Borovik, que é ainda mais comumente chamado de fungo branco, é um cogumelo da família do doloroso gênero Borovikov. Ele gosta especialmente de cogumelos por causa de seu tamanho, sabor e cheiro. O amor e a popularidade das pessoas também são evidenciados pela presença de muitos nomes: belek, tetraz, bebyk, grama de penas, borboleta. O cogumelo tem cerca de 300 espécies, entre as quais se encontram comestíveis, além de não comestíveis e até venenosas. Vamos apresentar-lhe os 10 tipos mais comuns de cogumelo Borovik, suas descrições e fotos que lhe dará uma idéia de como eles olham.
- Bronze
- Carvalho (malha)
- Solteira
- Branco
- Birch
- Burroughs
- Amarelo
- Royal
- Porosporico
- Fehtner
Bronze
Este tipo de Borovik (lat. Boletus aereus) pode ser encontrado bastante raro nas florestas do Oeste e Sul da Europa. A área de sua distribuição - floresta decídua (de carvalho, a carpa, faia). Na França, ele é chamado o chefe Negro (provavelmente por causa da tampa cor de chocolate). Na Ucrânia - fungo carvalho ou Rudyak. Não há este tipo de mesmo listada como ameaçada de extinção. No entanto, como na Noruega, Montenegro, Dinamarca. Se você tiver sorte, você conhece esta espécie rara pode estar no período do início do verão até outubro.
A haste 9-12 cm de comprimento parece um barril no início, depois torna-se cilíndrica. Às vezes, assume a forma de uma maça. Sua cor é marrom escuro, mas ela é muito mais leve que um chapéu.
A carne é branca, a cor não muda ao cortar. Tem um sabor muito bom de cogumelos e bom gosto. É por causa dessas características que os gourmets são classificados como espécimes muito valiosos e são classificados acima do "rei dos cogumelos" - um fungo branco. É seco, marinado, frito, cozido.
Carvalho (malha)
Aparência de carvalho (latim Boletus reticulatus) é muitas vezes chamado de verão. Pode ser encontrado em florestas caducifólias, principalmente sob bétulas, limões, faias, castanhas, em áreas de zona climática quente. Parece cedo - os primeiros espécimes podem ser encontrados já no final da primavera.Fim da frutificação é em outubro.
Sobre como este cogumelo do gênero Borovik parece, sugerimos aprender com nossa breve descrição. As dimensões da tampa podem ser de 8 a 25 cm, primeiro cresce na forma de uma bola e então se torna convexa. A casca do capô é pontilhada com pequenas rachaduras que formam um belo padrão de malha. A cor da superfície da tampa é geralmente de cor castanha clara. Às vezes, pode não ser manchas claras. Na parte inferior da tampa existem tubos brancos. Mais tarde, eles se tornam verde-amarelado ou verde-oliva.
A perna cresce de 10 a 25 cm.O jovem borovikov assemelha-se a uma maça em forma, os cogumelos envelhecidos são semelhantes a um cilindro. Sua cor é castanho claro. Ao longo de todo o comprimento, ele é envolto em uma grade de cor branca. Ocasionalmente ocorre marrom.
A carne das espécies de carvalho é branca. Na seção, sua cor não muda. Tem um cheiro atraente de cogumelos e um sabor levemente adocicado. O aroma fica mais saturado em cogumelos secos.
Aparência de carvalho é muito semelhante ao pinho. A única diferença visível entre eles é que a última grade cobre apenas a parte superior da perna.
Cogumelo usado em fresco e em conserva.
Solteira
Visão geral dos tipos mais comuns de cogumelo Borovik continuamos descrevendo forma de uma menina (lat. Boletus appendiculatus). Tem mais alguns nomes: subordinado, ovário, marrom-amarelo, encurtado. Na natureza, pode ser detectado muito raramente. Tipicamente, a sua área de distribuição é limitada para a zona situada na floresta decídua zona de clima quente e tipo misto. Especialmente gosta de crescer sob carvalhos, hornbeam, faias, abeto. Frutas desde o início do verão até o começo do outono.
Você pode aprender pela tampa de uma cor amarelada, marrom ou marrom-avermelhada. Em espécimes jovens é semicircular, depois - convexo. De diâmetro, alcança de 7 a 20 cm.
