Espargos e seu cultivo no jardim

Pin
Send
Share
Send

O aspargo é um vegetal perene, cujo cultivo não é difícil para um jardineiro iniciante. A cultura despretensiosa é tão grande que antes era frequentemente servida à mesa dos monarcas, então a planta ainda é chamada de vegetal real. Cuidar dele não requer habilidades especiais, o que significa que todo residente de verão pode crescer com sucesso uma cultura.

Espargos em agrotecnia

Existem 100 variedades de plantas conhecidas, cada uma com diferenças de sabor e aparência. O mais popular é o aspargo. Apenas cresce e tem um sabor agradável. Um arbusto produz frutos até 20 anos e cada raiz lança até 50 brotos que podem ser consumidos. Além deles, a planta produz frutos não comestíveis na forma de frutas vermelhas.

Aspargos adultos (também chamados de aspargos) atingem uma altura de 1,5 metros e não têm medo do gelo russo, o que aumenta sua popularidade.

As partes comestíveis contêm muitas substâncias úteis, como ferro, cálcio, ácido ascórbico, cobre, fósforo, sódio, beta-caroteno e outros oligoelementos em pequenas quantidades. Todas essas vitaminas são inegavelmente importantes para a vida do corpo humano.

Como outras culturas, o aspargo é cultivado de duas maneiras: plantando no solo e plantando mudas. Para aqueles que primeiro querem tentar cultivar um vegetal real, eles recomendam plantar no chão. Essa abordagem facilita a manutenção. É importante usar material de plantio de qualidade para comprá-lo de um fornecedor confiável. Você pode pedir conselhos a um jardineiro experiente.

A semeadura é caracterizada pela complexidade do processo e pela complexidade. Eles dizem que esses vegetais têm uma imunidade estável, toleram facilmente o frio e outras adversidades climáticas. Começando a cultivar aspargos, deve-se lembrar que a colheita em cima da mesa aparece pela primeira vez somente após 3-4 anos. Após a adaptação, o vegetal não requer cuidados especiais; muitos jardineiros ficam felizes em plantá-lo em suas parcelas.

Espargos crescentes a partir de sementes

O processo pode ser ligeiramente acelerado pré-preparando as sementes. Eles são embebidos em água morna por 7 dias. O líquido é substituído diariamente. Antes do plantio, é aconselhável lavar as sementes com uma solução fraca de permanganato de potássio.

As sementes processadas e inchadas espalham-se sobre um pano úmido e aguardam os brotos. Com a aparência de vegetação de até 1-3 mm de altura, começa a transferência da cultura para uma caixa ou recipientes individuais.

A planta cresce por um longo tempo após o plantio, não se preocupe prematuramente. As primeiras mudas podem aparecer 3-6 semanas após a semeadura.

Semeando sementes

O cultivo a partir de sementes é considerado difícil devido à má germinação, mas isso é um equívoco. Com a preparação adequada, o aspargo brota bem e as dificuldades são extremamente raras.

Na segunda quinzena de abril, eles fazem uma mistura de terras para semeadura, misturando os seguintes componentes: turfa, estrume, areia e terra na proporção de 1: 1: 1: 2. Ao mesmo tempo, eles começam a preparar sementes (a tecnologia é descrita acima).

O material preparado é colocado em uma caixa em linhas. A distância entre os poços é de preferência de 5 a 10 cm, a água não é despejada no poço, as sementes previamente embebidas e germinadas são dispostas e cobertas com terra. De cima, a área é pulverizada com uma pistola de pintura e coberta com filme ou vidro, criando um efeito estufa. Isso não é necessário, mas ajuda as plantas a eclodirem e se fortalecerem mais rapidamente. É necessário umedecer o solo com as colheitas regularmente. O revestimento é removido com o advento dos primeiros rebentos. É importante que a temperatura do ar seja mantida em +26 ° C.

Como mergulhar

A coleta de espargos é necessária no caso de semeadura em caixa ou outra capacidade de plântulas. Ao plantar sementes germinadas no solo, o procedimento não é necessário.

Se as plantas cresceram, são frequentemente transferidas para uma cama ou para um recipiente grande quando atingem 10-15 cm de altura. Cada arbusto deve estar a 10 cm do outro e, quando transplantadas, as raízes dos aspargos são levemente cortadas, pois crescem fortemente sob a superfície do solo.

Alguns dias após a colheita, o vegetal é alimentado com um fertilizante mineral universal. Depois de uma semana, começa a preparação para o pouso no chão. O aspargo é extinto, retirando-se brevemente na rua, aumentando gradualmente a duração da estadia no ar.

