Mais uma vez, para certificar sementes na Ucrânia após este procedimento foi encerrado devido à reorganização do sistema de registro estadual de plantação, começará antes do início de março. Isto foi afirmado pelo ministro da Política Agrária e Alimentos Taras Kutovoy. "Essas duas semanas são uma fase de transição ... Houve uma pressão por parte das empresas de sementes e agricultores relacionados a essa transição, mas acredito que já estamos removendo-a", disse ele. Taras Kutovoy acrescentou que, devido ao fato de que a situação se tornará estável no futuro previsível, nada será ameaçado na condução bem sucedida do negócio de campo de primavera na Ucrânia. "Acredito que com a campanha de semeadura tudo ficará bem".
Representantes de associações fundiárias informaram anteriormente que, após a liquidação da Inspeção Estadual de Agricultura no âmbito da desregulamentação do ramo, as funções de certificação de sementes foram transferidas para o ministério de perfil. A Minagroprod, por sua vez, iniciou a criação da empresa municipal "Centro Estadual de Certificação e Exame de Produtos Agrícolas". No entanto, os laboratórios subordinados e os ramos territoriais deste empreendimento ainda não foram estabelecidos.Portanto, certificação de sementes não é realizada na Ucrânia. Foi relatado que a certificação de sementes na Ucrânia é quase bloqueado devido à eliminação de Derzhsilgospinspektsii dentro de reforma das autoridades reguladoras. Esta reforma de antecipar a criação do Serviço Estadual de Segurança Alimentar e Defesa do Consumidor (Derzhprodspozhivsluzhby) com base em vários departamentos, incluindo Derzhsilgospinspektsii.
Alguns representantes das associações de terra relevantes, note que devido ao atraso na certificação de sementes, os agricultores não têm uma enorme falta de culturas de sementes, como girassol, milho, soja e assim por diante. D.