O caule é cilíndrico ou tem a forma de um bastão de 6 a 12 cm de comprimento e de 2 a 3 cm de espessura. Borovikov jovem coberto com uma rede. Em toda a superfície amarela, abaixo - vermelho-marrom.
Carne é amarela. Ao cortar, fica azul. O corpo da fruta é perfumado e saboroso.
Por sinais exteriores, o boleto de solteira é semelhante ao meio branco. Você pode distingui-los pelo fato de que o último tem um chapéu amarelo-marrom claro, a parte inferior da perna é quase preta, e o cheiro é específico, lembrando o ácido carbólico. Também este boleto é semelhante ao semi-primer com a única diferença que a última polpa é branca.
Branco
Como é um fungo branco (Boletus edulis latim), provavelmente até um adolescente sabe. É um representante grande e muito saboroso do gênero Borovik, que cresce em florestas decíduas, coníferas e mistas. Forma micorrizas com algumas árvores. Aparece em ondas. Sua frutificação pode ser dividida em vários estágios. Os frutos mais abundantes durante a segunda etapa - em meados de julho. A frutificação termina em outubro. Na culinária, é usado em todos os tipos.
O chapéu está preso a uma perna maciça e alta. Ela cresce até 20 cm de comprimento e até 5 cm de largura.
No pé a forma é cilíndrica, expande-se fortemente à base. Sua cor é branca ou bege claro. O padrão de malha cobre sua parte superior. Geralmente a maior parte da perna está escondida no solo.
A carne não mudar de cor, mas todo o tempo permanece branco em falta ou avaria. Cheira fraco e tem um sabor atraente com uma nota de noz.
Com uma aparência branca, outros sycamores não são tão confusos. Por exemplo, na aparência, é muito semelhante ao carvalho e às aves amarelas.
Cogumelo branco é atribuído propriedades medicinais. Na medicina popular, quer dizer sobre a sua base são utilizados para a cura de queimaduras, a angina, a tuberculose, como evitar a formação de tumores de cancro e para fortalecer o sistema imunitário.
Birch
O vidoeiro Borovik (Latim Boletus betulicola) tem esse nome devido ao fato de formar micorrizas com bétulas. Muitas vezes chega aos catadores de cogumelos da Rússia e da Europa Ocidental. Ela cresce nas bordas e ao longo das estradas. Pode crescer por famílias e sozinho. Frutas do início do verão até meados do outono.
Em espécimes jovens, as tampas têm uma forma semelhante a um travesseiro. Em mais adultos - apartamento. Suas dimensões podem ser de 5 a 15 cm de diâmetro. Sua cor é leve: de branco-ocre a amarelado. Também pode ser praticamente branco. O topo do capô é liso, às vezes enrugado. A parte tubular inferior do mesmo em espécimes jovens é branca, mais tarde, à medida que cresce, adquire uma tonalidade amarela clara.
A perna pode ter um comprimento de 5 a 12 cm, assemelhando-se a um barril em forma - um fundo ampliado de baixo, estreitado até o topo. A cor é branca com um tom ligeiramente castanho. Na zona superior é coberto com uma malha branca.
A carne é branca, depois do intervalo continua a mesma cor. Perfumado, com sabor ligeiramente pronunciado.
Burroughs
Os empréstimos de Burroughs (lat.Boletus barrowsii) forma micorrizas com coníferas e vive mais nas florestas da América do Norte. Geralmente cresce aleatoriamente, em pequenos ou grandes grupos durante todo o verão.
Tem um capuz carnudo com cerca de 7 a 25 cm de diâmetro. Em espécimes jovens é arredondado, em espécimes mais velhos é chato. Sua cor pode ser diferente - branca, amarelada, cinza. A camada tubular inferior é branca, ficando ligeiramente mais escura e adquirindo um tom amarelado ou esverdeado.
A perna é muito alta, cresce 10-25 cm de altura, 2-4 cm de largura, a cor é esbranquiçada. A forma é clavada. Todo o comprimento da perna é decorado com uma rede esbranquiçada.
A carne do lutador de Burroughs é densa. Tem um rico cheiro de cogumelos. Para provar é doce. Sua cor permanece branca mesmo quando cortando ou quebrando.