Crescendo em casa

Os espargos são conhecidos pelos amantes de plantas de interior como espargos. Esta é a única forma que pode ser mantida no apartamento. Um poderoso sistema de raízes ramificadas não permite que o vegetal se desenvolva totalmente em condições de aperto.

Os vasos de plantas não produzem brotos comestíveis e são utilizados para fins decorativos.

Plantação de espargos ao ar livre

Para cultivar aspargos em campo aberto, você precisa escolher um local adequado. O vegetal é fotófilo, portanto, as áreas ensolaradas protegidas do vento e das correntes de ar funcionam bem. É importante levar em consideração a sensibilidade das raízes das plantas a transbordar; portanto, a cultura é levemente elevada acima do leito, deixando sulcos nas fileiras. Espargos se sente bem contra paredes ou cercas.

O desembarque em campo aberto está associado a uma série de trabalhos preparatórios que precisam ser feitos com antecedência.

Desenterrar o solo, livre de ervas daninhas, detritos, pequenas pedras. A área selecionada é adubada com matéria orgânica a uma taxa de 50 kg de húmus por metro quadrado.

Tempo de pouso

As mudas ou sementes preparadas são plantadas ao mesmo tempo. As plantações são feitas na primavera ou no outono em uma área fertilizada preparada, bem aquecida pelo sol. Os vegetais são plantados em maio ou setembro, a escolha de um jardineiro, não há diferença fundamental. O principal é que a terra esteja quente o suficiente.

Outdoor Landing Technology

Plantar sementes ou mudas no chão é praticamente o mesmo. A única diferença é que os arbustos já cultivados não precisarão ser plantados, mergulhar e realizar outros trabalhos para cuidar de brotos jovens descritos acima. O método de cultivo tem pouco efeito no crescimento e desenvolvimento da cultura; em qualquer caso, a primeira safra deverá ser esperada por pelo menos 3 anos.

Independentemente do método, as distâncias entre plantas podem suportar grandes. Quando plantado com sementes, o material não é muito enterrado (1-2 cm) e cria condições de estufa, cobrindo as culturas com um filme e pulverizando levemente com água.

As mudas são plantadas sazonalmente, com pequenas diferenças.

Plantio de primavera

Ao plantar em maio, o trabalho preparatório deve ser realizado com antecedência e as plantas devem ser transferidas para o solo até o início do crescimento das gemas. Como as raízes dos aspargos crescem fortemente, elas cavam um buraco com 30 cm de profundidade e o sistema radicular das plantas é cuidadosamente colocado nele. Entre os arbustos, a distância deve ser de pelo menos 0,5 metros. Os corredores, em média, deixam até 30 cm, mas se houver espaço livre, é possível um pouco mais para que as raízes não fiquem confusas. Após o plantio, a cultura é abundantemente regada e polvilhada com terra seca por cima, para que não se forme uma crosta.

Aterragem do outono

As diferenças em relação à primavera estão apenas na escolha de fertilizantes para o solo e na profundidade do enraizamento. Para alimentar o solo, uma mistura de superfosfato, sulfato de potássio e sulfato de amônio é usada na proporção de 1: 1/2: 1/3 por metro quadrado do local de pouso. Os produtos químicos injetam, cavam e soltam cuidadosamente a terra.

A aterrissagem no inverno é mais superficial. As distâncias entre as fileiras e as plantas são idênticas, mas não vale a pena cavar 30 cm, 10-15 cm será suficiente.Uma colina é criada acima dos espargos, que a protegerão em clima frio.

Espargos ao ar livre

Para qualquer planta, os cuidados incluem componentes como solo adequado, rega adequada e fertilizante oportuno. Conhecendo as preferências de uma espécie específica, os jardineiros obtêm uma colheita rica com o mínimo de esforço. Quanto aos espargos - este é um vegetal despretensioso, caracterizado pela resistência ao gelo.

Solo

A cultura é saturada com vitaminas e substâncias úteis para os seres humanos, portanto o solo para o plantio deve ser do tipo apropriado e nutritivo do barro de areia.

Um lote está sendo preparado para o plantio da primavera no outono. Depois de limpar a área de plantas e ervas secas, faça uma escavação profunda, imergindo uma pá em 0,5 metros. Ao mesmo tempo, fertilizantes e composto de 15 a 20 kg por metro quadrado são introduzidos no solo. Dos produtos químicos, 70 g de superfosfato e 40 g de sulfato de potássio são utilizados na mesma área. Assim que a neve derrete, a terra é atormentada e são adicionados 60 g de cinza e 20 nitrato de amônio.

