Bronze de ouro: como lidar com uma praga

Pin
Send
Share
Send

Besouro-bronzovka comparativamente recentemente tornou-se uma dor de cabeça de jardineiros e caminhoneiros. Durante muito tempo, foi difícil acreditar que se tratasse de um inseto extraordinariamente belo, com asas e barriga esmeralda e iridescente - uma praga perigosa. O objeto de sua paixão é as flores de árvores frutíferas, legumes e plantações ornamentais. E ele escolhe as flores mais bonitas, comendo o meio delas. Como lidar com essa praga?

  • Bronze dourado: uma descrição da praga
  • Características do ciclo de vida do bronze dourado
  • Que mal o bronze inflige no jardim e na horta?
  • Armadura de bronze: como lidar com uma praga
    • Método mecânico
    • Métodos folclóricos
    • Métodos químicos
  • Bronze de ouro: medidas preventivas

Bronze dourado: uma descrição da praga

Bronze besouro, ou bronzovka refere-se à ordem da família coleoptera de lamelliformes, o gênero cetonia, que significa "besouro de metal". Biólogos distinguem pelo menos cinco subespécies deste besouro, cada um dos quais tem vários desvios na aparência das subespécies principais. Portanto, o comprimento do corpúsculo oval alongado pode ser de 1,3 a 2,3 cm.Todos os insetos deste gênero têm patas e gavinhas frontais que se escondem na cabeça sob o escudo quitinoso. Uma característica do bronze é dourada - a cor esmeralda do revestimento quitinoso é do tipo "verde metálico".

Voce sabe Na verdade, a cor do besouro é preta. No entanto, a estrutura de seu revestimento quitinoso é complexa, refratando a luz. Portanto, por causa do jogo espalhar-se sobre o espectro dos raios, a superfície lança verde-esmeralda, cobre-avermelhado e às vezes até uma tonalidade azul. Essa pigmentação é chamada óptica ou estrutural.

Por causa do tamanho e características anatômicas, o inseto é freqüentemente chamado de inseto verde de maio. Eles pertencem à mesma família, mas a gêneros diferentes. Portanto, é um erro chamar esses dois insetos pelo mesmo nome. Além disso, eles têm padrões de comportamento completamente diferentes.

Então, bronzovki são ativos apenas em clima quente e ensolarado, embora neste momento eles podem ser lentos. No sol brilhante eles se movem de arbusto para arbusto ou de flor em flor. Mas às vezes eles não têm tempo para se orientar e cortar uma pessoa ou animal que anda. Caia de costas e incrivelmente longo volte.

Voce sabe Aqueles que afirmam que o besouro verde é semelhante ao bug de maio, é útil saber as diferenças na aeronave de besouros. Então, se May levantar os elytra para o vôo, eles permanecerão na parte de trás do bronze, apenas levemente subindo. Asas ela solta de cada lado através de um corte especial no elytra. Nenhum outro besouro pode se orgulhar de tal projeto para voos.

O período de atividade no besouro começa no final da primavera e não dura mais de 4,5 meses, dependendo da região. Se o dia acabou por ser inabitável, o inseto de bronze bronze fica imóvel todo o dia em uma flor, tendo fixado isto com suas patas dianteiras e cabeça. À noite e durante os períodos de frio, escorrega ou cai e enterra no chão perto do caule e da raiz da planta. O besouro habita toda a Eurásia, exceto desertos e regiões montanhosas.

Características do ciclo de vida do bronze dourado

Apesar das características anatômicas do inseto, O ciclo de vida deste grande besouro verde é típico. Como qualquer outro inseto, ele eclode de um ovo, depois se transforma em uma larva, transforma-se em uma pupa, da qual emerge um besouro adulto (imago). A duração deste ciclo é de 2 anos.

