rosea Rhodiola, mais vulgarmente conhecido como "raiz dourado" é uma erva medicinal para as suas propriedades terapêuticas semelhantes ao ginseng. Formulações feitas com base da planta tornou-se grande avanço na prática médica e tem um largo espectro de ação terapêutica.
- Descrição
- Composição quimica da planta
- Propriedades úteis
- Como usar Rhodiola rosea
- Infusão
- Tintura
- Caldo
- Chá (coleção)
- Danos e contra-indicações
- Preparação de matérias primas medicinais
Descrição
Rhodiola rosea é uma planta herbácea perene da família Tolstyan. Há uma opinião que recebeu o segundo nome "raiz de ouro" devido à cor excepcional do rizoma: bronze com madrepérola. Ervas medicinais estão listadas no Livro Vermelho da Federação Russa, a área de distribuição é um país com um clima temperado e frio. A lista inclui a Inglaterra e a Irlanda, a América do Norte, as terras altas de Altai, os Pirineus e os Alpes, os Cárpatos, na Rússia: os Urais e o Ártico, a Sibéria, o Extremo Oriente e a Yakutia.
A planta - suculenta, dióica, cresce até 40 cm de altura. Tem uma raiz poderosa central com vários ramos finos.As hastes são geralmente um pouco grossas e fortes. Eles têm folhas carnudas, regulares, sésseis. A forma das folhas pode ser oblonga como uma elipse, apontada na forma de um triângulo. A placa foliar ao longo da borda é lisa ou com pequenos dentículos.
Em junho e julho, a rhodiola floresce com inflorescências exuberantes da tireóide com numerosas flores amarelas. Flores pequenas têm quatro a cinco pétalas.
Mais perto de agosto amadurecem frutas - multi-folhas de cor vermelha.
Composição quimica da planta
As partes da raiz de ouro (subterrânea e aérea) contêm:
- Ácidos orgânicos: oxálico, málico, âmbar, limão.
- Microelementos: manganês, prata, zinco, cobre, fósforo, ferro, magnésio, cromo.
- Compostos aromáticos: rosavina, álcool de canela.
- Carboidratos: frutose, sacarose, glicose.
- Óleo essencial (aldeo cinico, cool feniletico, acetato de geranilo e outros componentes).
- Esteróides
- Taninos
- Alcalóides
- Ácidos fenolcarboxílicos: gálico e café.
- Flavonóides
- Cumarinas
Propriedades úteis
Através de numerosos estudos e experimentos conduzidos em laboratórios de animais em países estrangeiros e na CEI, foram tiradas conclusões de que a raiz de ouro tem as seguintes propriedades:
- tônico;
- calmante;
- antibacteriano;
- anti-câncer;
- estimulante;
- antipirético;
- antialérgico;
- cicatrização de feridas;
- restaurador;
- rejuvenescedor.
Rhodiola rósea é capaz de normalizar a elasticidade da parede aumento de pressão e permeabilidade de vasos sanguíneos, reduzem a dor da enxaqueca.
Componentes da planta tem efeito antibacteriano em bactérias Staphylococcus aureus, gonorreia varinha elimina a formação de células cancerosas.
extrato de Rhodiola rosea é utilizada de forma eficaz para livre do abuso de álcool, tabagismo e narcóticos (opióides) vício.
- neurastenia, histeria, esquizofrenia;
- fadiga crônica;
- distonia vegetativa-vascular;
- impotência e outras anormalidades no trabalho dos órgãos reprodutivos;
- hipotensão;
- doenças infecciosas;
- alergia;
- dano por radiação;
- no período de reabilitação após fraturas;
- super-resfriamento e superaquecimento;
- tuberculose dos pulmões;
- doenças dermatológicas;
- câncer de próstata;
- problemas de visão e audição;
- ovário policístico;
- mastopatia;
- menopausa precoce e muitos outros.
Como usar Rhodiola rosea
Rhodiola rosea é usado na medicina popular na forma de caldos, infusões, loções e compressas externamente. Suco de plantas tratar a inflamação das gengivas, conjuntivite, abscessos e furúnculos, purifica as feridas. Os caldos são usados para enxaguar com doenças da garganta.
Infusão
A infusão é usada com um resfriado. Para prepará-lo tomar 15 g de raiz seca, despeje 300 ml de água fervente, deixe por quatro horas, bem embrulhado. Tome infusão por meia hora antes das refeições, três vezes ao dia por meia xícara.
Tintura
Rhodiola rosea na forma de uma tintura ajuda com hipotensão. Para a tintura você precisa tomar 50 g de raízes esmagadas, despeje dois copos de vodka e insistir, periodicamente agitando a capacidade, duas semanas em um lugar escuro.Primeiro, beba 5 gotas três vezes ao dia, meia hora antes de comer, depois aumente gradualmente a dose para 10 gotas.
Caldo
Caldos ajuda no tratamento de doenças do sistema cardíaco, fortalecer os vasos, aumentar a elasticidade de suas paredes. O uso de decocções ajuda com doenças da glândula tireóide, anemia e açúcar elevado no sangue. Enxaguar com uma decocção alivia a dor de dente e esfregar a pele do rosto com inflamação e irritação.
Para preparar um litro de água fervente, coloque o chá não uma colher cheia da raiz esmagada, deixe ferver por 10 minutos. Em seguida, deixe repousar por uma hora, após o filtro. Em um dia você pode beber até dois copos, como chá.
Chá (coleção)
Coleção de chá, reforço da imunidade:
- 20 g de raiz de rhodiola;
- 15 g de fruto de espinheiro, raiz zamaniha e quadris;
- 15 g de folhas de urtiga;
- 10 g de erva de São João.
Danos e contra-indicações
A raiz de rhodiola é rosa, apesar de suas propriedades medicinais, tem e Contra-indicações:
- superexcitação nervosa;
- hipertensão;
- alta temperatura;
- gravidez e lactação.
Preparação de matérias primas medicinais
Como matéria-prima para medicamentos, as raízes da planta são usadas. Colhe-os em agosto, cavando suavemente para fora do chão. Rhizoma purificado, e, em seguida, lavou-se livre de aderir as partículas do solo é removido e o tampão acastanhado parte podre. A raiz é cortada em pedaços de 10 cm de comprimento, cortados ao longo de seu comprimento. Em seguida, a matéria-prima é seca à temperatura de 50-60 ° C, em especial de secagem ou espalhado sobre um papel grosso sob o toldo. As matérias-primas preparadas são colocadas em sacos de papel ou tecido, não são armazenadas por mais de três anos.
Hoje, a raiz de ouro também é bem sucedida em paisagismo, sua aparência decorativa pode decorar qualquer canto do jardim.Cultivá-lo não é difícil, mas os benefícios são duplos ou mesmo triplos: a decoração do local, o medicamento (kit de primeiros socorros pronto) e a preservação de uma planta rara na natureza hoje.