Cattleya Orchid: descrição, tipos, cuidados

Pin
Send
Share
Send

Cattleya pertence à família das orquídeas. Esta é uma planta sempre verde com uma raiz aérea. Na natureza, cresce nas florestas tropicais da América, no Caribe. Muitas espécies são cultivadas em apartamentos e estufas.

Descrição do produto

No ambiente natural, as plantas crescem por conta própria ou são ligadas a árvores, pedras. As flores podem ser encontradas ao nível do mar ou nas rochas. Cattleya tem pseudobulbos com dois, três entrenós segurando uma ou duas folhas. Novos brotos são formados na base do ano passado, por isso a flor cresce em largura.

Sinais comuns de todos os tipos de Cattleya

A inflorescência é apical com um botão ou racemose, emergindo do seio foliar, coberto por placas foliares que crescem na base. O caule é suculento simodial, subdesenvolvido. Uma planta jovem tem vários pontos de crescimento. Com o tempo, apenas a fuga principal permanece, o resto desaparece.

Uma ou duas folhas estreitas e oblongas são formadas em um pseudobulbo. As placas são densas, carnudas ou coriáceas, não dobrando durante o crescimento. Cattleya acontece:

  • univalente com bulbos carnudos em forma de eixo com uma folha;
  • bifolia com bulbos cilíndricos alongados com duas ou mais folhas.

Todas as lâmpadas falsas são conectadas pelo sistema raiz. Ela tem uma flor rasteira e arejada, adequada para o crescimento nas montanhas ou nas árvores. Pode ser localizado acima do solo ou profundo no solo.

A floração dura até quatro semanas, a duração depende da variedade de orquídeas. Existem variedades de flores desabrochando, mesmo na primavera e no inverno.

Um botão com três pétalas e o mesmo número de sépalas. Existe o chamado "lábio". Esta é a pétala do meio na forma de um funil ou tubo com uma tonalidade mais brilhante que o resto, com uma borda com franjas.

Circunferência de Corolla de alguns mm a 30 cm (dependendo da variedade de Cattleya). A coloração é rosada, lilás, framboesa, branca de neve. Como regra, há pelo menos quatro pseudobulbos na orquídea, dos quais os botões florescem por sua vez. As flores de Cattleya têm um aroma agradável. Os botões de corte não desaparecem por um longo tempo, mesmo sem água.

Tipos principais

Cattleya tem cerca de 180 variedades. Os mais comuns são:

TítuloDescrição do produto
HíbridoO nome implica um grande número de formas híbridas obtidas através do cruzamento de várias espécies e suas variedades:
  • roxo de flores grandes;
  • lilás de framboesa;
  • branco
  • framboesa de crescimento rápido e outros.
LábioLâmpadas falsas em forma de eixo são incomparáveis, cobertas com escamas verde-acinzentadas. As folhas de couro são oblongas, opacas, com um entalhe no final. Flores rosadas ou lilás de 12 a 14 cm As pétalas são ovóides estreitas com bordas onduladas, três vezes mais largas que as sépalas. Ele é o fundador do clã.
Vermelho alaranjadoAs hastes em forma de eixo na base são finas, gradualmente engrossam em direção ao ápice, envoltas em uma bainha de filme. Duas folhas ovóides ou elípticas são duras e carnudas. A inflorescência está localizada em um pedúnculo encurtado, tem de dois a dez botões alaranjados de fogo. Os criadores usam as espécies para produzir variedades amarelas ou vermelhas.
ForbesOs caules finos, cilíndricos ou em forma de eixo, são bífidos, crescem até 30 cm e as placas frondosas são oblongas. Um pedúnculo recortado retém dois a seis botões. Os botões são amarelo-oliva pálido ou castanho claro com veias um pouco mais escuras.

Condições de cultivo de Cattleya

Para que Cattleya se desenvolva rapidamente e floresça, ela precisa criar as seguintes condições no apartamento:

ParâmetroRecomendações
LocalizaçãoQualquer peitoril da janela, exceto o norte. No verão, a flor pode ser levada para a varanda ou varanda.
IluminaçãoA luz do dia deve durar pelo menos 12 horas. De manhã e à noite, não há necessidade de se proteger do sol. Para a iluminação, são utilizados phytolamps especiais; as folhas comuns ficam roxas. Você não pode alterar drasticamente o nível de iluminação. Existem espécies que toleram bem a sombra (por exemplo, híbridos, unidos em nome de Patinara).
TemperaturaDurante o período vegetativo - + 22 ... +30 ºС. É necessária uma diferença de cerca de +7 ºС. Para fazer isso, você pode abrir janelas, janelas, mas evite rascunhos. Durante a dormência no inverno, a temperatura cai para + 12 ... +15 ºС. Marcas no termômetro abaixo de +5 ºС ou acima de +40 ºС levarão à morte da flor.
Humidade do arO indicador recomendado é 60-80%. No calor, um recipiente de água fria é colocado próximo à planta. Pulverizar o ar ao redor da orquídea é feito na estação quente. Água em bulbos falsos, flores e pedicelos é indesejável.