Ovos brancos amarelados são colocados no solo da fêmea no início do verão. Ninhos são ninhos, terra preta, pilhas de esterco. Após a oviposição, as fêmeas morrem e, após algumas semanas, as larvas brancas eclodem dos ovos. Eles se alimentam dos restos de plantas e raízes mortas, eles não gostam de plantas vivas. A larva do bronze cresce muito rapidamente, chegando a 6 cm de comprimento. Suas pernas são muito curtas, então ela usa os músculos das costas para se movimentar, rastejando como um verme. Então seus processos de transformação começam: toma a forma em C, muda duas vezes e fica amarelo.

Voce sabe As larvas de besouros não são nada interessantes para as formigas, e toleram facilmente sua vizinhança em seu formigueiro. As larvas escolhem suas casas para o inverno. Texugos e raposas sabem sobre essas características de relacionamentos, então às vezes eles rasgam formigas florestais em busca de tais iguarias, como larvas bem alimentadas de um besouro-bronzovka.

Para o inverno, as larvas descem ao solo abaixo da linha de congelamento e são envoltas em um casulo. Eles o criam a partir dos escombros, da terra e de uma massa pegajosa especial, que eles mesmos alocam. Na primavera, o processo de pupação começa e, em direção ao verão, os besouros adultos emergem do casulo. Durante todo o verão e até o outono, eles se alimentam ativamente, depois se enterram no solo e no inverno. Somente no próximo ano eles estarão prontos para acasalar e pôr ovos.

Que mal o bronze inflige no jardim e na horta?

É suficiente saber o que a bronzovka alimenta para entender que mal pode fazer ao jardim e ao jardim. Seu deleite favorito é flores e ovários moles, e às vezes frutas suaves suculentas de árvores frutíferas. Às vezes, no curso são jovens brotos e folhas, mas acima de tudo o besouro gosta de subir no meio da flor e roer seus órgãos reprodutores - pistilos e estames. É claro que depois disso a flor murcha e não se pode imaginar a fruta ou a beleza do jardim.

Voce sabe Os jardineiros notam que o besouro verde, cujo nome "bronzovka" - um grande esteta. Ele prefere comer as flores mais elegantes e leves, principalmente brancas e rosa claro. Se não houver tais pessoas no local, ele não desprezará as outras inflorescências jovens, mas com a possibilidade de escolher, em primeiro lugar, estas serão roídas.

As conseqüências da visita do bronze são imediatamente visíveis: flores desbotadas e murchas, que não têm um núcleo, flores adultas com manchas marrons e pétalas danificadas, folhas com uma placa verde roída. Alguns especialistas asseguram, observando que Dano grave para o jardim ou o jardim não pode ser feito por bronzovka, uma vez que aparece no site após o florescimento das culturas vegetais e frutas. Os besouros em si não são tão gulosos quanto as larvas, e os últimos se alimentam do que encontram no composto. Mas os produtores de flores, tais afirmações, não são nada tranquilizadores. Eles todos os anos declaram uma luta de bronze de ouro, que às vezes tem sucesso.

Armadura de bronze: como lidar com uma praga

Infelizmente, hoje não há medidas comprovadas e eficazes para combater o bronze. Esta praga ocupou jardins e hortas em nossa área há relativamente pouco tempo, e alguns especialistas ainda não vêem uma ameaça nela. Portanto, nenhuma pesquisa séria foi conduzida sobre medidas efetivas para combatê-la. Mas jardineiros e caminhoneiros já têm um conceito do que é o bronze e como lidar com essa praga.

Importante! Como os métodos de luta não são fundamentados cientificamente, é melhor combiná-los para melhorar a eficiência.

Método mecânico

Antes de tudo, recomenda-se dar preferência ao método mecânico de luta, Porque é mais seguro para o solo, plantas e outros insetos.Além disso, é muito fácil coletar manualmente esse besouro simplesmente devido ao seu comportamento. Em clima frio, reduz sua atividade e é completamente indefeso. É suficiente apenas saber como é o bronze bronze, para coletá-lo à mão.

