Quando você ouvir o som de antigos romances russos sobre "um par de baía, puxou o amanhecer", de repente você se pega pensando, e, geralmente, cavalo de baía - é o que?
Para aqueles que também estão interessados em saber tudo sobre este cavalos muito comuns terno vai dizer sobre isso em detalhes.
- Origem do nome do naipe
- Características distintivas
- Variedades de roupas de banho
- Luz-baía
- Baia escura
- Cerejeira (vermelho)
- Deer-bay
- Castanha
- Caracal
- Podlaska
- Dourado
Origem do nome do naipe
Com a origem do nome dos cavalos da baía, não há certeza clara. By the way, a própria palavra "cavalo", de acordo com a versão mais comum, não é originalmente russo.
Em nossa língua, muito é emprestado dos dialetos turcos, e isso se deve não apenas à longa dominação mongol-tártara, um grande número de turkismos tem raízes muito mais antigas.
A palavra "cavalo" é geralmente associada ao "cavalo" turco (às vezes com a adição de "a" no começo), que os turcos chamavam de garanhões castrados. De Turkic vieram os nomes de algumas cores de cavalos, em particular, kaurai, savrasaya, chalaya e balan.
Mas aqui com os trajes da baía tudo é mais difícil. Na língua russa antiga, havia um verbo "opressivo", "znegat". Essa palavra significava o processo de inflamar, inflando o fogo.
Se olharmos para o cavalo baio "clássico" (pelo menos na foto) - lã escura cor de chocolate brincando ao sol, pernas pretas abaixo do joelho, a mesma cauda e juba - então surge uma associação com algo assado no fogo. No entanto, curiosamente, o copo da palavra "bay" está associada com línguas europeias, no entanto, com as palavras, normalmente significa algo frito ou queimado, em particular, "nidor" em latim significa crianças, fumaça, vapores; a palavra "knissa" era usada pelos gregos antigos em relação ao cheiro de fritura, queimado, mas o checo "snědý" significa moreno.
Em geral, não há certeza clara em qual idioma a palavra "bay" é nativa, e em que - introduzida, mas parece que originalmente significava algo relacionado a brindar em chamas.
Características distintivas
Por muitos séculos, os cavalos se adequar a classificar-se em quatro grandes grupos - vermelho, baía, corvos e cinza, todos os outros variação - chamados otmastki e podmastki.
No entanto, recentemente, houve tendências para reduzir a classificação para três (removendo o cinza) e até mesmo para dois (removendo o cinza e a baía).
De qualquer forma, um cavalo é chamado de baía, em que:
- a cor do corpo principal, cabeça, pescoço e parte superior da perna (joelho) é uma rica marrom tons diferentes, mas tem um grande número de cabelo preto (daí - associação com pão chamuscado ou carne);
- pernas (do joelho), a cauda, a crina e ouvidos para afiação preta monocromática (áreas escuras podem também estar na face);
- os olhos são castanhos;
- a pele sob o pêlo é cinza.
Bay cor é muito comum e um favorito entre os fãs destes animais nobres, bem como atletas.
Variedades de roupas de banho
O padrão descrito acima que permite definir um cavalo como uma baía. No entanto, dentro do traje há uma abundância de cores e variações, e às vezes não tão parecido com a "fonte", que só um especialista pode identificar corretamente a cor.
Luz-baía
azeda luz, como pode ser percebido, tem uma cor de fundo da castanho claro ou gengibre (tijolo) matiz, enquanto na parte de trás que é mais escura do que na barriga (por vezes uma banda escura passa sobre a porção superior do tipo invólucro de "cinto").
Áreas claras também podem ser áreas no focinho, geralmente ao redor dos olhos. O resto da cabeça, juba, cauda e parte inferior das pernas são castanho escuro ou preto com pêlos castanhos.
Baia escura
O cavalo da baía escura tem pernas negras, juba, cauda. Quase preto são as costas e também a parte inferior do focinho. A cor principal é chocolate amargo, com muitos cabelos pretos.
Em contraste com os trajes karak, que são freqüentemente confundidos com dark-bay, o último não deve ter escórias e pontos brilhantes. Cerejeira (vermelho)
Nós cherry-bay cavalos casaco de cor primária tem um belo vermelho (claro ou escuro) na tonalidade de castanho ou loiro fundo.
Na cor da crina, cauda e pernas, há também uma maré acastanhada. cavalo vermelho, é considerado por muitos fãs para ser o mais bonito otmastkom, mas ocorre apenas raramente.
Brasão destes cavalos luxuoso olhar realmente para o sol, moldando salpicos vermelhos.
Deer-bay
Esta cor de dois tons, em que uma cor mais escura do corpo superior suavemente para dentro do isqueiro na sua parte inferior (como veados otmastka daí o nome). Castanha
Praticamente a versão clássica. O nome da cor marrom escura principal fala por si. Cor muito bonita, especialmente nos raios do sol.
Caracal
Como mencionado, o cavalo da sombra é muito semelhante ao compartimento escuro, num grupo separado que são seleccionados por causa da ocorrência marcações de luz na face e virilha partes do corpo, isto é, as áreas escuras são distribuídos de tal corpo do animal zonal.
O nome tem a mesma raiz que o "marrom", e vem do turco "kara-bath", que significa cor preto-marrom. É interessante que na maioria das línguas européias modernas tais cavalos são chamados de black-bay. Podlaska
Agonia, assumindo também a presença de queimação leve, que pode estar presente no focinho, na virilha e até na garupa e nas patas dianteiras com a principal cor marrom-viva do corpo. Uma variação rara, falando sobre o gene manifestado dos ancestrais selvagens. Dourado
Variação de luz-bay otmastki, quando na cor principal, há uma tonalidade vermelho-dourada.
Bay terno - não um sinal de puro-sangue, embora existam raças que exigem uma cor bem definida.
cores da moda em diferentes cavalos podem mudar, mas estas ou outras variações da baía será sempre popular, não só porque esta cor é encontrado na maioria das vezes, mas também porque é surpreendentemente adequado para este animal graciosa e nobre.