Recursos de aterrissagem e transplante de Cattleya

No ambiente natural, a orquídea cresce nas árvores; portanto, para o plantio, a casca (de preferência conífera) e o musgo-esfagno são usados ​​como substrato. O primeiro componente é embebido por vários dias para melhor retenção de umidade. Todos os ingredientes são triturados, espuma e perlita são adicionados à mistura. Você também pode comprar solo pronto para orquídeas em uma loja especializada.

É difícil tolerar a aterrissagem e o transbordo de Cattleya, por isso só pode ser perturbado em casos extremos. Quando fica lotado na panela, o sistema radicular começa a apodrecer ou a planta precisa ser reanimada.

Se o transplante for necessário, é melhor executá-lo na primavera, quando processos são formados nas lâmpadas. Durante este período, os rebentos são pequenos, o risco de danos a eles é mínimo.

Desembarque em vários contêineres

As mini variedades de Cattleya híbridas, com tamanho não superior a 10 cm, desenvolvem-se bem em jardins de vidro - florários. O desembarque é o seguinte:

  • O Florarium está sendo preparado: um aquário, uma jarra, um vaso (qualquer recipiente de vidro) são usados.
  • Uma camada de pedras é colocada no fundo.
  • A casca triturada é derramada (pedaços de 2 cm).
  • Uma fina camada de musgo esfagno úmido é aplicada.
  • Uma orquídea é colocada no topo, fixada com palitos finos.
  • A composição é complementada por outras plantas exóticas adequadas ao florário (Fittonia e outros).
  • Decorado com elementos decorativos.

Se o plantio for feito em uma panela, ao escolher, você deve prestar atenção à ventilação. A planta ama o ar, se estiver faltando, ela morrerá. Para cattleya são adequados vasos de cerâmica e plástico.

A vantagem do primeiro material é que é natural. A cerâmica protege o sistema radicular de mudanças bruscas de temperatura. No entanto, a vida útil de tal vaso é de curta duração: em três a quatro anos começará a se deteriorar sob a influência da água, devido à proliferação de raízes. Vasos de plástico são caracterizados por baixo custo, uma ampla gama de tons, formas. Além disso, esse vaso durará muito mais tempo do que o de cerâmica.

O desembarque é o seguinte:

  • No fundo, é feita uma drenagem de cascalho ou argila expandida com uma camada de 2 cm.
  • Uma camada de casca e musgo-esfagno de uma grande fração é derramada.
  • Uma flor é colocada no topo, uma camada de substrato é colocada com pedaços menores de componentes constituintes.
  • A panela é colocada em uma bandeja de água.

Condições de floração

Cattleya floresce quando atinge a idade adulta. O tamanho de uma lâmpada falsa em uma amostra madura varia de acordo com a variedade, de 8 a 20 cm Se houver raízes vivas nos pseudobulbos, pelo menos uma lâmpada com tampa, a orquídea florescerá.

Pré-requisitos:

  • A floração não pode ser alcançada no parapeito da janela do lado norte. Cattleya precisa de sol. Recomenda-se expor a planta aos raios ultravioleta de manhã e à noite. Durante o sol, isso não pode ser feito, você pode queimar a folhagem.
  • A flor deve ser regada regularmente. No verão, o solo é umedecido duas ou três vezes por semana, uma vez por mês é colocado sob um banho quente. Sem isso, a planta não vai crescer bem; como resultado, não haverá floração. No entanto, Cattleya pode morrer de excesso de umidade. Portanto, é necessário garantir que o substrato tenha secado entre as regas.
  • Durante o crescimento ativo, a flor precisa de cobertura. Todo mês, fertilizantes para orquídeas com uma concentração mínima de fósforo e potássio são adicionados à água para irrigação. Após a formação dos botões, o curativo para.
  • A diferença diária na temperatura dia e noite não é inferior a +5 ºС.

