Tomates no peitoril da janela de A a Z

Pin
Send
Share
Send

Existem muitas variedades de tomate que podem ser cultivadas facilmente em casa. A cultura não é suscetível ao ataque de pragas, condições climáticas adversas e trará uma boa colheita.

O processo de cultivo não é mais difícil do que para os tomates do jardim, é importante escolher apenas uma variedade adequada que, mesmo no inverno, possa cuidar do hospedeiro com frutas frescas.

Prós e contras do cultivo de tomates em um peitoril da janela

A principal vantagem é a capacidade de cultivar durante todo o ano e, ao mesmo tempo, conhecer a maturidade exata. Isso permite que você plante uma colheita para uma data específica, feriado. A principal dificuldade reside apenas na seleção de um híbrido adequado. As desvantagens incluem volumes de plantio relativamente pequenos, devido às dimensões modestas dos peitoris das janelas e, como resultado, aos volumes de rendimento modestos.

Classes especiais

O método de seleção de um híbrido é baseado em constantes tentativas e erros, causado por condições climáticas individuais em cada ambiente. Em um pequeno peitoril da janela, essas variedades de tamanho menor e anão serão ótimas.

Minibel

É representado por um arbusto que atinge uma altura não superior a 30 cm e seus frutos, coletados em pequenos grupos de 8 amostras, pesam até 40 g cada.

Florida Petit

Baixa cultura com tomates pequenos, que são coletados em uma escova por 15-20 peças. Eles são muito doces, uma única fruta pesa até 40 g.

Milagre da varanda

A variedade doméstica mais comum. Seus tomates cor de rosa amadurecem 2,5 a 3 meses após o plantio. Os frutos não são grandes - 20-30 g cada.

Varanda vermelha

É formado por um arbusto muito frutífero, com até 30 cm de comprimento, e os mini-tomates são vermelhos brilhantes e crescem 3 meses após o plantio. Vale ressaltar que os frutos desta variedade exalam um aroma forte.

Árvore bonsai

Vai trazer em cada um dos seus amadurecimento 500-600 g de tomate. O arbusto dessa cultura de tamanho menor não cresce acima de 30 cm e os representantes da variedade não precisam de insetos para transferir o pólen, pois são autopolinizados.

Micro bonsai

É considerado o menor entre os tomates cereja. O tamanho médio do arbusto é de apenas 15 cm e, muitas vezes, pendurado em uma cesta, tem um objetivo mais decorativo.

Pinóquio

Ele dará sua primeira colheita 3 meses após o plantio. O híbrido é frutífero com pequenos tomates perfumados.

Varanda Amarelo

Cresce a meio metro de altura. As frutas são pequenas, principalmente de cor amarela, crescem após 3,5 a 4 meses. Arredondado, sabor doce.

Vermelho pérola ou amarelo

É famoso por seus parâmetros decorativos. Cresce a 0,5 me dá frutos em pequenos tomates vermelhos. Uma única cópia pode pesar até 50 g, tem um sabor doce.

Nativos

Ursos 180 g cada. Eles têm um tom carmesim característico. É famosa por sua despretensiosidade - é capaz de tolerar a frieza, pertence à forma primitiva.

Igranda

Frutos arredondados tomates até 150 g por peça. A variedade suportará calmamente uma mudança acentuada nas condições meteorológicas e de temperatura.

O Hermitage

É preferível plantar nas áreas do noroeste. Os tomates crescem até 100 g.

Troika russa

É representada por arbustos de até 60 cm de altura, destacando-se por seus grandes frutos perfumados com peso de até 300 g. Recomenda-se começar com 2-3 espécies para comparação e, no futuro, plantar aquelas que mais gostarem do clima do apartamento.

Datas de semeadura

Para os tomates, as datas de semeadura são divididas em:

  • Verão-outono. Os frutos das mudas cultivadas até agosto amadurecerão em novembro ou dezembro.
  • Inverno-primavera. Os tomates amadurecem no início e no meio da primavera, enquanto no inverno você precisa começar a cultivar mudas. Novembro e início de dezembro são ótimos.

