Íris: aterrissagem, cuidado

Pin
Send
Share
Send

A íris pertence à família Kasatikov. Cresce em todos os lugares e tem mais de setecentas variedades. O nome vem do grego e significa "arco-íris". É cultivada há mais de dois mil anos. Jardins, becos, parques, praças, cabanas de verão decoram a flor. Essências para perfumaria são feitas a partir de uma planta.

Variedades e variedades

"Íris" é o nome geral de plantas com rizoma e órgão vegetativo axial bulboso. Ambas as espécies são brotos espessados.

Não existe uma classificação universal dessas cores. Na Rússia, rizomatosos são considerados íris verdadeiras e bulbosas em todo o mundo.

Todas as variedades se encaixam na descrição geral: A íris possui um pedúnculo anual com um broto grande que exala um aroma agradável. Placas planas finas com um revestimento de cera. Há seis pétalas na flor, dispostas em duas fileiras: três delas dobram para fora, as internas são elevadas ao topo por uma cúpula.

Rizoma

Eles são divididos em barbudos e não barbudos. Eles não são exigentes em sair, suportam calmamente as geadas da região de Moscou e de outras regiões do país. Os barbudos são classificados em subespécies: siberiana, spuria, japonesa, Louisiana.

As variedades de baixo crescimento atingem 25 a 35 centímetros (ouro canadense). As médias crescem até 50 centímetros (Blue Stakatto, Burgomaster, Kentucky Derby, Kilt Ailt). Alto - as maiores plantas, o comprimento da placa de folha é de até 70 centímetros (Arkady Raikin, Beverly Hills, Sultan).

Bulbous

As plantas são divididas em grupos: iridodictium, xyphium e juno. O segundo tipo inclui seis subespécies. Os criadores os cruzam e criam novas variedades de flores. Dessa maneira, íris híbridas em inglês, holandês e espanhol foram criadas. Os tipos mais comuns:

  • Malha de Iridodictium;
  • Íris Vinogradova;
  • Dunford;
  • Kolpakovsky;
  • Variegada;
  • Bukhara;
  • Lindo;
  • Greberianovsky;
  • Homens anões barbudos.

A linha de cores dos botões é diversa e depende da variedade. As íris são bordô, azul, azul, lilás, amarelo e outros tons. Eles vão decorar a área em várias áreas do país, são capazes de criar raízes em qualquer ambiente.

Diferenças de ajuste e higiene

Plantar e cuidar de íris em campo aberto difere nas variedades:

ParâmetroRizomaBulbous
LocalizaçãoNão tolere calor excessivo. Sob condições quentes, eles são cultivados na sombra. A luz solar excessiva faz com que as pétalas caiam. Plantas que amam a luz. Plantados a uma distância de meio metro um do outro.Prefira calor e luz solar. Somente ao criar condições favoráveis ​​ao crescimento florescerá por um longo tempo.
SoloA terra não é densa, é necessário adicionar turfa ou areia. Com um substrato ácido, a íris dá verduras, mas não floresce. As raízes tendem a apodrecer. Portanto, antes de plantar, você precisa colocar a camada de drenagem.Solo solto fértil.
RegaUm amor pela variedade. A rega é feita regularmente e abundantemente. O solo deve sempre estar úmido.

A íris barbada precisa de rega abundante à noite apenas durante a floração.

Periódico abundante. Se o terreno estiver molhado, a quantidade de rega é reduzida.
FertilizantesEles são alimentados uma semana antes do plantio. Misturas de nitrogênio são recomendadas. Você não pode alimentar demais a flor. Estrume não é permitido.A cobertura é introduzida durante a formação de inflorescências (entre os selos visíveis da folhagem). Recomenda-se o uso de fertilizantes minerais. O estrume não pode ser usado.
O momentoOs botões aparecem em maio. Espere até meados do final de junho. Em agosto-setembro, eles podem reaparecer.A floração dura alguns meses: de meados de maio até o final de junho.

O desembarque é realizado em setembro ou início de outubro.

Aterragem

As variedades de rizoma são plantadas na primavera. O solo é selecionado aéreo, enriquecido com elementos úteis, oleosos. O teor de umidade da terra é selecionado individualmente (com base nas subespécies):

  • Barbudo pousou nas encostas em forma de leque. É necessário um bom desperdício de chuva e água derretida.
  • Siberiano e pântano preferem uma área úmida e sombria. Por exemplo, em uma lagoa, baía, maré.

