O milho é uma das plantas mais comuns que são cultivadas na agricultura nos cinco continentes. Além disso, esta cultura - um dos mais antigos e usados para comida. Por exemplo, um cidadão mexicano médio come cerca de 90 kg por ano e um residente dos EUA - 73 kg. Mais, como este produto é chamado em muitos países, é consumido não só pelas pessoas, mas também é alimentado ao gado. Contém uma grande quantidade de amido e vários nutrientes e nutrientes. Considere maneiras de colher milho para grãos e silagem, cada uma com suas próprias nuances.
- O impacto do timing na qualidade e quantidade
- Quando limpar milho
- Para o grão
- No silo
- Condições de armazenamento
O impacto do timing na qualidade e quantidade
A qualidade e os volumes de milho colhido para grãos ou silagem serão afetados pelo tempo de colheita e pela técnica utilizada para isso. É destes fatores dependerá de tais parâmetros como:
- volumes de perdas de grãos;
- número de grãos danificados;
- umidade das peças de trabalho.
Existem recomendações desenvolvidas sobre o momento ideal e a duração da colheita do milho, cuja conformidade pode reduzir significativamente as perdas (elas não excederão 2-2,5%) e obter produtos de alta qualidade. Perdas particularmente significativas serão causadas pelo congelamento de cereais e pelo aumento simultâneo da umidade do ar. O grão recolhe umidade, as espigas se tornam pesadas e, consequentemente, o caule da planta se dobra. Como resultado, temos plantas espalhadas ou espigas caídas, que são problemáticas para serem removidas. E o próprio produto estraga, ficando infectado em condições tão favoráveis por doenças.
Desta forma, se o momento da colheita for tardio, a perda de grãos aumentará três a quatro vezes. Além disso, haverá um grande número de impurezas, grãos estragados. Esse material não será mais adequado para pouso e sua comercialização será muito menor. Uma condição importante para a colheita de uma cultura de qualidade é uma técnica devidamente ajustada. Primeiro de tudo, é necessário ajustar corretamente a altura do corte das hastes - é necessário que seja ajustado a um nível de 10-15 cm do solo.Esta configuração evitará espalhar a praga da traça do milho.
Os agricultores têm de remover as culturas, de recorrer ao uso de ceifeiras debulhadoras (todos os tipos) que são mecanismo de debulha tangencial ou axial.
O milho é colhido de duas maneiras:
- espigas cortadas (com ou sem limpeza);
- debulha de grão.
Na espiga, colheitas de grãos são colhidas para alimentos e sementes, em grãos para forragem.
silagem de planta colhida ceifeiras de forragem, que separa e mói os caules e imerge-los no veículo.
Quando limpar milho
O tempo e a duração da colheita desta planta de grãos, o processo de colheita e o maquinário usado serão diferentes, dependendo de se é para grão ou silagem.
Para o grão
Com este método de colheita, os principais objetivos são o mínimo possível de perder e danificar o material dos grãos, além de coletar milho com maior percentual de peso seco. Você pode fornecer isso com:
- limpeza oportuna;
- plantio de híbridos resistentes ao alojamento;
- aplicação de equipamentos de qualidade e devidamente ajustados.
O tempo de limpeza não deve ser superior a duas semanas. Portanto, a fim de evitar escassez, como regra, os híbridos são semeados, que têm diferentes períodos de maturação.
- altura de corte - 10-15 cm;
- coleção completa de espigas sem tratamento - 96,5%;
- espigas quebradas - não mais do que 2%;
- o nível de limpeza de espigas - 95%;
- nível de limpeza de grãos - 97%;
- perda de grãos por trás da colheitadeira - 0,7%;
- não terminado - 1,2%;
- esmagamento - 2,5%;
- a presença de grãos no silo - 0,8%.
No silo
A colheita de silos também depende da medida em que os grãos foram amadurecidos. O maior valor nutricional e valor será de massa verde, chanfrada, quando as sementes de milho atingiu um grau de maturidade e a cera no final da fase de leite-cera. A umidade das folhas neste momento será no nível de 65-70% (grãos - 35-55%), eles terão uma acidez moderada e um conteúdo suficiente de açúcares.O grão neste período acumulará a quantidade máxima de amido. Com uma colheita anterior no silo, haverá significativamente menos nutrientes. Com a ceifa tardia, a massa da silagem ficará dura e seca. E se o teor de matéria seca na massa verde for superior a 30%, a silagem será mal digerida pelo gado. Enquanto, por exemplo, no estágio de maturação da cera, a massa verde será capaz de fornecer energia para o gado em 20% e não afetará a produtividade da magreza do leite.
Requisitos agrotécnicos para a colheita de silos:
- altura de corte - 10 cm;
- perda de massa verde por trás da colheitadeira - 1,5%;
- o número de partículas do comprimento desejado é de 70%.
Condições de armazenamento
Existem dois métodos de armazenar milho:
- na espiga;
- no grão.
Antes de colocar as espigas para armazenamento, elas devem ser cuidadosamente classificadas, as folhas removidas e secas para um teor de umidade de 13-14%.
Grãos para armazenamento são despejados em recipientes de plástico, caixas de papelão ou sacos de tecido. Quando ensacado, é importante garantir que eles não fiquem saturados com umidade, caso contrário, as sementes perderão sua capacidade de germinar. Milho, desta forma, é armazenado em salas sem aquecimento. Prazo de validade é de dois anos. Seu teor de umidade não deve ser superior a 13%.
Você também pode armazenar os grãos em forma enlatada, porque neste caso eles não perdem suas propriedades úteis e valor nutricional. Desta forma, você pode armazenar grãos com um teor de umidade de 30%.
No freezer, as espigas são colocadas após o pré-tratamento - por dois ou três minutos elas são mergulhadas alternadamente em gelo e água quente fervida. Então eles são bem secos e embrulhados com filme de comida. Portanto, o milho contém a maior quantidade de nutrientes e nutrientes e pode ser armazenado durante todo o período de inverno.
O milho é um produto importante na nutrição humana e animal. Para obter alimentos e rações nutritivas e de alta qualidade, é necessário colher essa cultura de grãos no momento sugerido e não ir além das molduras de colheita recomendadas a longo prazo.