O dano por ferrugem fúngica é familiar a todos os jardineiros, em jardins que produzem uma pêra de qualquer tipo. Esta doença não só estraga a aparência da árvore, mas também danifica a planta. Hoje, falaremos sobre como distinguir a ferrugem das pêras de outras doenças, quão perigosas elas são e como tratá-las.
- Manifestação de ferrugem
- Do que a doença é perigosa
- Como lidar com a corrosão da pera
- Wrestling mecânico
- Tratamento com preparações químicas
- Remédios populares
Manifestação de ferrugem
Imediatamente vale a pena dizer que a planta "mãe" na qual o fungo é formado e produz esporos é zimbro. As disputas são levadas a uma distância enorme, infectando as peras (uma planta intermediária). O zimbro pode crescer 40 a 50 km do seu jardim, e os esporos ainda cairão sobre a pêra.
Do que a doença é perigosa
Várias doenças de pêra, de uma forma ou de outra, afetam o rendimento e a imunidade da árvore, mas as manchas laranjas "inofensivas" nas folhas podem não apenas deixar a árvore sem folhas muito antes da maciça queda da folha, mas também levar à morte.
Para começar, a parte verde da planta é responsável pela fotossíntese, portanto, sem folhas, a árvore não pode receber a energia da luz e transformá-la na energia das ligações químicas. Simplificando, uma árvore não pode converter substâncias complexas derivadas do solo em aquelas que serão absorvidas.
Consequentemente, a quantidade de reservas antes do inverno é significativamente reduzida, o que afeta tanto a resistência do inverno quanto o rendimento futuro.
No entanto, tal resultado não pode ser chamado o pior, já que no caso de destruição completa de toda a parte aérea do fungo, a árvore perecerá, não tendo vivido e 3 anos.
Como lidar com a corrosão da pera
Se você encontrar ferrugem nas folhas de uma pêra, e não souber o que fazer neste caso, então discutiremos opções para tratamento e prevenção de uma doença fúngica desagradável.
Wrestling mecânico
Poda afetada folhas e brotos é relevante em todas as fases do desenvolvimento do fungo, uma vez que qualquer área infectada depois de um tempo se tornará uma fonte de novas controvérsias.
A inspeção e a poda começam antes do bud budlap. Não pare com a remoção de brotos secundários, pois o fungo se espalha rapidamente. Portanto, os ramos esqueléticos também são podados. Remova 7-12 cm abaixo da madeira danificada para proteger o tecido saudável.
Não esqueça de tratar as seções com saver de jardim, argila, sulfato de cobre ou heteroauxin.
Tratamento com preparações químicas
A ferrugem da pêra deve ser tratada com preparações químicas, sem as quais não será possível destruir completamente o fungo.
Para pulverizar, o mais comumente usado fungicidas à base de cobre. Uma opção popular é o Bordeaux líquido 1%, no entanto, você pode usar outras drogas similares (Kuproksat, Kuproksil, Champion).
Outra opção é o enxofre coloidal 77% ou seus análogos ("Kumulyus DF", "Tovit Jet"). Fungicidas adequados e comuns, como "Fundazol", "Bayleton" e "Topsin".
A primeira pulverização é prescrita para o início da primavera. Deve ser feito antes de os botões incharem. Então passe o segundo - antes da floração. O terceiro tratamento é realizado 1,5 semanas após o segundo. A última pulverização é feita no momento em que os pequenos frutos começam a se formar. Vale a pena dizer que qualquer medicamento deve ser aplicado pelo menos 4 vezes para conseguir a completa ausência de fungos na árvore.
Remédios populares
Remédios populares não tão bem lidar com a doença, mas eles podem ser usados na derrota de vegetação ou com uma fraca lesão de brotos. No caso em que o fungo parasita na maior parte da árvore, não é aconselhável usar remédios populares.
Infusão em cinzas de madeira. Para 10 litros de água, tomamos 0,5 kg de cinzas e insistimos em 48 horas. Depois disso, realizamos uma rega radical da pêra. Usamos 10 litros para árvores adultas, não mais que 6 para árvores jovens.
Pulverização com solução de ureia. Para 10 litros de água, tomamos 0,7 litros de uréia, misturamos cuidadosamente e pulverizamos toda a parte aérea. O tratamento é realizado no outono, depois que as folhas caíram completamente. Vale a pena entender que, se o processamento da árvore inteira não for possível, o processamento parcial não resultará em resultado.
Além disso, são usadas infusões em malmequeres e rabo de cavalo, com as quais a parte aérea é pulverizada.