"Tetravit" - um medicamento baseado num complexo de vitaminas para animais. Capaz de fortalecer o sistema imunológico, aumentar a resistência em situações estressantes, bem como ter um impacto positivo na cicatrização de feridas e fortalecimento do tecido ósseo.
- Preparação "Tetravit": composição e forma de lançamento
- Indicações de uso e propriedades farmacológicas
- Vantagens
- Instruções de uso: dosagem e método de administração
- Interação com outras drogas
- Possíveis efeitos colaterais
- Termos e condições de armazenamento
- Análogos de drogas
Preparação "Tetravit": composição e forma de lançamento
"Tetravit" segundo a instrução emite-se na forma de uma solução de óleo da cor amarelo-clara. Em 1 ml do complexo contém:
- vitamina A (retinol) - 50, 000 UI;
- vitamina D3 (colcalciferol) - 25, 000 UI;
- vitamina E (tocoferol) - 20 mg;
- vitamina F (vitamina anticolesterol) - 5 mg;
A forma de liberação desse complexo vitamínico é dividida em injetável e oral. A forma injetável do medicamento é vendida em frascos de 20, 50 e 100 cm³, e para uso oral, o "Tetravit" é produzido em latas de polietileno de 500, 1000 e 5000 cm³.
Cada lote tem uma marcação, que indica a data de emissão e data de validade, o número do lote e a marca de qualidade, e há também a inscrição "Estéril". Para "Tetravit" é anexado instrução para uso.
Indicações de uso e propriedades farmacológicas
A droga contém vitaminas de quatro grupos, que têm um efeito positivo no corpo do animal. Vitamina A É capaz de regenerar e manter as funções dos tecidos epiteliais.
Em grandes doses contribui para a adição de peso, que é relevante no cultivo de porcos, vacas, coelhos, etc.
Kolekaltsiferol reduz o risco de raquitismo e promove a troca de cálcio e fósforo no trato gastrointestinal; fortalece o tecido ósseo.
Vitamina E regula as funções oxidativas e regenerativas das células, e também ativa a ação vitaminas A, E e D3.
Este complexo vitamínico pertence à quarta classe de perigo. "Tetravit" em doses normais seguramente toleradas por animais e quase não causa efeitos colaterais. "Tetravit" encontrou sua aplicação nos seguintes casos:
- durante a gravidez (segunda metade do prazo);
- durante a lactação;
- com dieta inadequada ou mudança de dieta;
- ao restaurar lesões cutâneas e ósseas;
- doenças infecciosas;
- como vacinas e desparasitação;
- quando transportar animais;
- depois de intervenções cirúrgicas;
- em situações estressantes;
- para fortalecer os ovos de casca de galinhas e gansos.
Vantagens
Por causa da boa tolerabilidade da preparação pelo organismo dos animais, ele é usado ativamente na prática veterinária. Dosagem "Tetravita" tem um quadro estrito para um tipo particular de animal. Se usado corretamente, as overdoses podem ser evitadas. "Tetravit" não causa efeitos irritantes, mutagênicos e sensibilizantes locais. As vantagens deste complexo vitamínico incluem:
- a possibilidade de administração sob a pele, por via oral e intramuscular;
- promove a imunidade para proteção em circunstâncias adversas;
- ajuda a fortalecer os ossos e a cura rápida de feridas abertas.
Instruções de uso: dosagem e método de administração
"Tetravit" tem instruções extensas para uso. A droga pode ser administrada por via oral, intramuscular ou subcutânea a virtualmente qualquer animal. Para bovinos (bois, bois), o medicamento é administrado uma vez por dia a uma dose de 5,5 ml por uma amostra.
Cavalos e porcos para fins terapêuticos, 4 ml uma vez por dia. Cães e gatos, dependendo do peso, precisam entrar de 0,2 a 1,0 ml de "Tetravit". E ovelhas e cordeiros devem injetar 1,0-1,5 ml por pessoa uma vez por dia. "Tetravit" para aves sob instrução é aplicado oralmente para fins preventivos. Deve ser adicionado ao feed uma vez por semana. Continue o curso deve ser 3-4 semanas. Dosagem (por 10 kg de ração):
- galinhas (carregando ovos) - 8,7 ml
- galinhas (frangos de carne), galos, perus - 14,6 ml
- patos e gansos (com a idade de crescente a dois meses) - 7,3 ml
Nas instruções à droga escreve-se que é desejável administrá-lo intramuscularmente. Mas os veterinários não aconselham fazer isso quando administrados a um certo animal, uma vez que a base de óleo de "Tetravit" é pouco absorvida e causa um forte efeito de dor. "Tetravit" para gatos deve ser administrado apenas por via subcutânea, reduzindo assim o efeito da dor e acelerando a absorção da substância ativa.
Interação com outras drogas
Durante a recepção de "Tetravit" é recomendada uma ingestão adicional de magnésio, cálcio, fósforo e proteína. Se a droga é administrada por via oral em conjunto com aspirina ou laxantes, o nível de absorção de vitamina é reduzido. Além disso, durante o período de tratamento, outro complexo vitamínico não deve ser usado.
Possíveis efeitos colaterais
Se você usar a droga estritamente de acordo com as instruções, então você pode facilmente evitar efeitos colaterais. Mas vale a pena notar que "Tetravit" para cães e outros animais de estimação devem ser inscritos apenas ASSUNTO! Neste caso, não há erupção cutânea característica no local da injeção.
Termos e condições de armazenamento
"Tetravit" deve ser mantido longe das crianças. Um armário de remédios caseiro é bom, que deve ser colocado em local seco, protegido da luz direta do sol. "Tetravit" é adequado para uso durante 2 anos, se armazenado a uma temperatura de 0-23 ºC.
Análogos de drogas
Análogos de "Tetravit" incluem tais drogas:
- "Aminovit"
- "Aminor"
- "Biotsefit"
- "Vikasol"
- "Gamavit"
- "Gelabon"
- "Dufalight"
- "Immunophor"
- "Introvit"
Se você receber medicação em seus olhos, você precisa lave imediatamente. Também deve ser lembrado que é proibido usar frascos da preparação para efeitos de mesa.
Muitos usuários da Internet deixam feedback positivo sobre o "TetraVit". Alguns notam um aumento significativo na atividade de animais de estimação. Agricultores que usam "Tetravit" para porcos e vacas, falam sobre o ganho de peso significativo desses animais. Além disso, depois de usar a preparação, a casca de ovo fica mais forte. "Tetravit" tem um efeito positivo em muitos animais sem causar consequências perigosas.