A fim de aproveitar todas as vantagens da estufa no jardim, vale a pena prestar especial atenção à escolha de materiais para a armação e as paredes, mesmo na fase de projeto.
A partir da resistência do quadro dependerá da durabilidade da estufa, das propriedades do material de cobertura - o bem-estar das plantas. A melhor combinação destes requisitos é demonstrada por par "tubo de perfil / policarbonato celular".
Características da estufa no quadro de tubos de perfil
Policarbonato celular em suas características quase ideal Para uso como material para estufas.
Transmite quase todo o espectro da radiação solar, devido à presença de uma camada de ar, mantém o calor perfeitamente e é absolutamente insensível ao nível de umidade.
Ao mesmo tempo, a rigidez do policarbonato não significa a possibilidade de construir estufas sem estrutura. Sob o seu próprio peso, as folhas de plástico começarão a dobrar rapidamente, as bordas começarão a tingir e as rachaduras irão correr ao longo da superfície dos painéis. Portanto, a presença de um esqueleto é vital.
Tubo de perfil de metal tem várias vantagens antes de outros materiais de quadro:
- elevada resistência mecânica não só pode facilmente suportar todas as paredes de plástico da estufa, mas também para suportar cargas de neve se a 300 kg / m.;
- armação de metal duro elimina o problema de colocar poderosa iluminação e aquecimento equipamentos necessários na operação do efeito estufa no inverno;
- montagem, desmontagem e manutenção levar até um mínimo de tempo.
Leia tudo sobre as lâmpadas LED e de sódio para estufas.
opções de design
Existe vários tipos de estufas para a estrutura tubular:
- Retangular com um telhado de duas águas. Tais estufas parece uma casa suburbana normal e apresentam a maior prevalência. A sua conveniência é considerável volume interno, permite a crescer plantas altas não só na parte central da estufa, mas também ao longo das paredes.
- túnel rectangular. Eles apresentam um telhado plano, que economiza tubos caros, mas ao mesmo tempo reduz o volume de espaços fechados muito. Além disso, em um telhado horizontal no inverno, a neve se acumula, por causa do calor interno do viveiro, transformando-se em gelo e ameaçando o policarbonato com sua grande massa.
- Forma arqueada. É notável pelo uso mais racional dos materiais de construção. No entanto, sem dobradores de tubos especiais, é muito problemático dobrar o tubo de metal do perfil em um arco ideal.
O material é geralmente usado Tubos com uma secção transversal de 20 × 20 mm ou 20 × 40 mm. Os últimos têm uma margem de segurança tal que podem ser usados para quaisquer elementos estruturais. Mas eles não têm o menor peso e nem sempre se justificam pelo valor da economia de estufa.
Preparação para construção
Onde devemos começar a construção de uma estufa feita de policarbonato e um tubo de perfil com nossas próprias mãos?
A presença de uma estrutura metálica forte torna possível colocar a estufa em qualquer local conveniente do campo interno. Com qualquer carga de vento, ele irá lidar sem proteção adicional na forma de árvores ou paredes de estruturas de capital e amplificação.
No entanto, continua a ser necessário ter em conta as propriedades do solo. O excesso de umidade nas instalações da estufa não levará a nada bom, portanto o solo abaixo dele deve estar o mais seco possível. Normalmente, os mais secos são solos com alto teor de areia. A abundância de argila pode sinalizar um alto risco de encharcamento.
Nos lados do mundo, as estufas são orientadas de modo que um lado longo eles olhavam para o sul. Assim, será possível capturar a luz do sol em um grande ângulo, excluindo a reflexão de um policarbonato liso espelhado.
Tendo determinado o lugar, você pode prosseguir para determinar as dimensões de uma estufa e fazer um desenho. Deste último, não se recomenda recusar, pois é impossível realizá-lo sem conceber erros sem um esquema de papel com todas as dimensões.
Dimensões estufas dimensões e os seus elementos individuais são seleccionadas, não só com base nos seus próprios desejos, mas com base no comprimento real do material disponível. A menos permanecerá pedaços, o mais barato será o efeito estufa.
policarbonato Toeplitz com as mãos (desenho) do tubo perfil.
Leia materiais úteis sobre o sistema de irrigação por gotejamento e organização de ventilação.
a tecnologia de construção
Como construir uma estufa de policarbonato com as mãos de uma tubulação de perfil? Todos os trabalhos são divididos em várias etapas:
- Marcação. A marcação é efectuada por meio de cavilhas e cordões, esticados entre o perímetro do futuro estufa. Subsequentemente, esta construção não ser confundido com o dispositivo de fundação.
- estrutura de metal totalmente montada é muito resistente à torção, embora ao mesmo tempo e tem um número mínimo de suportes verticais.
- na marcação nas brocas de solo;
- nos furos resultantes, cortar tubos de cimento de amianto;
- O espaço livre entre o tubo e as paredes do poço é preenchido com areia ou terra (com um carneiro);
- o tubo está cheio de solução de concreto;
- Na parte superior, um pedaço de chapa de metal ou reforço é imerso em concreto. Esses elementos serão necessários para conectar a estrutura da estufa com a fundação.
- Montando o quadro. Comece com a montagem das paredes finais da estufa. Os elementos individuais podem ser unidos por soldagem ou por meio de tês de conexão, ângulos ou acoplamentos.
- Painéis suspensos de policarbonato. Para fixar este tipo de plástico, é melhor usar parafusos auto-roscantes com anilhas térmicas. Que tipo de fixação impedirá a penetração de umidade dentro do policarbonato, que é repleto de deterioração de suas propriedades.
- Instalação de portas e janelas. Como batentes de porta usam postes verticais adicionais em uma das extremidades da estufa. Faz sentido arrumar a porta não estritamente na parte central da coronha, mas com algum deslocamento. Isso dará maior liberdade de manobra ao planejar leitos.
Estas características tornam a melhor escolha em favor da fundação colunar de tubos de fibrocimento. Está organizado da seguinte forma:
Neste último caso, é necessária uma fixação adicional dos parafusos. No caso da soldagem, não é necessário cortar cada elemento do quadro. É possível fazer entalhes angulares no tubo a distâncias correspondentes aos comprimentos dos elementos adjacentes.
Quando uma das paredes da extremidade está pronta, ela é soldada ou aparafusada ao elemento de fixação da fundação colunar. Em seguida, as mesmas ações são realizadas com a parede terminal oposta e suportes verticais intermediários, se houver, no projeto.
Completa a montagem da instalação da estrutura das barras horizontais nas paredes e no teto.
Para encaixar os painéis, são utilizadas faixas de encaixe especiais para evitar o aparecimento de fissuras. Essas barras existem tanto para superfícies planas como para juntas de canto.
É costume montar janelas nas estufas nas vigas de um telhado de duas águas. Caso contrário, eles não diferem no design das portas e também são feitos de um pedaço de policarbonato celular em um quadro de metal ou madeira.
Ao construir uma estufa, também vale a pena considerar a localização do sistema de ventilação, iluminação, irrigação e aquecimento.
Depois que a estufa estiver pronta, será necessário determinar a localização das camas, para pensar se as aquecerá em sua estufa, se você pretende irrigar por gotejamento.
E aqui vídeos sobre estufas do tubo de perfil e policarbonato.