A terra é desenterrada antes do plantio, tratada com drogas contra insetos nocivos e com meios para retardar o crescimento de ervas daninhas. Com o aumento da acidez do solo, ele é misturado com cinzas, giz, pó conhecido.

Etapa de plantio de variedades de rizoma:

  • cavar um buraco com uma colina na região central;
  • o processo central é colocado em uma colina, as raízes são distribuídas nas laterais;
  • a raiz principal é coberta com terra, areia é colocada no topo, tudo é levemente domado;
  • o rizoma não se aprofunda profundamente, próximo à camada superficial do solo;
  • o rim central não adormece.

O plantio de variedades de cebola é realizado após a neve derreter ou no outono antes da geada. A temperatura do solo não é inferior a dez graus acima de zero. Caso contrário, as lâmpadas morrem. Instruções passo a passo:

  • um recesso estreito e longo é escavado, as lâmpadas são colocadas ali por três a quatro centímetros;
  • a profundidade total da aterrissagem é de 10 a 12 centímetros;
  • o solo escavado é misturado com areia, carvão em pó, superfosfato duplo;
  • as trincheiras são desinfetadas com uma solução de permanganato de potássio, molhadas com um estimulador de crescimento (por exemplo, Kornevin);
  • as lâmpadas são colocadas em sulcos com broto para o céu, não profundas, a uma distância de 15 a 20 centímetros;
  • solo previamente escavado e misto é derramado por cima, um pouco comprimido;
  • a rega é realizada após três a quatro dias.

Variedades com lâmpadas pequenas não devem ser enterradas demais. Chega três vezes a altura. Tais subespécies não exigem umidade.

Aparar e transplantar variedades de rizoma

Recomenda-se o transplante antes da floração, no início da primavera, de março a abril. Apenas plantas fortes e saudáveis ​​são transplantadas que certamente podem criar raízes em um novo local.

As íris são retiradas do solo e divididas em partes, para que cada uma delas tenha um broto de folha. Excesso de verduras e brotos danificados são cortados. A área lesada é tratada com carvão com uma pequena quantidade de ácido sulfúrico. Antes do plantio, as raízes são embebidas por um quarto de hora em uma solução de permanganato de potássio para desinfecção.

As íris são transplantadas em trincheiras rasas ou buracos a uma distância de 50 a 60 centímetros. É necessário periodicamente. Sem ele, a floração fica pior, os botões são menores. Com a manutenção adequada, a planta cresce rapidamente, então você precisa transplantá-la no quarto ou quinto ano.

Após a floração, todas as hastes segurando o botão são aparadas. No último mês de verão, 1/3 do comprimento das placas foliares é removido.

Recursos de armazenamento de bulbo

No inverno, as íris devem ser desenterradas para não congelar. É muito importante seguir todas as regras e requisitos de armazenamento para que as lâmpadas não comecem a apodrecer.

Os arbustos são desenterrados algumas semanas após a floração (quando começam a murchar e ficam amarelos). Se a área de íris de plantio tiver um clima quente e seco, elas poderão ser deixadas no chão durante o verão inteiro. As condições de armazenamento para todas as variedades são as mesmas.

As lâmpadas escavadas são desinfetadas em uma solução de permanganato de potássio ou em produtos adquiridos (Maxim Dachnik, Fundazol). Depois disso, secam por duas a três semanas. A temperatura depende da variedade:

  • xífios - + 30-35 graus;
  • iridodictios e juno - + 20-25 graus.

Nos últimos dias de secagem, a temperatura cai para + 15-18. A íris é armazenada em uma sala seca, fria e ventilada (a ventilação pode ser substituída por janelas abertas, janelas).

As lâmpadas não devem ser colocadas em sacos plásticos ou em pano.

Recursos de propagação

Íris raça:

  • rizoma;
  • processos;
  • sementes.

O último caminho é longo e difícil. Por exemplo, ao se reproduzir com rizoma, as flores aparecerão no próximo ano e, quando propagadas por sementes, após dois a três anos.

