Rúcula: cultivo e cuidados

Pin
Send
Share
Send

Uma boa opção para pousar em uma casa de verão é a rúcula (anteriormente rúcula). Esta planta veio para a Rússia dos países do Mediterrâneo. Costumava ser equiparado a ervas daninhas. Mas gradualmente, os amantes apreciaram seu gosto. Começou a aparecer com mais frequência nas cozinhas das classes privilegiadas.

Sabe-se que ainda era cultivado no território do Império Romano. Nesses países, ela era considerada afrodisíaca. Até os anos 90, a rúcula selvagem era colhida principalmente. Mas, após um estudo completo em condições de laboratório, a planta foi cultivada. Com o tempo, começou a ser usado na Rússia.

Descrição Rúcula

A rúcula (rúcula, indau) é uma planta herbácea. O caule atinge 40 cm e é ramificado, ligeiramente abaixado. Todas as folhas são carnudas, espalhadas - peludas, às vezes os caules da cultura são completamente nus. As flores têm um cheiro característico. Eles têm bordas muito irregulares. As inflorescências são coletadas em um pincel. As flores têm veias amarelas pálidas - e às vezes brilhantes - com um tom roxo.

As pétalas atingem 22 cm de comprimento e, às vezes, apresentam um pequeno recuo.

As variedades de rúcula mais adequadas para o cultivo

Rúcula é um parente de repolho. O menu usa folhas desta cultura. Eles têm um sabor muito refinado. Eles têm gosto de noz com leve amargura. Mas a principal vantagem do mato é sua composição vitamínica e mineral. A vitamina C é especialmente abundante nessa cultura, pois contém folhas e vitamina B, flavonóides e fitoesteróis estão contidos em folhetos. A rúcula é rica em elementos micro e macro. Suas variedades são muitas.

Para escolher a variedade certa, você precisa se referir às características de cada planta individualmente.

As flechas do Cupido são muito parecidas com dentes de leão. As sementes dão uma colheita estável. Durante o período de maturação, formam-se inflorescências de um tom amarelo claro. Esses rudimentos são relativamente pequenos em tamanho. A bucha pode exceder uma altura de 30 cm.

O tamanho das folhas da variedade Dikovinka atinge 20 cm e o caule da cultura é bastante ereto, com uma pequena borda. Durante o período de maturação, pequenas flores marrons aparecem nele. Nesta variedade, o sabor das folhas é um pouco doce.

Folhas grandes da variedade Poker. O mato é muito fofo. Em uma roseta radical de folhas verdes, pode haver até 26 peças. Tem um sabor doce com um pouco de amargura.

Os gostos mais marcantes de uma variedade chamada Olivetta. A altura do arbusto chega a 20 cm e as folhas em forma de lira, no topo são ligeiramente arredondadas. A principal vantagem da planta é o alto rendimento. É facilmente transportado por longas distâncias.

Rúcula crescente em campo aberto

A rúcula é cultivada em solo aberto. Como crescer é uma pergunta simples. Ela é bastante despretensiosa. Cresce e amadurece rapidamente. Literalmente em um mês, torna-se adequado para comer. Devido a esse detalhe, uma planta pode ser semeada várias vezes ao ano. A primeira vez que a rúcula é semeada em abril. Nesta fase, você precisa saber com certeza que o solo já aqueceu até 10 ° C. A planta adora calor, a temperatura do solo é muito importante.

Muitos jardineiros preferem plantar rúcula em estufas. Após a semeadura das sementes, os primeiros brotos aparecem após 5-6 dias.

Às vezes, os brotos são transferidos para outro local. Ao transplantar uma planta, você precisa garantir que seu sistema radicular permaneça intacto. De acordo com essa técnica, é melhor coletar pequenos pedaços de terra ao transplantar. No processo de transplante em campo aberto, é melhor remar arbustos. A distância entre os arbustos deve ser de cerca de 10 cm. Se a cultura parecer confortável, eles também terão um excelente sabor.

Datas de desembarque de rúcula

O período do final de abril a meados de agosto é ideal para o cultivo. Como a rúcula não tolera o frio, você precisa monitorar cuidadosamente o clima instável. Não deve haver diferenças significativas de temperatura no mês de plantio.

As geadas de curto prazo não devem ser substituídas por um aumento acentuado da temperatura do ar. Por exemplo, a temperatura de congelamento pode atingir - 7 ° C.

Geralmente, os intervalos entre a semeadura podem ser de até 2 semanas. Rúcula é exigente em seus vizinhos. Para que ela se desenvolva harmoniosamente, ela precisa de cuidados cuidadosos. O sol ama a planta. É impossível superexpor à sombra de outras plantas. Mas também está sujeito a constante exposição à luz solar.

Preparando o material de plantio

O plantio de sementes deve ser comprado em lojas especializadas. Ao comprar sementes à mão, é necessário primeiro desinfetar os organismos parasitas. Sempre existe o risco de infecção da superfície. Aproximadamente 350 grãos de sementes são encontrados em 1 g de sementes de Indau. O plantio de sementes deve ser desengordurado. Para fazer isso, você precisa preparar uma solução fraca de manganês e abaixar as sementes por cerca de um quarto de hora. Depois disso, eles precisam ser lavados em água corrente. As sementes devem ser transferidas para uma toalha limpa e deixadas secar. Além disso, as sementes não precisam ser processadas. Essas sementes germinam muito bem. É importante observar as regras de armazenamento para sementes.

