Isabella é uma das variedades de uvas mais comuns do mundo. Com hora marcada, é uma cantina, isto é, universal. Pode ser consumido fresco, fazer vinho, cozinhar frutas cozidas, geléia, geléia e assim por diante. Popularidade entre os jardineiros, essa variedade se deve aos cuidados gerais pouco exigentes, alto rendimento e baixo teor calórico, capacidade de suportar a maioria das doenças típicas da cultura.
Descrição de Isabella Grapes
Isabella (o nome oficial isabella Banska) é uma variedade de uva que apareceu espontaneamente como resultado da seleção natural. Segundo a maioria dos botânicos, isso aconteceu como resultado da polinização da nobre videira européia Vitis Vinifera com a local Vitis Lambrusca. Tentativas de cultivar uvas familiares de elite no novo continente foram feitas repetidamente.
Isabella é conhecida pelos jardineiros desde o século XIX. Esta uva foi descoberta pela primeira vez nos Estados Unidos pelo criador William Prince em 1816 em um dos jardins de Nova York em Long Island. A propósito, mais tarde foi ele quem criou a variedade Isabella Rozovaya, mais conhecida na Rússia e nos países da CEI como Lydia. Em homenagem à esposa do proprietário da terra, George Gibbs, Isabella foi nomeada. Na maioria das vezes, a Carolina do Sul é chamada de pátria (até mesmo um local específico é mencionado - Dorchester), mas há outro ponto de vista segundo o qual essa uva "veio" para Nova York da Virgínia ou Delaware.
Isabella veio para a Rússia (então URSS) relativamente recentemente, apenas nos anos 50 do século passado. Mas essa variedade foi rapidamente apreciada pelos produtores de vinho. Agora está distribuído na Geórgia, Moldávia, Azerbaijão, Armênia e Ucrânia. Na Rússia, pode ser cultivada não apenas nas regiões quentes do sul, mas também na região de Moscou e no Volga. O clima "nativo" de Isabella é temperado, na fronteira com o subtropical. Portanto, tolera o frio, o que é prejudicial para muitas outras variedades de uvas.
Isabella pertence à categoria de variedades universais. As uvas podem ser usadas para a produção de vinho e para comer, bem como matérias-primas para todos os tipos de espaços em branco caseiros. A variedade está atrasada, a estação de crescimento é de 5-6 meses.
As videiras jovens de Isabella não diferem em uma taxa de crescimento específica, mas as plantas com mais de dez anos podem atingir 3,5 a 4 m de comprimento anualmente. Stepson se formou um pouco. Os rebentos das plantas jovens são esverdeados, com brilho de framboesa e borda grossa. Então eles mudam de cor para marrom-cinza. As folhas não são muito grandes, consistindo em três partes ou em um todo. O lado frontal é verde escuro saturado, o interior é branco acinzentado.
Escovas de tamanho médio, pesando cerca de 180-250 g, não são muito densas. Mas o rendimento é alto devido ao fato de 2-3 escovas serem formadas em cada broto de frutificação. Em forma, eles se assemelham a um cilindro ou a um cone invertido. Se o clima tiver sido bem-sucedido no verão, com os devidos cuidados, você poderá cultivar pincéis com peso de 2-2,5 kg. Em geral, quanto mais clusters, menor a massa de cada um deles. Em média, 50-60 kg de uvas são colhidas de uma videira adulta.
As bagas são quase esféricas (1,7-2 cm de diâmetro), preto-violeta com uma flor grossa de cor cinza-cinza. A pele é muito densa, durável. Graças a esse recurso, Isabella se destaca pela boa transportabilidade. Teor de açúcar ao nível de 16-18%. O peso médio das bagas é de 2,5 a 3 g. A polpa é doce e azeda, viscosa, de cor verde pálido ou amarelo esverdeado, com um sabor facilmente reconhecível semelhante a morangos de jardim. Existem poucas sementes nas bagas.
A colheita amadurece muito tarde na primeira década de outubro. Entender que as bagas amadureceram é muito fácil pelo aroma de “noz-moscada” distribuído por elas. A primeira frutificação pode ser esperada em 3-4 anos após o plantio de uma muda de uvas no solo.
