Não há quem não tenha experimentado uma bebida de cerveja. Mas muitas pessoas pensam que o cultivo de lúpulo é caro e impraticável em pequenas áreas. Mas se você quiser, essa liana é fácil de cultivar em casa, tanto para fins medicinais quanto médicos. Vamos ver como plantar lúpulo no país.
- Descrição de plantas perenes
- Escolhendo um lugar para crescer
- Iluminação
- Solo
- Plantio correto de lúpulo
- Cuidado da planta
- Rega
- Adubação adicional
- Remoção de ervas daninhas e cuidados com o solo
- Suporte
- Como crescer o lúpulo
- Sementes
- Métodos vegetativos
- Um pouco sobre as propriedades benéficas
Descrição de plantas perenes
O lúpulo pertence à família de Konoplevs. Sua inflorescência lembra pequenos cones de abeto, mas apenas verdes. De fato, o fruto do lúpulo é uma noz. Em um período em que a perene não floresce, parece uvas.
Seus galhos também se enrolam e as folhas são divididas em várias partes oblongas, irregulares nas bordas. Às vezes suas folhas são simples, não separadas. O lúpulo pertenceu anteriormente à mesma família da amoreira, isto é, aos Tutovs.
Mas na segunda metade do século XX, durante vários estudos, a perene foi excluída de lá. Na natureza, existem dois tipos de lúpulo.Um deles cresce no Japão e é chamado de lúpulo escalante. Ela é usada apenas no paisagismo como liana, porque é uma planta anual e não forma inflorescências. O segundo tipo é o lúpulo comum, que inclui variedades que são usadas regularmente na produção.
Os lúpulos são comuns - esta é a planta perene da qual a cerveja é normalmente obtida. É essa espécie que forma as inflorescências femininas mais pineais. Nas escalas de "cones" você pode encontrar a substância da lupulina, uma pequena quantidade que causa intoxicação do corpo humano.
Mas, se você tocar no tópico da fermentação, então, durante o processamento do lúpulo, o lupulino se transforma em derivados - lupulon e humulin. Nesta forma, a substância não pode prejudicar a pessoa. A planta também tem inflorescências masculinas na forma de vassouras.
Lúpulos comuns crescem em todos os cantos do globo. No entanto, a terra natal da planta não é conhecida. O lúpulo ordinário tem um poderoso sistema de raízes, localizado na camada superior da Terra (até 1 metro de profundidade). Neste caso, a raiz principal vai para o solo até uma profundidade de 4 metros.
Escolhendo um lugar para crescer
A liana desenvolve-se saudável na penumbra, e o sol escaldante pode enfraquecê-la, e ela estará suscetível a pragas. Muitos dizem que é melhor plantar lúpulo no lado sul do local para proteger dos ventos do norte, mas isso é enganoso.
Iluminação
O site deve estar sob os raios do sol, pelo menos, 5-7 horas diárias. Neste caso, a vegetação do lúpulo passará no horário habitual, e a planta não morrerá de altas temperaturas.
Solo
O cultivo de lúpulo no país prevê a presença de solo não ácido e não alcalino (pH 6,5-7,2). Deve ser drenado e fértil. Solos franco-argilosos e arenosos serão a melhor opção.
Eles têm em estoque substâncias minerais e orgânicas suficientes e são freqüentemente usados para o cultivo de uvas.
Certifique-se de que a água no solo não esteja estagnada.Também não é aconselhável ter água subterrânea, que não deve estar localizada a mais de 2 metros da camada superior do solo.
Plantio correto de lúpulo
Com cuidado adequado e plantio adequado, o lúpulo comum proporcionará uma colheita generosa. Antes de plantar a planta, solte o solo. Isso ajudará o cultivador ou a enxada. Também são adequados ancinhos de jardim para soltar os grandes pedaços remanescentes de terra.
Do local todo o lixo é removido: ervas daninhas, galhos, outras ervas. O processo ocorre duas semanas antes do plantio de lúpulo. Então o solo é fertilizado com composto ou verbasco. Normalmente, metade do fertilizante é aplicado antes de soltar o solo.
O resto é feito três a quatro semanas depois de soltar o local. Os poços para mudas ou mudas são feitos a uma distância de 1 metro um do outro. A profundidade de cada um deles é de 10 cm.Se é um caule, é completamente coberto de terra.
O tempo dos primeiros brotos depende do material usado. Por exemplo, eles têm mudas de 7 a 11 dias e mudas - até duas semanas.
Cuidado da planta
Crescer lúpulo em casa é um processo demorado, influenciado pelos menores detalhes. A planta é suscetível a muitas pragas e doenças.
Portanto, a poda sanitária é realizada: as folhas são removidas da parte aérea (1 metro ao longo dos ramos). Tal poda é realizada após 3-4 meses de crescimento ativo. Após o plantio, você pode se cobrir com turfa.