Bons e maus predecessores e vizinhos

Na prática, canteiros com rúcula incluem plantas altas da luz solar. Pode ser milho, feijão, cujas vagens se enrolam no céu ao longo de varas especiais. Em áreas abertas, a rúcula começa a se enrolar muito rapidamente. Pods aparecem rapidamente em seu corpo. Lâminas de folhas ásperas também são formadas rapidamente. Sua sombra amarga é específica para cada variedade. É importante rastrear o que foi plantado anteriormente no local onde essa cultura foi plantada hoje. É melhor se ervilhas ou outras plantas da família das leguminosas fossem cultivadas nesta zona. Excelentes antecessores podem ser considerados cenouras, tomates, batatas, abóbora.

Mas deve-se notar que, após a rúcula, as plantas crucíferas não podem ser plantadas por 3-5 anos. Isso se deve ao fato de os parasitas permanecerem no solo que impedem o desenvolvimento de tais culturas.

Preparação do solo para o plantio de rúcula

É importante cuidar do solo em que o broto se desenvolverá. O site deve estar moderadamente iluminado. A acidez do solo deve ser fraca ou completamente neutra. Também é aceitável que o pH do meio seja ligeiramente alcalino.

É característico que, à luz do sol, as folhas da rúcula se tornem ligeiramente rígidas e de sabor amargo. Na sombra, as folhas desta planta perdem a cor, o cheiro.

O solo para plantio deve ser cuidadosamente preparado. Precisa ser afrouxado e nivelado. Nas situações em que a acidez do solo é muito alta, limpe-a. Ao mesmo tempo, giz finamente moído é adicionado ao solo. Como substituto do giz, farinha de dolomita ou limão pode ser usada. A concentração de farinha adicionada ao solo depende da força com que o solo é oxidado.

Plantação de rúcula ao ar livre

As sementes são imersas em orifícios de 2 cm. A distância entre elas atinge 5 cm. A distância entre fileiras adjacentes atinge 30 cm. Cada orifício deve ter pelo menos 2-3 grãos. Essas sementes germinam de forma bastante consistente.

Após 7 dias, quando os primeiros brotos saudáveis ​​aparecem, cada poço é remado. Sempre deve haver 10 cm entre as culturas individuais.

Após o pouso

Rúcula é despretensiosa. Depois de sentar, não requer cuidados sérios. O principal é afrouxar a superfície a tempo, tecê-la a tempo e molhar com uma quantidade suficiente de líquido. A temperatura mais aceitável das mudas é de + 5 ... +12 ° C. Para o crescimento e desenvolvimento adequados, é necessária uma temperatura na faixa de + 18 ... + 24 ° C. A planta não deve precisar de água. Quando o solo está muito seco, as folhas da rucolla ficam secas e adquirem um sabor amargo. É melhor realizar a rega de manhã e à noite. Se a economia for grande, instale uma mangueira que borrife água.

Alguns jardineiros afirmam que a planta não precisa ser alimentada. Isso se deve à opinião de que o sistema radicular da rúcula pode acumular substâncias nocivas, como nitratos ou nitritos. É melhor fertilizar a rúcula com fezes de frango ou verbasco. Mas é melhor borrifar substâncias úteis no solo já no outono. Talvez seja turfa ou húmus. Sem alimentação especial, a rúcula se desenvolverá muito mal. A colheita começa quando as folhas atingem os indicadores métricos indicados no saco de sementes. É característico que o período entre o corte de uma planta e a poda leve cerca de 25 dias. Às vezes eles podem cortar a planta inteira de uma só vez.

Pragas e doenças

Esta planta mediterrânea deliciosa tem muito poucas pragas. A praga mais comum pode ser considerada uma pulga crucífera. É fácil encontrar esta pulga nas folhas da planta. Para proteger a planta, os jardineiros usam lutrasil. Durante o período de tratamento, jardineiros experientes recomendam polvilhar arbustos com cinza de madeira. Ela, é claro, não vai assustar mosquitos, mas as camas estão muito bem fertilizadas.

Muitas vezes, infecções de origem fúngica ocorrem nas folhas. Isso se deve ao fato de o solo sob os arbustos estar sempre úmido. Quando afetam o sistema radicular, a planta piora. Jardineiros experientes recomendam remover imediatamente arbustos desse tipo para evitar a infecção dos vizinhos. Jardineiros experientes recomendam remover imediatamente arbustos desse tipo para evitar a infecção de arbustos vizinhos. É melhor guardar as folhas amadurecidas em local fresco. Não exponha à luz solar direta, pois elas podem ser muito ruins.

Você pode adicioná-los aos pratos de carne como tempero e servir com salada. A planta combina bem com o azeite. Fatias de queijo ou tomate também serão um bom complemento para a salada. Ela sempre parece festiva, tanto em uma mesa de jantar regular quanto em pratos festivos. Sabe-se que no Cáucaso eles comem os caules desta planta. Vai bem com muitos temperos. Certamente vai agradar a todos os convidados.

Pin
Send
Share
Send