O valor nutricional deste fungo é um pouco menor comparado, por exemplo, com uma espécie branca - está listado na segunda categoria. É dado para secar, cozinhar, fritar, conservar. Geralmente usado para sopas, molhos, guarnições.
Amarelo
O boleto amarelo (Boletus junquilleus latim) cresce em florestas de carvalho e faias no território da Europa Ocidental e algumas regiões da Rússia.Frutifica do meio do verão ao meio do outono.
O chapéu não é tão grande quanto o de outros representantes do gênero Borovikov - cresce de 4 a 16 cm, muito raramente há espécimes com uma tampa de 20 centímetros. Tal como acontece com todos os borovics, ao longo do tempo, ele muda de forma - a princípio é convexo e gradualmente se transforma em um plano. Como você pode ver no título, ele é pintado de amarelo. A parte superior da tampa geralmente é lisa, mas pode estar enrugada. A parte inferior, onde os tubos estão localizados, também é amarela. Se for espremido, os tubos ficarão azuis.
Perna de comprimento médio - 4-12 cm, tuberosa. Tingido de amarelo. Ao contrário da maioria dos cogumelos, não é coberto com uma rede. Às vezes, está coberto de escamas ou cor marrom granulada.
A polpa é densa em consistência. Praticamente não tem cheiro. A cor é amarela. Ao cortar, muda de cor para azul.
O boleto amarelo é considerado a segunda categoria de cogumelos permitidos para consumo. A principal aplicação foi encontrada em espécies frescas, marinadas e secas.
Royal
A região de crescimento do javali real (lat.Boletus regius) está limitado à Rússia. Ela cresce em florestas caducifólias, principalmente em faia, em solos calcários e arenosas. Frutas desde o início do verão até o começo do outono.
O cogumelo é muito atraente na aparência. Ele tem um brilhante rosa, boné rosa-roxo ou vermelho, que atinge o diâmetro de 6-15 cm. Sua superfície é lisa, ocasionalmente, pontilhada com rachaduras brancos. Em jovens cogumelos é convexo, então torna-se gradualmente uma almofada-like e plana. Os antigos representantes desta espécie têm um dente no centro da tampa. Condutas na camada inferior tonalidade esverdeada ou amarelada.
A perna cresce a 15 cm de altura. A espessura pode ser de 6 cm. Coloridas em castanho amarelado. Sua parte superior é coberta com uma malha amarela.
A carne da ave real é amarela. Se você cortar, fica azul. Tem um bom aroma e sabor. A consistência é densa.
Esta espécie é valiosa. Na culinária, é usado fresco e enlatado.
Porosporico
Boletus porosporus (lat. Boletus porosporus) também é considerado muitas vezes para Mokhovikov idade. Seu habitat favorito é florestas de tipos decíduos e mistos. Lá eles aparecem desde o começo do verão até o começo do outono.
Seu chapéu cresce até 8 cm de diâmetro. Na aparência é semelhante a um travesseiro ou um hemisfério. Sua superfície é coberta por microtrincas brancas. Sua cor é escura ou cinza-marrom. Do fundo é amarelo rico. Quando apertar os tubos ficam azuis.
Perna de comprimento médio, de cor cinza-acastanhada. A base tem uma cor particularmente rica.
Polpa de espécies porpoex brancas. Sua estrutura é carnuda. Delicioso, com um aroma frutado. Em várias fontes, este cogumelo é considerado condicionalmente comestível.
Fehtner
Butyriboletus fechtneri (Boletus fechtneri) cresce no território da Rússia, o Extremo Oriente e no Cáucaso. Pode ser encontrada em florestas de folhas largas desde o começo do verão até o começo do outono.
Tem um chapéu tamanhos hemisféricas a partir de 5 a 15 cm de diâmetro. Sua superfície é branca prateada. A camada tubular inferior é amarela. A casca é lisa, e em dias de chuva torna-se mucosa.
Leg nesta espécie é tuberosa. A altura consegue 4-16 cm, largura - 2-6 cm. A sua superfície pinta-se de amarelo, a base - no marrom. Na maioria das vezes coberto com um padrão de malha, mas pode não ser.
A carne deste fungo é bastante carnuda e elástica. Praticamente inodoro. Está pintado de branco. Quando quebrar, torna-se um tom azulado.
De acordo com o gosto, este boleto é classificado na terceira categoria. É usado fresco, salgado, em conserva.