Dália: variedades com fotos e nomes, plantio e cuidados

Pin
Send
Share
Send

Dália (dália, dália) é um parente de ásteres, perene. É nomeado após o botânico sueco Anders Dahl, e a versão russa é Johann Georgi, pesquisador de São Petersburgo.

A planta é nativa da América do Sul, onde os índios ainda a chamam de "chichipatl", "acocotle", "coco cochochtitl".

Descrição do produto

As dálias plantadas perto da casa parecem impressionantes. Altura - 0,5-2 m As folhas são grandes, dissecadas e oblongas. Cestas de inflorescências de várias tonalidades, de forma bonita, com pétalas em várias fileiras ou simples.

As pétalas são diferentes, dependendo do grupo de dálias. As flores tubulares predominam no núcleo, com cana de até 40 cm ao longo da borda, de junho a outubro. Os arbustos são poderosos. Eles têm tubérculos de raiz. Anualmente, brotos de recuperação são formados no pescoço da raiz. Em um clima temperado e frio, eles são desenterrados.

Dálias anuais

As dálias são anuais e perenes. Os primeiros são cultivados a partir de sementes e vivem por uma estação.

Com a ajuda deles, você pode fechar rapidamente lugares desagradáveis ​​no local ou em uma parte vazia do canteiro, até que outras flores cresçam.

Variedades de dálias anuais

As dálias anuais são divididas em mais de 10 grupos.

GrauBush

Altura (cm)

Inflorescência

Vista das pétalas

Floração

FigaroNão alastrando, anão,

40.

Em torno da circunferência de cerca de 7 cm, várias cores.

Multi-colorido com um meio amarelo.

Julho-outubro.

Mistura de cactosCom muitos pedúnculos.

60.

Cerca de 30 cm em várias cores.

Agulhas lembradas torcidas, junco, estreitas e afiadas.

Junho a setembro.

Caras engraçados Muitas hastes, muito ramificadas.

50.

Plana, várias tonalidades, o núcleo é dourado.

Torcido levemente.

Queda de verão.

PicoloCompact

45.

Aproximadamente 9 cm, multicoloridos.

Muitas tonalidades.

Julho-outubro.

BambinoPequeno.

25.

Cerca de 8 cm.

Brilhante, amarelo e vermelho.

Verão-outono.

OperaUndersized.

35.

Do branco à cereja.

Amplo, em forma de pá.

Julho-outubro.

MinionCompacto, com muitos pedúnculos.

35.

Simples, os botões aparecem cedo.

Oval.

Julho-outubro.

Dálias anuais crescentes a partir de sementes

As dálias são obtidas das sementes por dois métodos, em março, através de mudas, ou em maio, imediatamente em campo aberto. Observe as regras de pouso:

  • Prepare os recipientes tratando-os com uma solução de manganês.
  • Húmus, turfa, areia são misturados.
  • As sementes são embebidas por um dia.
  • Semear em vasos de 3 sementes, aprofundando no máximo 1 cm.
  • É molhada para molhar o pedaço de terra sem molhar demais. Fechar, criando condições de efeito estufa.
  • Eles colocam em um lugar quente, a temperatura do ar é de cerca de +25 ° C. Inspecione e ventile periodicamente, não permita o alagamento, verificando se há mofo.
  • 2 semanas após o aparecimento das entradas, é realizada uma escolha.
  • Quando 4 folhas reais crescem, as mudas são plantadas em uma estufa ou jardim ...

Plantio de mudas de dálias anuais no jardim

Prepare o solo com antecedência, cave, adicione fertilizantes minerais. Em seguida, faça pontos de aterrissagem, deixando entre eles 30-50 cm, prestando atenção às características da planta.

As flores são transplantadas por transbordo sem danificar as raízes finas. Eles fazem a rega, cobrem o chão com serragem ou grama seca. Graus altos com fitas largas ou pano são amarrados a um bastão ou bastão alto.

Como Coletar Sementes de Dálias Anuais

Plantas muito fortes são marcadas para a coleta e armazenamento de material de plantio, o que lhes permite amadurecer por cerca de um mês e meio. Eles penduram um rótulo para espaços em branco futuros, tentando não perder a flor, entre outros.

Eles colhem no início do outono, em um dia calmo e ensolarado. As sementes são dispostas em envelopes de papel indicando a variedade.

Se as sementes forem colhidas de híbridos, no próximo ano suas qualidades varietais serão diferentes.