Por mais de um século, Isabella permaneceu uma das variedades de uvas mais populares, não apenas na terra natal, nos EUA, mas também na Europa. Ter algumas videiras para o enólogo era considerado um tributo à tradição e um sinal de bom gosto. No entanto, em meados do século XX, surgiram evidências de que durante a fermentação são produzidas substâncias tóxicas, incluindo álcool metílico (80-120 mg / l em comparação com a norma 30-40 mg / l), ácido fórmico e formaldeído. Isto é devido ao alto conteúdo de pectinas na pele. Eles podem causar sérios danos à saúde, até o desenvolvimento de cirrose hepática, esclerose múltipla, doenças renais crônicas, problemas com o nervo óptico. Esse recurso não se aplica a sucos e outras colheitas de uvas frescas. Portanto, era proibido por lei o uso de Isabella na produção de vinho, o que implicava uma redução significativa na área alocada para ele.
Para ser justo, deve-se notar que posteriormente essas informações não foram confirmadas. Mas a reputação de Isabella, declarada uma "relíquia do passado", foi significativamente danificada. Além disso, em outras bebidas alcoólicas (conhaque, vodka, conhaque, uísque), o teor de metanol é significativamente maior. Mas ninguém revogou leis ainda. Portanto, pode-se considerar parcialmente o ponto de vista segundo o qual todo o hype gerado foi devido ao protecionismo e falta de vontade de criar concorrência por vinhos europeus na forma de produtos das Américas, na Austrália, porque as variedades locais servem como matéria-prima para ele.
Os benefícios de saúde de Isabella foram comprovados cientificamente. Suas bagas, em comparação com outras variedades de uva, são caracterizadas por um alto teor de fitonídeos, portanto, o suco obtido a partir delas possui propriedades antibacterianas pronunciadas. Existem muitos antioxidantes neles que retardam o processo de envelhecimento. Porém, devido ao alto teor de ácidos das frutas, o suco não diluído não é recomendado para uso na presença de doenças do trato gastrointestinal. Isabella também tem muito potássio, o que impede a eliminação de líquidos do corpo. Comer não é recomendado para problemas renais e tendência ao edema.
Vídeo: as uvas Isabella parecem
Vantagens e desvantagens da variedade
As vantagens inegáveis das uvas Isabella incluem:
- despretensão geral. A variedade Isabella é pouco exigente para a fertilização, a qualidade do solo e boa imunidade. Até um jardineiro iniciante irá lidar com seu cultivo;
- alta resistência ao gelo para uvas. Isabella sem muito dano a si mesma sofre frio a -32-35ºС na presença de abrigo. Sem ele - até -25-28ºС. Isso possibilita o cultivo dessas uvas não apenas na Moldávia, Ucrânia, sul da Rússia, mas também em regiões menos adequadas para essa cultura, por exemplo, na região de Moscou, mesmo sem abrigo de inverno. Se Isabella cair sob as geadas da primavera, novos brotos no lugar das vítimas se formarão em 2 a 3 semanas e terão tempo para se formar totalmente nesta temporada;
- a presença de imunidade contra doenças típicas da cultura. Isabella é extremamente raramente afetada por doenças fúngicas como oídio, oídio, oídio, podridão cinzenta, quase não sofre de filoxera. A doença não se estende às suas videiras, mesmo que afete as cultivares próximas;
- capacidade de tolerar bem o alagamento do solo. Muitas variedades de uva desenvolvem podridão como resultado de rega frequente e / ou pesada;
- facilidade de reprodução. As mudas são muito fáceis de criar raízes, cuidar delas é mínimo;
- universalidade de propósito. O sabor não amado pelos enólogos europeus é considerado bastante aceitável na Rússia, EUA, Austrália, América do Sul e outros países. Sim, você não pode nomear vinhos de alta qualidade de Isabella, mas a maioria das pessoas que não entende os meandros do buquê desta bebida. Muitas pessoas gostam disso. Mas o aroma de suco, frutas cozidas e outras preparações caseiras de noz-moscada dá uma ligeira picada;
- baixo teor calórico (apenas 65 kcal por 100 g). Para as uvas, isso é, em princípio, muito atípico. Isabella pode muito bem ser consumida para diversificar a dieta. Além disso, apesar da rica cor da pele, essa variedade raramente causa alergias;
- valor decorativo. Mesmo que o clima não permita a colheita de uvas, Isabella pode ser usada no projeto paisagístico para paisagismo do jardim. Ela parece muito impressionante, entrelaçando um caramanchão, uma varanda, uma cerca. No outono, as folhas adquirem uma tonalidade amarela dourada muito bonita.
