Nos últimos anos, um número incrível de todos os tipos de plantas exóticas apareceu em lojas de flores.
Muitas vezes eles são caros e exigem cuidado cuidadoso. Mas como manter o brilho das cores, formas e todos os tipos de propriedades semi-mística que são atribuídas a um visitante especial de países distantes!?
Muitas vezes, entre as plantas "estrangeiros" vem murayya - floração árvore com casca branca e brilhante como o brilho, folhas verde-escuras, que tem propriedades curativas.
- Murayya (murraya): uma breve descrição de uma flor exótica
- Quais condições para criar em uma casa para exóticas
- Localização e iluminação
- Condições de temperatura
- Como cuidar em casa
- Rega e Humidade
- Solo e cobertura
- Poda e moldando a coroa
- Floração e frutificação
- Como o transplante murayyu em casa
- Propagação de muraya por estacas
- Dificuldades no crescimento: doenças e pragas
- Propriedades terapêuticas da muraia
Murayya (murraya): uma breve descrição de uma flor exótica
Murayi pátria, ou murraya são florestas tropicais e regiões montanhosas da Índia, Indo-China, as ilhas de Java e Sumatra.Também esta planta era muito bem conhecida no Japão medieval. Murayya (Murraya Latina.) - arbusto ou árvore da família Rutaceae. Tem muitas variedades, entre os quais panikulata, Himalaia, Aronia, Holandês, anão, alado, e assim por diante. Deve-se notar que citrus Rutaceae muito próximos. Como os limões, os frutos da muraia são comestíveis e úteis. Brotos jovens de Murai são pubescentes e adultos - lisos. folhas verdes escuras imparipinnately, com cinco ou sete folhetos elípticas, coriáceas. Além disso, eles têm um sabor único.
Os frutos da muraia na forma madura são frequentemente vermelhos brilhantes. Amadurecer cerca de quatro meses.
Quais condições para criar em uma casa para exóticas
Apesar do fato de que murayi pátria - é florestas tropicais e montanhas, esta planta é muito bem adaptado para viver em e apartamentos. Então, o que você precisa arbusto exótico me senti bem e deu alegria, cuidar proprietário? Vamos considerar como crescer murayyu em casa. Tal como acontece com todas as plantas terrestres, muraye importantes três elementos: luz, água e solo. A temperatura na estufa ou apartamento não deve cair no inverno período inferior a 17 ° C.
Localização e iluminação
Murayya pouco exigente para condições de crescimento. Ele planta photophilous, então o quarto onde a flor deve ser suficientemente iluminado (janelas enfrentar leste, sul e lado sul-leste). No entanto, no verão que você precisa para proteger a flor delicada da luz solar direta. Melhor se ele vai ficar luz difusa. Também durante o período de Outono-Inverno, a planta é desejada iluminação adicional. Por exemplo, as lâmpadas fluorescentes de luz brilho temperatura na gama 4000-5000 Kelvin (luz neutra) é bastante adequado.
Condições de temperatura
Muraya cresce não só nas florestas úmidas, mas também nas regiões montanhosas, o que significa que está pronto para algumas mudanças de temperatura. No entanto, para o seu desenvolvimento, floração e frutificação, a temperatura ideal será de 18-25 ° C. Diminuir para 16 ° C ou menos pode levar à inibição do crescimento da árvore. As folhas começarão a murchar. Muraya não florescerá e dará frutos.
Como cuidar em casa
Cuidar do murai não é de todo complicado. Você só precisa entender e considerar algumas de suas necessidades.
Rega e Humidade
Sem água, a vida vegetal é impossível. Há umidade suficiente nas florestas tropicais. Murayya adora rega, mas lembre-se, muito de este último pode afetar gravemente o sistema radicular. A partir disso, é necessário regar abundantemente o mudai, mas não com frequência.
É necessário permitir que o solo seque. A planta é boa para pulverizar, mas em tudo você precisa sentir a medida.Também é benéfico a umidificação do ar. Pode ser um aquário comum, que fica perto da planta. Além disso, você pode colocar um recipiente com água perto da planta e colocar argila ou musgo nela. Neste caso, a evaporação gradual da umidade compensa a secura do ar. Para aspersão e rega, é melhor usar água morna fervida ou água parada.
Solo e cobertura
O solo para muraiya deve ser nutritivo. É desejável alimentar a planta. Fertilizantes para muraia são necessários da primavera ao outono - uma vez a cada duas semanas, regada com a adição de adubação mineral para frutas cítricas. Fertilizantes complexos nas lojas de flores.
Escolha a seu próprio critério. Em algum lugar em outubro, não será supérfluo para inserir no pote com o solo onde a árvore cresce, o fertilizante adere (dois ou três pedaços). Além disso, quando o transplante, um bom efeito será adicionado ao solo de casca e cinzas de madeira.