Rega

Imediatamente após o plantio, durante o período de adaptação, os aspargos devem ser regados com freqüência. Ao longo de duas semanas, a planta é hidratada com frequência e abundância, reduzindo gradualmente a quantidade de umidade. Depois de se certificar de que os espargos começaram, a rega é reduzida para uma vez por semana. Em períodos secos, a irrigação é realizada diariamente. O solo na área onde o vegetal é plantado deve sempre estar levemente úmido. Negligenciando esta recomendação, você pode obter brotos fibrosos com um sabor amargo.

Fertilizantes

Se o aspargo foi plantado sem a preparação preliminar do local, após a primeira capina, é necessário adicionar nutrientes. Para fazer isso, misture a pasta com a água na proporção de 1: 6. Um pouco mais tarde, após cerca de três semanas, eles alimentam os arbustos com uma solução de fezes e água de pássaros na proporção de 1:10. Antes de se preparar para o inverno, a planta é fertilizada pela última vez usando um complexo mineral pronto.

Se a terra foi preparada com antecedência, no primeiro ano após o plantio, a fertilização não é necessária.

Espargos forçando no inverno

No frio, você realmente quer vitaminas e ervas. Um vegetal saudável como aspargo será útil no início da primavera ou no inverno. Existe um método de cultivo de plantas em estufa. Para fazer isso, no outono, desenterre as raízes das plantas adultas (5-6 anos) e coloque-as em um local fresco, por exemplo, em uma adega. A temperatura deve ser mantida em +2 ° C.

Nos primeiros dias do inverno, as raízes são plantadas em estufa, de perto, até 20 arbustos por metro quadrado. A cama é polvilhada com húmus e coberta com um filme. A temperatura é mantida para +10 ° C e, após cerca de uma semana, é elevada novamente para +18 ° C. Todo o período de maturação mantém o regime térmico inalterado.

Regue as plantas frequentemente, mas pouco a pouco. Imediatamente após a irrigação, a camada superior do solo ao redor do tronco é afrouxada.

Doenças e Pragas dos Espargos

O aspargo é uma planta forte e com boa imunidade. Ela raramente é exposta a doenças e, com a devida prevenção, as pragas a ignoram. Às vezes há problemas com jardineiros iniciantes, vamos considerá-los em detalhes.

O problema

Manifestação

Medidas corretivas

Ferrugem (infecção por fungos)Pára o desenvolvimento da planta, retarda a aparência dos brotos.

Para tratamento e prevenção, são utilizados medicamentos.

Topsin M, Topaz, Fitosporin.

Fusarium (podridão da raiz)O arbusto murcha lentamente e morre como resultado do transbordamento.
RizoctoniaA doença aparece ao cultivar cenouras nas imediações. Espargos raramente afeta.
Besouro de folhaUm pequeno besouro comendo uma planta.Como proteção, as pulverizações são feitas com o medicamento vegetal Karbofos.
VoarEspécie de insetos que comem buracos em brotos jovens de aspargos.
SlugPerigo para o arbusto inteiro.

Residente Sr. Summer informa: colheita e armazenamento de aspargos

A primeira safra é colhida por 3-4 anos, se as condições de alimentação e cuidados estiverem corretas, o aspargo dará uma boa prole. No entanto, não se apresse e corte muitos brotos, pela primeira vez é recomendável retirar não mais do que 8 peças do rizoma. Colha pouco a pouco, várias hastes, de maio a junho. Os brotos restantes partem para o desenvolvimento do mato. Aspargos adultos dão até 30 brotos por temporada.

Categoricamente, é impossível cortar todas as mudas jovens, caso contrário o arbusto morrerá.

Os brotos prontos para o consumo atingem 20 cm de altura, os brotos não devem brotar sobre eles, assim que as primeiras agulhas aparecerem, o caule fica duro.

Aspargos frescos podem ser consumidos imediatamente ou caseiros. Alguns congelam um vegetal, perdem uma pequena parte de vitaminas e perdem um pouco o sabor, mas muitas coisas úteis permanecem.

Dado que o aspargo é quase completamente composto de água, é impossível armazená-lo por mais de 2 horas. Ele perde a umidade e fica duro. Se outro processamento for planejado, você poderá colocar as brotações na geladeira ou no freezer, onde o produto permanecerá fresco por um mês.

Pin
Send
Share
Send

Assista ao vídeo: Asparagus no paisagismo #112 (Pode 2024).