A variedade também tem algumas desvantagens:
- Isabella reage muito negativamente, mesmo a breves secas. Isso não tem um efeito positivo na produtividade. Portanto, a rega das uvas deve receber atenção especial. Caso contrário, a videira pode descartar parcial ou completamente as folhas e os pincéis. As bagas que ainda amadurecem, são muito pequenas e adquirem um sabor amargo.
- A variedade é sensível ao alto teor de cal no solo. A cal hidratada para desoxidação do solo é fortemente desencorajada. Farinha de dolomita, cinzas de madeira peneirada e cascas de ovos trituradas em pó podem ser adicionadas à cama. Isabella não gosta de solo ácido, por isso é aconselhável descobrir antecipadamente o equilíbrio ácido-base.
- A tendência a perder antracnose. Sua prevenção deve ser realizada anualmente, na primavera e no outono.
- A presença de um sabor característico, os enólogos profissionais chamados raposa (foxy), dão aos frutos óleos essenciais específicos e acetofenona contidos na pele. Assemelha-se remotamente a morangos de jardim, mas não de sabor real, mas artificial. Para a vinificação, isso é considerado uma desvantagem muito séria (típica de todas as variedades e híbridos americanos), causando um cheiro desagradável de putrefação em um buquê de vinho, perceptível até para os leigos, após apenas três anos de armazenamento.
Como plantar uvas
O tempo para o plantio de mudas de Isabella no solo depende do clima. Nas regiões quentes do sul, o procedimento geralmente é planejado no início ou meados de setembro. Em um clima subtropical, você pode ter certeza de que restam pelo menos 2,5 meses antes da primeira geada. Durante esse período, as mudas terão tempo para se aclimatar em um novo local.
O desembarque na primavera é a única opção para regiões temperadas. Lá, o inverno costuma chegar inesperadamente e nem sempre de acordo com o calendário. E durante o verão, as uvas plantadas no final de maio criarão raízes e se recuperarão do estresse associado às mudanças nas condições de vida.
Isabella não é muito exigente quanto à qualidade do solo, adaptando-se com sucesso a substratos arenosos e argilosos. Mas a melhor opção para ela é solo fértil e levemente ácido. Ao escolher um local, deve-se ter em mente que a videira deve ser bem ventilada (mas não sujeita a exposição regular a rajadas repentinas de vento frio). Portanto, não plante uvas ao lado de uma parede sólida, uma cerca. A treliça está posicionada de modo que as videiras "olhem" para o sul ou oeste. O melhor lugar para isso é uma pequena colina ou uma ladeira suave.
Você não pode plantar Isabella a menos de 5 a 6 m de árvores frutíferas. A videira pode simplesmente "estrangular" suas raízes, privando-as de comida. Especialmente as uvas, por algum motivo, não gostam de macieiras.
Além do solo alcalino, um substrato salgado não é adequado para Isabella. Também se relaciona negativamente com águas subterrâneas próximas (a 1,5 m da superfície do solo e menos). Pela mesma razão, as terras baixas não se encaixam - há muito tempo estagnam a água e o ar frio e úmido.
As mudas anuais de Isabella se enraízam melhor. A planta correta tem pelo menos 20 cm de altura e 3-4 raízes de 10 a 15 cm de comprimento.A casca da muda deve ser limpa e uniforme, sem danos e manchas mecânicas, lembrando os traços deixados por mofo e podridão. As raízes na seção de mudas saudáveis são brancas, os brotos são esverdeados. Você precisa comprar material de plantio em um viveiro ou em uma fazenda privada confiável. Caso contrário, não há garantia de que você comprará exatamente o que precisa.