Seleção de localização

Nas plantas fotófilas, os botões começarão a cair quando houver falta de iluminação; portanto, é preferível colocá-los na varanda ou no parapeito da janela, no lado sul. A forte luz solar pode prejudicar uma planta jovem, portanto, após o almoço - durante o período de maior atividade solar, vale a pena sombrear o mato ou transferi-lo para o leste ou oeste. Além disso, os tomates são recomendados luz adicional, a melhor opção são lâmpadas fluorescentes. Vale a pena colocar uma fonte artificial, observando uma distância mínima de 30 cm da planta. A falta de luz pela manhã e à noite deve ser compensada, sem esquecer que, para os tomates, o horário de verão deve durar cerca de 15 horas.

Recursos crescentes

O rendimento futuro depende diretamente do método de cuidar da planta. Existem nuances que variam entre as variedades, mas as regras básicas são muito semelhantes.

Que solo plantar

Solo solto e fértil é ideal para tomates, pois passa suficientemente umidade e ar. Consiste em chernozem, húmus e turfa com areia na proporção de 2: 2: 1. Ou misturado em proporções iguais com terra da floresta, você também pode comprar o solo na loja. No entanto, antes de plantar as sementes, o solo deve ser descontaminado, calcinado ou regado com uma solução de manganês e fitosporina.

Tratamento de sementes

O procedimento inclui:

  • Imersão;
  • Germinação;
  • Endurecimento.

A imersão é feita para matar patógenos. A operação leva 30 minutos. Recomenda-se lavar as sementes em água filtrada.

A germinação é realizada em um pano úmido de gaze ou algodão. Depois o material é coberto com polietileno e colocado por 2-3 dias em local quente até a germinação.

O procedimento de endurecimento é aplicável a sementes que já começaram a chocar, mas ainda não germinaram. Aumenta a resistência da cultura a temperaturas extremas. A sequência de ações:

  • Enrole sementes em gaze;
  • Coloque em um recipiente;
  • Amarre em uma bolsa sem bloquear completamente o oxigênio;
  • Ficar na geladeira à noite e sair à tarde;
  • Repita a operação 4-5 vezes.

Aterragem direta

Procedimento de semeadura passo a passo em casa:

  • Despeje o solo no recipiente;
  • Desenhe ranhuras ou faça pequenas cavidades, com até 2 cm de profundidade;
  • Mantendo uma distância de 2-3 cm, coloque as sementes;
  • Polvilhe as culturas com terra;
  • Umedeça com uma pistola de pintura;
  • Cubra com papel alumínio;
  • Deixe em um local quente e escuro;
  • Reorganize em um local claro e remova o filme do recipiente quando as sementes brotarem.

Escolha

3-4 semanas após a semeadura, as primeiras folhas devem aparecer nos tomates e, a fim de fornecer espaço suficiente ao sistema radicular - é necessário transplantar a planta em um recipiente maior.

Transplantar mudas em uma panela grande

O transplante final é realizado algumas semanas após o primeiro mergulho. Nesse momento, a planta já deveria ter adquirido mais de uma dúzia de folhas. Para a conveniência de transplantar - no dia anterior é necessário regar abundantemente.

Cuidando de tomates no peitoril da janela: regras e condições básicas para o cultivo

Para que a fruta amadureça em tempo hábil, é necessário que a planta receba água, alimentação e ventilação regular da sala, elas terão um efeito benéfico no desenvolvimento do mato.

Temperatura e umidade

Uma faixa de temperatura favorável é de + 22 ... +26 ° C durante o dia e + 15 ... +16 ° C à noite. Ao mesmo tempo, o nível de umidade recomendado é de 65%. No inverno, as panelas com arbustos devem ser um pouco removidas do vidro, pois podem ser danificadas pelo ar frio que sai da janela.

Com o aumento da secura, é permitido umedecer por pulverização. No entanto, a baixas temperaturas, a umidade excessiva provoca uma série de doenças. A pulverização é uma necessidade exclusiva para alimentação foliar, processamento de tomate a partir de doenças e pragas.

