Bonsai: tecnologia de cultivar uma árvore em miniatura

Pin
Send
Share
Send

O significado principal da palavra "bonsai" em japonês soa como "o que é cultivado em uma bandeja (prato)" ou como "uma planta em uma travessa ou bandeja". Nas realidades modernas, a palavra "bonsai" significa uma árvore em miniatura, uma cópia exata de uma árvore ou planta comum. No artigo, você descobrirá o que é a árvore bonsai japonesa e como cultivá-la a partir de sementes em casa.

  • A arte do bonsai
  • Todas as plantas são adequadas para o cultivo?
    • Folha
    • Fruta
    • Coníferas
  • Características da seleção de sementes
  • Solo adequado
  • Regras básicas de pouso
  • Como retardar o crescimento de uma árvore
  • Cuidado adequado
  • Possíveis dificuldades no crescimento

A arte do bonsai

Normalmente, quando as pessoas ouvem sobre o bonsai, elas pensam imediatamente no Japão. Isso é apenas as raízes desta arte vai para a herança cultural de um país completamente diferente - a China.

Voce sabe Na cultura chinesa, essa arte foi chamada de "penzai" e surgiu por volta de 231 aC.
Historicamente, descobriu-se que os japoneses foram introduzidos à arte de trabalhar com árvores em miniatura monges budistas que passaram a vida inteira vagando. Para eles, essa arte fazia parte de uma tradição religiosa.Eles o chamavam poeticamente - "O caminho para o céu, coberto de vegetação."

Nova arte se espalhou pelo Japão na velocidade de um incêndio florestal. sistema de cânones, regras decoração, o aparecimento de plantas, a sua compatibilidade com outros elementos decorativos - tudo isso foi desenvolvido pelos japoneses. Eles identificaram e aperfeiçoou os estilos, o que eventualmente formaram a base de bonsai moderno, clássico. Os mais famosos são o batedor, a árvore no palco rocha, árvore caligráfico, torcer o tronco, o tronco, bambu, pedras e muitos outros.

O número de estilos de bonsai chega a mais de trinta. Em primeiro lugar, devemos considerar os estilos clássicos, que são a base da arte. Eles se concentram principalmente no componente externo, de modo a aproximar as miniaturas de suas contrapartes naturais. O que é um bonsai, é melhor entendida nesta foto.

Em casa, você também pode cultivar árvores frutíferas exóticas como limão, tangerina, pepino, cidra e calamondina.

Tukkan refere-se a estilos verticais formais. Esses recursos incluem um tronco reto: largura na base e afinando em direção ao topo.O estilo se encaixa na maioria dos tipos e tipos de árvores, porque é clássico. Tokkan é um símbolo de uma força vital invencível e orgulhosa da solidão.

Mojigs também se refere aos representantes da forma vertical. É muito popular entre a maioria dos jardineiros envolvidos em bonsai. Um interesse tão extenso se deve ao fato de que a estrutura de estilo não está limitada a regras ou a certos cânones. A forma dos ramos não é regulada por um design claro. A única condição é a ponta, que deve crescer perpendicular ao solo. Por via de regra, tal bonsai tem a forma da letra S. Em cada curva nova há muitas ramificações. O estilo é um símbolo de simplicidade sutil, resistência inflexível a várias circunstâncias e também um símbolo de liberdade.

Syakan refere-se a um estilo inclinado. Sua diferença é que as árvores crescem em um ângulo para o chão. Este estilo é uma boa solução para muitas espécies. É um símbolo da oposição ao vento ou a atração da árvore para o sol, quando cresce à sombra.

Voce sabe Com bom atendimento bonsai pode crescer durante séculos, permanecendo o mesmo minúsculo.
Sokan O nome do estilo da língua japonesa é traduzido literalmente como "tronco bifurcado". Já a partir de um nome, fica claro o que é. Isso é feito para exibir um fenômeno semelhante na natureza. Então dois troncos crescem de uma raiz. Dado que um dos ramos é muito mais poderoso e mais espesso do que o segundo, para ilustrar o mesmo em miniaturas, basta usar o tronco e o ramo inferior como um segundo tronco. Não há cânones especiais de aparência, então a árvore pode crescer em qualquer ângulo e ser expressa em qualquer raça que seja conveniente para você. O estilo simboliza a continuidade das tradições de geração para geração. Entre os jardineiros, também é chamado de "gêmeos" ou "filho com pai".

Kengai refere-se a estilos em cascata. Sua peculiaridade é expressa na criação da ilusão de uma árvore que cresce em um precipício precipitado e luta com todas as suas forças para as circunstâncias, ajustando-se às condições. Para fazer isso, escolha rochas flexíveis, cujo tronco se dobra bem e é facilmente formado. Você pode escolher entre um cotoneaster, pinho, piracant ou zimbro. É um símbolo muito simples, demonstrando a plasticidade das plantas sob diferentes condições

Bundzigs é um representante de estilos antigos que são incrivelmente complexos. Externamente, esse anão se parece com isso: é desprovido dos ramos inferiores e o próprio tronco longo curvo termina no ápice da coroa. Suas ramificações se formam na forma de um signo caligráfico. Simboliza a elevação aérea na tradição do Japão. Para miniaturas desse formato, árvores coníferas e árvores de folhas largas são usadas.