O poço de aterrissagem deve ser grande o suficiente - cerca de 80 cm de profundidade e o mesmo diâmetro. O sistema radicular das uvas é desenvolvido, as raízes entram no solo a 4-5 m. É sempre preparado com antecedência - no outono, se o plantio for planejado para a primavera, e pelo menos 2-3 semanas, se no outono. No fundo, é necessária uma camada de drenagem com uma espessura de pelo menos 5-7 cm, podendo ser usada pedra britada, seixos, argila expandida, fragmentos de cerâmica e outros materiais adequados. Relva fértil misturada com húmus (15-20 l), cinza de madeira peneirada (2,5-3 l) é derramada por cima. A espessura desta camada é de cerca de 10 cm. O fertilizante natural pode ser substituído por sulfato de potássio (50-70 g) e superfosfato simples (120-150 g). Polvilhe fertilizante com terra (cerca de 5 cm) e repita novamente. Como resultado, uma “torta” é formada por cinco camadas: drenagem, solo nutriente, terra comum (a última - duas cada). É regada, gastando 80-100 litros de água.
O procedimento de pouso em si é assim:
- Um dia antes do procedimento, corte as raízes das mudas em 3-5 cm e deixe de molho em água à temperatura ambiente. Você pode adicionar cristais de permanganato de potássio a uma cor rosada (para desinfecção) ou a qualquer bioestimulante (para aumentar a imunidade). Produtos de loja adequados (Epin, Zircon, Heteroauxin) e naturais (suco de aloe, ácido succínico).
- Imediatamente antes do plantio, mergulhe as raízes em uma mistura de argila em pó e estrume de vaca fresco, remanescente do creme de leite grosso e consistente. A massa deve secar. Geralmente, leva de 2 a 3 horas.
- Estabelecer um pino no centro do poço de aterrissagem - um suporte para uma muda cerca de 20 a 25 cm mais alta que uma planta. Perto dele, forma um pequeno monte do restante depois que o poço foi escavado, a terra. Despeje em abundância (20-25 L) e aguarde até que a água seja absorvida. Você também pode cavar em um buraco um pedaço de um tubo de plástico de pequeno diâmetro para regar, mas Isabella, ao contrário de muitas variedades de uvas, pode ser regada da maneira usual.
- Coloque as mudas na colina, endireitando suavemente as raízes. Encha o buraco com o solo, compactando-o periodicamente, para formar um recesso de 5 a 7 cm e tome cuidado para não aprofundar o local onde começa a ramificação dos brotos. Deve subir de 3 a 4 cm acima da superfície do solo, e as mudas de 25 a 30 cm de altura são plantadas verticalmente, o restante - em um ângulo de cerca de 45º.
- Apare os rebentos existentes, encurtando-os em 15-20 cm (5-6 botões de crescimento superiores). Prenda firmemente a muda, amarrando-a a um suporte.
- Mais uma vez, despeje muitas uvas (40-50 l).Quando a umidade é absorvida, triture o círculo do tronco com migalhas de turfa, húmus, grama recém-cortada.
- Cubra as mudas com uma garrafa de plástico cortada por 2-3 semanas. Para proteger da luz solar direta, cubra com uma cobertura de qualquer material de cobertura branca.
Ao plantar várias mudas, um mínimo de 1,5 m é deixado entre elas. A distância entre as fileiras é de 2,5 a 3 m. Quando o plantio é mais espesso, as trepadeiras não têm espaço suficiente para alimentar, o rendimento é bastante reduzido. Você também precisa fornecer espaço para treliça. A opção mais simples são várias linhas de arame forte esticadas entre apoios a uma altura de 80, 120, 170 cm. Se uma plantação inteira for feita, você poderá cavar uma vala sólida em vez de furos individuais.
Vídeo: procedimento de plantio de uva
Dicas sobre cuidados com as culturas
Uma das principais vantagens das uvas Isabella é sua despretensão geral. No entanto, é impossível receber regularmente sem o mínimo cuidado.
Rega
As uvas são uma planta que ama a umidade, mas isso só se aplica a videiras jovens com menos de dois anos de idade. Os arbustos adultos requerem significativamente menos água; seu excesso é até prejudicial para eles. Se o solo é argila, Isabella raramente é regada, mas abundantemente. Pelo contrário, as videiras que crescem em solo arenoso requerem rega frequente, mas moderada. Uma vez por mês, é aconselhável substituir a água comum por uma infusão de esterco fresco de vaca diluído em água na proporção de 1:10.
As plantas jovens são regadas toda semana, gastando 15 a 20 litros de água. Os adultos precisam da mesma taxa a cada 2-2,5 semanas. Eles definitivamente precisam umedecer o solo quando os botões das folhas incharem e imediatamente após a floração. A melhor hora para o procedimento é a noite após o pôr do sol.
