Verdes a céu aberto em um canto sombreado - Adiantum: fotos e dicas sobre atendimento domiciliar

Pin
Send
Share
Send

Entre as samambaias cultivadas em casa, as mais populares, talvez, são os idiotas.

Sua openwork e ternura conquista imediatamente e para sempre. Plantas incríveis criam uma atmosfera de paz e tranquilidade no quarto.

Isso é facilitado não apenas pela atratividade natural do adianum, mas também pela tolerância à sombra.


Devido ao fato de que as plantas não precisam de luz brilhante, você pode colocar a panela com a samambaia não é no peitoril da janela, onde é sempre um monte de flores, e, geralmente, não têm espaço suficiente, especialmente no inverno, mas no fundo da sala. Assim, você pode criar um canto verde onde as plantas geralmente não são colocadas.

História da origem

O Adianum era conhecido na Grécia antiga. Seu nome em grego é traduzido literalmente como uma combinação de negação de prefixo e o verbo "umedecer". Esse nome foi dado à planta por causa de sua capacidade de repelir a água. Mesmo na chuva, continua seco. Assim, esta planta gosta de umidade, assim cresce principalmente em rios, córregos e cachoeiras, e em áreas rochosas ou montanhosas.

O Aldiantum cresce ativamente na Criméia, no Cáucaso, na América, na Ásia e na África.Agora, devido à sua decoração, o paportnik é cultivado em casa e usado para paisagismo.

Vistas da foto

Até recentemente, havia 2 -3 tipos de adianum à venda, o mais comum dos quais era o cabelo de Venin. Agora, as fazendas de flores estão crescendo e oferecendo muitos tipos de samambaias, incluindo adianum. Aqui estão alguns deles:

Cabelo venenoso

Aparência altamente decorativa. As folhas são duplamente pinadas, o verde esmeralda, estacas pretas. Mal tolera ar seco, nas condições do ambiente uma grande porcentagem de descarte de folhas.

Pare como

Stopy-like é uma planta com folhas planas em forma de leque. O hábito é esférico e as patas são dobradas em forma de vagens. No sul, hiberna em campo aberto.

Foto da subespécie.

Fragrans

Muito semelhante ao cabelo Venusin. Fragrância significa perfumado.

Corado

As folhas de Raddi são três vezes pinadas, as placas das folhas são densas. Aparência altamente decorativa, tolera bem as condições de manutenção do lar. O menos caprichoso do adianum.

De cabelo comprido

Adiantum Melkovolosisty - aparência despretensiosa comum com pubescência de lâminas foliares e estacas.

Em forma de cunha

Bela vista com folhas de três vezes penas.Sporangia na forma de uma ferradura ao longo da borda de lâminas de folhas, perseguir áspero. Adequado para crescer em salas não inflamáveis.

Linda

As folhas são verde-escuras, três vezes quatro vezes pinadas. Um grande arbusto decorativo. Ela cresce bem em áreas não combustíveis.

Gentil

Adiantum Fragrans ou Gentle - uma grande aparência decorativa, cresce bem nos quartos.

Transparente

Deixa pinadas e duas pinadas, verde-escuro. Os esporos renais estão localizados nas bordas das lâminas foliares. Usado em floricultura.

Atendimento domiciliar

O Adianum é muito dolorosamente reagir à mudança de habitat. Portanto, comprando uma flor, tente encontrar imediatamente um local de residência permanente. E coloque exatamente lá.

Se o adianum se tornar parte da coleção entre outros amantes da sombra, então para o período de quarentena após a compra, é melhor reorganizar todas as outras plantas, mas não um iniciante, como geralmente é feito. Em duas semanas, você pode devolver os moradores a seus lugares.

Iluminação e umidade

Cuidar dessa samambaia não é tão complicado como às vezes é descrito.

Os dois pontos principais são conhecidos e inabaláveis: rega suficiente e sombreamento fácil.

Importante não overdry a terra, mas não menos importante e Não exagere.

Acontece que o adianum seca as folhas, o dono para melhorar a situação, aumenta a rega. E como resultado, a planta está morrendo.

Isso não acontece imediatamente, mas se o solo na panela se transformar em um pântano, mais cedo ou mais tarde haverá raízes podres. O solo deve estar úmido e nem sempre molhado, isso é importante.

No que diz respeito à iluminação, categoricamente não é necessário expor a planta sob luz solar direta. Se você ainda crescer no peitoril da janela, apenas no lado norte.

Muitas vezes, entre as recomendações para atendimento, você pode encontrar o desejo de pulverizá-lo diariamente. Eu quero imediatamente fazer uma reserva sobre isso: se você tem muito tempo livre, então você pode até mesmo borrifar várias vezes ao dia. Prejudique a planta que não trará. Mas isso não trará nenhum benefício.

O fato é que o adianum, diferentemente das outras samambaias, repelir a água, não molhe. Isto é ainda definido no título - "a" - negação, não, "dianio" - molhado, molhado (grego).

Mas desde os idiotas ainda não gosta de ar seco, deve ir para o outro lado. É necessário garantir que o ar ao redor da planta esteja constantemente úmido.Para fazer isso, você pode organizar alguns recipientes ao redor da panela com água. Ou coloque a panela no claydite molhado.

O pote deve estar com uma bandeja, Raízes através do buraco não devem entrar em contato com a água - estamos interessados ​​em ar úmido e não raízes podres. Nestes dois casos, você precisa ter certeza de que há sempre água nos tanques.

A maneira mais ideal de manter a umidade do ar é agrupar as plantas. Plante a planta em um arranjo floral de várias plantas ornamentais, que têm requisitos semelhantes para as condições de sua manutenção (temperatura e luz). A maioria deles precisa de pulverização.

