Algo fresco, natural, luminoso e espaçoso está relacionado ao conceito do estilo escandinavo. Afinal, os países escandinavos são Islândia, Noruega, Suécia. Sua natureza se distingue pela vegetação exuberante, amplos espaços abertos, cadeias de montanhas. Agora está na moda usar o estilo escandinavo no paisagismo. É bastante simples, sugere a presença de plantas despretensiosas. Escandinavos em todos os lugares gostam de decorar casas com plantas, eles precisam de pelo menos um pequeno, mas um pedaço da natureza em casa.
Criar um jardim escandinavo é mais fácil do que o mediterrâneo ou o japonês. Esse estilo sugere a presença de plantas da banda climática média. E aquelas espécies que crescem na Península Balcânica e no Japão podem simplesmente não se enraizar em nossas latitudes. Fonte: averus.info
Selecionamos plantas
O estilo escandinavo no jardim traz calma e equilíbrio. É melhor usar plantas delicadas, flores brilhantes serão colocadas apenas como acentos.
A Escandinávia é uma faixa de coníferas, razão pela qual são exatamente essas árvores que prevalecem nessa paisagem: agulhas, thuja, abeto, pinheiro. Os canteiros de flores podem ser plantados com malmequeres, clematis, papoulas, etc. É importante suplementar o jardim com elementos interessantes, como cereais.
Jardim ornamental - a base do jardim escandinavo
Neste jardim você não pode prescindir de um jardim ornamental. É necessário, porque a Escandinávia é montanhas enormes, falésias rochosas e vegetação. Esse elemento decorativo do jardim deveria parecer natural, como se os paralelepípedos e pedras estivessem ali desde os tempos antigos.
Caminhos escandinavos
Os caminhos no jardim parecerão harmoniosos se feitos de pedra ou madeira, serras, pedrinhas ou cascalho. Você pode usar lajes de concreto de uma forma extraordinária.
Água no jardim
Sem um canto de água, um jardim não é um jardim. Um lago, uma tigela grande, uma fonte - o que você fantasia, vai caber na paisagem escandinava. Lagoas com margens irregulares, pedras e troncos parecem preferíveis - tudo deve estar em harmonia com o resto do jardim.
Elementos decorativos úteis.
Isso é, antes de tudo, plantar hortaliças úteis - repolho, abobrinha, salsa, cebola e outras ervas. Você pode organizar jardins em caixas decorativas ou recipientes especialmente preparados de forma alongada. Os canteiros de madeira caídos ficarão muito bem.
Minimalismo
O jardim não deve estar cheio de espaços verdes e pequenos edifícios. Escandinávia é minimalismo e espaço.
Gazebo para relaxar
Um local para reuniões agradáveis é um atributo integral dos jardins modernos. Muitos elementos de madeira se encaixam perfeitamente no estilo escandinavo do jardim.
Móveis de jardim
Móveis feitos de materiais naturais são bem-vindos. Produtos plásticos não funcionarão.
Estufa
Os jardins de estilo escandinavo são caracterizados pela presença de uma estufa, mesmo que pequena. Ao contrário de nós russos, os europeus plantam neles não apenas hortaliças, mas também plantas e flores ornamentais.
Um elemento adicional do jardim - cobertura
Uma cerca viva pode dar uma vista acabada e aconchegante para o jardim. Ela criará um sentimento de proteção contra olhares indiscretos, dará beleza e incomum. É melhor usar plantas despretensiosas para esses fins - bérberis, madressilva.
Ame seu jardim e aproveite-o todos os dias
Se você tem um jardim abandonado à sua disposição - não se apresse em arrancar árvores e plantas. Eles podem ser adaptados precisamente ao estilo escandinavo. A revolta da natureza, o espaço - é exatamente isso que é necessário neste caso. Tente, ouse, crie beleza para você e seus entes queridos. Aprecie o resultado e desfrute de todos os organismos vivos que enchem seu jardim de energia e vida!