A partir do final de agosto, assim que as bagas começam a adquirir um tom característico da variedade, a rega é completamente interrompida para que os pincéis amadurecem normalmente. No outono, se estiver seco e quente, algumas semanas após a colheita, é realizada a chamada irrigação por carregamento de umidade, gastando 70-80 litros por planta.
Ao regar, é muito importante que gotas de água não caiam nas folhas. Isso também se aplica à chuva, por isso é aconselhável construir uma cobertura sobre a treliça. A melhor maneira é umedecer o solo com tubos especiais ou irrigação por gotejamento. Na falta de viabilidade técnica, a água é despejada em trincheiras cavadas entre as fileiras de trepadeiras ou os sulcos circunferenciais ao seu redor.
Após cada rega, o solo deve ser coberto. A cobertura morta ajuda a reter a umidade, não permite que o solo seque rapidamente. Para Isabella, isso é especialmente verdade, essa variedade de uva não gosta de seca. Cerca de meia hora após o procedimento, o solo é afrouxado para melhorar a aeração das raízes.
Aplicação de fertilizantes
As uvas Isabella são suficientes três refeições por ano. Além disso, a cada 2-3 anos, dependendo da fertilidade do solo, na primavera é adicionada matéria orgânica natural (húmus, composto apodrecido) ao solo na proporção de 15 a 20 litros por planta.
O primeiro curativo é realizado na primavera, assim que o solo derreter o suficiente. É especialmente importante em regiões com clima árido. A Isabella é regada com uma solução de qualquer fertilizante contendo nitrogênio - uréia, nitrato de amônio, sulfato de amônio (1,5-2 g / l). Além disso, 10 a 12 dias antes da floração, é útil para Isabella derramar infusão de fezes de pássaros, folhas de urtiga ou dente de leão.
Na segunda vez, os fertilizantes são aplicados quando os frutos são amarrados. Neste momento, a planta precisa de potássio e fósforo. Dissolve-se superfosfato simples (35-40 g), sulfato de potássio ou kalimagnésia (20-25 g) em 10 1 de água. Uma alternativa é a infusão de cinzas de madeira (lata de 1 litro de 3 litros de água fervente).
A última cobertura é um fertilizante complexo para as uvas. Os medicamentos mais populares são Ecoplant, Argamassa, Kemira-Lux, Novofert, Florovit, Master. A solução é preparada de acordo com as instruções do fabricante.
Como qualquer uva, Isabella é suscetível à deficiência de magnésio. Para evitar isso, as plantas são pulverizadas 2-3 vezes por estação com uma solução de sulfato de magnésio (20-25 g / l).
Vídeo: erros típicos de um jardineiro que começou a cultivar uvas
Poda
As vinhas adultas de Isabella são muito altas, por isso é obrigatório podar essa variedade de uva. Seu principal objetivo é fazer com que o arbusto cresça em largura e não em altura. A poda principal é realizada no outono. Na primavera, a videira "machucada" profusa "chora", liberando muito suco que preenche os "olhos". Por esse motivo, eles não florescem e podem apodrecer.
Na primavera, até o ponto de crescimento, todos os brotos congelados, quebrados e secos são removidos. No outono, Isabella é podada na segunda década de outubro, após frutificação. Certifique-se de cortar todos os enteados danificados e fracos. O crescimento desta temporada é reduzido em cerca de um terço, em brotações totalmente lignificadas - em dois terços. Cada videira frutificada é reduzida para 12 brotos de crescimento.
Durante o verão, as folhas mal arranjadas são removidas, o que interfere com a aeração adequada das uvas, os brotos crescem para baixo e profundamente no mato. Os aglomerados são afinados para que cada um deles não toque nos vizinhos. Quanto menores, maior será o pincel e as bagas. A norma para uma planta adulta não passa de 35 grupos.
A formação de videiras começa com a segunda temporada de estar em campo aberto. Em uma videira jovem não deixe mais do que 7-8 brotos. Eles estão amarrados à treliça, direcionando horizontalmente. A dobra deve ser suave o suficiente para que o sistema condutor não sofra. Assim que os rebentos atingem o próximo fio horizontal, eles são fixados nele. Amarre a videira com um pano macio ou na urina para que não se desfaça.