Todas as plantas são adequadas para o cultivo?

Jardineiros com experiência encontram maneiras de se adaptar e crescer com sucesso várias plantas na sala. Portanto, eles, por um sentimento de excitação e interesse, cultivam bonsai a partir de pequenas sementes. Os entusiastas nem sequer intimidam que este seja um processo longo e meticuloso. É melhor para os iniciantes fazer cópias prontas e simplesmente manter sua aparência. Isto é devido ao fato de que nem todo mundo sabe como cultivar uma árvore bonsai a partir de uma semente. No entanto, antes e depois dos outros, surge a questão de escolher uma planta.

Em casa, você pode crescer delicioso, incrível árvore em miniatura bonito, que será uma cópia exata de murta, microcarpa ficus, Fir, Acacia dealbata (mimosa), hibisco, gardênia, Ficus benjamina, Cycas e azaléias crescendo em condições naturais.

Folha

No caso das árvores frondosas, os jardineiros preferem a faia, o choupo, o salgueiro, o vidoeiro, o bordo do olmo, o carvalho, o freixo e, por vezes, o ficus.

Fruta

Se você quiser cultivar bonsai usando árvores frutíferas, então, neste caso, uma ameixa, maçã ou espinheiro é adequado.

Coníferas

Entre as árvores coníferas, você encontrará uma variedade decente. Por via de regra, fir coreano, zimbro chinês, cedro de Himalayan, cryptomery japonês, pinheiro comum ou preto são escolhidos deles. Também populares são os thuja dobrados, o lariço japonês e europeu.

Características da seleção de sementes

Ao escolher sementes, existem algumas características. Primeiro de tudo as sementes devem ser frescas, não mais de dois anos. Idealmente, se eles tiverem cerca de um ano de idade. Em segundo lugar, as sementes devem ter o nível de germinação. Em casa, você pode facilmente criar condições naturais de envelhecimento. Para fazer isso, você precisa congelar as sementes na geladeira no inverno. Então, com o primeiro aquecimento, as sementes devem ser imersas em água morna e mantidas por seis horas. Em seguida, eles são removidos em um saco e armazenados por três dias em temperatura ambiente.

Solo adequado

Para crescer adequadamente bonsai usar um primer especial - um pesado, capaz de reter substrato de umidade. O solo é dividido em pequenas frações de apenas 5 mm. Este solo passa perfeitamente pelo ar e contém em si uma enorme quantidade de nutrientes, tão necessários para o crescimento da árvore. Este substrato é chamado academia. Isso é apenas em sua forma pura, é usado extremamente raramente.

Por via de regra, na sua base cria uma mistura à qual acrescentam a areia, o barro e o humo. Coloque o solo em pequenos recipientes de cerâmica com um diâmetro grande. Esta forma é adequada para o cultivo de plantas em miniatura. Isso se deve ao fato de as raízes localizadas do lado de fora se sentirem bem no espaço aberto e absorverem facilmente os minerais do ar.

Regras básicas de pouso

Depois de três dias de "descanso" para o quarto, as sementes vão inchar. Isto irá provar a sua viabilidade e prontidão para o plantio. Cópias vazias devem ser selecionadas e descartadas.

As sementes germinadas devem ser colocadas em vasos especiais. Eles devem ser preenchidos da seguinte maneira:

  • mistura de areia e húmus na proporção de 1: 2;
  • 1 cm de acadam.
Outros 3 cm para o topo devem ser deixados vazios.Em seguida, pressione o chão com um pequeno pedaço de madeira ou seixo. Nele é necessário pôr duas ou três sementes e adormecer com uma pequena quantidade de areia. No futuro, você só precisa de água.

Importante! Antes do plantio, o substrato resultante deve ser tratado com um fungicida.

Depois de todos os procedimentos, as mudas são cobertas com um filme, criando assim um efeito estufa. A temperatura do ar ideal é de cerca de 15 ° C.

Como retardar o crescimento de uma árvore

Formar o bonsai começa no segundo ou terceiro ano a partir do momento do plantio (veja as circunstâncias).

No entanto, a questão surge aqui - como retardar o processo de crescimento de uma nova árvore.

Primeiro de tudo, a planta precisa ser transplantada em uma tigela e cortar as raízes que crescem em linha reta. Na prioridade estão as raízes horizontais. Juntamente com as raízes diretas, os doentes e os fracos também são cortados. Mais tarde, durante o próximo transplante, será necessário novamente cortar as raízes.