Dálias perenes

Os nomes das variedades perenes são repetidos em um ano, são diferenciados por inflorescências e não pelo período de crescimento. Bem como métodos de reprodução. As plantas perenes são plantadas com tubérculos. As dálias são divididas de acordo com a forma de uma flor nas seguintes espécies:

Simples

Eles têm pétalas em uma linha, baixa com um núcleo amarelo, apenas 0,6 m com galhos retos e ramificados. Variedades: Princesa Maria, Martelo Amarelo, Laranja, Cupido, Collette.

Anêmona

Terry e flores semi-duplas, pétalas de junco, tubulares no centro. Perene alta, com mais de 100 cm, fica ótima em uma mixborder.

Tem variedades: Inca, Mambo, Polca. Cometas, Lambada.

Em forma de pião

Semi-terry ou terry grande, lembrando peônias. Alto. No Vermelho, Túnica Vermelha, Bendall, Beleza Chique, Ópera.

Colarinho

Cestos grandes com 10 cm de largura No topo das pétalas planas extremas são brancas estreitas que se assemelham a um colar. Variedades altas de 120 cm, florescem do meio do verão até a primeira geada. Visualizações populares adoradas pelos cultivadores de flores: Gioconda, Knight, Granato, Butterfly, Heart of Danko.

Esférico

Pétalas múltiplas de várias cores, mais de 9 cm, com pétalas extremas obtusas largas. Arbustos de alta ramificação, utilizados para o corte. As variedades são variadas, as melhores são Kenora Fairball, White Astaire, Gypsy Night, La Bayadere.

Pompons

Eles receberam esse nome por causa das pequenas flores que lembram pequenos pompons. Terry, 5 cm com pétalas sem corte extremas, tubulares, dobradas em forma de ladrilhos.


Pintado em cores diferentes, exceto azul. Os arbustos são densos, com galhos fortes. Espécies criadas: Viking, Little William Rocco, Amber Quinn.

Cacto

Planta arbustiva, formando até 15 pedúnculos. Flores densas, com 10 cm de diâmetro, pétalas pontiagudas em forma de agulhas. Utilizado para cultivo em grupo ou de maneira única. Black Look Wizard, Favorito, Princess Park, Blackbury está incrível.

Semi-cacto

Grupo de transição de ásteres médios. Sobe a uma altura de 130 cm, folhagem exuberante. Inflorescências de Terry, flores grandes, parcialmente tubulares, pontiagudas. As melhores variedades: Meteoro, Island Delight, Papes Pink, Just Peachy,

Nymphaeum

Arbustos enormes e ramificados. Folhas dissecadas em várias partes. A flor de 18 cm, lembra um nenúfar, consiste em pétalas inclinadas para o centro. As raízes são tuberosas. Tipos famosos e populares: Twin, Kens Flame, Rapallo.

Decorativo

A maior classe de dálias com flores de terry. As folhas são opostas. Floração de julho a setembro. As flores dobram-se ao caule, o que dá um efeito impressionante.

Plantio de tubérculos em campo aberto

Nas latitudes temperadas, as dálias não saem do interior da terra. Para a floração anual, os rizomas são desenterrados no outono, nos meses de inverno são armazenados adequadamente e depois plantados na primavera. Existem duas maneiras de fazer isso. Para uma aparência mais precoce das gemas, os tubérculos das raízes são plantados em vasos grandes para germinação e depois colocados no solo. Ou imediatamente após o fim da ameaça de geada, eles são plantados no jardim.

Este método de propagação tem vantagens. Nas raízes, todos os sinais da planta mãe são preservados.

Preparando tubérculos para plantar

Os tubérculos são germinados em estufa ou no peitoril da janela, em recipientes preparados com o solo tratado como mudas. Inspecione as raízes antes de plantar, remova as secas. Plantado sem aprofundar, deixe 3 cm acima da superfície, de preferência com os rins. Quando começam a germinar, são retirados do solo, sacudidos e divididos com uma faca, deixando um broto jovem em cada parte. As seções são tratadas com um bioestimulante.

Peças separadas são instiladas de volta em recipientes para maior crescimento. Se brotos extras aparecerem, eles serão cortados e enraizados no chão. Após o último tempo frio, por volta do final da primavera, eles o plantam no jardim.

Prepare os poços com antecedência para o plantio a cada 60 cm, adicione fósforo, potássio, magnésio. Os tubérculos são depositados no solo, de modo que apenas brotos germinados são visíveis acima da superfície e as raízes são cobertas por 5 cm.