Vídeo: recomendações de poda de uvas
Preparações de inverno
Nas regiões do sul com clima subtropical, Isabella não precisa de abrigo, o que não se pode dizer sobre a Rússia central. Lá o clima é imprevisível, o inverno pode se tornar bastante ameno e anormalmente frio.
Após a frutificação, as trepadeiras são removidas do suporte e colocadas no chão. Se possível, coloque trincheiras rasas cavadas nas proximidades. Em seguida, são cobertos com turfa, húmus ou jogados com galhos de coníferas, folhas de folhagem. De cima, várias camadas de qualquer material de cobertura de passagem de ar são desenhadas. Quando a neve cai, as trepadeiras são lançadas contra eles, criando um monte de neve com cerca de 30 cm de altura.No inverno, ele inevitavelmente assenta, então você terá que redesenhar várias vezes.
Na primavera, o abrigo é removido não antes do aquecimento do ar até 5ºС. Se houver uma ameaça real de geada nas costas, você pode fazer vários orifícios de ventilação no material de cobertura primeiro. Outro dia ou dois antes do resfriamento das videiras pode ser pulverizado com a solução de Epin. O efeito protetor dura cerca de 10 dias.
Doenças comuns e pragas
As uvas Isabella se distinguem pela alta imunidade, raramente sofrem de fungos patogênicos, não são perigosas para uma praga típica da cultura, como a filoxera. A única exceção à regra é a antracnose.
Esta doença se manifesta na forma de manchas de cor de tijolo com uma borda marrom escura em folhas jovens (com menos de 25 dias) e brotos não-lignificados. Gradualmente, eles crescem, se fundem e se transformam em "úlceras" pressionadas, suas rachaduras na superfície, começam a apodrecer. Os tecidos nesses locais morrem, os buracos se formam. Se nada for feito, as folhas ficam marrons, secas, os brotos ficam pretos e se tornam frágeis, toda a parte aérea da planta morre.
Para prevenção, brotos jovens de uvas, atingindo uma altura de 10 cm, são pulverizados com uma solução a 1% de Bordeaux líquido ou sulfato de cobre. Os tratamentos são repetidos ao longo da estação de crescimento com uma frequência de 12 a 15 dias, usando fungicidas modernos - Topázio, Abiga-Peak, Skor, Hórus, Ordan, Previkur, Ridomil Gold e assim por diante. É aconselhável alternar medicamentos para que o vício não se desenvolva.
Isabella raramente sofre de uma invasão maciça de pragas. Quase todo mundo está efetivamente assustado com os óleos essenciais de cheiro forte contidos na pele. Para prevenção na primavera, as folhas florescendo podem ser tratadas com solução de nitrofeno e, durante a estação vegetativa, pulverizadas com uma solução de sal e carbonato de sódio a cada 3-4 semanas (5-7 g / l).
Mas esse recurso não é um obstáculo para os pássaros. Portanto, para proteger a colheita, as videiras são cobertas com uma rede densa de malha fina. Esta é a única maneira verdadeiramente eficaz de proteção. Outros (espantalhos, chocalhos, fitas brilhantes e farfalhantes, etc.) têm o efeito desejado nas aves por um período máximo de vários dias. Os pássaros percebem muito rapidamente que objetos assustadores e de aparência perigosa não lhes causam nenhum dano real e, em seguida, não lhes prestam atenção.
Vídeo: cuidados com as uvas e recomendações de culturas
Gardeners comentários
Isabella para plantar sem ambiguidade! Não congela, não adoece, é despretensioso para o solo, sempre uma colheita maravilhosa! E compota é adorável.
Will_brothers//forum.homedistiller.ru/index.php?topic=100329.0
Com todas as vantagens do cultivo simples, um, mas com menos gordura - no processo de fermentação, forma-se muito álcool metílico devido à polpa "mucosa". A partir disso, Isabella e outras Labrusca (incluindo Lydia) são proibidas para uso na indústria de álcool na Europa e nos Estados Unidos.
Wlad//forum.homedistiller.ru/index.php?topic=100329.0
Variedades do grupo Isabella são muito despretensiosas e resistentes a doenças fúngicas (oídio e oídio), bem como a filoxera. Ele tolera alta umidade, mas não é tolerante à seca. Cresce livremente na região da Terra Negra, na região de Moscou e na Sibéria, uma variedade que não cobre. No país, Lydia e Isabella cresceram no meu país, fizeram vinho, e seria possível destilar. Mas as famílias comiam mal. Eu os removi, plantei os culturais, agora não entendo, eles comem tudo e vou me esconder no inverno. Agora eu arranho nabo? ou é necessário plantar ainda mais, mas não há espaço suficiente, ou devolver Isabella e Lydia.