Poda e moldando a coroa
Muraya não precisa de poda especial.
Floração e frutificação
As flores são mantidas nos galhos da planta por um ou dois dias. Com uma umidade adequada, os frutos são amarrados. Mas é melhor ajudar a árvore. Poluído com a ajuda de uma borla. É o suficiente para transferir o pólen da flor para a flor. Frutas, quando maduras, adquirem uma cor vermelha brilhante. A fruta amadurece após cerca de quatro meses.
Como o transplante murayyu em casa
Muraya é bastante exigente de um transplante. A planta adulta é transplantada não mais que uma vez por ano. Melhor - a cada dois ou três anos à medida que cresce. É transplantado pelo método de transbordo. Um pote para muraya não é escolhido grande. Transplantando a planta, você não pode penetrar no pescoço da raiz.Isso pode desencadear a cessação da floração e frutificação.
É desejável não sujar o solo. Deve estar sempre solto. O sistema radicular do murai precisa de ar. Uma panela com uma árvore transplantada pode ser movida para uma sala com luz reduzida por alguns dias, por exemplo, em uma sala localizada ao norte.
Isso ajudará a planta a aliviar o estresse e a se afastar mais rapidamente do transplante.
Propagação de muraya por estacas
Muraya é facilmente propagada e cultivada de duas maneiras, por estacas e de sementes.
Estacas cortadas do topo de brotos fortes. Deixe nas estacas de corte dois ou três nós com todas as folhas inferiores cortadas. Os superiores são cortados pela metade. Plante em um pote pré-preparado de solo (você pode usar um vidro transparente plástico normal). Como primer, a areia é misturada com turfa.
Depois disso, as mudas são transplantadas para uma panela cheia de solo nutritivo. No fundo da panela, é colocada a drenagem, cerca de um terço da capacidade.
Dificuldades no crescimento: doenças e pragas
Muraya é uma planta bastante resistente que se aclimatou bem aos nossos apartamentos, mas ainda está sujeita a doenças. Em seu cultivo e manutenção, existem características e complexidades especiais. Por exemplo, pode não crescer, secar, não florescer.
Basicamente, todos os problemas acima estão relacionados à rega incorreta ou à falta ou excesso de luz. Se muraiya derruba folhas, então muitas vezes o problema está no ar excessivo. A razão para isso é mais frequentemente a bateria sob o peitoril da janela. A solução para este problema pode ser a transferência da planta para outro local ou uma pulverização mais frequente da pistola de pulverização. A causa da secagem também pode ser um dano ao sistema radicular frágil durante o transplante.Nesse caso, você precisa ser paciente e esperar até que a muraia crie novas raízes. Desaceleração do crescimento - ou a planta não recebe nutrientes suficientes, ou fica em um lugar onde não há luz suficiente, ou um pouco de penico.
Se a muraia não florescer e não der fruto, então, muito provavelmente, não há nutrientes suficientes ou uma panela apertada.
As folhas de Muraya ficam amarelas - muito provavelmente, é a clorose, uma doença não infecciosa causada pelo teor de cloro na água de irrigação. A prevenção é simples.Certifique-se de que a água para irrigação não contém cloro, ou alimente a planta com preparações com uma forma quelada de ferro. A mesma razão e o método do tratamento podem ajudar no caso quando o murai deixam folhas.
Propriedades terapêuticas da muraia
Com o florescimento de muraiya, uma enorme quantidade de óleos essenciais aromáticos e phytoncides é liberada no ar. O aroma de flores de muraiya acalma-se. Observações mostraram, em pessoas que sofrem de angina, o aroma de floração murai reduz a freqüência de convulsões em 60%. Contanto que seja regularmente inalado. A infusão de flores é usada para lavar. Ajuda a lidar com a flacidez da pele.
Seus frutos são dotados de propriedades tonificantes que podem reduzir a pressão arterial, conter vitaminas e muitas substâncias úteis, incluindo antioxidantes. Tem efeito hipotensor. Recomendado pacientes hipertensos que sofrem de doença cardíaca coronária e outras pessoas com doenças cardiovasculares. As bagas de murai ajudam a reduzir o açúcar no sangue sem o uso de agentes hipoglicemiantes.
As folhas da árvore têm propriedades anti-inflamatórias e adstringentes. Cura feridas. Suco das folhas ajuda a lidar com dor de cabeça e dor de dente. Aparentemente, o benefício da muraia é bastante perceptível. E mesmo que ela só fique na sala, a aparência estética, agradável, estimulante para trabalhar e descansar o cheiro - o que mais o conhecedor precisa?