Alimentação e rega

É necessário excluir a entrada de líquido nas hastes durante a rega. Sua regularidade é de 2 vezes em 10 dias. Água perfeitamente mantida e filtrada. Durante o período de floração, a rega é suspensa até que os ovários apareçam. Fertilizantes minerais devem ser aplicados pela primeira vez no máximo 20 dias após o mergulho. A melhor opção é o humato de potássio, diluído por recomendação do fabricante. A alimentação só deve ser no segundo dia após a rega, a frequência de alimentação - 1 vez em 2 semanas. Para arbustos adultos, é permitido o tratamento das raízes e da parte superior das folhas, mas esse fertilizante é contra-indicado para mudas jovens e macias.

Moldar (beliscar) e amarrar

Devido ao tronco estável e à ausência de ramificação, não há necessidade de amarrar variedades de tomate cultivadas em casa. Em casos raros, isso ainda acontece, para o qual você precisa:

  • Dirija com cuidado um pino no solo sem danificar a raiz;
  • Amarre os galhos.

É necessário remover os brotos formados nas axilas das folhas. Caso contrário, o mato aumentará sua massa decídua, mas não trará uma colheita rica. Após a formação dos ovários, o topo é beliscado e as folhas inferiores e deterioradas são cortadas.

Doenças e Pragas

A maneira mais eficaz de combater pragas e doenças de uma planta é a prevenção oportuna. A inspeção regular do mato e a ação imediata se os primeiros sintomas forem detectados também facilitarão muito a tarefa do tratamento. A planta é efetivamente tratável apenas nos estágios iniciais do desenvolvimento da doença, então será quase impossível se livrar da doença.

Doença / pragaRazão / manifestaçõesPrevenção / Remédio
Praga tardiaÉ distribuído principalmente por via aérea. As folhas da planta doente são cobertas com manchas marrons escuras, então a mancha afeta os caules e os frutos, resultando na destruição completa da colheita.Como medida preventiva, vale a pena embeber as sementes em uma solução de manganês antes de germinar. Já os arbustos jovens podem ser tratados com líquido de Bordeaux.
Perna pretaA causa da doença fúngica é a densidade excessiva das culturas e a pouca iluminação. Os primeiros sintomas são o escurecimento do caule, depois toda a planta é deformada, repousa no solo e termina na morte.Uma mistura de cinzas e areia no solo é uma excelente prevenção da doença. Se a doença já conseguiu se desenvolver, é necessário o uso de preparações fungicidas.
SeptoriaÉ distribuído exclusivamente pelo solo. As folhas do tomate afetado ficam manchadas, cobertas com pontos pretos e depois secas.Uma solução de permanganato de potássio é capaz de desinfetar o solo como medida preventiva. Para o tratamento, o tratamento com líquido Bordeaux é adequado.
Mancha marromEsta doença provoca solo excessivamente úmido. As folhas são cobertas com manchas marrons, o desenvolvimento normal do mato e seus frutos é perturbado.Processamento com produtos químicos especializados.
Mosca brancaA aparência da praga de insetos se assemelha a pequenas escamas. Ficar preso a uma folha - é uma ameaça como uma propagação de infecções.A fertilização do solo aumentará a resistência, enquanto a praga e suas larvas devem ser descartadas com uma solução de sabão ou tintura de dente de leão.
TripesA atividade dessas pragas leva à secagem de brotos, folhas e posterior morte destes.Rega regular e tratamento com inseticida ajudarão tripes.

Dachnik recomenda: o uso de hidroponia no cultivo de tomates em casa

Se as raízes das plantas estiverem cercadas por uma solução nutritiva, criando um ambiente artificial, elas crescerão com sucesso sem solo. O método é aplicável aos tomates, pois eles têm um sistema radicular superficial. A solução hidropônica é simples o suficiente para comprar em uma loja ou para fazer você mesmo a partir de vários fertilizantes. Então eles precisam encher um recipiente grande e colocar um pequeno. Pré-cozinhe a massa dos seguintes componentes:

  • Entulho;
  • Cascalho
  • Areia;
  • Argila expandida;
  • Musgo
  • Lã mineral;
  • Flocos de coco.

Desinfecte e encha o recipiente interno com a mistura, plante uma planta nele.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Гидропоника для огурцов и на подоконнике. (Pode 2024).