Com a divisão do mato, a íris deve florescer pelo menos uma vez. Depois disso, os processos de plantio são separados da planta mãe. O enraizamento deve ser realizado de março a abril, em local sombreado e com efeito de estufa.

Se, no entanto, foi decidido plantar sementes de íris, isso é feito da seguinte maneira:

  • no outono, o material de plantio é semeado em um recipiente com solo arenoso;
  • a panela é coberta com filme plástico ou vidro;
  • o abrigo é limpo diariamente, a condensação é eliminada;
  • na primavera, quando as sementes germinam, elas devem ser mergulhadas e plantadas em campo aberto.

Os melhores meses para pousar são março e abril. As mudas ficam mais fortes e criam raízes bem.

Doenças

A íris é afetada por várias doenças com cuidados inadequados. Com um conteúdo ruim, infecções fúngicas e virais aparecem:

A doençaDescrição do produtoMétodos de luta
MosaicoOs pulgões são provocados. Listras patológicas aparecem no verde, manchas de diferentes tamanhos e formas amareladas. Placas de folhas ficam "amarrotadas", em relevo. A patologia está se espalhando rapidamente.A doença é de natureza infecciosa, não existem métodos eficazes para lidar com ela. Para evitar a ocorrência, é necessária prevenção: observe todas as regras de irrigação, fertilize a planta. Na loja, recomenda-se comprar preparações de pragas de insetos e processar flores com elas: Actellik, Confidor. Se a íris ainda atingir a doença, as folhas infectadas devem ser destruídas imediatamente.
Podridão bacterianaManchas marrons se formam no verde. A doença é detectada na primavera após o inverno. É provocada pelo congelamento de rizomas, forte umidade do solo, plantio próximo e falta de cálcio e fósforo no substrato.As folhas afetadas devem ser arrancadas, a área lesada tratada com uma solução de permanganato de potássio. Se a patologia afetou demais a planta, ela deverá ser destruída, o solo deve ser desinfetado com agentes antibacterianos adquiridos (Maxim, Fitolavin).
Podridão cinzentaAfeta as folhas ou o sistema radicular. Geralmente, a doença ocorre devido à estagnação da umidade no solo. Portanto, a íris precisa de boa drenagem (com exceção da variedade do pântano). Também a razão é a falta de nutrientes no solo.O tratamento é realizado por fungicidas (Trichophytum, PhytoDoctor, Fitosporin, Mikosan). Com uma condição patológica negligenciada, as íris são destruídas.

Pragas

Flores de qualquer tipo e variedade estão sujeitas ao ataque dos seguintes insetos:

PragasDescrição do produtoMétodos de luta
ScoopsBorboleta de pragas noturno. Come o início do caule colorido. A planta fica atrofiada, amarelada doentia, morrendo gradualmente. O inseto é um provocador da ocorrência de bacteriose. Você pode notar a olho nu.Tratamento por Karbofos, Decis, Arrivo. É feito na hora do crepúsculo.
Iris flor meninaExternamente se assemelha a uma mosca regular. Alimenta-se de botões fechados. A flor começa a apodrecer.Processado por Actellic, Actara.
TripesDe tamanho pequeno, mas muito perigoso. Os insetos atingem primeiro os verdes, depois passam para as flores. Os botões estão feridos e não abrem.Você pode se livrar da praga tratando com sabão doméstico com karbofos, drogas venenosas Actellik, Aktara.
MedvedkaUma praga comum. Encontrado frequentemente nas regiões do sul do país. afeta o rizoma e bulbo, após o que a planta morre.Para que o urso não toque a íris, a casca de ovo embebida em óleo de girassol contribui para o solo. As reservas de insetos se movem no chão, uma solução com sabão em pó é derramada lá. Malmequeres plantaram ajuda nas proximidades de pragas.
SlugEstabelecer-se na vegetação. Torne-se provocador de podridão bacteriana.Colete insetos com as mãos. O solo é tratado com superfosfato. São utilizadas as preparações para trovoadas, meta, metaldeído e ulicidas. Como medida preventiva ao redor da íris, é necessário remover as ervas daninhas em tempo hábil.

Às vezes, as plantas afetam outras doenças, insetos nocivos. As condições patológicas mais comuns estão listadas acima.

Pin
Send
Share
Send