Zeman//forum.homedistiller.ru/index.php?topic=100329.0
Eu tomo uma videira de Isabella há sete anos e não estou muito feliz. Suporta geadas de até -35ºС sem abrigo, não requer cuidados especiais. Ele cresceu em um pote de estacas cortadas por um amigo, cresce de acordo com o método da parede ou, mais simplesmente, o coloca no arco. Vi o primeiro cacho já no quarto ano de crescimento e agora coleciono até 50 kg do mato. Uvas muito saborosas, excelente vinho caseiro é obtido. Neste ano, tentarei manter vários cachos de uvas até o ano novo, de acordo com o método das cordilheiras verdes, até o momento está bem.
Valentin Shatov//farmer35.ru/forum/thread425.html
Faço vinho de Isabella há vários anos. Muito saboroso e compota também. As variedades de elite (acima de quarenta) não têm para onde plantar, mas a esposa não pede para limpar Isabella.
Vladimir Kuznetsov//www.vinograd7.ru/forum/viewtopic.php?t=4301
Tenho cerca de 60 variedades de uva de mesa; Isabella é a minha favorita. Trata-se de um arbusto de uvas sem cobertura que cresce sob a fundação de um celeiro; que tipo de variedade de uva cresceria nessas condições e ao mesmo tempo não apenas decora a parede, mas também dá uma boa colheita? Eu faço compotas deliciosas e perfumadas com apenas uma variedade de uva, é claro, essa variedade é Isabella. Por algum tempo, ela começou a fazer marshmallows (framboesa, morango, groselha, banana, maçã, cereja, uva, amora); adivinhe qual é o mais delicioso e perfumado, com um buquê e sabor inesquecível? a uva final e a variedade é Isabella. Por esse motivo, nossa família ficou sem compota de uva no inverno, toda Isabella foi para a preparação de purê de batatas para marshmallows. Não usamos Isabella fresca, o gosto dela é muito rico. Em outubro, comemos variedades de mesa. Estou começando a filmar Isabella no final de novembro ou no início de dezembro (dependendo do clima).
Irina Kiseleva//forum.vinograd.info/showthread.php?t=2502&page=24
Nos anos 90 do século passado, nos livros de uvas, encontrei na descrição de Isabella uma característica que distingue a variedade de todas as outras variedades de uvas. Isabella cresce três antenas, depois um internode vazio, depois novamente três antenas e um internode, e assim por diante. O restante das uvas tem duas antenas e, em seguida, um internódio vazio. Portanto, é impossível confundir Isabella com outras variedades.
Vladimir 63//forum.vinograd.info/showthread.php?t=2502&page=25
Minha Isabella natural nunca amadureceu - mesmo no anormalmente quente de 2007. Somos adequados apenas para reenxertia. Taiga é bem conservada - excelente emendas e trepadeiras por ano de vacinação abaixo de 4 m.
Alexander Zelenograd//forum.vinograd.info/showthread.php?t=2502
Minha Isabella amadureceu nos primeiros dez dias de setembro, geralmente isso acontece depois, mas o mais tardar no dia 5 de outubro. As videiras crescem de 8 a 10 metros por ano e não são suscetíveis a doenças (apenas as aranhas adoram cachos). Mesmo quando tudo ao redor é branco com oídio, isso não afeta em nada. Um vizinho tem um arbusto há cerca de 20 anos - trançado completamente duas macieiras e duas paredes da casa (sem poda) - há tantas uvas que não há maçãs, acho que não menos que 100 kg.
Nikolay-Moscow//forum.vinograd.info/showthread.php?t=2502
Isabella é uma variedade de uva ideal para o jardineiro iniciante. O gosto das frutas, é claro, não é apreciado por todos, mas a cultura tem muitas outras vantagens. Cuidar de Isabella não levará muito tempo e esforço, especialmente se o clima for adequado. Mas mesmo em condições que não podem ser consideradas ideais, essa variedade produz frutos de maneira estável e abundante, destacando-se por suas bagas de alta qualidade.