Período de descanso

Se a floração ocorreu no outono, a planta ficará em hibernação até a primavera. Neste momento, a orquídea deve fornecer cuidados adequados.

Durante a dormência, a orquídea é reorganizada em uma sala fresca. A iluminação está completa e a quantidade de rega é reduzida para duas vezes por mês. A pulverização também não é recomendada: para umidificar o ar, basta colocar um recipiente ao lado de argila expandida ou musgo.

Métodos de criação

Cattleya se propagou dividindo o mato e as crianças. Isso raramente é feito pelas sementes, pois as mudas são difíceis de cultivar e levam muito tempo para florescer.

Um arbusto de orquídea adulto é dividido e plantado em vasos diferentes. Isso acontece da seguinte maneira:

  • A planta é regada abundantemente e deixada por três a quatro horas. Quando o solo está completamente molhado, a orquídea é cuidadosamente removida.
  • O rizoma é bem lavado com água morna, os restos da terra são removidos dos processos.
  • O arbusto é dividido em partes por instrumentos estéreis. Cada divisão tem 3 lâmpadas e raízes vivas. Os locais dos cortes são processados ​​pelo carvão moído.
  • Novos arbustos são plantados em vasos separados.

Cattleya é caracterizada pela formação de crianças. Quando não houver, é recomendável usar pasta de citocinina para estimular o crescimento. A reprodução ocorre da seguinte maneira:

  • O processo da filha é cuidadosamente cortado do arbusto mãe. O bebê é levado bastante desenvolvido, tem raízes vivas e várias folhas.
  • O broto é ensopado por várias horas em Kornevin.
  • Os brotos são plantados em uma panela com casca e musgo.
  • A temperatura recomendada (+ 22 ... +30 ºС) é mantida na sala, é criada luz dispersa, o solo é umedecido.
Propagação da planta de orquídea Cattleya

Erros nos cuidados de Cattleya e sua eliminação

Com erros no conteúdo, a planta começa a doer e pode até morrer. Portanto, você precisa saber a que condição patológica da orquídea está associada, a fim de eliminar atempadamente as deficiências.

SintomasErro
O caule da flor seca sem dar os botões.Falta de luz, umidade ou fertilizante.
A folhagem e as lâmpadas ficam amarelas.Queimado.
A folhagem muda de cor para verde escuro, as placas ficam mais macias e murchas.Falta de iluminação.
As pontas e bordas das folhas secam, adquirem uma tonalidade marrom.A temperatura ambiente está muito alta.
Pedúnculos suspensos no desenvolvimento, apenas novos rebentos são formados.A flor é muito jovem (possui três ou menos pseudobulbos) ou a orquídea não é regada corretamente.
As lâmpadas na base escurecem, parece que estão molhadas.Excesso de umidade. A situação é agravada a baixa temperatura, rascunhos.

Doenças e Pragas

Cattleya está sujeita às seguintes doenças:

Doenças / PragasSintomasRazõesEliminação
MosaicoPlacas de folhas e flores perdem sua forma, há variegação.Fungo começando a síntese em solo muito úmido.Eliminar com a panela.
CloroseManchas amareladas nas folhas.Falta de ferro.Transplante em solo novo, pulverizando folhas com fertilizantes. Molhar apenas com água macia, como Devido à rigidez do substrato, sais são formados. Isso interfere na absorção de ferro.
Podridão da raizFolhas e brotos ficam pretos. O molde aparece na base.Rega excessiva.Destruição ou ressuscitação.
Ácaro aranhaNas placas, placas brancas, uma fina teia é observada. Os verdes desbotam, primeiro ficam acinzentados e depois marrons.Umidade insuficiente.Processamento Fitoverm, Aktofitom ou Vermitek.
Pulgões-escudoPlacas marrons aparecem nos pratos e pseudobulbos, as folhas desbotam.Ar seco.Remoção manual de placas, tratamento com água e sabão.

Reanimação

Erros ao sair de casa, várias doenças e danos causados ​​por insetos levam à morte do rizoma. A planta precisa de ressuscitação. É produzido da seguinte forma:

  • A flor é embebida diariamente em água por duas horas.
  • Após o aparecimento das raízes, as manipulações cessam.
  • Quando os três primeiros brotos crescem para 6 cm, a planta é plantada em uma panela estreita.

A ressuscitação pode durar várias semanas ou até um ano. Recomenda-se que a manipulação seja realizada na estação quente ou em casa de vegetação, a uma temperatura de + 20 ... +25 ºС.

Pin
Send
Share
Send