Amaryllis (Amaryllis) - uma planta monocotiledônea perene da família amaryllis com folhas alongadas basais com 60 cm de tamanho, dispostas em duas fileiras. Floresce em inflorescências muito grandes, em forma de guarda-chuva, de 6 a 12 flores de várias cores, do branco ao vermelho escuro.
A terra natal do amarílis - as florestas da República da África do Sul, também crescem na Austrália. Esta é uma planta bulbosa e florida antes do desenvolvimento das folhas, com um ritmo médio de desenvolvimento. Com os devidos cuidados, o bulbo de flor pode durar cerca de 20 anos.
Também não deixe de olhar para a planta da wallot.
A taxa de crescimento é média. | |
Começa a florescer em janeiro. Floresce 1 mês. | |
A planta requer atenção especial ao crescer. | |
É uma planta perene. 3-5 anos em uma panela. |
Características de crescer em casa. Brevemente
Foto de Amarílis em uma panelaAmarílis em casa é uma flor bastante caprichosa, mas se sentirá confortável ao observar as seguintes regras de manutenção:
Modo de temperatura | Durante o período de crescimento ativo - não superior a 23 graus, durante o descanso - cerca de 10. |
Humidade do ar | Média, não mais que 50%. |
Iluminação | Longa iluminação brilhante, luz difusa, janelas do sul. |
Rega | Com medo de transbordar, a rega uma ou duas vezes por semana é suficiente, com exceção do período de descanso. |
Solo | É necessária uma composição fértil, saturada e permeável à umidade com uma camada de drenagem de 3-4 cm. |
Fertilizantes e fertilizantes | Cerca de uma vez por mês com fertilizantes líquidos, com exceção da fase de repouso. |
Transplante de Amaryllis | É realizado no final do período de descanso da planta a cada 4-5 anos. |
Reprodução | É possível com sementes e com a ajuda de bulbos. |
Recursos crescentes | O ciclo de descanso da flor cai no final da primavera - início do verão. No outono e inverno, a planta está com muita falta de luz no apartamento; é necessária iluminação adicional. O bolbo da flor é venenoso, todo o trabalho deve ser realizado com luvas. |
Amaryllis: atendimento domiciliar. Em detalhe
Plantação de Amaryllis
Antes de plantar em um vaso de flores, o bulbo é liberado das áreas deterioradas, desinfetado em uma solução fraca de manganês e, se houver cortes, são polvilhados com carvão moído. Em solo preparado a cebola é aprofundada para que um terço ou até metade dela permaneça acima da superfície do solo. Esta medida evitará a morte dos bulbos e flechas de flores. Regar apenas uma planta plantada é melhor através de uma panela.
Ao plantar em campo aberto, um local é selecionado onde o solo é rico em húmus. Amarílis, plantada mais perto do verão, ganhará força para a floração e aumentará um número maior de crianças do que sua contraparte em vaso.
Floração
Muitas vezes, a planta amarílis em casa é confundida com uma flor hippeastrum. As principais diferenças do amaryllis, segundo as quais ele pode ser facilmente reconhecido:
- pétalas de flores são mais estreitas e não felpudas;
- o número de flores em cada um dos pedúnculos é de 6 a 12, enquanto os quadris não têm mais que 6;
- uma cebola pequena tem no máximo 6 cm de diâmetro, os bebês aparecem entre suas escamas;
- o caule da flor é denso, mas não oco.
Como regra, o florescimento da amarílis ocorre nos últimos dias do verão ou início do outono. São belas inflorescências de branco, bem como todos os tons de rosa e vermelho, geralmente de dois tons com listras. A planta floresce em um estado sem folhas por cerca de 8 semanas. Lâmpadas antigas com mais de 15 anos não florescem.
Modo de temperatura
Amaryllis em casa não tolera temperaturas extremas repentinas. O clima ideal para a flor no verão é de 18 a 22 graus com umidade moderada. Durante a dormência, a temperatura da planta é reduzida para 8-10 graus.
Pulverização
Em condições de ambiente com umidade normal, a planta não precisa de pulverização regular. Essa medida é necessária apenas se a sala tiver ar bastante seco e o solo secar instantaneamente. Na fase de repouso, quando a flor deve estar seca, você pode pulverizar o solo levemente a cada 20 dias para evitar que a terra seque completamente.