Seleção do site

As dálias são flores termofílicas e higrófilas. Essas propriedades são levadas em consideração ao escolher um local para plantio. O local é plano ou ligeiramente elevado, coberto por desembarques ou edifícios, ensolarado. As flores não são plantadas nas planícies. A terra deve ser fértil, respirável. Se o solo estiver pesado, adicione serragem, húmus ou areia. As dálias amam o solo neutro ou levemente ácido. Os jardineiros cuidam da desoxidação do solo no outono, adicionando cal reduzida.

Os canteiros de flores não são feitos perto das árvores, para que eles não absorvam a umidade da dália.

Dahlia Care

Dalia é cuidada, bem como para quaisquer desembarques. Eles periodicamente erradicam o solo, eliminam as ervas daninhas. Aperte os caules em excesso à medida que crescem, alcançando o esplendor do arbusto. Alguns dos galhos são cortados para que não interfiram na troca de ar, os estacas são cortados a partir deles e enraizados. A remoção de brotos fracos permite ventilar o arbusto para evitar infecções por doenças de podridão cinzenta e fusário. Inflorescências desbotadas se rompem.

Verifique periodicamente se há doenças, pois o oídio pode aparecer durante os verões úmidos. Para evitar problemas, faça fertilizantes com potássio e fósforo, fungicidas.

Rega

Regado toda semana, despejando 10 litros de água debaixo do mato. Então, quando o solo seca, é batido.

Top vestir

Na primeira vez em que se alimentam ao plantar flores no solo, a cada 2 semanas alternam-se fertilizantes minerais e orgânicos.

Durante a alimentação, adicione 15 g de nitrato de amônio, além de superfosfato e potássio na taxa de 30 g por 10 litros. Como orgânicos, usam estrume, verbasco ou fezes de pássaros, fortemente diluídas com água, para não queimar as raízes. Contribua com 1 litro em cada planta.

Suporta

Variedades altas de dálias são amarradas a uma treliça ou a um pau cavado a cada 35-40 cm.O material da liga não é muito apertado para não morder a planta. Use fitas, montagens largas especiais, cortando de trapos velhos. Arame e corda não se encaixam.

Como cavar tubérculos e armazenar dálias no inverno

Os caules e folhas das dálias murcham na primeira geada. Faça um buraco a uma profundidade de cerca de 30 a 40 cm da parte principal, cavando uma planta. O solo restante é removido dos tubérculos, lavando-os sob uma corrente de água e seco por um mês em uma sala ventilada a uma temperatura não superior a +12 ° C. Eles são tratados contra doenças e apodrecem e limpos até o próximo verão.

Os rizomas são embalados em caixas de papelão ou sacos de papel ou deixados em parafina e um travesseiro de areia no porão ou no compartimento da geladeira para legumes. O substrato deve estar levemente umedecido.

Periodicamente, os tubérculos das raízes são inspecionados quanto a danos e podridão. Espécimes doentes são destruídos.

Criação de dália

Realizada por estacas ou divisão de tubérculos.

Estacas

Partes dos galhos com o calcanhar são cortadas, a seção é tratada com um bioestimulador. No inverno, são deixados no frio para não germinar. Ao plantar no verão, eles são enraizados em caixas.

Os brotos são colocados em ângulo com a superfície da terra, umedecem o solo e cobrem com um filme ou material de cobertura. Após o aparecimento de um bom coma de raízes, as plantas germinadas são transplantadas para o solo.

Divisão do rizoma

Faça no outono, depois de cavar as plantas. Os tubérculos mais saudáveis ​​são selecionados, separados um do outro e armazenados. A próxima etapa da reprodução ocorre na primavera. Está descrito acima.

Pragas, doenças

O problemaMedidas corretivas
Mancha marromAs folhas são tratadas com uma solução de líquido Bordeaux ou outras preparações contendo cobre.
Perna pretaRegado com uma solução de cebola, realizada a cada semana.
Podridão da raizEles tratam as raízes com fungicidas especiais.
FusariumDerrame o solo com soluções que o desinfetam.
Mosaico de pepinoDestrua a planta completamente.
EarwigPulverize com um inseticida.
SlugAs cinzas estão espalhadas pelas flores, através das quais as pragas não rastejam.
PulgõesAs hastes e folhas danificadas são cortadas, pulverizadas com infusão de produtos biológicos com sabão em pó.
Ácaro aranhaRetire a teia de aranha com um pano, limpe as folhas de ambos os lados com preparações que contêm óleo. Se houver uma lâmpada ultravioleta, a parte inferior é visível.

Pin
Send
Share
Send