Aqui vai ser muito direto ao ponto, em contraste com a pulverização de um adianum em pé separado. Gotas de água, evaporando das folhas das plantas vizinhas, criarão umidificação do ar.

Rega e cobertura

No verão, a rega deve ser regular. No verão, é recomendável que eles sejam completamente imersos em água (em um vaso). A terra deve estar bem saturada de água e brilho. Após o procedimento, você deve dar excesso de umidade para ir. O principal é não exagerar. Somente quando todo o excesso de água for drenado, o adianum pode ser colocado no lugar.

No inverno, o pêlo é regado, dependendo da temperatura na sala e da umidade do ar. Se a terra é claramente muito seca e requer rega, você precisa regar o paportnik com água não muito morna (mas não quente!).

Nos meses de verão, você precisa alimentar o adianum com misturas líquidas especiais para plantas de interior, que podem ser encontradas em qualquer loja de horticultura como a OBI. A alimentação de inverno não é necessária.

Temperatura

A temperatura do conteúdo do adianum é a mesma da maioria das samambaias - moderado.

Aqui a regra é boa: quanto maior a temperatura na sala, mais úmidas devem ser as condições.

É por isso que em casas onde o inverno "furioso" aquecimento central, você precisa especialmente cuidar disso.

Acima de tudo, os idiotas morrem depois do início da estação de aquecimento.

Algumas espécies são capazes de suportar temperaturas baixas a menos de 25 graus e são capazes de hibernar na rua mesmo sem abrigo.

Outras samambaias resistentes ao inverno, adequadas para reprodução no jardim ou no terreno, incluem: Straussnik, Kocheydyzhnik, Osmunda, Puzyrnik,
Orlyak, Multiplace, Shchitovnik

Aparar

As partes secas da planta devem ser cortadas regularmente no substrato. As samambaias não precisam de cortes especiais que formam a coroa.

Transplante

Quanto a muitas outras plantas, o período mais favorável para o adianum é a primavera. É na primavera e vale a pena transplantar o paportnik. Pegue uma panela grande e larga, de modo que a idiotice tenha espaço. Raízes estragadas podres devem ser cortadas, mas boas para a esquerda. Coloque um idiota no chão, não o fixe! As raízes desta planta como solo solto. Após o transplante, você precisa pulverizar e despeje o paportnik.

Reprodução

Dividindo o mato

Propagar os idiotas na maioria das vezes, dividindo o mato durante o transplante, geralmente na primavera. O solo deve ser leve, levemente ácido, preferencialmente com a inclusão de casca lenhosa. Com esta composição, as raízes não estão entrelaçadas, a planta é menos prejudicada na divisão. Em qualquer caso, é uma boa ideia polvilhar áreas danificadas com carvão ou canela em pó.

Delenki deve ser imediatamente colocado no solo - não exagere no ar. Não se aprofunde, aterre na mesma profundidade de antes.

Nada mal após o plantio de cobertura com um capuz transparente ou translúcido, por exemplo, um saco plástico, pelo menos por uma semana. Neste momento especialmente acompanhar de perto a temperatura do ambiente: tanto a hipotermia quanto o superaquecimento são perigosos.

Sobre como transplantar adequadamente o vídeo:

Disputas

Experimentadores podem tentar multiplicar a planta com esporos. Você pode colocar uma fatia de uma folha com esporângios ou apenas colocar esporos em um recipiente com solo úmido, cobrir com material escuro e colocar em um lugar quente, mas não quente. Há evidências de que, sob tais condições, a germinação ocorre dentro de 4 a 12 semanas.

Doenças e pragas

Com os devidos cuidados e condições adequadas para manter o adianum raramente fica doente. Humidade do ar constante - prevenção contra os ácaros. Amoreira em pó e sarna na presença de plantas vizinhas podem surpreender e adianum. Se o solo estiver muito úmido, a podridão pode se desenvolver.

Propriedades úteis e composição química

No paporto existem carboidratos e compostos relacionados, ácidos orgânicos, triterpenóides, ácidos fenolcarboxílicos (e seus derivados), flavonóides (a maior classe de polifenóis vegetais) e lipídios. Nas folhas do adianum existem esteróides e lipídios.

Atenção: a informação abaixo é um estudo da medicina tradicional.Em questões sérias, é melhor consultar um médico. Leve em conta as intolerâncias pessoais.

Adianum tem propriedades medicinais e é usado ativamente na medicina popular na Europa Ocidental. Extractos de água desta planta matam bactérias, infusões e xaropes são usados ​​como expectorante para problemas com vias respiratórias, têm um efeito suavizante.

O adianum pode ser usado para baixar a temperatura. A coleção de ervas é usada na medicina popular para o tratamento de infecções do trato respiratório, e também a planta facilita o curso de doenças do fígado, da bexiga e do baço. Na Índia, massas de folhas picadas são usadas para curar feridas e abrasões. Uma mistura de suco e mel funciona bem para gastralgia.

O principal uso do adianum é ajudá-lo a sair do tabagismo, tomar café forte e beber bebidas alcoólicas.

Além disso, o paport é usado em farmacologia para melhorar o sabor dos xaropes.

Conclusão

O Adiantum são alienígenas do período pré-histórico do desenvolvimento da Terra. Estas são relíquias vivas que foram preservadas no planeta por muitos milhões de anos. Deixe-os gostar em sua casa!

Outras samambaias interiores incluem: Pellea, Pteris, Tsirtomium, Asplenium, Nefhrolepis, Dvallia, Blechnum, Salvinia, Polypodium, Platycium, Uzhovnik e Grozdovnik.

Pin
Send
Share
Send