Iluminação
Cuidar de amarílis em condições internas consiste em fornecer à planta iluminação diária regular de pelo menos 16 horas. Essas flores são sempre atraídas pelo sol, mas como a estação de crescimento cai nos períodos mais frios, é frequentemente a falta de luz solar natural que não permite o desenvolvimento de caules de flores.
Amaryllis se sente confortável nas janelas sul e sudeste.
Rega
Assim que uma flor na fase de repouso aparece uma flecha de flor medindo 5 a 10 cm - isso significa que o período de dormência terminou e a planta pode ser regada com mais frequência e abundância. Para evitar o excesso de enchimento, é melhor aplicar hidratação suave através de um palete.
Se regar da maneira usual - você deve sempre drenar o excesso de água, caso contrário, a estagnação da umidade levará ao apodrecimento das raízes.
Pote
Os recipientes de flores para esta planta devem ser maciços, estáveis, alongados, com um comprimento de pelo menos 20 cm.Normalmente, o amarílis cresce um sistema radicular impressionante, de modo que vasos grandes e rasos simplesmente não permitem que as folhas e o pedúnculo se desenvolvam completamente.
Quando transplantado para um recipiente mais espaçoso, seu diâmetro deve aumentar em apenas 2 a 3 cm. Em condições tão "apertadas", o amarílis floresce muito mais rapidamente.
Solo
O solo para amarílis deve incluir um grande número de componentes nutricionais. A melhor opção seria um substrato com a seguinte composição: solo de relva, folhas e húmus, com uma mistura de areia em partes iguais. Com uma camada de drenagem obrigatória de 3 cm feita de seixos, argila expandida ou lascas de tijolo.
Você também pode usar o solo universal para flores de bulbo.
Fertilizantes e fertilizantes
A alimentação é realizada durante a estação de crescimento. Recomenda-se a alternância de fertilizantes minerais e orgânicos, que são aplicados com frequência uma vez por mês. Como orgânicos, são utilizadas soluções de verbasco e excremento de pássaros.
Os fertilizantes minerais devem conter mais fósforo e potássio. Solo rico em nitrogênio - pelo contrário, pode prejudicar a planta. Durante o resto, não é necessário alimentar amarílis.
Transplante
O transplante de Amaryllis é realizado após a floração e murcha do pedúnculo. Como regra, apenas os 3 cm superiores do solo são substituídos uma vez por ano, saturando a terra com nutrientes. Um transplante de flores completo é realizado a cada 3-4 anos. Pontos-chave para o transplante adequado de amarílis:
- Alguns dias antes do procedimento, a planta é regada abundantemente.
- Quando uma flor é retirada da panela, o sistema radicular é cuidadosamente examinado e as áreas danificadas e podres são removidas.
- Seções ou outros locais com defeitos são tratados com uma solução desinfetante ou polvilhados com carvão ativado.
- Os brotos filhas são separados da lâmpada. Se não forem removidas, a flor colocará toda a sua força no desenvolvimento das crianças; nesse caso, não haverá floração.
- Em uma panela funda com uma camada de drenagem de 3 cm, o solo preparado é colocado em dois terços do vaso.
- Uma camada de areia de 2 cm é derramada sob a cebola da flor e em torno dela a quantidade restante de terra é borrifada de tal maneira que apenas o fundo se cobre.
Tais medidas ajudarão a fortalecer a lâmpada podre, danificada ou simplesmente "cansada". A planta será atualizada em breve e começará o desenvolvimento ativo.
Poda
O amarílis interno não precisa cortar folhas secas, pois no processo de extinção todas as substâncias úteis delas passam para o bulbo, criando uma reserva para a próxima floração. Se as folhas meio murchas permanecerem por muito tempo e não morrerem naturalmente, elas serão cuidadosamente dobradas ou cortadas na própria base da lâmpada.
Amaryllis após a floração
Após o florescimento e o declínio das inflorescências, começa um período de dormência. Sua preparação adequada para essa condição prolongará a vida da flor por mais tempo. Primeiro, o pedúnculo é cuidadosamente cortado da base da lâmpada. A rega é gradualmente reduzida, uma vez que uma planta que não floresce absorve muito menos umidade.
A planta é colocada em um local fresco e sombreado e por 2 a 3 meses não é perturbada nem pela rega (bastante rara pulverização do solo superficial), nem pelo acabamento da cobertura. Assim que um novo broto ou flecha de flor começa a romper, isso é um sinal do fim da fase de repouso da flor. A planta é colocada em uma sala mais quente e brilhante, transferida para um vaso um pouco maior.
