Conselhos de floristas experientes: como regar um ciclâmen, de modo que ele decora a casa durante todo o inverno?

Pin
Send
Share
Send

O ciclame pertence à família Primrose. Na natureza, existem cerca de 15 espécies. A principal área de crescimento: países mediterrânicos, Turquia, nordeste da África, Irã.

Em casa, apenas duas espécies são cultivadas: ciclâmen persa ou alpina violeta e ciclâmen europeu ou roxo. Eles diferem em tamanho. O persa é muito maior.

Princípios do cultivo

Há uma opinião de que as espécies domésticas de ciclâmen são muito caprichosas na enfermagem. Mas isso não é verdade. A flor é bastante despretensiosa. Não causará muitos problemas na observância de regras simples:

  • O ciclâmen tolera mal o calor. A temperatura ideal durante o período de floração é de 8-12 ° C.
  • A luz solar direta causará amarelamento e queda de folhas.
  • O tubérculo não deve estar completamente enterrado no chão. Um terço deve permanecer na superfície.
  • Pote para o plantio deve ser pequeno. A distância entre o tubérculo e as paredes do vaso deve ser de 2-3 cm.
  • Ele não gosta de uma superabundância de sais no solo com aplicação intensiva de fertilizantes.
A peculiaridade do ciclâmen é que ele floresce constantemente do outono a abril-maio. Durante três meses de verão, a flor pára, quando as flores caem.

Fotos

Veja como o ciclâmen se parece na foto, seguido pelos cuidados apropriados:





Rega competente: recomendações básicas

Para a flor belamente e magnificamente floresceu, é necessário criar um cuidado apropriado e irrigação competente. O ciclame adora alta umidade, mas não tolera quando é abundante e muitas vezes regado.

Importante! O excesso de umidade é mais destrutivo para esta flor do que sua falta. Com rega frequente, o tubérculo da flor decai, e as folhas ficam amarelas e desaparecem. Se o solo estiver muito seco, há risco de ácaros.

É frequentemente necessário durante a floração e durante a dormência?

Não há instruções claras sobre a freqüência de regar um ciclâmen em casa. O principal indicador da necessidade de irrigação é a secura do solo. É o suficiente para experimentar o chão com um dedo no pote. Se o dedo imergido em duas falanges no chão permanecer seco, então é hora de regar.

Outro sinal da necessidade de rega é quando as folhas perdem elasticidade, durante o período de floração haverá 2 regas por semana. No verão, 1 hora em duas semanas.

Qual deve ser a água?

O ciclame é regado. A água deve estar limpa e macia. Opção-chave ideal, descongelada ou água da chuva. Não use água fria. Apenas temperatura ambiente. Antes de regar, a água é deixada em repouso por 12 horas. Você pode adicionar algumas gotas de Phytosporin para evitar a deterioração do tubérculo.

O que fertilizar e alimentar?

Durante o período de floração, após uma hibernação, a planta precisa cultivar folhas, brotos e flores em um curto período de tempo. A flor atrai ativamente os minerais necessários do solo. Se o solo é escasso, o crescimento e a floração não são possíveis. Adquira fertilizantes especiais para violetas e outras plantas de interior na floricultura. Estes podem ser complexos minerais com nitrato de amônio e potássio, superfosfatos.

Ao escolher nitrogênio, potássio e fertilizantes complexos, a prioridade deve ser dada ao potássio. Os produtores experientes recomendam tomar os seguintes medicamentos:

  • Ideal
  • Tsvetovit.
  • Kemira luxo.
  • Ferevit.
  • Paz.

Os opositores dos fertilizantes químicos preferem usar fertilização biológica. Como cobertura, acrescentam ao solo:

  • solução de levedura;
  • cinzas de madeira;
  • casca de banana seca como fonte de potássio;
  • excrementos de pássaros;
  • tintura de esterco bovino;
  • tintura de resíduos alimentares.
Para a nota. Para a prevenção de doenças e maquiagem mineral, a terra pode ser tratada com infusão de casca de cebola, alho e outras ervas medicinais.

Tipos de regar uma planta de casa

O ciclame cresce em vasos em casa. Existem 3 maneiras principais de regar um ciclâmen que cresce em vasos sem causar danos, folhas, tubérculos e flores.

Usando um regador

Pulverize um pequeno regador ou um funil suavemente na parede interna da panela e, lentamente, dirija ao redor da circunferência do solo umedecendo o solo. Após uma hora, o excesso de água que deve ser derramado na panela deve ser drenado.

Você nunca deve regar a parte aérea da planta, folhas, caules, flores, tubérculos. Com tal rega a flor cai doente com a podridão cinzenta e outras doenças fungosas e perece.

Imersão em pote em líquido

  1. Encha a bacia com água da torneira.
  2. Espere pelo menos 24 horas.
  3. Mergulhe a flor em água para que a borda do pote se projete 1 cm acima da água.
  4. Deixe até que um brilho úmido característico apareça na superfície do solo.

Então a terra absorveu a quantidade necessária de água. Então você pode tirar o pote e drenar o excesso de água.

Importante! Não coloque várias panelas em uma pélvis e não use a água restante para irrigar outras plantas. Através do líquido, doenças de uma flor para outra podem ser transmitidas.

Humidificação da palete

Alguns produtores instalam a flor em uma bandeja com laterais baixas. Deite um pouco de água na bandeja. Do fundo do palete através do buraco no pote esticar o fio atingindo a superfície do solo. Com a ajuda da osmose, a água é retirada da palete ao longo do fio e uniformemente distribuída no solo.

A água não evapora, a parte inferior da palete é espalhada com musgo, seixos, pedaços de madeira que servem como elementos decorativos.

Veja o vídeo sobre regar o ciclâmen com um palete:

E se a flor "hibernar"?

Alguns produtores estão enganados pensando que o ciclâmen "hiberna" e não precisa ser regado no verão. A rega é necessária, mas com menos frequência do que no período de floração. Para garantir que os tubérculos não rachem e não perecem, você deve regar a planta não mais que 1 vez em 2 semanas água enriquecida com fitohormonas. E coloque a flor em um local fresco e sombreado, onde não haja fortes mudanças de temperatura.

Aprendendo a transplantar corretamente

Para transplantar corretamente o ciclâmen, use o seguinte algoritmo:

  1. Cuidadosamente sacuda o conteúdo do pote.
  2. Remova as raízes podres.
  3. Cortar a parte apodrecida do tubérculo para um lugar saudável.
  4. Secar o local de corte com carvão ativado triturado.
  5. Tratar com topázio ou outro fungicida.
  6. Coloque em uma terra esterilizada fresca.

Doenças de violetas alpinas

  • Se as folhas e as flores ficarem murchas no inverno, isso significa que o ciclâmen está morrendo de umidade excessiva ou recebendo água no tubérculo. Uma flor pode salvar um transplante.
    Se a área afetada era pequena, a flor sobrevive e se recupera.
  • Se o tubérculo estiver coberto de rachaduras. Provavelmente de uma superabundância de umidade. Reduza o número de regas e adicione 2 gotas de "Phytosporin" à água.
  • Se houver rega insuficiente ou de ar seco e quente no quarto, o ciclâmen pode ter folhas doentes, mas as flores permanecem grandes e fortes. Você deve aumentar a quantidade de rega, umedecer o ar com um atomizador ou passar para um local mais úmido.

Regar, alimentar e cuidar de ciclames não requer esforços diários e custos de materiais especiais. A planta é bastante despretensiosa e com os devidos cuidados irá deliciá-lo com belas flores na estação fria lembrando o verão quente.

Pin
Send
Share
Send