Recomenda-se fazer isso de manhã cedo, quando o besouro já saiu da terra para uma flor, mas ainda está atordoado. Se a manhã é quente, e o inseto já começou uma refeição, as flores podem ser polvilhadas com água fria. O besouro é removido das flores ou sacudido para a ninhada previamente preparada, se a invasão for maciça. Insetos em ruínas são recomendados para ser colocado em uma jarra com querosene.

Outra maneira - em direção à noite, quando escurece, acenda a lâmpada e, sob ela, uma lata de querosene. Besouros voarão para a luz e cairão no jarro, onde eles perecem.

Métodos folclóricos

Se o besouro-bronzovka voou ao jardim maciçamente, as medidas de controle devem ser mais sérias. Os métodos folclóricos recomendam pulverizar plantas para assustar com infusões ou bandos de cebola, rábano, alho, absinto, tansy, dente de leão e outras plantas.

Por exemplo, pegue cerca de 300 g de raízes e ervas celandine, que foram coletadas durante a floração, e despeje um litro de água quente. Insistir um dia - dois e pulverizar as flores com a adição de um fragmento de sabão ou uma colher de chá de espuma para banhos.Você pode preparar a infusão de cavalo azeda, à taxa de 30 g de raízes por litro de água quente (insista três horas). Esse tratamento deve ser feito regularmente a cada cinco dias.

Importante! Em algumas regiões, o inseto é listado no Red Book local!

Uma infusão eficaz de cinzas de madeira, que até o besouro do Colorado tem medo. Para isso, em cinco litros de água, uma colher de sopa de cinzas é insistida por cerca de dois dias. Depois de adicionar sabão, os locais favoritos de bronze são pulverizados. Para flores, por vezes, use fumaça líquida, três colheres de sopa dos quais são dissolvidos em 10 litros de água com a adição de sabão.

Os mais extraordinários métodos populares de luta criação do inimigo do inseto, vespas. Sua fêmea encontra uma larva de bronze, imobiliza e põe ovos nela. O alimento para as larvas de vespa é a larva de bronze. No entanto, é bastante difícil ajudar as vespas a encontrarem locais para colocar ovos.

Métodos químicos

Se o besouro-bronzovka causar sérios danos ao jardim ou horta, as medidas de controle podem ser extremas. Recomenda-se o uso de inseticidas, por exemplo, aqueles usados ​​na luta contra o besouro da batata do Colorado. Mas recomenda-se não polvilhar as plantas em si, mas o solo sob elas e estritamente antes do pôr do sol. Depois bronzovka, como nos lembramos, para a noite se esconde no cho.Pulverizando a mesma planta de cima, você pode danificar as abelhas que voam para suas flores. Também é possível usar pesticidas, introduzindo-os durante a noite no solo até uma profundidade de 5 cm.

Importante! Qualquer método de luta deve ser feito em conjunto com os vizinhos. Caso contrário, insetos de seu site virão a sua casa todos os dias, e todas as medidas para combatê-los serão em vão.

Bronze de ouro: medidas preventivas

Medidas preventivas incluem aração do solo imediatamente após o inverno, já que as larvas de besouros hibernam no solo, e na primavera elas se aproximam da superfície. Neste caso, o frio para eles é fatal. Além disso, larvas como pilhas de húmus, folhas caídas e pereprevshih, madeira podre, para se certificar de que nada supérfluo em seu site não era.

Muitos ainda não sabem o que o besouro verde é chamado, o que agrada aos olhos com suas costas de esmeralda iridescentes, mas causa danos irreparáveis ​​às flores no jardim e no jardim. É triste que até agora medidas efetivas para combater o bronze dourado não tenham sido encontradas. Mas se você deixá-lo para executar no site, você pode perder a colheita de culturas frutíferas e obter um jardim de flores completamente sem graça.O inseto recupera o núcleo de flores tenras, roendo os ovários. No entanto, Algumas medidas de controle ajudam a reduzir o número de pragas no site.

Assista ao vídeo: Samambaias

Pin
Send
Share
Send