Amarílis crescente a partir de sementes
Este método de criação impõe suas características ao amaryllis cultivado:
- as qualidades varietais da flor não são preservadas;
- a lâmpada não envelhece mais;
- a planta produz flores somente após 5-6 anos.
Para esse tipo de propagação, são utilizadas sementes recém colhidas em caixas de flores. Sua germinação após a coleta dura até 5 semanas, a secagem também não é recomendada; caso contrário, a porcentagem de sementes germinadas com sucesso é perdida.
Semeada em solo úmido e nutritivo, consistindo em solo de grama e húmus (uma parte) em combinação com uma mistura de solo de folha e areia (2 partes cada). As sementes são polvilhadas apenas ligeiramente - com uma camada de não mais de 5 mm. Temperatura favorável - 23-25 graus. Após 8 semanas, os primeiros brotos podem ser esperados.
Quando duas folhas aparecem na muda, ela é transplantada para um vaso de 100 ml.
Propagação em bulbo de amaryllis
Um método mais simples é a propagação de uma flor pelos bulbos da filha. Eles são cuidadosamente separados da planta mãe durante o transplante e plantados no solo com a mesma composição da planta adulta. Amarílis jovens desenvolvem-se bastante ativamente e em dois anos atingem o nível do bulbo materno. Floresça no segundo ou terceiro ano após o plantio.
Por que não floresce
Amaryllis é uma planta bastante rara na floricultura de interior e, na maioria das vezes, entre os amantes, existe seu companheiro mais compatível - hippeastrum. Mas ainda assim, se você tiver esse espécime raro de uma flor que se recusa a florescer, pode haver os seguintes motivos:
- um vaso muito espaçoso no qual uma flor cresce ativamente crianças e já não há recursos suficientes para a floração;
- falta de nutrientes essenciais;
- falta de iluminação durante a estação de crescimento;
- falta de uma fase de descanso;
- presença de doenças fúngicas ou parasitas.
Doenças e Pragas
Doenças e problemas comuns do cultivo de uma planta:
- Amaryllis deixa murchar e desaparecer devido ao processo de decadência;
- Escurecimento de flores causada por alta umidade na sala em combinação com baixas temperaturas;
- Folhas que crescem e caem lentamente como resultado da derrota por uma cochonilha de amaryllis;
- Manchas brancas nas folhas e caules - Um sinal da aparência de um parasita como um verme carnudo;
- Lâmpadas podres ocorre após a infecção com uma mosca narciso ou um carrapato de cebola;
- Manchas marrons nas folhas causa uma praga - escudos falsos;
- As folhas ficam amarelas Amaryllis ocorre com a umidade excessiva do solo, bem como com o aparecimento de pulgões.
Outras pragas são tripes, insetos.
Tipos de casa Amaryllis com fotos e nomes
Amaryllis belladonna, o segundo nome é linda amaryllis (Amaryllis belladonna).
Até recentemente, era definido como o único tipo de amarílis. Esta variedade é caracterizada por bulbos de 8 a 10 cm de diâmetro e pedúnculos sem folhas de 60 a 70 cm de tamanho.A planta apresenta inflorescências de seis pétalas de tons creme, rosa e lilás com um aroma agradável.
Variedades populares de amarílis:
"Durban" - distingue-se por flores em forma de sino com um centro branco na base;
"Parker" - a cor da planta mais popular - rosa profundo com um núcleo amarelo;
"Fé" - flores rosa claro com revestimento perolado;
"Snow Queen" - inflorescências brancas com cor creme nas bordas;
"Grandior" - uma variedade de cores incomuns com uma transição gradiente do rosa escuro para o branco;
"Leão Vermelho" - flores de uma rica tonalidade roxa;
"Minerva" - flores vermelhas com um centro branco em forma de estrela.
As variedades listadas são apenas uma pequena parte; existem pelo menos 90 variedades desta planta.
Agora lendo:
- Hippeastrum
- Eucharis - atendimento domiciliar, foto de espécies, transplante
- Vallota - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas
- Limoeiro - cultivo, cuidados domiciliares, espécies fotográficas
- Lithops, pedra viva - cultivo e cuidados em casa, espécies fotográficas