Outra opção pode ser um transplante no solo, pouco saturado com nutrientes. A composição desse solo é bastante monótona: turfa, limo e folhas. Muitas vezes, são adicionadas grandes areias ou pedrinhas.Dado que tal substrato fornece os requisitos mínimos da planta, contribui significativamente para retardar o crescimento.

Você também pode puxar o fio do barril para retardar e engrossar. Eles não envolvem todo o comprimento, mas apenas uma determinada área. Então, quando começar a interferir no desenvolvimento da sua planta, ela poderá ser removida e enfaixada em outro site. Esta técnica pode ser usada para formar ramos laterais. Nesse caso, o fio age como um fixador.

Além disso, como opção, Você pode reduzir o fluxo de sucos. Para fazer isso, você precisa cortar a madeira de tempos em tempos em lugares diferentes. Para curar e apertar suas feridas, a planta preencherá os cortes com suco. Como bônus, belos ressaltos podem aparecer na casca.

O último método não é adequado para todos. Consiste em ramos de poda. Pela primeira vez, deve ser feito logo após o aparecimento dos rins no início da primavera. Corte no nível de duas saídas do próprio tronco. Os ramos que impedem uns aos outros também são removidos. No período de aparagem, não deve haver flores na árvore. Caso contrário, transfira o procedimento para o final da floração.

Importante! Apenas usando qualquer uma dessas técnicas, você pode conseguir uma certa miniatura,que é inerente a esta arte.
Quando as sementes já estão plantadas e as primeiras brotações aparecem, elas precisam ser cuidadosamente cuidadas.

Cuidado adequado

Bonsai é uma árvore que precisa no cuidado e no cultivo adequado. Primeiro de tudo, você precisa se certificar de que o solo está molhado o tempo todo. Outra condição é a boa circulação de ar no solo. Você pode fornecer isso de duas maneiras: de vez em quando para abrir o filme ou fazer buracos nele. Assim que as primeiras folhas aparecem, mudas jovens são imediatamente abertas. Então você precisa continuar a cuidar dele até que o número de folhas aumente para quatro. Quando atingem essa marca, as mudas podem ser transplantadas com segurança em um vaso de cerâmica.

O próximo passo é cortar a raiz principal - ela deixa apenas um terço. O curativo superior deve ser feito regularmente. A primeira vez que o procedimento é realizado um mês e meio após o picking. Então você precisa se alimentar semanalmente. Na fase inicial, um fertilizante com baixo teor de nitrogênio é usado para isso. Posteriormente, sua porcentagem é aumentada. Mais perto do início do inverno, eles geralmente passam a se alimentar, o que é mais equilibrado.

Importante! Se a planta não estiver bem, sua alimentação deve ser interrompida.
Outro ponto importante no cuidado de um bonsai é iluminação. Para satisfazer sua necessidade, você precisa manter as persianas ou cortinas constantemente abertas. Isso é apenas isso pode não ser suficiente. Para aumentar a quantidade de luz, use uma lâmpada de halogênio ou fluorescente. Em nenhum caso, não use uma lâmpada fluorescente para esse propósito. Coloque a lâmpada em cerca de meio metro.

A luz solar direta é prejudicial à planta. Também é necessário protegê-lo de radiadores, correntes de ar. Excesso de calor ou rajadas de ar podem afetá-lo negativamente. Se você aderir a essas regras, problemas e dificuldades devem surgir.

Possíveis dificuldades no crescimento

Bonsai requer grandes esforços e trabalho duro. Aqueles que primeiro encontram esta planta, pode haver algumas dificuldades. O primeiro problema é a desidratação. A princípio, é difícil ajustar a quantidade de água de que sua árvore precisa, mas se as folhas de repente ficarem amarelas e começarem a cair, despeje-a de cima como de costume e coloque-a por dez minutos em um pequeno recipiente de água. A própria planta preencherá a escassez.

Pode haver um efeito inverso. Com este problema, o solo está saturado de umidade e fica coberto de musgo. Neste caso, basta transferi-lo para outro solo e regar com mais moderação. Se você encontrar raízes mortas durante o transplante, certifique-se de cortá-las.

Às vezes, surge o seguinte problema: por alguma razão, a árvore não absorve água e permanece na superfície do solo. Isso pode acontecer se você pegou o substrato incorretamente ou se as pragas foram introduzidas nele. Primeiro de tudo você precisa tirar a planta e mudar o solo. Tenha cuidado: você não deve perturbar as raízes! Se houver um substrato nas raízes, tudo está em ordem, é melhor do que quebrar alguma coisa. Em seguida, coloque o bonsai em uma tigela de água, que foi tratada com um inseticida. Após estas medidas, ele deve ir sobre a alteração. Bonsai - arte muito complexa, mas necessariamente se pagará por sua beleza. Mais importante - aderir às regras de atendimento.

Assista ao vídeo: Pé de acerola crescendo em miniatura com a tecnologia plasmática!

Pin
Send
Share
Send