.
Para não prejudicar as flores, elas são embrulhadas em filme plástico, colocadas na seção de legumes da geladeira ou em um porão fresco a temperatura mais baixa. Você também pode enterrar as estacas em um monte de neve no lado norte da estrutura. Recomenda-se que permaneçam sob a neve antes que derreta. Não vale a pena se preocupar com os brotos, uma maneira natural de armazenamento não prejudica as plantas.
Quando o solo esquenta um pouco, as peônias são plantadas em um canteiro de distribuição. Topo eles são cobertos com turfa. No outono, os brotos terão raízes bem, transferirão perfeitamente o transplante para um local permanente.
Os jardineiros amadores cometem erros devido aos quais as peônias não dão brotos ou não os dissolvem. O mais comum deles:
- o ponto de crescimento é colocado muito fundo no solo (mais de 5 centímetros) ou, inversamente, está localizado bem acima do solo (a uma distância de 2-3 cm);
- Arbustos plantados em um local muito sombrio ou úmido;
- delenki tem tamanhos muito pequenos;
- as mudas são muito grandes, os nutrientes no solo não são suficientes para a floração;
- a planta é muito velha, precisa de um transplante com divisão;
- solo com alta acidez, deve ser reduzido adicionando cal ou cinza de madeira;
- introduziu um grande número de fertilizantes nitrogenados;
- botões foram congelados na primavera (a planta deve ser plantada para o inverno);
- no ano anterior, as folhas foram cortadas mais cedo;
- a planta apodreceu porque não foram tomadas medidas preventivas;
- Na última temporada, a flor foi mal regada e fertilizada.
Para que uma planta perene comece a florescer, é necessário eliminar os fatores que impedem esse processo. Geralmente, é necessária uma transferência para um local mais adequado, realizada de acordo com todas as regras e requisitos. Se os arbustos não florescerem por causa da doença, eles precisam ser tratados com medicamentos adquiridos especiais (fungicidas). Com podridão cinzenta ou bacteriana, Bayleton 0,1%, Topsin M 2%, Fundazole 0,2%, Azophos ajudam.