Rega
Trepadeiras bêbadas são responsivas a rega abundante. É importante fornecer a planta com solo úmido. Tome cuidado para que a água não fique estagnada. É o suficiente para regar uma vez por dia no verão. Após a colheita, a irrigação pode ser realizada com menos frequência.
Adubação adicional
Crescer lúpulo em casa requer que, ao cuidar, forneça suplementação nutricional completa. É realizado como padrão para todas as plantas perenes: no outono e na primavera. Na estação das chuvas - no outono, é importante fazer adubo e composto suficientes, e no início da primavera - para fertilizar o solo com fósforo ou aditivos minerais.
Remoção de ervas daninhas e cuidados com o solo
A remoção de ervas daninhas é realizada de forma organizada devido ao arranjo próximo da maioria das raízes. Normalmente, as ervas daninhas são removidas e a terra se solta um pouco - então ela fica saturada de oxigênio, e os brotos ficam mais fortes. Isso não é frequente, mas quando necessário.
Suporte
Muitos viram como os próprios cones parecem, mas poucos sabem como é a plantação de lúpulo. Desde que a planta não tem uma videira, mas brotos poderosos, o suporte precisa de um forte e alto. Locais, por exemplo, de cultivo em massa são semelhantes aos vinhedos. Mas o fato é que brotos de lúpulo podem atingir 10 metros de comprimento. Portanto, o suporte deve ser forte. Eles fabricam residentes de verão por conta própria.
É possível fazer um apoio no lado sul da sua casa. Para isso, será suficiente abaixar a corda do telhado e fixá-la no chão.
Como crescer o lúpulo
O plantio de lúpulo é um processo demorado, mas os brotos aparecem rapidamente. Existem várias formas de reprodução: por sementes, estacas, mudas. Geralmente plantada em maio, porque o período vegetativo do representante da família Konoplevy dura 120 dias.É importante que durante o período de plantação haja tempo seco e uma temperatura acima de + 10-12 ° C.
Sementes
As sementes de lúpulo são muito pequenas. O peso de 1000 peças é de apenas 4 gramas. O procedimento para semear as sementes é padrão, como para todas as plantas perenes. Só neste caso, normalmente não executam a estratificação de sementes, porque as brotações de fábricas do inverno se retiram.
No entanto, no solo peneirar a quantidade certa de sementes, despeje e cubra bem. Quando novos rebentos começarem a aparecer, abra as mudas e mantenha a temperatura ambiente em + 20-24 ° C. A mudas é feita no início de abril, quando o lúpulo cresce rapidamente. As mudas são rápidas o suficiente para crescer e, no final de maio, já podem ser plantadas.
É interessante que em uma região com clima úmido, as sementes são plantadas diretamente no campo aberto. E os resultados da planta são os mesmos que no cultivo de mudas.
Métodos vegetativos
As formas mais convenientes de plantar lúpulo são com a ajuda de mudas e mudas. Nesse caso, você precisará colocar o material acabado em um terreno pré-preparado. Além disso, a probabilidade de um desenvolvimento normal de uma planta é muito maior.
Afinal, as sementes já foram testadas antes de você e descartadas.Como plantar mudas e mudas, foi descrito acima. Aqueles que cultivam o lúpulo há muitos anos, recomenda-se plantá-lo de maneira vegetativa.
Um pouco sobre as propriedades benéficas
Na medicina popular, como na produção industrial, nessa planta somente rebanhos de lúpulo femininos que usam um grande número de substâncias úteis entram em uso.
A maturação dos frutos também é importante, pois a colheita é realizada no final de agosto e início de setembro. Os "cones" de lúpulo devem ter tons amarelo-esverdeados e ser denso.
Na medicina, o lúpulo é usado com mais frequência em caldos que aliviam o inchaço. Às vezes, infusões desta planta são usadas para aliviar a inflamação dos rins. Recomenda-se a recolha dos frutos ainda não maduros, para que sejam ligeiramente arejados.
Ao costurar travesseiros, você pode adicionar uma pequena quantidade deste material vegetal para dentro, e isso irá ajudá-lo na luta contra a insônia. O lúpulo tem propriedades analgésicas, calmantes e antiinflamatórias e até é usado como laxante.Muitas vezes faz parte dos anticonvulsivantes. Mas a preparação de quaisquer infusões e caldos deve ser feita com cuidado, porque o lúpulo é facilmente inflamado.
Assim, se você quiser plantar uma liana intoxicada em seu local, cuide da disponibilidade de solo adequado e de um local para montar o suporte. Lúpulo - uma planta que gosta de umidade, e o período de vegetação cai apenas em um verão quente. Regue todos os dias. a tempo de recolher uma colheita decente.